segunda-feira, 24 de agosto de 2009

As Epístolas do Amado - Lição 09

Crendo no Filho de Deus

Introdução: Quando estou corrigindo provas da Faculdade de Direito, tento dar aos estudantes o Maximo de crédito que posso por suas respostas. Uma vez que a maior parte das minhas perguntas exigem respostas “dissertativas”, procuro por qualquer coisa que reflita uma compreensão da questão legal correta. Porém, no final das contas, existe uma resposta correta. Isto também é verdade com relação às questões espirituais? Existe uma resposta correta? João escreve que existe uma resposta correta e, se acertarmos, a recompensa é a vida eterna. Se errarmos, o resultado é a morte eterna. Isto parece sério! Vamos mergulhar no nosso estudo da Bíblia e descobrir mais acerca da resposta certa!

I. A Pergunta da Prova

A. Leia I João 4:1-3. Quantos espíritos falam com você? (Pelo menos dois: O Espírito de Deus e o(s) espírito(s) contra Deus.)

1. O que você acha que João quer dizer quando escreve sobre espíritos? São vozes cochichando em nossos ouvidos? (Penso que ele está usando o termo de forma ampla para se referir a correntes de pensamento, lógica, nossa “consciência”, profetas, professores – qualquer um ou qualquer coisa que tente nos convencer de algo.)

2. Como podemos determinar a verdade do erro espiritual? (João nos dá um teste bastante simples: a verdade diz que Jesus é de Deus e que Ele veio à terra em forma humana.)

3. Já argumentei antes que qualquer um que acredita no Antigo Testamento e compreende o sistema sacrifical, deve logicamente aceitar Jesus e o cristianismo como uma extensão lógica do sistema sacrifical. João confirma esta lógica, nos dizendo que se acreditamos na Bíblia, acreditamos que Jesus é o Filho encarnado de Deus.

B. Leia I João 4:4-6. O mundo compreende esta lógica? (Não.)

1. Uma atitude comum com relação aos cristãos é que eles são estúpidos e de pouca cultura. Isto é verdade? (Um cristão pode ser estúpido e de pouca cultura, assim como um não cristão também pode ser. Mas o que separa os cristãos dos pagãos é que os cristãos tem uma visão de mundo centralizada em Cristo.)

2. O que isto nos ensina a respeito do evangelismo? Deveríamos desistir, porque os pagãos não nos ouvirão? (É aqui que devemos depender do Espírito Santo para tocar os corações. Podemos argumentar da lógica de nossa posição, mas sem o Espírito Santo a lógica não terá muito efeito para o bem.)

II. Se Você Passar na Prova

A. Leia I João 5:1-4. Somos obrigados a obedecer os mandamentos de Deus? (Sim.)

1. Por que? Para sermos salvos? (Nosso amor por Deus nos leva a obedecer os Seus mandamentos.)

2. Na semana passada aprendemos que deveríamos abrir mãos de nossas coisas em favor de outros cristãos que estejam em necessidade. Discutimos quão difícil é (pelo menos para mim) alcançar este ideal. João agora me diz que atingir este ideal “não é pesado”. Ele está brincando?

a. Quando expus a lição para a minha classe na semana passada, um grupo era contrário a dar dinheiro aos que estão nas ruas pedindo dinheiro. Outro grupo era a favor de dar o dinheiro e pronto. (Damos o dinheiro e Deus se preocupa com o resto.) Outro grupo disse que deveríamos descobrir o que eles querem comprar e comprar isto para eles (se estivermos de acordo). O que acabamos decidindo é que deveríamos conhecer melhor os necessitados para podermos decidir como ajudá-los melhor. Se eu te dissesse para se tornar amigo de um morador de rua, isso seria pesado?

3. Há uns seis meses atrás chegou uma pessoa na igreja que havia perdido o seu emprego, havia sido expulso de casa pela esposa e precisava de um luar para ficar. Eu tinha três quartos vagos na minha casa. Meu coração foi tocado e pensei que poderia ajudar esta pessoa. Minha esposa apontou que isto significaria que, na maior parte do tempo, ela estaria sozinha na casa com este homem que eu não conhecia. (Ninguém na igreja realmente o conhecia.) Não o convidei para ficar conosco e ele em pouco tempo deixou a igreja. O que eu deveria ter feito?

B. Leia I João 5:5. Qual é a chave para vencer o mundo? (Crer que Jesus é o Filho de Deus.)

1. Isto me parece um pouco complicado. Acabamos de discutir sobre como devemos obedecer os mandamentos. Agora João volta a falar sobre crença? Por que isso? (A única conclusão lógica é que as duas coisas estão ligadas. Crer que Jesus é o Filho de Deus é a “resposta correta” essencial para a vida eterna. Quando você chega a esta resposta, isto afeta o seu comportamento.)

III. Sabendo que o Gabarito Está Correto

A. Leia I João 5:6. Quando dou uma prova, tento estar absolutamente certo de que eu entendo a resposta correta. Os professores chamam a lista de respostas corretas de “gabarito”. Por que João diz que podemos saber que Jesus é a resposta correta à pergunta da vida eterna? (Ele diz que Jesus veio pela água e pelo sangue.)

1. Que possível ligação existe entre Jesus ser Deus e água e sangue? (Isto seria mais óbvio para os destinatários da carta de João. Se você compreende Deuteronômio e Levítico, todo o sistema do santuário girava em torno da purificação das coisas com água e sangue. A água retirava a sujeira comum. O sangue retirava a sujeira espiritual. Jesus passou pela purificação pela água com Seu batismo (Mateus 3:13-17) e Ele derramou Seu sangue por nós (Mateus 27:50). Precisamos de vidas puras e corações puros.)

2. Como o Espírito Santo está envolvido nisto? (Leia João 3:5-6. João compara o batismo (purificação pela água) com ser nascido do Espírito Santo (purificação espiritual).)

B. Veja novamente I João 5:6. João diz que o Espírito é uma testemunha que testifica a “verdade”. Não tenho certeza se a nossa ligação entre água, sangue e o Espírito Santo fazem o melhor sentido lógico. Como você ligaria os três? (Leia I João 5:7-8. Lembre que a questão é se temos a resposta certa. O poder do Espírito Santo na igreja primitiva, o poder do Espírito Santo e nossas vidas hoje, dão evidência que Jesus é real. Ao equipararmos Jesus com o método histórico para a remoção do pecado e da sujeira de nossa vida, ver como o Espírito Santo opera contra o pecado em nossa vida, todos estes são testemunhas de que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus, o método para a remoção do pecado que nos impede {o acesso à} vida eterna.)

1. Por que precisamos de múltiplas testemunhas? (Para que possamos ter certeza.)

C. Leia I João 5:9-10. João compara seu argumento de que Jesus é a resposta correta com os métodos comuns pelos quais somos convencidos de alguma coisa. Por que o argumento de que Jesus é a resposta certa é mais poderoso do que os argumentos comuns? (Porque é Deus quem está testificando.)

1. Pensei que estivéssemos lendo essas coisas em um livro escrito por João! Como ele pode afirmar que Deus é a testemunha de sua declaração?

2. Lembro-me de quando eu era um garoto e um de meus amiguinhos usava seu pai como “testemunha” de suas teorias mirabolantes. Sempre que eu não concordava, ele perguntava “Você acha que sabe mais do que meu pai?” Como você acha que João pode afirmar que Deus dá validade à sua teoria de vida eterna? (Leia Atos 1:6-8 e Atos 2:1-4. As ações do Espírito Santo em nossa vida são a prova divina de que Jesus é Deus. Isto é Deus falando conosco, não apenas outras pessoas defendendo um argumento.)

3. Leia João 11:41-44. Como Deus estava ativo na vida de Jesus para ser uma testemunha em favor dEle?

D. Leia I João 5:11-12. Espere um minuto. Estamos errados acerca da natureza do testemunho de Deus? O que este texto diz que é o testemunho de Deus? (A ressurreição de Jesus mostra o poder da vida eterna. Esta é a demonstração final do testemunho de Deus de que Jesus é Deus.)

1. Qual é a importância de ter a resposta certa? Qual é a importância de acreditar em Deus? (Ter a resposta certa tem significado eterno.)

E. Amigo, e você? Aceitou a Jesus como o Filho de Deus? Acredita que Jesus morreu em teu favor para tirar os teus pecados? Acredita que quando Jesus ressuscitou para a vida eterna, te deu a oportunidade da vida eterna? O Espírito Santo é uma testemunha destas coisas na tua vida? Se você não pode dizer “sim” a todas essas perguntas, peça agora mesmo para que Jesus e o poder do Espírito Santo venham para a tua vida, para que você tenha o gabarito para a vida eterna.

IV. Próxima Semana: Confiança

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: