quarta-feira, 15 de abril de 2009

A Caminhada Cristã - Lição 03

Esperança (Salmos 33, 39, 43, 71 e 146; I Pedro 1)

Introdução: Você sente que as tuas esperanças estão afundando? Quando eu tinha vinte e poucos anos, acreditava que os Estados Unidos estavam entrando em seu período final. Por que não? Todas as nações tem sua ascensão e queda. Por que nós seríamos diferentes? Então Ronald Regan foi eleito Presidente e minha atitude mudou completamente. Eu tinha esperança no futuro do meu país. Agora, parece que os Estados Unidos e o mundo em geral parece que estão entrando em tempos difíceis. Como um cristão deveria olhar essas coisas? Todos nós vivemos em países diferentes, será que a nossa esperança no futuro depende do futuro do nosso país? Seja honesto, você gostaria de ficar sentado em um porão frio e escuro, sustentado apenas pele tua esperança espiritual? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver que tipo de esperança Deus oferece aos Seus seguidores!

I. Esperança ou Auxílio?

A. Salmos 146:5. Se eu te oferecesse esperança ou auxílio, qual deles você escolheria?

1. São duas coisas diferentes?

2. Como este verso sugere que as duas coisas operam juntas? (A esperança em Deus nos dá verdadeira ajuda.)

B. Leia Salmos 146:6. Por que o Salmista recita as credenciais de Deus imediatamente depois de falar sobre aqueles cuja esperança e auxílio estão em Deus? (Isto prova que Deus pode fazer o que promete. Se Deus pode criar o céus e a terra, pode resolver os nossos pequenos problemas!)

C. Leia Salmos 146:7. Veja a primeira sentença. Como o assunto da primeira parte desta sentença é muito diferente do assunto da última parte? (Deus provê justiça e provê comida!)

1. Como Deus faz isso? (Isto pode simplesmente estar envolvido na ajuda a você!)

2. Depois de me assegurar justiça, agora leio que Deus liberta prisioneiros! Como isso pode ser justiça? (A inferência aqui é que estas pessoas estão presas injustamente. Deus provê justiça verdadeira, em face da justiça humana.)

D. Leia Salmos 146:8. Você acha que estamos falando de pessoas que são literalmente cegas? (Sabemos que Jesus curou os cegos (Mateus 9:27-30), mas a referência aos “abatidos” me faz pensar que este verso se refere àqueles cujos fardos são muito pesados. Essas são pessoas que ficam desanimadas por causa das circunstâncias e não podem ver qualquer esperança para o futuro.)

1. O que quer dizer “ver” o futuro?

2. Por que este texto acrescenta, aparentemente de forma não relacionada, a observação que Deus ama os justos? (Deus tem um interesse especial naqueles que O obedecem. Obediência ajuda a manter claro o nosso futuro.)

E. Leia Salmos 146:9. O que as viúvas, os estrangeiros e os órfãos tem em comum? (Eles são os destituídos da sociedade. Deus está interessado nos destituídos e intervém para ajudá-los contra os ímpios.)

F. Que tipo de esperança estes versos do Salmo 146 oferecem? (Uma esperança de auxílio real! Deus é capaz para ajudar. Ele auxilia com justiça e com comida. Ele ajuda com a depressão. Ele auxilia aqueles que não tem “poder” neste mundo. Ele busca por aqueles que O obedecem.)

II. Esperança Vigilante

A. Salmos 33:18-19. Os governos parecem estar instalando cada vez mais câmeras para gravar as atividades dos cidadãos. Você aprecia que o governo esteja “de olho” em você? E o que você acha de Deus estar “de olho” em você?

1. Tínhamos alguns amigos, que tinham três filhos. O pão era inteligente, mas um pouco desligado. Sua esposa se lembrava de como ela havia deixado o marido no shopping para “vigiar” o bebê no carrinho. O “papai” ficou interessado em alguma coisa e saiu, deixando o bebê sozinho no shopping. Quando a “mamãe” voltou e encontrou o bebê sozinho no shopping... – bem, esta foi uma história que se repetiu muitas vezes! Qual é a tua reação quando Deus assegura que está te vigiando? (A notícia é que Deus sabe pelo que estou passando. Ele está presente em meus problemas e Ele me ama.)

B. Leia Salmos 33:20-21. Por que o texto usa a palavra “esperar” (versão Almeida)? (Isto mostra que Deus nem sempre age de acordo com a nossa agenda.)

C. Leia Salmos 33:22. Por que você acha que o salmista descreve o amor de Deus neste contexto como infalível? (Deus é o nosso auxílio e escudo. Às vezes, parece que o auxílio e o escudo não estão presentes – portanto esta é a razão para esperáramos e termos esperança. O salmista nos diz que o amor de Deus é infalível para assegurar que o auxílio está vindo.)

III. Esperança Para a Nossa Reputação

A. Leia Salmos 39:7-8. Quando eu era jovem, meus professores me ensinaram que Deus perdoa os meus pecados, mas que tenho que sofrer as conseqüências dos meus pecados. Que tipo de esperança está sendo discutida nesses versos? (Podemos esperar que a conseqüência dos nossos pecados não nos envergonhe. Deus, em Sua misericórdia, às vezes nos protege das conseqüências completas e embaraçosas dos nossos pecados.)

B. Leia Salmos 39:10-11. Deus remove as conseqüências dos nossos pecados? (Deus pode nos proteger de termos outros pecadores rindo de nós, mas Ele nos disciplina, para o nosso benefício.)

IV. Esperança em Meio ao Desânimo

A. Leia Salmos 43:5. Você entende o que o Salmista está dizendo? Você já experimentou um momento quando a tua alma está “deprimida” e você se sente triste e perturbado?

1. Qual é a nossa esperança numa situação assim? (Que Deus nos livrará do desânimo e da tristeza. Talvez louvar a Deus seja o começo do caminho para fora desta situação. Eu sei que o louvor anima o meu coração.)

V. Esperança na Idade Avançada

A. Leia Salmos 71:9. Como a esperança muda com a idade avançada?

1. Imagine que você seja dependente de outras pessoas para a maior parte das coisas na tua vida. Como isto afetaria a tua atitude?

B. Leia Salmos 71:10-12. Este texto soa como se o rei Davi estivesse escrevendo (os comentários discordam sobre este ponto) e ele está preocupado com seus inimigos políticos. Esta é somente uma preocupação de reis idosos ou este tipo de coisa poderia acontecer com trabalhadores idosos?

1. Isto poderia ser visto como uma analogia para as dificuldades da idade avançada?

2. Mesmo na idade avançada, temos esperança? Qual é a nossa esperança? (Nossa esperança está em Deus e Sua disposição para nos resgatar rapidamente.)

VI. Esperança na Salvação

A. Até aqui, estivemos estudando o que a Bíblia ensina acerca da esperança em Deus para uma ajuda real, concreta, aqui nesta vida. Vamos nos voltar agora para outra fonte de esperança. Leia Colossenses 1:24-27. Paulo escreve a respeito de seu sofrimento pelo evangelho. Qual é o objeto da esperança dos gentios? (Jesus. Por causa de Jesus, temos a esperança da “glória”.)

B. Leia Tito 1:1-3. Qual é a nossa esperança com relação à vida cristã? (Que teremos a vida eterna.)

1. Em que está baseada essa esperança de vida eterna? (Antes do início do tempo, Deus fez a promessa de oferecer aos seres humanos a vida eterna. Jesus concretizou esta promessa.)

C. Leia I Pedro 1:3-5. Além da vida eterna, que outra esperança temos a respeito do céu? (Que teremos uma herança que não perde o seu valor.)

1. Neste meio tempo, o que acontece conosco? (I Pedro 1:5 nos diz que, através da fé, somos “protegidos pelo poder de Deus”, até que chegue a nossa salvação! Apesar de nossos problemas atuais, temos a esperança da vida eterna.)

VII. Santidade e Esperança

A. Como somos abençoados! Podemos esperar em Deus por auxílio agora e temos a esperança de uma vida eterna gloriosa. Tudo isso tornou-se possível por meio de Jesus. O que deveríamos estar fazendo enquanto isso? (Leia I João 3:2-3. Devemos nos “purificar”.)

1. O que significa nos purificarmos? Somente Deus é puro. (Precisamos lutar, pelo poder do Espírito Santo, para termos pensamentos corretos e vida correta.)

B. Amigo, e você? Está experimentando problemas na tua vida? Deus te oferece esperança e auxílio aqui e agora – de acordo com a agenda dEle, não a nossa. Mais importante, Ele nos oferece a esperança da vida eterna. Você está vivendo como alguém que tem esperança em Deus?

VIII. Próxima Semana: Vida

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: