sábado, 17 de janeiro de 2009

O Dom Profético - Lição 04

O Dom de Profecia e a Igreja Remanescente (Apocalipse 12)

Introdução: Através da história bíblica, verificamos que Deus trabalha com um grupo específico de pessoas para o avançamento de Seu reino. Isto ainda é verdade? Isto será verdade nos dias que antecedem o encerramento da história desta terra? Uma vez que essas são pessoas que falam por Deus, não seria razoável que o dom de profecia fosse um dom especial entre este grupo remanescente? Vamos mergulhar na Bíblia e ver o que ela nos ensina sobre este assunto!

I. A Mulher e o Dragão

A. Leia Apocalipse 12:1-2 e Apocalipse 12:5. A única coisa nestes versos da qual temos certeza nesses versos é que esta mulher da a luz a Jesus. A partir deste fato, quem você acha que é representado por esta mulher? Será Maria, a mulher que realmente deu a luz a Jesus? Seria Israel, a nação que trouxe Jesus ao mundo? Seria uma referência à igreja cristã, o que parece ser o ponto de vista da maioria?

1. Quais são os argumentos contra esta mulher ser Maria? (Apocalipse 12:1 dificilmente parece ser a descrição de um ser humano.)

2. Quais são os argumentos contra esta mulher ser a igreja cristã? (Jesus trouxe ao mundo a igreja cristã, e não ao contrário.)

3. Quais são os argumentos contra esta mulher ser Israel? Poderiam as doze estrelas ser as doze tribos? (O argumento de que Israel matou a Jesus é tão forte quanto o argumento de que Israel trouxe Jesus ao mundo. Observando toda a história, parece estranho que esta mulher possa representar todo o povo de Israel.)

4. E se a mulher representasse alguma forma de agrupamento dentro destas três classes: especificamente os seres humanos que eram fiéis a Deus? Maria seria um destes? Algumas pessoas de Israel se qualificariam? Algumas pessoas da igreja apostólica se qualificariam? (Isto introduz o conceito de “remanescente” logo de início. Maria, a mãe de Jesus era uma pessoa com quem Deus teve um relacionamento especial. Ela representa os fiéis dentre os seres humanos. As doze estrelas podem ser compreendidas como os doze apóstolos – alguns dentre Israel na igreja primitiva que eram fiéis. Estar vestida “do sol” é uma referência do relacionamento entre Jesus e Seus fiéis. A mulher estar em pé sobre a lua (a qual reflete a luz do sol) é uma indicação de que os fiéis refletem Jesus em suas vidas.)

B. Leia Apocalipse 12:3-4 e Apocalipse 12:7-9. Quem é o grande dragão vermelho? (A Bíblia nos diz especificamente que ele é Satanás.)

1. O que quer dizer que a “cauda” do dragão arrastou consigo a terça parte das estrelas do céu? (Satanás ganhou a fidelidade de um terço dos anjos do céu. Eles, assim como Satanás, foram lançados à terra depois que perderam a batalha contra Deus. Eles perderam a batalha no céu.)

II. A Caçada do Dragão

A. Leia Apocalipse 12:4-6. Qual era o plano de Satanás para Jesus? Ele conseguiu executar o seu plano? (Satanás queria matar Jesus. Ele foi bem sucedido em seu plano.)

1. Pensando sobre a vida de Jesus, matá-lo era tudo o que Satanás tinha em mente? (Não. Satanás desejava levar Jesus a submeter a ele a Sua fidelidade. Satanás queria infligir dor, angústia mental e humilhação.)

B. Leia Apocalipse 12:13-15. Encontramos duas referências de tempo: 1.260 dias e “um tempo, tempos e meio tempo” O que um “tempo” significa? (Muitos comentaristas dizem que “um tempo” significa um ano. Portanto, os 3,5 anos seriam 42 meses ou 1.260 dias. Assim, as duas referências de tempo são a mesma coisa!)

1. O que acontece durante este tempo? (parece que este é um período de segurança para o remanescente.)

C. Leia Daniel 7:23-25. Vemos a mesma referência de tempo em Daniel e [nos versículos anteriores] vemos um animal muito parecido com o nosso dragão do Apocalipse. O problema é que vemos uma perseguição contra os santos, e não um lugar seguro para eles. Você pode reconciliar essas duas idéias: perseguição e lugar seguro? (Comentários como Barnes’ Notes, Matthew Henry e Adam Clarke explicam que isto é um período simbólico de tempo (1.260 anos), quando os cristãos foram perseguidos por Roma pagã ou pela Roma “cristã”, e eles fugiram para lugares remotos (o “deserto”), buscando segurança.)

1. Se esses comentaristas estão corretos, o que isto nos diz sobre a idéia de “remanescente”? (A divisão entre os seres humanos não é entre pagãos e cristãos, mas sim entre cristãos que levam a sério a sua fidelidade a Deus e todos os outros. Assim como Satanás conquistou seguidores entre os anjos no céu, da mesma forma pode conquistar seguidores entre aqueles que dizem ser, ou que já foram, verdadeiros cristãos.)

III. Características do Remanescente

A. Neste ponto você pode estar coçando a cabeça e se perguntando, “Como posso ter certeza de que sou uma pessoa “remanescente”? Vamos explorar o remanescente! Leia Apocalipse 12:10-11. Aqui vemos um conflito entre os verdadeiros cristãos e Satanás. Como os cristãos vencem este conflito? (Eles depositaram a sua confiança na morte e ressurreição de Jesus e contaram a outros acerca disso.)

B. Leia Apocalipse 12:16-17. Quem fez o dragão ficar irado? (Se estamos certos sobre a mulher, este seria um remanescente fiel.)

1. Quem, logicamente, seria a “semente” do remanescente? (Aqueles que nasceram mais tarde, e que também seriam verdadeiros cristãos.)

a. Por que Satanás está irado contra a semente? (Pela mesma razão pela qual está irado contra Jesus – eles estão em oposição. Eles estão no caminho de seus planos para a terra.)

2. Veja Apocalipse 12:17 novamente, porque este verso nos dá uma descrição muito clara do remanescente. Que duas características você vê? (Eles obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.)

IV. Obedecendo os Mandamentos de Deus

A. Se somos salvos pela graça, por que “obedecer aos mandamentos de Deus” é a primeira descrição dos verdadeiros e fiéis cristãos?

1. Por que não dizer (Mateus 22:37-40) “Aqueles que amam?”

2. Por que, de um ponto de vista do “dom profético”, os Dez Mandamentos são tão importantes? (Lembre-se de que eles são o “padrão áureo” para a comunicação de Deus com os seres humanos. Eles são a única comunicação que temos e que foi escrita pela própria mão de Deus. Qualquer outra comunicação através de profetas é feita de forma indireta.)

B. Acabei de ler um livro que atualmente é popular, intitulado “The Blue Parakeet” (O Paracleto Azul). A tese do autor é que deveríamos entender a Bíblia como histórias (ou séries de histórias) contadas pelos profetas acerca de seu relacionamento com Deus. O que você acha desta abordagem bíblica? (A grande liberdade de interpretação nesta abordagem para compreender a Bíblia me deixa um pouco nervoso. Eu estreitaria um pouco esta definição, dizendo que a Bíblia é uma série de histórias que nos ajudam a compreender o que Deus quer dizer em seu padrão áureo – os Dez Mandamentos.)

C. Do ponto de vista de Satanás, por que ele atacaria aqueles que guardam os Dez Mandamentos? (Se você não está seguindo a vontade de Deus para a tua vida, como pode ser um inimigo de Satanás? Não há necessidade de lutar contra aqueles que não estão no campo de batalha contra você.)

V. O Testemunho de Jesus

A. Veja novamente Apocalipse 12:17. Coloque-se no lugar do profeta João. Quão importante é a mensagem acerca de Jesus? (Todo o objetivo do teu ministério foi persuadir as pessoas de que Jesus era o Messias – Jesus é Deus.)

B. Qual era o relacionamento de Jesus com os Dez Mandamentos? (Se for necessário, leia Romanos, do capítulo 4 a te o capítulo 8. Sem Jesus, os Dez Mandamentos significam apenas a nossa sentença de morte. Através de Jesus, podemos satisfazer as exigências dos Dez Mandamentos. Romanos 5:9-19. Obedecermos aos Dez Mandamentos não faz nada por nós sem o restante da história – Jesus.)

C. Vamos ler uma série de textos para compreendermos melhor como o Apocalipse usa este termo “testemunho de Jesus”. Leia Apocalipse 1:1-2, Apocalipse 1:5, Apocalipse 14:12, Apocalipse 17:6, Apocalipse 19:10, Apocalipse 20:4, Apocalipse 22:16, Apocalipse 22:20-21. Como você entendo o significado do termo “testemunho de Jesus” depois de ler esses versos? (Estas são pessoas que estão comunicando a mensagem de Jesus ao mundo.)

1. Você notou Apocalipse 19:10 que diz que “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”? O que compreende que isto significa? (Nesta série de lições aprendemos que um profeta leva a mensagem de Deus. O testemunho do remanescente acerca de Jesus é uma mensagem de Deus.)

D. Leia Joel 2:28-29. O que Joel profetizou a respeito do remanescente nos últimos dias? (Que eles serão cheios do Espírito Santo. Sua mensagem acerca de Jesus é impulsionada por uma ligação íntima com o Espírito Santo.)

E. Amigo, você gostaria de ser parte do remanescente? Você está cheio do Espírito Santo, foi salvo pela graça de Jesus, está testemunhando o que Jesus tem feito e está determinado a viver uma vida em obediência à lei de Deus? Como está a tua igreja? Ela é cheia do Espírito Santo? Se a tua resposta não é um claro “Sim!”, então você vai orar agora mesmo para que o Espírito Santo entre na tua vida e na tua igreja com poder?

VI. Próxima Semana: A Inspiração dos Profetas

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: