terça-feira, 11 de agosto de 2009

As Epístolas do Amado - Lição 07

Vivendo Como Filhos de Deus (I João 3:1-10)

Introdução: Nesta semana passada estive me correspondendo com um cristão que argumentava que guardar os Dez Mandamentos não te salva. Eu concordo. Então este cristão construiu sobre este argumento, dizendo que você pode escolher quais dos Dez Mandamentos quer guardar e ainda ter um perfeito relacionamento com Deus. Agora fiquei na dúvida. João diz alguma coisa sobre esta questão? Penso que sim. Nosso estudo sobre I João 3 desta semana focaliza esta questão do relacionamento entre a justificação pela fé e um viver justo. João nos diz que o pecado é coisa séria. Vamos mergulhar em nosso estudo e ver quão sério ele é!

I. Filhos de Deus

A. Leia I João 3:1. Lembre-se de quando você era uma criança. Você gostaria de ter sido criado em uma família diferente?

1. Em caso afirmativo, por que? (Eu tive uma família maravilhosa. Mas, lembro-me de ser convidado para aquela casa e descobrir que o garoto que morava ali tinha um sótão inteiro, completamente cheio de maravilhosos trens elétricos! Aqueles trens em miniatura eram montados em todos os tipos de paisagens em miniatura. E mais, fiquei sabendo que eles tinham um iate. Lembro-me de ter pensado que eu gostaria de ser parte daquela família.)

B. Por que você acha que João gosta de ser chamado de filho de Deus? (Se Deus é o Ser mais importante do universo, e tem todo o tipo de coisas, o que poderia ser melhor?)

1. Você acha que a minha explicação reflete os pensamentos de João? (João parece se concentrar no amor, em vez das “coisas”. A propósito, cerca de um ano depois que eu visitei a família do “trem”, a mãe suicidou-se. Eu fiquei agradecido por continuar a ter uma mãe amorosa e não apenas um belo trem. Penso que este é o ponto de João. Deus nos ama a ponto de nos chamar de Seus filhos.)

C. Que sentido você vê na declaração de João acerca de o mundo não nos conhecer? O que isso tem a ver com a primeira parte do verso, que diz que Deus nos concedeu Seu amor {no original em inglês: “esbanjou Seu amor sobre nós”}?

1. Imagine três círculos concêntricos. No círculo menor estão os teus filhos. No círculo do meio estão todas as crianças que você conhece pessoalmente. No maior, o círculo externo, estão todas as crianças do mundo. Quais crianças você ama mais? (Os teus próprios filhos! Conforme os círculos ficam maiores, o teu amor fica menor. João nos diz que quando se trata de amor, o mundo nos coloca no círculo maior, porque não nos conhece. Mas Deus nos coloca no círculo menor.)

2. Por que João acrescenta o comentário de que o mundo não conhece a Deus? (Precisamos confiar em Deus e não nos outros. Se o mundo tratou Jesus de uma maneira terrível, por que deveríamos esperar um bom tratamento? O relacionamento de Deus conosco é como o relacionamento entre pais amorosos e seus filhos. O relacionamento do mundo conosco é (no mínimo) como o nosso relacionamento com crianças que não conhecemos.)

II. Filhos Crescidos

A. Leia I João 3:2-3. Eu escrevi um estudo sobre este mesmo texto há dez anos atrás. Meus filhos ainda não eram adolescentes. Naquela época, escrevi que “fico me perguntando o que o futuro reserva” para eles. O que você acha que eu estava esperando para eles?

1. Que paralelo João está desenhando com nosso Pai Deus? (Assim como eu esperava o melhor para os meus filhos, também Deus está esperando o melhor para nós que andamos no caminho da luz. Minha filha está terminando a faculdade e meu filho está terminando a faculdade de medicina. Era este tipo de coisas que eu estava esperando para eles há dez anos atrás.)

2. Estou errado sobre isso e João está falando sobre pensarmos sobre o nosso próprio futuro? (Assim como nós ficamos pensando e tendo esperanças acerca do futuro de nossos filhos, também nossos filhos deveriam estar preocupados com seu próprio futuro.)

B. Note que João escreve que “todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo”. Em minha comparação com pais terrestres, era eu quem estava tendo esperanças pelos meus filhos. Por que os filhos é que estão se purificando? (Eu estou tendo esperanças por meus filhos, mas a vida deles não é a minha. Eles tem uma obra a fazer para serem bem sucedidos na vida. João diz para sermos diligentes em nossa obra de purificarmos a nós mesmos e o resultado será bom.)

C. Eu mencionei a educação para meus próprios filhos, mas qual é o nosso objetivo como filhos de Deus no caminho da luz? (Sermos como o nosso Pai Deus.)

1. Vamos voltar para a pessoa que estava escrevendo para mim acerca dos Dez Mandamentos. Se você pretende se purificar (coco João fala que todo verdadeiro cristão está fazendo) onde deveria começar?

a. Os Dez Mandamentos seriam um bom lugar?

b. Leia Mateus 22:36-40. O que este texto sugere sobre onde deveríamos começar?

c. Você está nervoso sobre esta conversa de como “nós” purificamos a nós mesmos? (Eu estou. Mas não sei como I João 3:3 pode ser lido de outra forma. Não tenho dúvidas de que o Espírito Santo deve fazer o trabalho pesado de edificação aqui (Atos 15:8-9), mas devo estabelecer metas e tomar decisões.)

III. O Padrão

A. Leia I João 3:4. O que este texto fala sobre você, pecado e Dez Mandamentos? (Se você quer saber o que é pecado, João diz para consultar a lei. Se você está quebrando a lei, está pecando. A essência do pecado, de acordo com João, é não estar prestando atenção à lei (transgressão da lei).

1. Leia Gálatas 4:21-26. Paulo (escrevendo aos Gálatas) e João podem ser reconciliados?

2. Leia Gálatas 5:13-14 e Gálatas 5:24. Estes textos mostram que Paulo e João estão tocando a mesma melodia?

B. Leia I João 3:5-6. O que João argumenta como sendo a razão para Jesus vir à terra, viver uma vida perfeita, morrer por nós e então ressuscitar? (“Para tirar os nossos pecados”.)

1. Se este era o propósito de Jesus ter vindo, qual deveria ser o nosso propósito de vida? (Viver sem pecado. Este é um daqueles momentos {em que a gente exclama} “entendi”. As pessoas que dizem que a expiação de Jesus significa que estamos libertos das preocupações com o pecado estão perdendo o ponto mais importante. O ponto mais importante é que Jesus veio para curar o problema do pecado. Então, se você está do lado de Jesus, vai ser muito intencional acerca de não se envolver com o pecado.)

2. Vamos voltar e ler I João 1:8 e comparar com I João 3:6. O mesmo homem, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu esses dois versos. Como você pode conciliá-los? (Somos pecadores, mas o nosso objetivo é estarmos sem pecado. É por isso que precisamos tão desesperadamente de Jesus e Sua justiça. Ele tira os nossos pecados. Mas, ao mesmo tempo, compreendemos que o pecado é uma coisa terrível. Fazemos o nosso melhor para nos afastarmos dele.)

C. Leia I João 3:7-10. Como podemos diferenciar os “mocinhos” dos “bandidos”? (Com base nas suas obras.)

1. Mais uma vez, volte para I João 1:8. Como isto pode ser verdade? As pessoas estão no caminho da luz, carregando pecados com eles. Se eles estão carregando pecados, então são “bandidos”, certo?

2. Por alguns momentos, lembre-se do que estudamos até aqui sobre as epístolas de João. Qual você diria que é o tema geral? (João começa com uma explicação de que na vida temos uma escolha de caminhos a fazer. Ou tomamos o caminho da luz ou tomamos o caminho das trevas. As pessoas no caminho da luz não são perfeitas, mas possuem duas atitudes muito importantes. Primeiro, sabem que se pecarem, têm Jesus para falar por elas em sua defesa. Segundo, compreendem que a obra de Jesus foi colocar um fim ao pecado, e então possuem um ardente desejo em sua vida de estarem livres do pecado.)

a. Em que caminho esta visão coloca as pessoas que dizem que os Dez Mandamentos (e a lei do amor) são irrelevantes? (É difícil ter um desejo ardente de ficar livre do pecado e ao mesmo tempo negar a lei. Pessoas no caminho da luz prestam muita atenção aos Dez Mandamentos. Não para serem salvas, mas para viver como filhos de Deus.)

D. Amigo, e você? Vai levar o pecado a sério? Vai compreender a visão sobre a missão de Jesus e buscar viver uma vida livre de pecado? O que você acha de fazer um compromisso {neste sentido} agora mesmo?

IV. Próxima Semana: Amando Irmãos e Irmãs

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: