quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O Dom Profético - Lição 09

A Integridade do Dom Profético (Jeremias 42; I Samuel 16; II Samuel 7)

Introdução: Depois que o estudo da semana passada terminou com um profeta sendo comido por um leão porque outro profeta mentiu, você pode se perguntar por que estamos estudando a integridade do dom profético. Os verdadeiros profetas podem mentir, trapacear e roubar? O que você se recorda acerca dos profetas do Antigo Testamento: eles mentiam, trapaceavam e roubavam? Obviamente, os patriarcas não eram perfeitos. Os profetas deveriam ser melhores? Se os profetas não são melhores, deveríamos arrancá-los da nossa lista de “profetas verdadeiros”? Vamos pular para dentro do nosso estudo e ver o que a Bíblia diz acerca da integridade dos profetas!

I. Outra Fonte?

A. Leia Jeremias 42:1-3. O que as pessoas estão pedindo a Jeremias? (Os sobreviventes da guerra com a Babilônia querem que Jeremias busque a Deus e descubra o que eles deveriam fazer e para onde deveriam ir.)

B. Leia Jeremias 42:4-5. O que Jeremias promete fazer e o que as pessoas prometem fazer em troca? (Jeremias promete dizer a eles tudo o que Deus lhe disser (toda a verdade) e eles prometem obedecer aquilo que Deus disser.)

C. Leia Jeremias 42:7-11. Que instruções Deus dá a Jeremias? (As pessoas deveriam ficar onde estavam e Deus as protegeria dos Babilônios.)

D. Leia Jeremias 42:19-21. Como as pessoas cometeram um “erro fatal” quando pediram que Jeremias buscasse saber a vontade de Deus? Esta não é uma situação de vida ou morte? (Jeremias acredita que as pessoas não queriam realmente ouvir o que Deus tinha a dizer. Aparentemente elas já haviam decidido em seus corações fugir para o Egito.)

E. O que os “homens arrogantes” acusam Jeremias de fazer? (Não dizer a verdade.)

1. Quem é este Baruque, e por que eles pensariam que Jeremias estaria inclinado a mentir a respeito de sua fonte de informação? (Leia Jeremias 36:4-6. Baruque era o jovem ajudante de Jeremias. Ele escrevia o que Jeremias ditava e às vezes lia publicamente as mensagens de Deus.)

a. Nossas lições são sobre a integridade do dom profético, mas será que deveríamos também estar preocupados com a integridade dos usuários do dom profético?

2. Existe algum sentido nas acusações feitas contra Jeremias? (As pessoas que não querem seguir as instruções de Deus estão acusando de que o jovem está influenciando Jeremias e que as palavras não são realmente de Deus.)

F. Leia Jeremias 23:30-32. De acordo com esses versos, é errado para um profeta copiar as palavras de outros?

1. O problema é copiar as palavras de outras pessoas ou atribuir as palavras de alguém a Deus? (Se você olhar a declaração completa, o problema não é tanto a fonte (os profetas roubam?), mas as falsas atribuições (isto veio de Deus, não de algum outro lugar). Este é o problema que Jeremias enfrentou quando as pessoas o acusaram de ser influenciado por Baruque.)

G. Assuma que alguém, nos dias atuais, declare ser um profeta e você descobre que ele copiou seus escritos de outras pessoas. Isto seria um problema?

1. Lemos este texto há algumas semanas atrás, mas vamos ver novamente Lucas 1:1-3. Lucas nos diz que está utilizando fontes humanas. Isto é um problema? (Não. Ele revela as suas fontes.)

2. Os Estados Unidos tem uma lei de direitos autorais desde 1970, e a Inglaterra já a possuía (o Estatuto de Anne) antes disso. Assumindo que Lucas estivesse limitado por uma dessas leis de direitos autorais, ele poderia ter feito isso?

a. Será que a pergunta que acabei de fazer deixa de lato a verdadeira questão? (Sim. Os leitores de Lucas e os ouvintes de Jeremias não estavam preocupados com direitos autorais, eles estavam preocupados em conhecer a verdade. É o Deus Onisciente quem está falando? Ou é aquele Baruque, amante de Babilônia quem está falando?)

b. Na semana passada, será que o profeta jovem estava preocupado se o profeta idoso fabricou suas próprias mentiras ou se as tomou de seus filhos? (Não! A questão que o matou era se as palavras vieram ou não de Deus.)

c. Em Jeremias 23:30, Deus se importa se os falsos profetas roubaram as palavras uns dos outros, ou Ele se preocupava se eles estavam atribuindo palavras falsas a Ele? (Novamente, a atribuição é o problema.)

H. Vamos voltar à questão original: O que você deveria fazer se um profeta copiasse extensivamente de outras fontes, ou se você achasse que o profeta houvesse copiado extensivamente de outras fontes? (Embora não seja útil pensar que um profeta é um ladrão (por exemplo, II Samuel 12:1-9), a verdadeira questão que enfrentamos é a mesma questão que enfrentamos constantemente com relação a profetas – esta mensagem é de Deus? Isto nos leva de volta ao antigo teste: Esta pessoa asseia Jesus como Deus e guia seus seguidores a uma vida de acordo com a Bíblia?)

I. Vamos voltar para Jeremias, os homens arrogantes e Baruque. Se você pudesse ser transportado no tempo para ouvir este debate, e não conhecesse as partes envolvidas, teria alguma pista sobre quem estava dando a mensagem de Deus? (Sim. A mensagem de Jeremias era para que eles confiassem em Deus para sua proteção. A mensagem dos homens arrogantes era para que confiassem no Egito para sua proteção.)

1. O profeta da semana passada tinha alguma pista que indicasse se o profeta mais idoso estava mentindo? (Sim. Ele estava sendo levado a confiar na integridade do profeta mais idoso, em vez de confiar no que ele conhecia pessoalmente a respeito de Deus.)

II. Opa, Mensagem Errada!

A. Leia II Samuel 7:1-3. O que você acha que o rei Davi tinha em mente?

1. Por que ele não tinha isso em mente antes de construir o seu palácio?

2. Como você compreenderia as palavras de Natã? (Deus está dirigindo Davi, então Davi deveria fazer aquilo que ele acha que é o melhor para melhorar as circunstâncias da arca.)

B. Leia II Samuel 7:4-7. Que tom de voz você acha que Deus está usando? Deus fala de uma forma pessoal, como se Ele estivesse pessoalmente morando em uma tenda. Deus está descontente com Seus aposentos?

1. O que isto nos diz sobre Davi ter construído o seu palácio antes de haver construído um templo?

C. Leia II Samuel 7:12-13. O que isto nos ensina sobre confiar na palavra de Natã? O que isto nos ensina sobre a integridade profética? (Natã muda de opinião sobre quem deveria construir o templo. Nem tudo o que um profeta fala é diretamente inspirado por Deus. A menos que o profeta diga que a mensagem é de Deus, não deveríamos assumir que ela seja de Deus.)

III. Opa, Impulso Errado!

A. Leia I Samuel 16:1. Que missão Deus deu a Samuel? (Ungir o próximo rei de Israel. O próximo rei seria um dos filhos de Jessé.)

B. Leia I Samuel 16:5-6. Quem Samuel pensava que seria o próximo rei? (O filho mais velho de Jessé, Eliabe.)

C. Leia I Samuel 16:7. O que este texto nos ensina acerca dos impulsos naturais de um profeta? (Que eles são como os de qualquer outra pessoa.)

1. Que lição aprendemos acerca da integridade dos profetas, a partir desta história? (Precisamos ter certeza de que o profeta não confunde seus impulsos com a mensagem de Deus. A inclinação natural de um profeta pode ser tão “humana” quanto a pessoa ao lado dele.)

IV. Opa, Olhe Novamente

A. Leia Daniel 8:27. O que fazemos quando um profeta não compreende a visão? (Se o profeta não tem certeza sobre o que a mensagem de Deus significa, o profeta deveria, como Daniel, declarar isto.)

B. Leia I Pedro 1:10-12. O que este texto sugere a respeito da clareza da mensagem de Deus aos Seus profetas? (Deus não explica todas as questões espirituais ao profeta. O profeta deve dar a mensagem de Deus, mas pode haver coisas além da mensagem de Deus, que o profeta tem que pesquisar na Bíblia.)

C. Temos visto que o profeta pode dar conselhos equivocados, ter impulsos equivocados, não entender a mensagem de Deus, ou não ser claro a respeito de questões espirituais que cercam a mensagem. A questão para nós é se a mensagem do profeta é de Deus. Como deveríamos reagir se um profeta diz, “Isto é o que Deus declara”, e então diz algo que é errado? (Leia novamente Jeremias 23:31. Se um profeta diz que uma declaração é de Deus, e a declaração realmente reflete os pontos de vista e os impulsos do próprio profeta, então Deus está “contra” esta pessoa. Se um profeta não tem certeza acerca da fonte da mensagem, ele deveria dizer isso.)

D. Amigo, profetas são como outros seguidores de Deus, eles nem sempre tem os impulsos corretos, e nem sempre dão o melhor conselho. Porém, quando afirmam que estão falando por Deus, é melhor que estejam guiando o povo em direção a Deus e àquilo que é direito. Para ter certeza, prove a sua integridade!

V. Próxima Semana: A Mensagem dos Profetas

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: