quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Dom Profético - Lição 08

A Autoridade dos Profetas (I Tessalonicenses 5; Atos 21; II Samuel 12; I Reis 13)

Introdução: Que autoridade é dada aos profetas? A mesma autoridade é dada a todos os profetas? Todos os verdadeiros profetas não dependem da mesma fonte? Se um profeta transmite perfeitamente a mensagem de Deus, então a resposta é clara: a mensagem do profeta é a mensagem de Deus. E se o profeta é um profeta de “fé pequena” (Romanos 12:6)? Ou então se o profeta mente uma parte do tempo e diz a verdade na outra parte (I Reis 13)? Vamos mergulhar na Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. Mais Testes?

A. Leia I Tessalonicenses 5:16-18. Paulo está terminando sua carta à igreja dos tessalonicenses. Ele coloca vários “pontos de atenção” neste fechamento, para orientá-los. Se eu te dissesse para “ser sempre alegre”, você poderia fazer isso? Com determinação suficiente, você conseguiria encontrar alegria constantemente?

1. Se você diz que “não”, a alegria não é assim. Você acha que existe uma ligação entre a alegria e as instruções para “orar continuamente” e “das graças em todas as circunstâncias”? (Penso que sim. Você pode decidir orar e dar graças. A alegria, contudo, é uma atitude. Ser agradecido e estar em contato com Deus são as chaves para a alegria.)

B. Leia I Tessalonicenses 5:19-22. O que você acha que quer dizer “apagar o Espírito”?

1. Seria algo mais do que simplesmente colocar de lado o Espírito Santo?

2. E se o texto também dissesse: “Não deixem que o Espírito esquente demais”? Será que alguma coisa entre “apagar” e “esquentar demais”, com relação ao Espírito Santo, te deixaria mais confortável?

a. Será que “não esfriem o Espírito abaixo da temperatura ambiente” seria consistente com este texto? (Como membro da uma igreja não carismática, freqüentemente ouço ou leio membros de minha igreja referirem-se negativamente ao “movimento carismático” ou a ser “Pentecostal”. Penso que tal atitude é terrivelmente perigosa. O Espírito Santo deveria estar em nossa vida e a Sua presença deveria ser quente. O fogo é quente.)

3. O que significa, do ponto de vista prático, tratar uma declaração com desprezo? (O pior tipo de desprezo é simplesmente ignorar algo.)

a. Se o texto nos diz para não ignorarmos as profecias dadas pelo fogo do Espírito Santo, o que isto significa que devemos fazer?

C. Leia novamente I Tessalonicenses 5:21. Esta prova se refere às profecias? (Elas são parte de “todas as coisas”? S sim, então a resposta é “sim”.)

1. A “prova” é para a profecia ou para o profeta? Uma vez que tenhamos definido que um profeta é verdadeiro, deveríamos parar de fazer provas?

2. Vamos pensar sobre isso por um momento. Se você está constantemente provando as palavras do profeta, está tratando este profeta com desprezo, ou desrespeito? (Em geral, eu presumo que asa pessoas estão me dizendo a verdade. Porém, talvez devido à minha experiência no campo do litígio judicial, tenho um pequeno medidor mental que está constantemente em operação, e que registra declarações inconsistentes quando outras pessoas estão falando comigo. Será que estou sendo desrespeitoso para com as outras pessoas? Espero que não.)

3. Nos Estados Unidos, as revistas possuem propagandas com uma mulher linda e jovem, correndo por um campo ensolarado e verdejante, com passarinhos e borboletas ao redor. A anúncio é de algum medicamento controlado, que poderá ajudá-lo a vencer algum problema de saúde. Este anúncio é seguido por pelo manos uma página de letras miúdas, explicando como, em alguns casos, o remédio poderia fazer o teu nariz cair, ou poderia te matar. Sem dúvida, os advogados são os responsáveis pelas letras miúdas. A cada semana eu leio a Bíblia e peço ao Espírito Santo para que me ajude a escrever estes comentários. Embora eu não seja um profeta, se você não fizer prova do que eu escrevo, ficarei desapontado. Não é desrespeito (em meu caso) colocar o que escrevo à prova.)

D. Leia Atos 21:8-11. Parece que Paulo não tinha falta de profetas à sua volta. Nesses versos, contei cinco, sem incluir Paulo nem Lucas (que está registrando o evento). Qual é a mensagem do profeta Ágabo? (Que, se Paulo fosse a Jerusalém, ele seria preso.)

E. Leia Atos 21:12-14. Paulo está tratando as palavras de Ágabo com desprezo?

1. E o que dizer das palavras de Lucas – que fala que também estava rogando para que Paulo não fosse a Jerusalém?

2. Nosso estudo é sobre a autoridade dos profetas. Por que o Espírito Santo daria esta mensagem a Ágabo, se não fosse para advertir Paulo a não ir para Jerusalém?

a. Seria benéfico para Paulo conhecer o futuro antecipadamente, mesmo que isto não o fizesse mudar de planos?

3. O povo disse: “Seja feita a vontade do Senhor”. Qual é a vontade do Senhor aqui? Que Paulo vá ou que não vá para Jerusalém? (Se você continuar a ler Atos 21, verá que Paulo foi preso quando chegou a Jerusalém. Seguirem-se então anos de prisão e um apelo para Roma. Se Paulo não morreu durante a sua prisão, morreu logo em seguida. Pelo menos sabemos que Paulo Considerou o que Ágabo disse, ele não o ignorou.)

II. Natã e Davi

A. Leia Marcos 12:35-37. Vamos olhar estes texto com um propósito diferente daquele que Jesus tinha em mente. O rei Davi era um profeta? (Sim. Ele não apenas é o autor de partes da Bíblia, mas aqui ele está predizendo o futuro.)

1. Ao citar Davi, Jesus está afirmando a autoridade de Davi para falar em nome de Deus? (Sim.)

B. Leia II Samuel 12:1-7. Natã é um profeta? (Sim.)

1. Natã Escreveu algum livro ou parte da Bíblia? (Não.)

2. Que tipo de autoridade Natã (um profeta que não escreveu qualquer parte da Bíblia) teme sobre Davi (um profeta que escreveu partes da Bíblia)? (Natã estava proferindo a palavra de Deus – e Davi compreendeu isto (II Samuel 12:13).)

a. Como Davi compreendeu isto? (No mínimo, Davi reconheceu, a partir dos Dez Mandamentos, que roubar era pecado – especialmente quando o rico está tomando do pobre.)

3. Por que Deus simplesmente não falou diretamente com Davi? (Provavelmente ele tinha feito isso – e Davi havia resistido.)

4. Se, antes da visita de Natã, Davi estava dando conselhos sobre o casamento, como você provaria as suas declarações?

5. Nessa história, Natã está criando novas regras? (Não. Isto faz parte de prestar atenção ao profeta – a mensagem é consistente com as mensagens anteriores?)

III. Fugindo do Leão que Ruge

A. Leia I Reis 13:1-5. É difícil para mim ficar longe dessa história. O “homem de Deus” é um verdadeiro profeta? (Realizar milagres não é o bastante para dizermos isso, mas o fato de que eles estava advertindo contra a falsa adoração e o fato de que ele estava pregado a palavra de Deus nos dizem que ele é um verdadeiro profeta.)

B. Leia I Reis 13:6-10. Por que o profeta não almoçou com o rei? (Deus lhe havia dado instruções específicas a respeito de não comer.)

C. Leia I Reis 13:11-15. Qual seria a resposta ao convite do profeta idoso? (Não. A mesma resposta que havia sido dada ao rei. O jovem profeta deu a resposta certa (I Reis 13:16-17).)

D. Leia I Reis 13:18-21. Como Deus pode dizer que o profeta jovem havia desafiado a palavra de Deus?

E. Leia I reis 13:22-26. O profeta idoso é um profeta verdadeiro? (Deus falou através dele – veja I Reis 13:20 – o a advertência que ele deu se cumpriu. Além disso, em I Reis 13:31-32 encontramos que ele confirma a mensagem para abandonar a falsa adoração. Os comentaristas não estão de acordo se o profeta idoso é um profeta verdadeiro, mas sabemos que Deus realmente falou através deste profeta idoso.)

F. Que lições aprendemos a respeito da autoridade dos profetas a partir desta história sem igual? (Suas declarações devem ser consistentes com as mensagens anteriores de Deus.)

G. Como você aplicaria isto aos profetas dos dias atuais? (Todos os profetas modernos devem ser provados contra a Bíblia. Temos na Bíblia um grande repositório de mensagens de Deus. Se rejeitamos as mensagens antigas, em favor de uma mensagem moderna conflitante, poderemos ser devorados por um leão que ruge (I Pedro 5:8).)

H. Amigo, você gostaria de evitar se tornar petisco de leão? Se sim, vai ouvir, e não ignorar, a mensagem daqueles que tem o dom da profecia? Vai prová-los contra a Bíblia?

IV. Próxima Semana: A Integridade do Dom Profético

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: