terça-feira, 19 de maio de 2009

A Caminhada Cristã - Lição 08

Descanso (Êxodo 20; Mateus 5; Colossenses 2; Hebreus 4)

Introdução: Se alguma coisa precisa ser feita, eu quero fazer agora. Se você está sempre conectado com eu, então um descanso “livre de culpas” é de grande valor. É por isso que eu gosto tanto do Sábado. Sei que não deveria estar trabalhando neste dia e, portanto, posso descansar sem me sentir culpado. Quando eu estudava Direito, era maravilhoso. Meuá diligentes amigos ficavam estudando todos os dias para tirar as melhores notas. No Sábado, eu não estudava as matérias de Direito e era abençoado por isso. Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir por que um descanso no Sábado ainda é uma parte central do plano de Deus para nós!

I. O Propósito Para o Sábado

A. Leia Êxodo 20:8-11. Qual razão Deus nos dá para guardarmos o Sábado? (Para nos lembrarmos do fato de que Ele criou os céus e a terra.)

B. Leia Gênesis 2:2-3. Quando Deus criou o primeiro Sábado, qual foi a razão para isso? (A mesma razão declarada em Êxodo – porque Deus havia criado o mundo.)

C. Tente colocar-se no lugar de Deus. Freqüentemente nos perguntamos por que nós, seres humanos, deveríamos seguir a Deus. Qual é o ponto de vista de Deus nisto? Se você fosse Deus, e te perguntassem por que os seres humanos deveriam te servir, o que você diria? (Porque Eu te criei!)

1. É, de fato, isso que Deus diz? (Leia Gênesis 1:1. Esta é a primeira declaração de Deus para nós – que Ele é o Criador.)

2. Leia Apocalipse 14:6-7. Vimos a declaração de Deus com relação à adoração no primeiro livro da Bíblia. Que razão Deus dá no último livro da Bíblia? (A razão para adorar a Deus é porque Ele é o nosso Criador. De fato, esta mensagem é chamada de “evangelho eterno”.)

3. O comentarista Naves catalogou 104 textos sob o tópico “Criador” onde Deus, diretamente ou através de seres humanos, reafirma a Sua declaração de autoridade sobre os seres humanos, com base no fato da Sua Criação.

D. Hora da Estratégia. Se você fosse Satanás, e estivesse em uma disputa com Deus pela autoridade sobre os seres humanos, qual seria teu objetivo? (Diluir ou eliminar a base para a declaração de autoridade de Deus.)

1. Podemos ver isto acontecendo: a história e o memorial da declaração de autoridade de Deus estão sendo erodidos?

2. Esta erosão deveria ser importante para os cristãos? (Martinho Lutero disse: “Se eu professar, com a mais alta voz ... cada porção da Palavra de Deus, exceto precisamente aquele pequeno ponto o qual o mundo e o diabo estão atacando naquele momento, não estou confessando a Cristo... Onde a batalha se enfurece, é onde a lealdade do soldado é provada.”)

a. Muitos dizem que o Sábado não importa mais. Se Martinho Lutero está certo, então o Sábado não é o centro da batalha entre Jesus e o diabo?

b. Se o sábado é este centro, estamos nós “confessando a Cristo” se deixamos de defender firmemente o memorial semanal da autoridade de Deus sobre a humanidade?

II. Sábado, Ainda Parte do Plano de Deus?

A. Na semana passada, discutimos a “Graça” e descobrimos (em Romanos 8:2) que “a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte”. Este verso quer dizer que os Dez Mandamentos (incluindo o mandamento do Sábado) estão mortos?

B. Leia Mateus 5:17-19. O que Jesus diz ser o Seu propósito ao vir à terra? (Não foi para abolir os Dez Mandamentos! Ao contrário, Ele veio “cumpri-los”. Não devo ensinar aos outros a quebrar os mandamentos.)

1. O que isto significa – cumprir? (Aprendemos na semana passada que Jesus veio a foi bem sucedido onde Adão falhou – em guardar a lei de Deus. Mas, também aprendemos que isto não é uma licença (Romanos 6:1) para pecarmos e que temos a responsabilidade de viver uma vida “de acordo com o Espírito” (Romanos 8:5). Isto é consistente com a afirmação de Jesus de que não deveríamos ensinar ninguém a quebrar os mandamentos.)

C. Leia Colossenses 2:16-17. Até aqui, vimos que o Sábado é o centro do conflito com Satanás, porque ele simboliza a autoridade de Deus como nosso Criador. Paulo está dizendo aqui que o Sábado não importa? Paulo será o “último” no reino dos céus? (Paulo parece estar citando o texto de Oséias 2:11. Aqui, a referência é às festas judaicas, as quais também eram chamadas de “Sábados”. Na verdade, a palavra grega traduzida como “Sábado” em Colossenses 2:16 está realmente no plural: “Sábados”. Muitas traduções (mas não a NVI) traduzem o termo como “Sábados”.)

1. O que Paulo quer dizer quando chama os Sábados de “sombras do que haveria de vir”? (Uma vez que Jesus cumpriu o serviço do santuário do Antigo Testamento, é uma conseqüência lógica que os Sábados festivos judaicos, os quais eram parte do sistema sacrifical, fossem cumpridos. Isto não poderia ser verdade para o Sábado semanal, o qual é um memorial da criação, e não parte do serviço do santuário.)

2. Muitos comentaristas bíblicos, especialmente nos comentários mais antigos, concordam com meu argumento de que Colossenses 2 não se referem ao Sábado semanal. Considere o que o comentário Barnes Notes diz sobre este texto (e estes dizeres são típicos de outros comentários). Ele primeiro aponta que o termo está no plural e, portanto, refere-se aos festejos hebraicos, e então continua dizendo: “De nenhuma parte da lei moral – de nenhum dos Dez Mandamentos – se poderia dizer que fosse “sombra do que haveria de vir”. Estes mandamentos são, pela natureza da lei moral, uma obrigação perpétua e universal.”

D. Leia Hebreus 4:8-11. Em anos recentes algumas pessoas começaram a argumentar que desde a ressurreição, nós entramos na era do “Sábado”. Qual seria o resultado lógico deste argumento? (Ou você não adoraria em dia nenhum ou adoraria todos os dias.)

1. O que o texto de Hebreus sugere a respeito de um período regular de reunião para adorar a Deus? (Leia Hebreus 10:25. Este texto nos diz que devemos nos reunir regularmente.)

2. Se você estava celebrando viver na “era do Sábado”, e pensasse que deveria se reunir regularmente para adorar o teu Criador, qual dia você logicamente escolheria? (Releia Hebreus 4:9-10. Se devemos entrar no descanso de Deus, assim como Ele fez, deveríamos adorar no sétimo dia, o Sábado! Esta é a única conclusão lógica.)

E. Algumas pessoas argumentam, sem base em qualquer ordem de Deus encontrada na Bíblia, que a ressurreição de Jesus no domingo mudou tudo a respeito do Sábado. Os seguidores de Jesus tem algum motivo para pensar que isto é verdade?

1. Em que dia Jesus foi crucificado? (Leia Marcos 15:42-44. Na sexta-feira.)

2. Leia Mateus 27:50-52. Existe alguma razão pela qual Jesus não poderia ter ressuscitado imediatamente, e à vista de todos fosse levantado da cruz em extraordinário poder e glória, para estar com Seu Pai?

a. Se você como pai ou mãe, visse o teu filho ser torturado e espancado, não desejaria vir imediatamente para resgatá-lo?

b. Se você como pai ou mãe, visse o teu filho vencer a maior competição do universo, iria querer esperar um minuto, muito menos um dia inteiro, para colocar teus braços ao redor do teu filho em elogios e congratulações?

c. Por que Jesus esperou? Contra todos os instintos naturais, por que Ele e o Pai esperaram? (Jesus descansou no Sábado pela mesma razão pela qual Ele descansou no Sábado depois de ter criado o mundo. Ele estava criando um memorial de Sua obra original da criação e agora, de Sua última obra para o resgate de sua criação da destruição.)

III. Guardando o Sábado

A. À luz deste contexto histórico, como você guardaria o Sábado? (Este é um dia para se afastar dos trabalhos e cuidados do mundo e celebrar o nosso Criador e Redentor! É um dia especial de louvor e adoração.)

B. Leia Marcos 2:23-28. Jesus está dizendo que porque Davi violou a lei dos pães consagrados, os discípulos podem violar a lei do trabalho no Sábado? (Não. Jesus está dizendo que o Sábado foi planejado para o bem dos seres humanos. A bênçãos aos seres humanos, não regras e regulamentos insignificantes, é o verdadeiro propósito do Sábado.)

C. Amigo, onde você se coloca na batalha sobre a autoridade de Deus? Você é um soldado fiel e leal a respeito dos assuntos que estão em maior disputa? Se não, você está perdendo uma das maiores bênçãos de Deus para a humanidade! Por que não decidir agora mesmo ser fiel e abençoado, no que diz respeito ao Sábado?

IV. Próxima Semana: O Céu

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: