segunda-feira, 14 de setembro de 2009

As Epístolas do Amado - Lição 12

A Epístola de João Para a Senhora Eleita (II João)

Introdução: “Verdade” não é um bem valorizado hoje em dia – pelo menos nos Estados Unidos. A mídia e o sistema educacional confundem tolerância com verdade. Deus nos ensina tolerância atreves de Seu exemplo de permitir que o pecado siga o seu curso. Mas, Deus nunca confunde tolerância com verdade. Quando se trata de salvação, Jesus nos ensina que existe uma verdade, não muitas crenças diferentes que são “verdade” para o indivíduo que os sustenta. Em vez disso, João tem alguns conselhos duros acerca de apoiar aqueles que ensinam outras coisas além da verdade objetiva. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais!

I. A Senhora e Seus Filhos

A. Leia II João 1:1-2. João é o “Presbítero”. Você acha que ele conhece a “senhora eleita”? (Sim. Seria alguém (ou algum grupo) que saberia que João era o “Presbítero”.)

1. Quem é a senhora? (João também escreveu o Apocalipse, no qual se refere (Apocalipse 12:1) à verdadeira igreja como uma mulher. Talvez se trate da igreja. Também poderia ser uma mulher proeminente. Uma vez que esta palavra é a forma como os gregos traduzem o nome “Marta”, também pode estar se referindo a uma mulher chamada Marta. Nós simplesmente não sabemos.)

a. Importa se João está escrevendo para uma igreja ou para uma mulher específica? (Uma vez que João se refere a “seus filhos”, sabemos que ele pretendia que suas palavras fossem endereçadas a um grupo, portanto não creio que seja importante.)

2. A carta diz como a senhora foi eleita? (Não.)

a. Como você acha que ela foi eleita?

b. Será que João quer dizer “eleita por Deus”? (Tenho certeza que ela foi eleita por Deus, mas duvido que seja isso que João quer dizer. Provavelmente todos eram eleitos por Deus. De acordo com {o comentário} Wuest’s Word Studies este termo em grego é a forma feminina de uma palavra grega que significava “senhor, mestre”. Portanto, se João está se referindo a um indivíduo, poderia ser um membro proeminente da sociedade.)

3. João fica repetindo a palavra “verdade”. Por que João diz que ele a ama “na verdade”? Pessoas honestas são mais dignas de nosso amor? Não temos uma tendência de amar os transviados? (Quando alguém tem uma visão de mundo como a nossa, sentimos empatia com esta pessoa. Nos sentimos próximos daqueles que se enquadram nas nossos pontos de vista espirituais. Como veremos mais tarde, João valoriza aqueles que conhecem a verdade.)

B. Leia II João 1:3. Você gostaria de “graça, misericórdia e paz”? (Com certeza.)

1. Quem está dando essas coisas? (João nos diz que Deus o Pai e Jesus são a fonte dessas bênçãos.)

2. Elas vêm automaticamente? Por que João escreve “estarão conosco em verdade e em amor”? (A graça, a misericórdia e a paz de Deus vêm àqueles que permanecem na verdade. Eles experimentam o amor especial de Deus. Deus mostra amor por todos, mas tem uma consideração especial por Seus fiéis seguidores.)

3. Jesus fez a paz por nós com o Pai? (Jesus reconciliou um Deus Santo com pecadores (como nós) quando nos cobriu com Seu sangue. Veja Colossenses 1:19-20.)

II. Os Filhos

A. Leia II João 1:4. Se você tem filhos, todos eles estão andando na verdade? Esta senhora tinha uma situação familiar semelhante, nem todos os seus filhos estavam andando como deveriam? (Talvez seja isso que {este texto} signifique. Também pode significar que João havia encontrado alguns de seus filhos em seu trabalho e aqueles que ele viu estavam andando na verdade.)

1. Qual é a importância de andar na verdade? A nossa salvação pela graça quer dizer que podemos esquecer a obediência? (João repete um tema que aprendemos em I João. A graça não elimina as exigências pela obediência. Deus, João nos diz, nos deu um “mandamento” para andarmos na verdade.)

2. Te dá alegria quando os teus filhos andam no caminho de Deus?

a. O que você pode fazer se eles não andam?

B. Leia II João 1:5-6. Por quanto tempo é exigido de nós que andemos na verdade? (Desde o princípio. A obediência é uma exigência que nunca mudou.)

1. Qual é a ligação entre obediência e amor? Qual é a ligação entre andar na verdade e o amor? (Mostramos o nosso amor para com Deus e amor para com os outros quando seguimos ao mandamentos de Deus.)

a. Quando os teus filhos te obedecem, isso demonstra que eles te amam?

(1) E o inverso: Se os teus filhos te amam, eles irão te obedecer?

(2) Esta é a resposta sobre o que deveríamos fazer pelos filhos que não estão andando no caminho de Deus – que deveríamos demonstrar amor para com eles?

III. Enganadores

A. Leia II João 1:7. Qual é a questão sobre a qual o engano está operando? (Se Jesus veio em carne.)

1. Por que esta parte da nossa crença é tão importante? (Esta é a encarnação – Deus tomou a forma humana e viveu entre nós. Compreender que Jesus era completamente Deus e completamente humano é essencial para a compreensão cristã da salvação. Nosso Criador viveu uma vida perfeita em nosso lugar. Quando Ele morreu em nosso lugar, nós morremos simbolicamente com Ele. Quando Ele ressuscitou da tumba, nos foi dada a oportunidade da vida eterna.)

2. É por isso que João fica falando sobre a “verdade” no começo de sua carta?

B. Leia II João 1:8. Podemos perder a nossa salvação? Ou é {uma questão de} “uma vez salvo, salvo para sempre”? (Nós podemos perder a salvação.)

1. Por que João se refere à nossa salvação como algo pela qual nós “trabalhamos”. Algo pela qual somos “recompensados plenamente.”? Isto dificilmente soa como {salvação pela} graça! (João acredita na salvação pela fé. I João 2:1-2. Ela é um dom gratuito de Jesus. Mas João também ensina que devemos andar na luz. I João 1:7. Ele ensina que se conhecemos verdadeiramente a Deus, iremos querer obedecer aos mandamentos de Deus. I João 3:4-6. A obra que devemos desempenhar e a de obedecer – e pela qual seremos aparentemente recompensados.)

C. Leia II João 1:9. Note a frase “vai além dele”. Geralmente, aqueles que lideram a corrida vencem. Por que estar na frente seria uma coisa ruim? (Vemos isso todo o tempo. Os “espertinhos” têm uma nova luz. Eles tem alguma compreensão “progressiva”, que nunca tivemos antes. Tenham cuidado com este tipo de ensinamento. Se ele nega a encarnação de Jesus, então é um falso ensinamento.)

D. Leia II João 1:10-11. Quase todas as igrejas possuem a questão de se seus seminários (e colégios) possuem professores que ensinam doutrinas contrárias aos ensinamentos da igreja. O que João sugere a respeito disso? (Devemos dizer a eles que vão ensinar em algum outro lugar. Não devemos “receber em casa” nem “saudar” os falsos mestres. Por que? Por que então nos tornaremos “participantes das suas obras malignas.”)

1. E o que dizer da liberdade acadêmica?

2. E sobre a importância da academia para explorar novos conhecimentos e compreensões? (Duvido que João seja contra o estudo e o aprendizado. Ele é contra acrescentar falsos ensinamentos. Quando isto se torna claro, precisamos evitar apoiar estes falsos mestres.)

IV. E-Mail

A. Leia II João 1:12. João gostaria de usar o e-mail em vez de papel e tinta? João é “verde”?

1. Qual é o objetivo de João com este encontro face a face? (Isto trará alegria. Existe alguma coisa acerca dos encontros pessoais que é muito melhor do que escrever. Há anos atrás minha esposa sugeriu que tivéssemos uma regra em casa eu deixaria que ela revisasse todos os maus e-mails para membros da igreja antes que eu os enviasse. Por que? Eu poderia fazer uma brincadeira sobre alguma coisa e os membros da igreja poderiam levar a sério e se sentirem insultados. Quando nos encontramos face a face, isso ajuda a evitar mal-entendidos.)

B. Leia II João 1:13. Este texto sugere que a “senhora eleita” e sua “irmã eleita” sejam igrejas? (Tendo a pensar que são igrejas, talvez igrejas domésticas, em vez de apenas uma pessoa.)

C. Amigo, você aceitou a verdade de que Jesus veio em carne, morreu em nosso favor e ressuscitou dos mortos para que pudéssemos ter a vida eterna? Que ensinamento maravilhoso, que maravilhosa promessa!Se você não o aceitou, por que não dar o teu coração a Jesus agora mesmo?

V. Próxima Semana: A Batalha Pelo Poder

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: