terça-feira, 30 de junho de 2009

As Epístolas do Amado - Lição 01

Jesus e as Epístolas de João (I João 1; João 1)

Introdução: Você alguma vez já recebeu uma mensagem que parece importante, mas a pessoa se esqueceu de deixar o nome ou número do telefone? E pessoas que ligam para você e não dizem quem está falando? E mensagens de fax para a máquina de faz do “escritório principal” que não estão endereçadas para você? Essas coisas me incomodam porque tornam mais difícil receber e compreender completamente a mensagem. Nosso estudo do livro de I João apresenta um problema semelhante: ele não diz claramente quem o escreveu. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender sobre este mensageiro(?) misterioso e sua mensagem!

I. Detetives da Bíblia

A. Leia I João 1:1. Que pistas encontramos sobre o autor deste livro? (A “Palavra da Vida” deve significar Jesus, então esta pessoa era uma testemunha ocular de Jesus. Alguém próximo o bastante para afirmar ter ouvido Jesus e até mesmo ter tocado nEle. Isto estreita consideravelmente a lista de autores em potencial.)

1. Existe mais do que um autor? Que negócio é esse de “nós”? Assim como em “ouvimos”, “vimos”, “contemplamos”? (O autor deve pensar que as pessoas o identificariam como parte de um grupo.)

2. Existe uma pista no próprio fato de o autor não dizer quem ele é? (As pessoas que ligam para mim e não dizem o seu nome são pessoas que pensam que eu já conheço as suas vozes. O que eles não sabem é que eu não consigo distinguir algumas vozes no telefone. O autor, este “nós”, acredita que aqueles para quem este livro foi escrito o conhecem. Esta é uma pista que este é um dos discípulos de Jesus, um apóstolo. Ser um apóstolo é ser um membro de um grupo claramente conhecido.)

B. Leia João 1:1-2. Agora leia novamente I João 1:1. Que pista você tem aqui sobre o autor? (Os dois livros tem um “início” semelhante e usam “Palavras” semelhantes. Esta é uma pista que o apóstolo João foi o autor de ambos os livros.)

C. Leia II João 1:1 e III João 1:1. Que pista encontramos no termo “presbítero”? (O autor é o “presbítero”. Este termo é bastante enigmático, mas estamos fazendo progressos em nosso trabalho de detetive.)

1. O que o termo “presbítero” sugere a você? (Esta é mais uma evidência que o autor é um líder respeitado da comunidade cristã, o qual acredita que precisa de muito pouca apresentação.)

D. O comentário Barnes Notes, e, sua introdução às epístolas de João, nos fala que líderes cristãos proeminentes, ainda no segundo século, se referem ao apóstolo João como o autor destas três cartas. Não precisamos entrar em maiores detalhes com relação a isso, porque existe pouca dúvida de que o apóstolo João é o autor dessas epístolas.

II. Jesus e João

A. Leia novamente I João 1:1. Se estamos certos sobre Jesus ser a “Palavra da Vida”, o que João fala acerca de Jesus? (Que Jesus era desde o princípio.)

1. O princípio do que? Do ministério de Jesus na terra? (Leia João 1:1-4. João quer dizer que Jesus estava presente desde o princípio do universo e que Jesus possuía a “vida”.)

B. Tanto em I João 1:1 quanto em João 1:1 Jesus é chamado de “Palavra” {(ou “Verbo”, nas versões Almeida)}. Alguma idéia do por que? (Leia Gênesis 1:1-3. Gênesis nos diz que Deus falou e o universo passou a existir. Chamar Jesus de “Palavra” ou “Palavra da Vida” credita a Ele o poder de criar o universo simplesmente falando.)

1. Pense sobre isso por um momento. João também diz em I João 1:1 que ele ouviu, viu e tocou em Jesus. Parece ser razoável que João afirmaria que Jesus falou e o universo veio à existência se Jesus fosse alguém que pudesse ser tocado pelos seres humanos? (Desde o início João faz a afirmação mais extraordinário acerca de Jesus: Ele é o nosso Criador.)

2. Será que João pensa que o relato do Gênesis é algum tipo de “mito da criação”, dado aos seres humanos primitivos para dizer a eles que Deus estava supervisionando, de uma forma geral, o processo evolucionário? (João faz a afirmação que o universo foi criado por um comando verbal – e que o Comandante era Jesus.)

a. João deve pensar que este assunto é importante, se ele inicia tanto seu evangelho quanto a sua primeira epístola com este assunto. Por que esta questão (Criação x Evolução) é importante? (Este assunto tem tudo a ver com o poder de Deus e a afirmação de Deus quanto a ter autoridade sobre a humanidade. Ou servimos a um Deus que tem o poder de trazer o universo à existência atreves da fala, e que nos trouxe à existência pela Sua fala, ou servimos a um Deus que é mais como nós – limitados em nossas capacidades.)

b. Se a evolução é uma teoria correta das origens, que razão há para acreditar que existe um Deus? (Esta é uma daquelas respostas a “grandes teorias”, que ou você entende ou não. Se o universo veio à existência por acaso, então não existe razão para acreditar em um Deus. Contudo, se o universo foi criado, então você sabe que um Deus (de algum tipo) existe. {O comentarista} Naves lista 104 textos bíblicos (com o termo “Criador”), desde o Gênesis até o Apocalipse, nos quais Deus direta ou indiretamente apóia a sua declaração de autoridade sobre os seres humanos no fato de Sua criação. João compreende isso claramente, mas muitos dos professos cristãos de hoje em dia não compreendem.)

C. Leia I João 1:1-2. João nos diz que a “Palavra da Vida” “se manifestou” e foi ouvida, vista e tocada por João e por outros. Por que outra razão João poderia se referir a Jesus como a “Palavra da Vida”? (palavras são ferramentas para comunicar-se. João está dizendo que Jesus está nos trazendo uma mensagem do céu.)

1. Que papel João desempenha na obra da Palavra? (Assim como Jesus comunica significado e compreensão acerca de Deus o Pai, assim também João repete estas importantes mensagens para nós.)

III. João, a Testemunha Confiável Sobre Jesus

A. Vamos assumir que você teve um encontro com um OVNI (Objeto Voador Não-Identificado) na noite passada. Vamos assumir também que você e eu não nos conhecemos. Você quer que eu acredite na tua história e eu estou muito cético. O que você diria para me fazer acreditar? (Uma vez que nós não nos conhecemos, você não pode apelar para a minha confiança em você. Então, você precisa apelar para aquilo que faz de você uma testemunha digna de confiança.)

1. Vamos ver a lei por um momento. Existem algumas poucas regras que ajudam aquele que investiga os fatos a se concentrar em evidências confiáveis e competentes. Essas regras impedem a pessoa que investiga os fatos de ouvir evidências que não sejam confiáveis e competentes. Uma regra bem conhecida é a “Regra Contra Ouvir-Dizer”.

2. O que a regra do ouvir-dizer exclui? (O testemunho de pessoas que não estão no tribunal. Se você é que viu ou ouviu a evidência, então tem que estar no tribunal para ser capaz de falar sobre ela. Eu não posso testemunhar, “Meu tio Bob disse que a luz estava vermelha.” Se o Bob viu isso, ele tem que estar presente, ele próprio, na corte para declarar isto. Esta regra exige conhecimento de primeira mão – de forma que Bob possa sofrer um exame cruzado, de forma eficaz.)

B. Quando você considera I João 1:1-2, o apóstolo João parece conhecer a regra do ouvir-dizer? (Sim! Ele diz que ele é uma testemunha ocular, não existe “ouvi dizer” aqui.)

1. Mas se João é tão bem conhecido e respeitado pelos seus leitores, por que ele precisa estar preocupado com a regra do ouvir-dizer nesta carta? (Ele espera que a carta seja passada adiante para outros.)

C. Além do conhecimento pessoal, de que outras coisas você acredita que um advogado depende em um exame cruzado, para demonstrar que alguém é ou não é uma testemunha confiável? (A capacidade de observar, de ver corretamente. Isto vai desde questões de distância, questões de iluminação, até a condição da tua visão, das condições do tempo, da parcialidade, etc.)

1. O que João diz para melhorar o seu testemunho (ou a nossa disposição para acreditar nele), além de ter conhecimento de primeira mão? (Que ele ouviu e que tocou.)

2. Note que João diz isso duas vezes. “O que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos”. O que isso quer dizer? (A expressão grega significa mais do que simplesmente olhar, significa estar contemplando. Algo como uma olhada longa, séria. Não apenas olhando, mas realmente vendo.)

a. Por que João diria isso? (Testemunhas oculares podem estar erradas. Então João diz que deu uma olhada foi longa, demorada nas credenciais de Jesus. João passou tempo com Jesus. Suas conclusões não são um assunto corriqueiro.)

D. Vamos voltar por um minuto. João está afirmando que Jesus é o Criador do universo. Como João pode afirmar ter conhecimento em primeira mão sobre isso? (Obviamente, João não pode. Penso que ele está fazendo uma argumentação lógica. João não acredita que seus leitores duvidariam se Jesus era um personagem histórico. Ao contrário, a questão era a natureza da vida de Jesus na terra e se Jesus está vivo agora. Se existe um Jesus ressuscitado. João diz “eu senti os milagres de Jesus de todas as maneiras possíveis, e eu sou uma testemunha em primeira mão da ressurreição de Jesus. Acredito que Jesus é Deus e acredito que Ele é o Criador do universo.)

E. Amigo, e você? Vai aceitar que Jesus é o Criador do universo? Este é o primeiro passo para a salvação e (como discutiremos na próxima semana) o caminho para a alegria!)

IV. Próxima Semana: Experimentando a Palavra da Vida

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: