quarta-feira, 17 de junho de 2009

A Caminhada Cristã - Lição 12

Comunidade (I Pedro 2; I Timóteo 5)

Introdução: Meu tio era um homem muito religioso. Nascido logo após a virada do século, ele passou toda a sua vida como pastor e administrador no Exército da Salvação. Um dia perguntei a ele quais mudanças ele via na comunidade cristã ao longo dos anos. Ele me disse que a televisão havia substituído a igreja como centro da comunidade. Antes do advento da televisão, as igrejas (e presumo que os bares também) eram o foco da interação social. Agora, ele disse, as pessoas ficam em casa e desfrutam de uma comunidade através da televisão. Se ele estivesse vivo hoje, suponho que apontaria a Internet e os telefones celulares como a comunidade da próxima geração. Quais planos Deus tem para a comunidade? Qual é o Seu objetivo para aqueles que O seguem? A tecnologia é um auxílio ou um obstáculo? A igreja voltará a ser o que era? Vamos mergulhar em nosso estudo e descobrir o que a Bíblia tem a dizer acerca da comunidade!

I. Nação Santa

A. Leia I Pedro 2:4-5. Quem é a “Pedra Viva”? (Pedro está falando a respeito de Jesus.)

1. Pedro está descrevendo uma comunidade de algum tipo? (Sim.)

a. Quem são as pedras utilizadas na edificação da comunidade? (Nós somos! Somos “pedras vivas”.)

b. Qual é o objetivo da nossa comunidade? (Somos sacerdotes. Os sacerdotes representavam Deus ao povo.)

(1) O texto diz que estamos oferecendo “sacrifícios espirituais”. O que significa dizer que somos um tipo de sacerdote, oferecendo um tipo de sacrifício? (Penso que quer dizer que estamos aceitando o sacrifício de Jesus em nosso favor pelos nossos pecados, e estamos contando aos outros sobre isso.)

B. Leia I Pedro 2:6. Qual é o relacionamento entre a Pedra Viva e as “pedras vivas”? (Jesus a Pedra Viva, é a pedra angular do edifício constituído por nós, pedras vivas. Jesus nos alinha. Ele ordena as nossas vidas. Se confiamos na Sua maneira de fazer as coisas, nunca seremos envergonhados.)

1. Leia I João 14:6. Que outro papel Jesus desempenha na comunidade? (Jesus não é apenas a “Pedra Angular” da nossa comunidade, Ele é a “Porta” para a nossa comunidade. Nossa comunidade está centrada em Jesus.)

C. A tecnologia cria algum problema óbvio para esta comunidade? (Não precisa criar. A tecnologia auxilia a comunicação. Assim, se nós, como “pedras vivas” estamos sendo edificados para confiarmos em Jesus, uma melhor comunicação deveria ajudar a construir um edifício melhor.)

1. A tecnologia poderia ser um problema? (Sim, se ela nos levar a edificarmos em alguma outra coisa além da Pedra Viva. Ela nos dá um nível de privacidade na comunidade que limita a responsabilização.)

2. A maioria dos navegadores na Internet possui uma seção de “histórico”. Pergunte a si mesmo se você gostaria que fossem enviadas à tua comunidade atualizações instantâneas do histórico do teu navegador?)

D. Leia I Pedro 2:7-8. A Pedra Viva pode ser um problema? (Ela não é um auxílio para aqueles que querem desobedecer a Jesus. Ela faz com que eles tropecem e caiam.)

1. Por que? (Romanos 9:30-33 discute isso. Aqueles que perseguem a justificação pelas obras não conseguem aceitar a justificação pela fé que Jesus oferece. Somos uma comunidade edificada sobre a fé.)

E. Leia I Pedro 2:9. Qual é o propósito da nossa comunidade construída em Jesus?

1. Por que somos chamados de “povo escolhido”? Esta não é uma descrição do povo judeu? (Eles deviam representar Deus ao mundo. Mas falharam em alcançar o objetivo de Deus para eles. Hoje, a igreja representa Deus ao mundo.)

2. A quem estamos louvando? (Jesus – aquele que nos chamou das trevas para a luz. O propósito da nossa comunidade é lançar luz sobre o oferecimento da misericórdia de Deus ao mundo.)

F. Leia Pedro 2:11. Que tipo de atitude deveria estar presente nos membros da comunidade de Jesus? (Devemos nos abster de desejos pecaminosos. Devemos nos considerar como “estrangeiros e peregrinos no mundo”.)

1. Por que? (Os desejos pecaminosos fazem guerra contra a nossa alma.)

2. Pense novamente no histórico do teu navegador. Pense na tua última fofoca. Como você consegue controlar os teus desejos?

G. Qual é a importância da comunidade como um fator para um viver em justiça? Todos conhecemos cristãos que “caíram do bonde”, no que se trata de uma vida de justiça. A comunidade não os protegeu. (A comunidade cristã certamente não é uma garantia, mas ela ajuda com relação ao viver em justiça.)

1. Penso na influência da comunidade quando eu era criança. A banca de jornais do Johnson era onde meu pai, um proeminente membro da comunidade, parava para apanhar o seu jornal a cada noite. Ela era ainda o único local que eu conhecia que vendia revistas com fotografias de mulheres nuas. A chance de meu pai comprar uma daquelas revistas diante da sua “comunidade” era mais ou menos a mesma de ele tirar s suas próprias roupas naquela loja!

H. Leia I Pedro 2:12. A comunidade deveria não apenas ajudar os membros, mas também ser uma testemunha aos pagãos. Os pagãos admitiriam ter uma impressão favorável da comunidade cristã? (Não. Eles nos acusam de praticarmos o mal.)

II. Apoio da Comunidade

A. Leia Tiago 1:27. Tiago é um escritos que enfatiza as obras do cristão. (Às vezes penso que Tiago e Paulo deveriam ter colaborado para escrever um livro da Bíblia.) O que Tiago vê como sendo a primeira obrigação de uma comunidade cristã? (Viúvas e órfãos.)

B. Leia I Timóteo 5:3-4. Que comunidade temos dentro da comunidade cristã maior? (A família – até mesmo a família ampliada {que inclui os parentes})

1. Leia I Timóteo 5:7-8. Por que uma pessoa seria pior do que um descrente se não ajudar a sua família? (Se você não ama e ajuda aqueles que têm o maior direito à tua afeição, como poderá amar e ajudar aqueles que não conhece? Considere I João 4:20-21.)

C. Leia I Timóteo 5:9-10. Os comentaristas divergem sobre o que seria a “lista de viúvas”. Alguns pensam que seriam empregados da igreja. Para ajudá-lo a se decidir, leia Atos 6:1 e I Timóteo 5:16. O que você acha?

1. Depois que os crentes discutiram em Atos 6 e se organizaram de forma apropriada, como você acha que eles sabiam onde distribuir a comida? (Eles tinham uma lista! Penso que a “lista de viúvas” em I Timóteo 5:9 são aquelas viúvas que estão sendo apoiadas pela igreja. Qualquer dúvida em minha mente é apagada quando leio I Timóteo 5:16.)

D. Veja novamente I Timóteo 5:9-10. O que isso nos ensina acerca da importância da comunidade ao decidir a quem ajudar?

1. O que o trabalho da viúva “digna” nos ensina a respeito da comunidade? (É um grupo de assistência mútua, até certo ponto.)

a. Este é somente um trabalho para as viúvas? (Este é um trabalho para todos nós. Isto faz parte de ser uma comunidade.)

E. Leia I Timóteo 5:11-14. Deveríamos ajudar a todos os que pedem ajuda – tosos os que desejam ser colocados na “lista” do auxílio? (Paulo ensina que não deveríamos encorajar as pessoas a ficarem ociosas, e assim se colocarem em problemas.)

1. Esta é uma regra que deveria se aplicar a todos os que pedem a nossa ajuda?

a. Leia Lucas 6:30-31. Como você compreende este texto?

2. Como deveríamos decidir a quem ajudar?

F. Por duas vezes já, mas últimas duas três semanas, eu estava em uma área comercial popular suburbana e homens fisicamente capazes me pediram dinheiro. Eu poderia ter lhes dado algum dinheiro sem prejudicar meu orçamento. O que você acha que eu deveria ter feito? (Lembre-se de que na semana passada lemos (Mateus 25:34-36) que o justo dá ajuda física (comida, roupas) e não dinheiro àqueles que estão em necessidade? Nesta semana, vemos Paulo dizendo para ajudarmos aqueles que merecem, e não encorajarmos a ociosidade. O bom senso para exigir de nós que tenhamos algum conhecimento a respeito das necessidades da pessoa que está pedindo ajuda. É fácil simplesmente dar dinheiro, mas a solução ideal é ter uma melhor informação sobre o indivíduo.)

1. Depois de termos chegado a esta razoável conclusão, leia as palavras de Jesus em Lucas 6:35-36. Jesus diz para fazermos o bem aos outros – mesmo aos ingratos e ímpios! Será que isso quer dizer que devemos ajudar aproveitadores preguiçosos? (Aparentemente sim, até certo ponto.)

G. Se os ingredientes chave para uma comunidade são ajudar ais que estão em necessidade e conhecer aqueles que devem ser ajudados, que impacto a televisão e outras tecnologias têm sobre esta obra? (Sem nos encontrarmos com outros membros da comunidade de nossa igreja fora dos momentos da adoração formal, não teremos idéia acerca de suas necessidades ou de como podemos ajudar melhor. Parece que a tecnologia é uma barreira a isso.)

1. Como você sugeriria que “consertássemos” isso? (A melhor solução é fazer com que a comunidade da igreja se encontre em pequenos grupos para o estudo da Bíblia e outras atividades. Isto nos ajudará a conhecermos uns aos outros.)

a. Existe uma versão tecnológica disto? (Facebook {ou Orkut}? E o que você acha de um estudo bíblico usando o Skype?)

H. Amigo, você está em uma “comunidade” com outros cristãos? Se não está, por que não se juntar a um grupo de crentes hoje? Esta é a vontade de Deus para a tua vida.

III. Próxima Semana: Missão

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: