terça-feira, 18 de agosto de 2009

As Epístolas do Amado - Lição 08

Amando Irmãos e Irmãs (I João 3:11-24)

Introdução: Esta semana todos nós vamos pensar como advogados da “lei comum”. Estes advogados deram início à idéia que a lei não consiste de um conjunto de regras, mas sim que as regras seriam derivadas de uma série de decisões sobre casos. No primeiro exemplo você encontraria a regra correta e teria a resposta que procura – assumindo que fez a pergunta correta. No segundo, você encontra os exemplos certos de decisões sobre casos e descobre a tua resposta. João nos dá alguns “casos” para que descubramos como viver, enquanto continuamos a nossa jornada no caminho da luz. Vamos pular direto para dentro do nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender acerca do viver Bíblico!

I. Caim vs. Jesus

A. Na semana passada terminamos o nosso estudo com o resumo de João sobre como podemos separar os “mocinhos” dos “bandidos”. “Mocinhos” fazem coisas boas e “bandidos” fazem coisas más. Isto nos deixou com a pergunta, “O que, exatamente, é uma coisa boa?” Vamos continuar a discussão de João lendo I João 3:11. Imagine que eu tenha lhe dado uma regra: “amem uns aos outros”. Você saberia como viver?

1. Você enfrentaria algum problema em tomar o amor (uma atitude) e transformá-lo em alguma ação concreta?

2. Há alguns anos atrás defendi a liberdade religiosa de um wiccano. Isto me ensinou que os wiccanos têm uma regra principal (O Conselho Wiccano), que diz, essencialmente, o seguinte: “Faça o que desejar, contanto que não prejudique ninguém.” Isto é a mesma coisa que amar aos outros? (Eu seria agradecido se todos seguissem a regra de não me prejudicar, mas exigir o amor acrescenta exigências positivas.)

B. Leia I João 3:12. João agora nos dá um exemplo (um caso) em vez de uma regra. Que definição de amor você consegue tirar deste texto? (Soa como o Conselho Wiccano – não mate ninguém.)

1. Este é o padrão? Nós amamos aos outros se evitamos matá-los?

2. Note que João escreve acerca dos motivos de Caim. Por que a Bíblia discute os motivos do assassinato de Caim? (Em vez de identificar especificamente os motivos de Caim, João relata suas más ações, que levaram ao assassinato.)

a. Quais ações más da parte de Caim levaram ao assassinato? (Desobediência a Deus.)

b. Somos deixados para descobrir por nós mesmos os motivos. Quais você acha que são eles? (Ciúmes de Abel e inveja da posição de Abel diante de Deus.)

c. Por que isto levou ao assassinato? (Motivos maus levaram a más ações, as quais levaram ao assassinato. A idéia é que o pecado é progressivo.)

d. Evitar o assassinato é o padrão de João para o amor? (Não. Olhando para um caso, ao invés de uma regra, vemos que o exemplo negativo do caso de João engloba uma lição acercados motivos e da natureza do pecado.)

C. Leia I João 3:13. O caso negativo de Caim é um exemplo para nós ou é um exemplo que representa o mundo? (No mínimo, João está nos mostrando o que não é amor. Ele não é assassinato. Então ele diz que a atitude do mundo é ódio, e que o ódio leva à morte. Você pode esperar que o mundo te odeie.)

1. Vamos tornar {esta discussão}.atual. “Odiadores” é um termo utilizado por homossexuais para descrever os cristãos que acreditam no que a Bíblia diz a respeito da homossexualidade. Um adesivo de pára-choque comum entre os gays diz “O ódio não é um valor de família.” Será que eles tem um ponto? Ou isto é parte do ódio do mundo em relação aos cristãos, que se reflete em eles nos chamarem de “odiadores”?

2. João está escrevendo acerca do amor em relação a outros cristãos? (Creio que sim.)

a. Isto deixa a questão mais fácil? Nos é dito para amarmos aqueles que estão se comportando bem? (Nosso relacionamento com os homossexuais é dificultado porque dizemos que o comportamento é pecaminoso e eles dizem que é normal. Mas mesmo quando lidamos com nossos companheiros cristãos temos o problema de comportamentos pecaminosos.)

D. Leia I João 3:14-15. Que teste João nos dá para sabermos se estamos no caminho da luz? (Nós amamos os nossos irmãos. Estamos fazendo algum progresso aqui? Voltamos ao ponto de descobrir o que quer dizer “amar”, quando tentamos converter {a palavra} em ações.)

1. Leia Mateus 5:21-22. Jesus que “ira = algo parecido com assassinato”. A princípio isto não parece razoável. João está explicando a declaração de Jesus? (Penso que João está seguindo a mesma trilha lógica. A ira leva ao ódio, o qual leva ao assassinato. Não fique irado e você nunca cometerá assassinato. Se você substituir a ira pelo amor, está no caminho da luz.)

2. Temos algum ponto concreto pelo qual podemos medir o nosso amor? (Sim. Ira não é amor. Ódio não é amor. Assassinato não é amor.)

E. Leia I João 3:16. Agora temos um exemplo positivo. O que é amor? (Entregar a tua vida em favor de outra pessoa.)

1. Você está disposto a entregar a tua vida em favor de outros cristãos? (Com certeza era muito mais fácil quando eu só precisava evitar o assassinato!)

2. Como o debate acerca do aborto é resolvido à luz desta regra básica? (Aborto é tirar a vida de alguém para o nosso benefício. O exemplo de Jesus é exatamente o oposto: entregar a vida em favor de alguém.)

3. O aborto é um a questão lógica simples, quando avaliado através do exemplo de Jesus. O que podemos dizer de outros aspectos da vida, tais como tempo e dinheiro? Você está disposto a abrir mão dessas coisas em favor de outros cristãos?

F. Leia I João 3:17. O que João diz a respeito do amor e de ajudarmos nossos companheiros cristãos que estão em necessidade? (Ele diz que ajudá-los é a conseqüência lógica de Jesus haver entregado a Sua vida por nós.)

1. Por que é lógico termos que ajudar alguém se Jesus nos deu o exemplo de entregar a nossa vida pelos outros? (O que você trocaria pela tua vida? O que quer que seja, abrir mão disso é menos difícil do que abrir mão da tua vida.)

G. Leia I João 3:18. O que João quer dizer quando fala do amor “em verdade”? (Realmente fazer alguma coisa para ajudar alguém demonstra que você ama aquela pessoa. Falar pode não refletir absolutamente qualquer verdade.)

H. Considere onde chegamos. O exemplo negativo de Caim nos diz para não assassinarmos, odiarmos ou nos irarmos. Evitar o assassinato e o ódio parece bem fácil. O Antigo Testamento está cheio de condenação aos ricos que oprimem e tiram vantagem dos pobres. Isto parece ser razoável. Nossa discussão até aqui está no território do “Conselho Wiccano”: Não prejudique os outros. Mas agora nos é dito que temos que abrir mão das nossas coisas em favor dos cristãos que estão em necessidade. Por que isto é tão difícil? (Somos egoístas. Não apenas não queremos entregar a nossa vida em favor de outros, nós não queremos entregar asa nossas coisas. Pensamos “eles que consigam as coisas deles!”)

1. Existe alguma esperança para nós? (Sim. É por isto que eu gosto tanto de aprender acerca da graça, do caminho (o caminho da luz de João) e casos legais. Primeiro, somos salvos pela graça (I João 2:1-2). Os salvos estão no caminho se afastando do caso negativo de Caim e em direção ao caso positivo de Jesus. Devemos deixar o assassinato, o ódio e a ira para trás de nós e fixar nossos olhos no exemplo de Jesus. Seu exemplo é a nossa meta.)

II. Problemas do Coração

A. Leia I João 3:19-20. O que você acha que João quer dizer quando escreve a respeito do nosso coração nos condenar? (O teu coração já te condenou alguma vez?) (Este é o papel de Satanás e seus auxiliares – nos condenar (Apocalipse 12:10).)

1. Como podemos distinguir entre a condenação de Satanás e a convicção do Espírito Santo? (Deus perdoa os nossos pecados confessados, mas Satanás continua trazendo esses pecados à tona, para nos desencorajar. Penso que João está dizendo que se você examinar as tuas ações e ver que está se movendo em direção ao exemplo de amor de Jesus, então pode ter a confiança de que está no caminho da luz. Você tem a “prova” de que a tua vida está se movendo na direção certa.)

B. Leia I João 3:21-22. Por que João está fazendo uma referência a conseguir coisas? Eu pensei que havíamos acabado de decidir que precisamos dar coisas para os cristãos que estão em necessidade. (O quadro total é agora revelado – se Jesus estava disposto a nos dar a Sua vida, também está disposto a nos dar as Suas coisas. João nos ensina que, se abrirmos o nosso coração (e as nossas carteiras) para os que estão necessitados, Deus abrirá a Sua carteira para nós.)

C. Leia I João 3:23-24. Depois de toda esta discussão sobre ajudar aos outros, por que João diz que “Seu mandamento” é “que creiamos no nome de seu Filho”? (Como discutimos, Jesus é o exemplo máximo de sacrifício pelos outros. Jesus também é o exemplo máximo de ser honrado por isto.)

D. Amigo, e você? Vai decidir hoje que vai ajudar aos cristãos que estão em necessidade? Vai compartilhar o teu tempo e as tuas coisas com eles?

III. Próxima Semana: Crendo no Filho de Deus

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: