quarta-feira, 4 de março de 2009

O Dom Profético - Lição 10

A Mensagem dos Profetas (Gênesis 22; Atos 4; Gálatas 3; Hebreus 4)

Introdução: Se alguém me pedisse para dar uma aula a respeito das mensagens que recebo de minha esposa, eu teria que pensar um pouco. Minha esposa me manda todo tipo de mensagens. Existe um tema fixo nas mensagens que você recebe do teu cônjuge ou de um amigo? Em geral, as mensagens de minha esposa são positivas, e não críticas. Elas são divertidas, e não constrangedoras. Gosto muito de receber mensagens dela. E o que podemos dizer acerca das mensagens de Deus? Ele tem um tema? As mensagens dEle são divertidas ou constrangedoras? Existe algum modo de resumir tudo o que Ele diz através dos profetas? Vamos mergulhar na Bíblia e explorar juntos esta possibilidade!

I. Abraão, o Profeta

A. Leia Gênesis 22:1-2. Me diga todas as razões pelas quais, se você fosse Abraão, não acreditaria que esta é uma mensagem de Deus.

1. Que tipo de deus lembraria Abraão que ele amava seu único filho, na mesma mensagem que ordenava que ele matasse e queimasse este filho?

2. Leia Levítico 20:1-3. Deus está dando mensagens misturadas?

B. Leia Gênesis 22:9-12. Podemos ver que Deus não pretendia que Abraão matasse seu filho. Qual você acha que era a intenção de Deus? Ele tinha uma mensagem nisso? (Este foi um terrível teste de lealdade.)

1. A mensagem é acerca do egoísmo? Deus fala em “negar” o filho. (Deus fala como se isto também fosse um teste de egoísmo.)

2. Isto mostrava que os pais que sacrificavam seus filhos a Moloque eram abnegados? (Leia Hebreus 11:17-19. Os pais que davam seus filhos a Moloque faziam isso para ganhar bênçãos. Isto era um ato egoísta. Se Abraão sacrificasse seu filho isso tiraria dele a bênção prometida. Abraão concluiu que Deus ressuscitaria seu filho. Isto mostra que Abraão nunca pensou que seria abençoado pelo sacrifício de Isaque. Ele simplesmente foi obediente.)

C. Leia Gênesis 22:15-18. O que Deus promete a Abraão? (Abraão não estava neste negócio por causa das bênçãos, mas Deus promete bênçãos e muitos descendentes que são, eles mesmos, abençoados. Deus também prometeu que os descendentes de Abraão seriam o meio através do qual todas as nações seriam abençoadas.)

1. Por que Abraão está recebendo tantas promessas? (“Porque você me obedeceu”.)

D. Este é o momento de contemplação: Que mensagem Deus está dando através do anjo e através de Abraão? (Que Ele quer lealdade e obediência.)

1. A mensagem é mais profunda do que isso? Por que Deus escolheria um teste tão terrível, com uma mensagem ambígua, como este? Por que usar um contexto tão terrível e ilógico?

II. O Filho e o Santuário

A. Leia Atos 3:24-26. A qual evento este texto liga a experiência de Abraão? (à inda de Jesus à terra.)

B. Leia Gálatas 3:6-9. A qual teologia o texto de Gálatas liga a experiência de Abraão? (À justificação pela fé.)

C. A história de Abraão e o sacrifício de Isaque parece ser completamente ilógica na superfície. Ela cheira a Moloque e o sacrifício pagão de crianças. Vamos examinar as maneiras pelas quais os detalhes da experiência de Abraão se relacionam com a mensagem que Deus estava (e está) nos dando:

1. Primeiro detalhe: Um filho inocente. Como isto se relaciona com a mensagem de Deus? (Jesus é o inocente Filho de Deus. Compare com Lucas 1:46-55.)

2. Segundo detalhe: Um filho amado. Como isto se relaciona com a mensagem de Deus? (Deus mostra Seu incrível amor e lealdade para conosco, porque estava disposto a dar Seu Filho amado – Ele estava disposto a entregar a Si mesmo.)

3. Terceiro detalhe: um altar de sacrifício. Como isto se relaciona com a mensagem de Deus? (Deus tirou o nosso pecado através do dom de Seu Filho. Compare com Lucas 1:67-77.)

4. Quarto detalhe: Deus intervém com outro sacrifício no lugar do amado filho Isaque. Como isto se relaciona com a mensagem de Deus? (Justificação pela fé. Deus morreu em nosso lugar – o que aceitamos pela fé. Deus morreu para salvar os nossos amados da morte eterna.)

III. O Descanso

A. Leia Gênesis 2:1-2. Que mensagem Deus está nos dando aqui? (Que Ele é o Criador e o descanso do Sábado é parte de Sua criação.)

B. Leia Êxodo 20:8-11. Qual é a mensagem de Deus aqui? (Este texto torna explícito o que estava implícito em Gênesis: Deus quer que nós celebremos Sua criação através do descanso semanal do Sábado.)

C. Leia Deuteronômio 5:12-15. Qual é a mensagem de Deus aqui? (Este é outra visão do descanso do Sábado. Deus quer que nós celebremos o nosso resgate do poder do mal através do descanso semanal do Sábado.)

D. Leia Hebreus 3:18-4:2. De que tipo de descanso Deus está falando aqui? (O descanso que vem a partir do evangelho – ou seja, a história de Abraão e Isaque como uma profecia da morte de Jesus em nosso favor.)

E. Leia Hebreus 4:3-6. É tempo de contemplação mais uma vez. O que o evangelho e o Sábado tem em comum? (Eles são pontos de vitória. Quando lemos um obituário escrito pela família [de um falecido], geralmente ele consiste dos pontos altos (vitórias) na vida da pessoa. Deus nos criou e fez o descanso do Sábado para celebrar e criar um memorial desta vitória de Sua autoridade. Deus arrancou Seu povo da escravidão do Egito. Ele lembrou ao povo que o descanso do Sábado era um memorial de Sua autoridade criadora e de Sua autoridade sobre o Egito (o poder do mal). A frase “embora as suas obras estivessem concluídas desde a criação do mundo” sugere que o plano de salvação de Deus estava estabelecido na criação. O Sábado também é um memorial disto.)

F. Leia Hebreus 4:7-11. Que descanso do Sábado encontramos aqui e o que ele tem a ver com o que acabamos de contemplar? (Jesus veio, morreu e ressuscitou para a vida eterna em nosso lugar. Assim como Deus nos criou, assim como Ele arrancou Seu povo da escravidão do Egito, da mesma forma nos arrancou da escravidão do pecado e da morte eterna. Nós celebramos tudo isso semanalmente, ao entrarmos no descanso do Sábado.)

G. Leia Hebreus 4:14-16. Este texto nos leva de volta, em um círculo completo, a Abraão e Isaque. Que tentação Abraão e Isaque enfrentaram e que Jesus também enfrentou? (Ceder ao egoísmo. Sair pelo caminho mais fácil. Evitar a dor e o sacrifício.)

1. Qual é a mensagem de Deus para nós através de sua obra como “um Grande Sumo Sacerdote”, através da história de Abraão e através da celebração das vitórias de Deus a Daca Sábado? (Que desde o princípio Ele já estabeleceu tudo para nos dar a vitória.)

2. Você consegue ver agora por que a história de Abraão sacrificar a Isaque não é um evento estranho, de mensagem ambígua, mas sim um resumo das mensagens de Deus aos seres humanos?

IV. A Vitória Final

A. Leia Isaías 25:6-8. Que mensagem o profeta Isaías está compartilhando conosco? (A festa da vitória quando chegarmos no céu! Os vegetarianos podem precisar fazer reservas especiais com antecedência.) [Nota do Tradutor – Obviamente, o profeta está falando em linguagem figurada e o Dr. Cameron fez uma brincadeira com isso.]

B. Leia I Coríntios 15:50-57. Que ponto de vitória vemos aqui? (A morte é tragada na vitória de Jesus sobre o pecado. Isaías 25:8 nos diz que a morte é destruída e I Coríntios 15:54-55 cita esta mensagem profética para reforçá-la.)

1. Para os vegetarianos que estão chateados com a minha brincadeira acerca de Isaías 25:6, perguntem aos carnívoros onde eles irão conseguir carne, se a morte terminou?

C. Amigo, você consegue ver uma mensagem consistente de Deus através de Seus profetas? Eu consigo. Ele é o nosso Criador, é o nosso Resgatador do poder do mal, do pecado e da morte. Ele nos oferece o descanso do Sábado agora para celebrar a Sua criação, Seu plano da salvação e Sua vitória sobre o pecado. O descanso do Sábado antecipa o descanso final do Sábado no céu e na terra renovada. Você vai aceitar as mensagens proféticas hoje? Vai entrar no descanso do Sábado de Deus?

V. Próxima Semana: Interpretando os Escritos Proféticos

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: