quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O Dom Profético - Lição 06

Provando os Profetas (Deuteronômio 13; Jeremias 27 e 28; Isaías 8)

Introdução: Há uma coisa muito curiosa acontecendo atualmente nas igrejas cristãs. Se uma igreja afirma ter um profeta para os dias atuais, então todos os outros profetas modernos são falsos. Se uma igreja não tem um profeta para os dias atuais, então todos os profetas modernos são falsos. Porque “falso” é a classificação imediata, quando Joel 2:28-29 e Romanos 12:6 parecem dizer que este dom será disseminado? Vamos mergulhar em nosso estudo e ver se as noções comuns acerca da forma de avaliação dos profetas são noções bíblicas!

I. Teste Um – O Verdadeiro Deus?

A. Leia Deuteronômio 13:1-3. Digamos que o profeta nos fale que em 90 dias um meteoro irá destruir Las Vegas, e isto acontece conforme o que foi predito. Este é um verdadeiro profeta? (De acordo com este texto, não temos informações suficientes para decidir.)

1. Que informações adicionais seriam necessárias? (Seria preciso saber se aquele profeta estava dirigindo as pessoas para o verdadeiro Deus.)

2. Que “teste” profético surge de Deuteronômio 13? (Ser preciso em suas predições não prova coisa alguma. O teste verdadeiro é se você está guiando as pessoas ao verdadeiro Deus.)

B. Leia I João 4:1-3. João concordaria com o teste de Deuteronômio 13? (Sim! Se um profeta reconhece que Jesus é de Deus, então ele é um profeta verdadeiro.)

II. Teste Dois – Precisão de Uma Mão Só?

A. Leia Jeremias 27:16-22. Que problema o povo de Deus está enfrentando? (Existem profetas que lhes dizem duas coisas muito diferentes. Jeremias está dizendo que Babilônia irá roubar mais do mobiliário do templo. Outros profetas dizem que aquilo que eles já roubaram em breve será trazido de volta.)

1. Será que o “Teste Um” ajudaria a decidir este conflito? (Não. Todos os profetas dizem que são dependentes do verdadeiro Deus.)

B. Em Jeremias 28:1-4 encontramos uma ilustração específica deste conflito. Um profeta chamado Hananias contradiz Jeremias neste ponto. Leia a reação de Jeremias em Jeremias 28:5-6. Qual é a reação de Jeremias a esta profecia, a qual ele considera ser falsa? (Ele diz [em outras palavras] “Espero que você esteja certo”.)

1. Existe uma lição nisto para nós hoje?

2. Que mensagem você acha que as pessoas gostariam de acreditar: a de Hananias ou a de Jeremias? (A de Hananias. Ele diz coisas positivas sobre o futuro. Está dando uma mensagem “a favor do país” e “a favor de Deus”.)

C. Leia Jeremias 28:7-9. Acabamos de aprender que a precisão não quer dizer nada. Jeremias está querendo dizer alguma outra coisa?

1. O teste de Jeremias não é um pouco em proveito próprio? Ele diz para Hananias [em outras palavras] “Você é um profeta verdadeiro apenas se a tua profecia se cumprir, mas eu sou um verdadeiro profeta se o que eu disser se cumprir ou não.”

2. Existe uma questão a respeito de se o profeta está dizendo coisas que o povo quer ouvir? (Assumindo que você está afirmando que o verdadeiro Deus é a tua fonte, Jeremias diz que ser preciso só prova alguma coisa se o que você está dizendo o que o povo quer ouvir.)

3. Existe alguma razão lógica por que dois testes diferentes deveriam aplicar-se, dependendo da mensagem? Por que temos um teste diferente dependendo de se o profeta está dizendo algo que é popular? (O coração natural falaria a coisa popular. É por isso que, neste caso, ser preciso é importante.)

D. Leia Jeremias 18:5-10. Que problema surge quando usamos a precisão como teste para um verdadeiro profeta? (As pessoas podem mudar. Se elas se arrependerem, podem evitar uma predição ruim, se caem em pecado, podem perder uma predição boa.)

1. Se você ainda não está confuso até aqui, deveria estar. É possível usar, em algum momento, a precisão como um teste para um verdadeiro profeta? (Considerando tudo o que Jeremias diz, parece que a precisão (se a predição se cumpre ou não) funciona apenas como um critério de desempate. Em vez aplicar um teste que favoreceria um dos lados, Jeremias está dizendo a Hananias “Nós dois reconhecemos o verdadeiro Deus”. Em um conflito entre dois profetas aparentemente verdadeiros, você decide quem está falando da parte de Deus pela precisão de suas predições.)

a. Quanto este critério é útil? Você não pode dizer quem é o profeta verdadeiro até que aquilo que sobre o que eles estejam em disputa aconteça. (Não ajuda muito neste problema, mas vai te dizer em quem você pode confiar no futuro.)

E. Vamos olhar um último texto sobre a precisão profética. Leia Deuteronômio 18:21-22. Este profeta estaria dirigindo o povo para o verdadeiro Deus? (Parece que sim – porque a profecia é feita em nome do verdadeiro Deus.)

1. Este texto não restaura a precisão como um testa apropriado para o verdadeiro profeta?

a. Em caso afirmativo, a precisão aqui é um teste do que? (Parece que estamos olhando para um profeta que, normalmente, é um profeta verdadeiro, mas que se empolga e diz coisas em nome do Senhor que refletem o próprio pensamento do profeta.)

2. O que devemos fazer com um profeta presunçoso? (Leia Deuteronômio 18:20 e compare com Deuteronômio 18:22. Por que seríamos instruídos a não temer alguém que está morto? O que creio que está sendo dito aqui é que profetas que falem em nome de outros deuses devem ser mortos,mas um profeta do Deus verdadeiro, que fala de forma presunçosa (imprecisa), não deve ser temido.)

III. Teste Três – Intervenção Divina

A. Leia Jeremias 28:15-17. Que teste inequívoco encontramos aqui? (Este é um teste rápido e claro: deus remove o falso profeta.)

IV. Teste Quatro – Revelações Passadas

A. Leia Isaías 8:19. Se você quer obter respostas precisas, onde deveria procurar? (Pergunte a Deus.)

B. Como podemos dizer se Deus está falando a nós através do Espírito Santo ou através de um profeta? (Veja Isaías 8:20. Você verifica a precisão da mensagem atual por meio das mensagens passadas que você acredita serem de Deus.)

1. O que são a “lei” e o “testemunho”? (Creio que a lei é o padrão áureo dos Dez Mandamentos (escritos pessoalmente por Deus). Se você ler o capítulo 8 de Isaías, verá que o testemunho se refere ao testemunho acerca de Deus. Portanto, este é o teste já conhecido de se o profeta está dirigindo as pessoas ao verdadeiro Deus.)

C. Leia Lamentações 2:14. Como “expor o nosso pecado” é consistente com a lei? Os profetas deveriam nos deixar constrangidos? (O problema com o coração natural é que temos um incrível habilidade para enganar a nós mesmos a pensarmos que o que estamos fazendo é consistente com a vontade de Deus. Parte da obra de um verdadeiro profeta é acabar com este engano próprio. Somente quando vemos claramente os nossos pecados, podemos nos arrepender.)

V. Teste Cinco – O Teste da Árvore/Frutos

A. Leia Mateus 7:15-19. Que “fruto” é produzido por um profeta? (Isto deve significar os resultados da obra do profeta. O resultado de sua vida, o resultado de suas palavras, o resultado de seu ministério.)

VI. Um Padrão?

A. Ao considerar estes testes, alguns são mais importantes do que outros?

1. Alguns deles são mais fáceis de aplicar do que outros?

2. Existe algum padrão uniforme ou um teste abrangente que surge desta análise?

a. Se não, existe uma ordem na qual estes testes deveriam ser aplicados?

B. Permitam-me sugerir o seguinte teste, em várias partes:

1. O teste mais óbvio e fácil é se ele promove o verdadeiro Deus – Jesus. Se não faz isso, não á um verdadeiro profeta.

2. Se eles estão ao lado de Deus, então você precisa dar uma olhada mais de perto para fazer um juízo de valor. A olhada mais de perto é se ele fala de acordo com as revelações existentes de Deus e se os resultados da obra do profeta são pessoas santificadas.

3. O último teste, e também o menos confiável, é se o profeta predisse algo que não ocorreu. É difícil de saber se o profeta falhou porque Deus mudou de idéia (porque as pessoas mudaram), ou se o profeta era falso ou apenas presunçoso. Eu não rejeitaria imediatamente um profeta cuja profecia tenha falhado, caso o profeta tenha passado nas duas partes iniciais deste teste. Em vez disso, eu testaria cuidadosamente cada afirmação posterior.)

C. Amigo, a classificação imediata para os profetas modernos não deveria ser “falso”. Em vez disso, quando encontramos um “profeta” que está promovendo o evangelho de Jesus, precisamos considerar seriamente se esta pessoa está nos trazendo alguma luz adicional da parte de Deus.

VII. Próxima Semana: O Trabalho dos Profetas

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: