terça-feira, 4 de agosto de 2009

As Epístolas do Amado - Lição 06

Andando na Luz – Rejeitando os Anticristos (I João 2:18-29; II Coríntios 1)

Introdução: Na semana passada aprendemos que as pessoas espertas se concentram nas questões eternas e nas riquezas eternas. Por que elas são espertas ao fazerem isso? Porque este mundo vai queimar, enquanto que aqueles que se concentram nas coisas celestiais terão uma vida eterna para desfrutar de tesouros eternos. Este foco divide aqueles que são “mundanos” daqueles que são crentes. Nesta semana João se volta para um problema que tem um nome incomum. Ele nos adverte dos “anti-cristos”. O que é um “anti-cristo” e como podemos evitar que um deles se esgueire para dentro de nossa casa (ou nossa mente)? Há mais de um deles? Vamos pular para dentro de nosso estudo da Bíblia e descobrir a respeito desses personagens “anti-cristos” e como evitar cair em problemas anti-cristo!

I. A Última Hora

A. Leia I João 2:18. Quem são os “filhinhos”? (I João 2:1 começou com a mesma expressão, “filhinhos”. Nós decidimos anteriormente que estes são os seguidores de Jesus. Lembre-se da semana passada que “filhos”, em contraste com “pais” ou “jovens” (veja I João 2:12-14), se refere aos novos crentes. Estas são as pessoas que tem muito o que aprender.)

1. “Ultima Hora”. O que João quer dizer com isso? A última hora da história da terra?

2. Leia Deuteronômio 18:20-22. Se João pretende dizer aos seus leitores que o fim dos tempos está próximo, este texto revela que ele é um falso profeta e que deveríamos parar imediatamente de ler as suas cartas?

3. Você já ouviu falar em “final dos tempos”, “tempo do fim”, “últimos dias”, e expressões semelhantes, certo? “Última hora” para ser bem no final do fim, certo?

B. Leia Mateus 24:30-34. O que Jesus está dizendo? Que aqueles que O estão ouvindo iriam ver a Sua Segunda Vinda?

1. Em caso afirmativo, João estaria apenas repetindo a coisa errada que Jesus disse?

C. Uma vez que não podemos desconsiderar Jesus por ser um falso profeta, será que deveríamos desconsiderar todo o cristianismo?

D. Leia Mateus 24:1-3. O que você acha da qualidade da pergunta particular dos discípulos?

1. Esta é uma pergunta composta? (Sim. Os discípulos perguntam sobre a destruição do templo e o final do mundo. Eles acreditavam, erroneamente, que ambos seriam o mesmo evento.)

2. Qual pergunta Jesus está discutindo? (A destruição do templo em Jerusalém. Isto aconteceu em 70 A.D. Se Jesus ainda está falando sobre esta destruição, a afirmação usando a expressão “esta geração” é verdadeira.)

3. Jesus parece misturar Sua Segunda Vinda com a destruição do templo. Isto é apenas uma “indicação errada útil”, “mentir benéfica” (para que não fiquemos desencorajados), ou algo mais está acontecendo? A declaração de Jesus á algo que nos ajuda a compreender a expressão “última hora” de João? (Coloque-se nas sandálias dos ouvintes. O templo era o centro da adoração existente. O sistema de adoração do templo era simbólico da morte, vida e intercessão de Jesus por nossos pecados. A destruição do templo pouco tempo depois que Jesus foi crucificado inaugurou uma nova era para os seguidores de Deus – os últimos dias, o final dos tempos, a última hora.)

a. Esta é a razão pela qual os discípulos não podiam imaginar um mundo sem o templo? (Sim. Se o sistema de adoração do templo desaparecesse, então Deus não estaria mais no controle. Mas este não seria o caso. Os discípulos ainda não podiam compreender que Jesus era a razão do sistema sacrifical que fora estabelecido {no templo}, para começar.)

II. Anti-Cristo

A. Vamos continuar com I João 2:18. Como os anti-cristos estão ligados à última hora? (Esta confusão na mudança do sistema de adoração cria a oportunidade para falsos mestres.)

1. Quantos desses anti-cristos nós temos? (Parece que vários.)

2. O que você acha que João quer dizer com “o anti-cristo” e “muitos anti-cristos”? (Parece que deve haver um único anti-cristo proncipal. Mas há anti-cristos menores também.)

B. Anti-cristo é um termo estranho. Vamos ler I João 2:19-22 para descobrir o que este termo significa.

1. Os anti-cristos são antigos “bons rapazes” que estavam andando na trilha da luz? (Eles estavam associados com o grupo dos crentes. João diz que o fato de eles terem saído demonstra que nunca foram, realmente, parte do grupo. Mas eles parecem estar no grupo.)

2. Qual é a maneira primária para identificar o anti-cristo? (Alguém que mente sobre a verdade, sendo que a verdade primária é que Jesus é Deus. Se você nega que Jesus é o Senhor, então você também nega a Deus o Pai.)

a. Por que isto é verdade? Porque não podemos crer (assim como os judeus e as muçulmanos) em um Deus “único” do Antigo Testamento sem precisarmos ter que concordar com este Deus “múltiplo” que os cristãos promovem? (Se você não compreende que Jesus era toda a razão para o “plano do templo” de Deus para a eliminação do pecado, obviamente você não compreenderia a verdade ou não seria capaz de falar a verdade a respeito de Deus. Em 70 A.D. a hora final chegou quando as pessoas ou compreendiam o plano de Deus e faziam a transição do simbolismo para Jesus, ou eram deixados para trás, na ignorância.)

C. Leia I João 2:23. Isto faz sentido para você? (Se a aceitação de Jesus e Seu sacrifício é a nova maneira revelada para se livrar do pecado, então esta é a única forma de se aproximar de um Deus Pai Santo.)

D. Leia I João 2:24-25. Qual é a conexão entre a vida eterna e Jesus? (Uma vez que a morte de Jesus em nosso lugar (nós morremos com Jesus quando Ele morreu) é a chave para a remissão dos pecados, Sua morte também é a chave para a nossa vida eterna!

III. A Unção

A. Acabamos de aprender que é essencial reter “aquilo que ouvimos desde o princípio” (I João 2:24). O que faz com que esta verdade permaneça? (Leia novamente I João 2:20: a “unção que procede do Santo”.)

1. O “Santo” tem que se referir a Deus. O que é esta unção essencial?

B. Leia II Coríntios 1:21-22. O que este texto explica como sendo a unção? (O Espírito Santo.)

1. Nós entendemos a idéia de adiantarmos um depósito de alguma coisa que pretendemos comprar. Como o Espírito Santo é um depósito para a Segunda Vinda de Jesus? Como o Espírito Santo é um depósito que nos mentem acreditando em Jesus? (Um depósito é parte do peço de compra. É uma pequena amostra do resto. Quando formos para o céu na Segunda Vinda, viveremos na presença de Deus. Podemos começar a compreender agora mesmo como é viver na presença de Deus quando estamos cheios do Espírito Santo.)

C. Qual é o teu maior temos a respeito da tua crença em Deus? (Que acreditemos em algo que não é verdade. Eu regularmente leio livros populares de ciência e o tema geral é que não há um Deus, nós simplesmente evoluímos.)

1. Como o Espírito Santo nos fornece uma garantia de que Deus existe? (Se você sabe que o Espírito Santo está operando na tua vida, então tem uma segurança positiva de que Deus existe e que a Bíblia é verdadeira.)

2. Leia João 16:13. De que maneira o Espírito Santo pode nos guiar em conhecermos a verdade acerca de Deus? (Às vezes eu fico maravilhado sobre quão tolos esses cientistas espertos podem ser. Eles escrevem livros falando todas as regras exatas que governam a operação da criação. Eles reconhecem que conhecem a maioria das regras simplesmente através de medições – eles não compreendem a lógica ou a razão por trás dessas regras. Ainda assim, neste universo preciso, orientado por regras, eles acreditam que tudo surgiu por acaso! O Espírito Santo nos dá mentes claras, lógicas, para vermos a tolice de tal pensamento confuso.)

D. Leia I João 2:26-27. Isso quer dizer que vocês não precisam de mim? Vocês não precisam desses estudos? Não precisamos das epístolas de João? (Penso que João está dizendo que não precisamos dos falsos mestres. Como você provavelmente deve ter notado, a maneira como eu escrevo esses estudos é para levá-lo a ler a Bíblia e então faço perguntas sobre o que você leu. Meu objetivo é ajudá-lo a pensar sobre a palavra de Deus e deixar que o Espírito Santo o guie.)

E. Leia I João 2:28-29. Qual é o nosso dever? (Continuarmos a nossa caminhada na trilha da luz!)

F. Amigo, se você acredita que Jesus é o Folho de Deus, se você aceita o Seu sacrifício em nosso lugar, então está na estrada para vida eterna. Se você precisa de ajuda (e você precisa), está disposto a orar para que o Espírito Santo te preencha? Está disposto a começar a experimentar a vida agora na presença de Deus? Por que não pedir por isso agora mesmo?

IV. Próxima Semana: Vivendo Como Filhos de Deus

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: