quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O Dom Profético - Lição 07

O Trabalho dos Profetas (I Samuel 9; II Reis 17; Isaías 30; Romanos 3)

Introdução: O que, exatamente, um profeta faz? O trabalho dele é dizer o futuro? É instrução religiosa? É encontrar jumentos perdidos? É fazer com que nos sintamos mal? É ser o agente de Deus para todo tipo de coisas? Vamos mergulhar em nossas Bíblias e descobrir!

I. Encontrando Jumentas

A. Leia I Samuel 9:3-5. O que este texto nos fala sobre o caráter de Saul? (Ele tinha consideração para com seu pai, era diligente e digno de confiança.)

B. Leia I Samuel 9:6. Este servo está fazendo alguma piada? Os profetas estavam disponíveis para encontrar jumentas? Deus iria tirar tempo para mandar a um profeta uma mensagem acerca de encontrar jumentas?

C. Leia I Samuel 9:14-16. Que trabalho de profeta encontramos nesses versos? (Deus revelou a Samuel o futuro, fez de Samuel Seu agente, para selecionar e ungir um líder em resposta às orações do país.)

D. Leia I Samuel 9:18-29. Que trabalho de profeta encontramos aqui? (Encontrar jumentas! Note que Samuel conhecia o passado, não apenas o futuro. Deus revelou tanto o passado quanto o futuro a Samuel, para que ele pudesse aconselhar a Saul.)

E. Considerando essa história, como você descreveria o trabalho de um profeta? (O profeta é o agente de Deus na terra para fazer as coisas que Deus o instrui a fazer. Isto inclui coisas simples como descobrir onde está uma propriedade perdida, até coisas importantes, como dirigir a liderança do país.)

1. Os profetas dos dias atuais deveriam ser ativos na política?

a. Esta resposta dependeria do que?

2. É egoísmo orar a Deus para que nos ajude com as coisas pequenas, quando pessoas estão orando a Deus para serem curadas de câncer?

a. Podemos dizer que “Deus em uma capacidade ilimitada para responder a orações; quando estou pedindo acerca de coisas pequenas, não estou desviando Sua atenção daqueles que estão morrendo de câncer”? E acerca do profeta Samuel? Ele tinha tempo ilimitado? (Samuel desfrutada do favor de Deus e Deus estava disposto a ajudar Saul com aquilo que era o assunto principal na sua mente naquele momento.)

II. Corrigindo e Lembrando

A. Leia II Reis 17:13. Na semana passada notamos que Jeremias falou de uma distinção entre profetas que dizem coisas que queremos ouvir e aqueles que dizem coisas que não queremos ouvir. Os profetas referidos neste texto estão dizendo coisas que as pessoas querem ouvir?

1. Esses profetas estão adicionando novas regras ao que Deus já havia determinado? (Aqui não. Deus usa os profetas para lembrar ao povo as Suas regras e para apontar como o povo havia se desviado dessas regras.)

B. Leia II Reis 17:18-20. O povo não ouviu os profetas. O que aconteceu como resultado? (Outros povos os saquearam.)

1. Deus está irado com o Seu povo? E o quadro que temos de um Deus amorável e perdoador?

2. Leia II Reis 17:17. Por que essas pessoas sacrificariam seus filhos? (Eles pensavam que isso os ajudaria com relação aos seus deuses. Este é o último estágio do aborto. Para facilitar a minha vida, eu me disponho a sacrificar meu filho.)

3. Veja novamente II Reis 17:18. Que sentido você vê na frase “os expulsou da Sua presença”? (Deus é santo. Quando o Seu povo rejeitou Suas advertências e se envolveu com os pecados mais vis, Ele não os queria “na Sua presença”. Quando eles não estavam na presença de Deus, coisas ruins aconteciam a eles.)

a. Isto é apenas uma “coisa do Antigo Testamento”?

C. Leia Isaías 30:10-11. O que as pessoas estavam pedindo quando disseram “parem de confrontar-nos com o Santo de Israel”? (Deus é santo. Eles não queriam encontrar-se face a face com um Deus santo.)

1. Será que isso significa que “expulsar da Sua presença” não é simplesmente uma coisa do Antigo Testamento, mas, ao contrário, uma coisa mútua – que pecadores querem estar afastados da presença de Deus?

D. Jesus gostaria de estar afastado da presença dos pecadores? Eu pensava que foi para onde Ele veio!

E. Leia Mateus 9:10-12. As regras do Antigo Testamento estão fora de lugar? Jesus e os pecadores querem estar na presença uns dos outros?

1. Esta é apenas uma situação temporária? (Leia Lucas 4:24-27. Quando as pessoas praticam o mal, não querem a Deus. O ponto principal de Jesus é que os profetas não são aceitos em sua cidade natal, mas o ponto secundário é que o profeta vai a outro lugar. Jesus veio para os pecadores. Eles vieram a Ele. Mas em algum ponto eles tinham que tomar uma decisão por Jesus ou pelo pecado. Em sua maioria, Israel rejeitou a Jesus e Seu evangelho passou para outros.)

2. Leia Mateus 8:11-12. Jesus lançaria pessoas para fora de Sua presença? (Sim. Aqueles que rejeitam o Seu convite.)

F. Será que estamos nos desviando do nosso assunto aqui? O que a resistência do pecador à correção tem a ver com o trabalho do profeta? (É uma advertência a nós, para que não rejeitemos o profeta apenas porque a mensagem nos faz ficar desconfortáveis.)

G. Vamos continuar lendo em Isaías. Leia Isaías 30:12-14. Que mensagem o profeta está dando aqui? Como o pecado está peando desprevenido o pecador não arrependido? (O problema do pecado se torna tão grande que ele, figurativamente, explode e arrebata o pecador. O pecador não pode ser usado dali em diante mesmo para tarefas simples.)

1. Você conhece alguém assim?

2. Isto já aconteceu com você?

H. Leia Isaías 30:15,18. Qual é o objetivo de Deus para nós? Como os profetas (como Isaías) estão envolvidos neste objetivo? (O trabalho primário do profeta é advertir e corrigir. O objetivo é estender a graça. Não temos uma face de Deus do Antigo Testamento e outra do Novo Testamento. Deus anseia por estender a Sua graça a nós; é por isso que Ele envia Seus profetas para nos advertir dos perigos do pecado. Ao mesmo tempo, Ele é um Deus santo e isto quer dizer que o pecado não pode habitar indefinidamente em Sua presença.)

1. Quais são as tuas questões com relação a profetas? Está lutando para definir se um profeta moderno é verdadeiro ou falso? Pergunte a si mesmo se esta tua luta é, principalmente, com o teu orgulho. Pergunte a si mesmo se é principalmente acerca de um sentimento de condenação quando você considera as palavras do profeta.

I. Leia Romanos 3:19-20. O trabalho de um verdadeiro profeta é fazer você se sentir bem ou fazer você se sentir culpado? (Lembre-se que havíamos determinado que o “padrão áureo” para as comunicações da parte de Deus são os Dez Mandamentos. Estes versos nos dizem que o propósito da lei é fazer “calar a boca” do nosso orgulho. Nos mostrar como culpados do pecado e nos levar para Jesus. Esta claramente é uma parte importante do trabalho de um profeta.)

J. Leia Romanos 3:21. Que outro trabalho de profeta encontramos? (O trabalho do profeta também é compartilhar as boas novas acerca da graça de Deus. As advertências nos levam ao arrependimento, e este nos traz as boas novas da graça.)

III. Mantendo Registro

A. Leia I Crônicas 29:29-30. Que outro trabalho de profeta encontramos? (Registrar a história. Outro trabalho do profeta é registrar as ações de Deus através da história, para que as pessoas possam ver e compreender melhor a obra de Deus. Isto ajuda os ajuda a ter confiança na mão de deus guiando suas vidas.)

IV. Revela Mistérios

A. Leia Daniel 2:45-47. Qual trabalho de profeta vemos aqui?

1. Por que Deus daria este trabalho aos Seus profetas? (Este trabalho nos dá coragem e confiança acerca do nosso Deus e Seu papel em moldar o futuro. Quando as coisas preditas acontecem, temos confiança em nosso Deus a em Seu cuidado por nós.)

B. Amigo, você está aberto para aceitar o trabalho de um profeta? Você acredita que esta é uma maneira que Deus utiliza para comunicar-Se com Seu povo?

V. Próxima Semana: A Autoridade dos Profetas

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: