terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O Dom Profético - Lição 05

A Inspiração dos Profetas (II Pedro 1 e 2; Lucas 1; I Coríntios 7)

Introdução: Em nossas lições anteriores aprendemos que ser um profeta significa que você comunica a mensagem de Deus aos outros. A forma mais pura de comunicação foi quando Deus escreveu os Dez Mandamentos com Seu próprio dedo na pedra. Não há possibilidade de erro nisto. Em seguida, aprendemos que Deus falou com Moisés “face a face” (significando que Moisés podia ver a forma de Deus). Obviamente, esta é uma forma muito alta de comunicação. Como os outros profetas obtêm mensagens da parte de Deus? Como eles as preparam para entregá-las a nós? Como devemos entender as mensagens daqueles que tem o dom de profecia? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. Profetas Velejadores

A. Leia II Pedro 1:16-18. Pedro está dizendo a seus ouvintes porque eles deveriam acreditar em suas histórias sobre Jesus. Que argumento ele está usando? (Pedro diz que ele (e outros) são testemunhas oculares.)

1. Que outras credenciais Pedro apresenta para Jesus, além de Pedro ter testemunhado pessoalmente o que Jesus fez? (Deus falou em reconhecimento de Jesus.)

a. Neste contexto, Pedro é um profeta? (Sim. Ele ouviu a voz de Deus e repetiu as suas palavras.)

b. Pedro está simplesmente recitando as palavras de Deus? (As palavras de Deus não dariam sentido sem a experiência humana de Pedro e suas observações de Jesus. Tomando tudo isso junto, temos o exemplo da obra de um profeta.)

B. Leia II Pedro 1:19. Que outro argumento Pedro apresenta em favor de Jesus? (Ele aponta o que os profetas predisseram sobre a vinda de Jesus.)

1. O que Pedro quer dizer quando fala que as palavras dos profetas ficam “ainda mais firmes”? As palavras de alguns profetas são instáveis? (Ele quer dizer que elas estão sendo provadas como sendo verdade através de seu cumprimento em Jesus.)

2. Note todas as referências a luz: “candeia que brilha”, “o dia clareie” e “a estrela da alva nasça”. O que isto tem a ver com profecia? (Nossa própria compreensão é parte do pacote completo. Temos as testemunhas oculares, temos as declarações de Deus, temos os fatos que se encaixam e temos um desejo de compreender que é auxiliado pelo Espírito Santo. Essas coisas juntas acendem a “luz” do entendimento. Começamos a ver claramente.)

C. Leia II Pedro 1:20-21. Que duas coisas não são a fonte da profecia? (A própria interpretação ou a vontade do profeta.)

1. O que isso quer dizer? Pensei que havíamos acabado de decidir que a compreensão completa do profeta acerca do que Deus disse sobre Jesus exigia uma compreensão da obra de Jesus! (A compreensão da profecia pode exigir isso. Mas o ponto aqui é que os escritos não tem uma origem humana – eles provêm de Deus. Em nosso exemplo específico, temos a palavra vindo do céu e os discípulos a ouviram. Ela não se originou neles.)

2. Que quadro mental você tem desta idéia de um profeta ser “impelido pelo Espírito Santo”? O comentário The Bible Knowledge Commentary nos fala que Lucas usa uma palavra que se refere a um barco a vela sendo impulsionado pelo vento. O texto continua dizendo: “[os profetas] estavam conscientemente envolvidos no processo; não estavam nem transcrevendo um ditado, nem escrevendo em estado de êxtase.”)

3. Volte e veja novamente II Pedro 1:21. à luz do que foi dito, que importância você dá ao termo “origem”? (A obra de um profeta é um projeto conjunto com Deus. A origem da mensagem, a decisão acerca do assunto, não são do profeta. Ao contrário, essas coisas vêm de Deus. Mas o profeta tem um papel importante a desempenhar com relação à mensagem.)

4. Gosto muito de pensar em profecia, comparando-a com velejar. Eu sou um velho marinheiro. A direção e a força do vento significam tudo. Com certeza, você pode navegar com o barco em muitas direções, independentemente da direção do vento. Mas isto é difícil. O barco a velas tem a maior força, maior velocidade, o melhor desempenho se o marinheiro permite que a direção do vento decida a direção do barco. É um esforço em equipe. Sem o vento, o barco não vai a lugar algum. Sem o marinheiro e as velas, o vento sozinho não tem qualquer efeito.

II. Visões Versus Pesquisa

A. Leia Lucas 1:1-4. O Evangelho de Lucas é uma parte importante da Bíblia. Você acha que ele é inspirado pelo Espírito Santo?

1. Este é um exemplo raro no qual um autor inspirado nos diz como ele escreveu o livro. Como ele fez isso? (Ele réu o relato de outros. Ele conversou com testemunhas oculares dos fatos. Parece que ele fez um juízo do mérito dessas testemunhas (“servos da palavra”). O fato de que Lucas investigou os relatos mostra que ele queria ter certeza de que eram precisos. Ele colocou o material em uma ordem lógica. Parece que Lucas é um repórter e um compilador!

2. Isto significa que Lucas copiou dos escritos de outros quando ele escreveu o livro de Lucas? Será que ele deveria ter usado notas de rodapé?

a. Leia Jeremias 23:30-32. Este texto quer dizer que Lucas estava roubando as palavras de outras pessoas? (Diferentemente de Lucas, os falsos profetas de Jeremias não eram sinceros com relação ao que estavam fazendo. Mais importante, o evangelho de Lucas não é um apanhado de mentiras irresponsáveis para promover Lucas. Lucas está tentando revelar Jesus de forma precisa.)

B. Leia Daniel 10:4-7. Qual é a fonte dos escritos de Daniel: (Ele é confrontado por um ser celestial. Algo físico está acontecendo (aqueles que não podem ver [o ser celestial], ficam aterrorizados), mas Daniel chama isto de visão.)

C. Leia Daniel 10:8-11. Daniel está apenas vendo um quadro ou alguém está lhe dizendo alguma coisa? (Ele está tendo uma visão de um ser falando com ele.)

D. Leia Daniel 10:12. De que forma Daniel é semelhante a Lucas? (Ambos estão pensando acerca de importantes questões espirituais. Ambos estão tentando compreender o assunto. Daniel, conforme o texto nos diz, estava orando por entendimento.)

1. Como Daniel e Lucas são diferentes em seus escritos? (Daniel tem uma maravilhosa visão de alguém falando com grande poder e glória. O orador dá a mensagem a Daniel. Lucas, por outro lado, tem seres humanos falando com ele.)

2. Será que este contexto torna a mensagem de Daniel mais confiável do que a mensagem de Lucas?

a. Se você diz que “não”, então, como você considera essas diferenças? (Vamos voltar ao ato de velejar. Eu já tive algumas experiências muito intensas velejando e algumas experiências muito calmas. Todas elas eram velejar. Deus aborda e guia os profetas humanos de diferentes maneiras – talvez em diferentes graus de intensidade. Tanto Lucas quanto Daniel falam como seus escritos foram concebidos. Isto nos ensina que os verdadeiros profetas podem ter experiências muito diferentes.)

III. Falsos Profetas

A. Leia II Pedro 2:1. Os falsos profetas são óbvios? (Não a princípio. Como falsos mestres, eles “introduzem secretamente” falsas idéias.)

1. Que pista podemos ter se um profeta é verdadeiro ou falso? (Se eles negam a Jesus.)

2. E se alguém atacou o evangelho de Lucas com base no fato de ele usar outras fontes – um teste apropriado de Lucas chegaria à conclusão de que seu evangelho promove o nome de Jesus? (Sim. Como um profeta organiza o material não é um teste.)

B. Leia II Pedro 2:2-3. De que outra forma poderíamos julgar os profetas (e mestres)? (Primeiro, siga o dinheiro. A ganância leva os falsos profetas a explorar aqueles que os seguem. Segundo, veja os resultados do ensinamento e da profecia. Os caminhos dos falsos profetas são “vergonhosos” e muitos estão “difamado o caminho da verdade”. Eles promovem a si próprios, não a Jesus.)

IV. Profecias Misturadas

A. Leia I Coríntios 7:10-13. Tudo isso está na Bíblia. E mesmo assim Paulo nos diz que algo do que está escrito é a sua própria opinião, e outra parte é mandamento de Deus. Uma parte da Bíblia é mais confiável do que outras partes?

1. Gosto de ver Paulo apontar o que são mandamentos de Deus e o que é a sua própria opinião. Mas ele sempre age desta maneira? E os outros profetas, eles sempre tornam clara esta distinção?

B. Leia I Coríntios 7:25-26. Paulo está nos dizendo que o Espírito Santo não o está inspirando aqui? Se sim, por que está na Bíblia?

1. Leia novamente II Pedro 1:20. Se a Bíblia não vem da própria interpretação do profeta, como Paulo pode estar nos dizendo (I Coríntios 7:25) que o que ele escreve é seu próprio juízo de valor? (Paulo parece estar respondendo uma série de perguntas apresentadas a ele pela igreja local. De acordo com a abordagem própria de um profeta, ele deixa o leitor perceber quando Deus não lhe deu uma revelação direta. Contudo, Paulo cama a si mesmo de “digno de confiança” – então, ele está afirmando que tem alguma base espiritual para suas afirmações – mesmo sem um mandamento expresso.)

2. O que isto nos ensina acerca dos escritos dos profetas? (Considere novamente a idéia do ato de velejar. A profecia é um projeto conjunto entre Deus e seres humanos. A mistura entre Deus e o ser humano varia – mas para o verdadeiro profeta o vento por trás das afirmações sempre é o Espírito Santo. A lição para nós é que precisamos observar a coleção dos escritos dos profetas como um todo, para discernir a vontade de Deus.)

C. Amigo, você vai orar a Deus para que Ele te dê compreensão acerca do dom de profecia? Vai orar para que, como descrito em Joel 2, o dom de profecia seja dado a muitas pessoas? Vai prestar atenção aos profetas que você tem hoje?

V. Próxima Semana: Provando os Profetas

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: