terça-feira, 25 de novembro de 2008

A Doutrina da Expiação - Lição 09

Metáforas da Salvação (I Pedro 1; II Coríntios 5; Romanos 3)

Introdução: Já te aconteceu de ir a um médico e descobrir que não consegue entender muitas das coisas que ele fala? Eu tinha um especialista que usava vários termos médicos que eu não compreendia. Eu o fazia parar e me explicar todos aqueles termos. Em minha prática de advocacia trabalho com empregados cujas crenças religiosas estão em conflito com alguma exigência de seu trabalho. A lei exige que o empregado religioso dê ciência disto ao seu empregador (ou ao sindicato). Quando esses empregados (geralmente cristãos) escrevem sobre suas crenças religiosas tento estar alerta a teremos que não são compreendidos pelo público em geral. Quando vejo algum destes, sugiro ao empregado que o substitua por um termo que o público compreenda. A Bíblia usa várias expressões para descrever a salvação. Aprendemos a razão para muitas delas quando estudamos o serviço do santuário no Antigo Testamento. Nesta semana olharemos com mais profundidade este assunto, Vamos mergulhar para dentro do nosso estudo de como a Bíblia descreve a salvação!

I. FLKs Redimidos?

A. Leia I Pedro 1:1-2. A quem Pedro endereça esta carta? (Aos eleitos de Deus – isto quer dizer nós!)

1. Pedro nos chama de “estranhos no mundo”. Alguém já falou que você parece estranho? Meu filho me apresentou ao termo “FLK”. Significa “garoto de aparência estranha” [em Inglês, “funny looking kid”, uma gíria médica sem equivalente direto em Pontuguês]. Os médicos utilizam este termo porque uma criança que não parece muito bem frequentemente tem problemas médicos não detectados. A aparência da criança é uma pista para esses problemas. Nós somos FLKs aos olhos do mundo? (Espero que sim. Podemos não parecer estranhos, mas Pedro sugere que alguém que é eleito por Deus não considera este mundo pecaminoso como sua casa. Um coração transformado nos torna estranhos a este mundo.) [N.T.: A Nova Versão Internacional da Bíblia em Português utiliza a da expressão “peregrinos dispersos”. Porém, a versão em Inglês, utilizada pelo autor no comentário original, utiliza a tradução “strangers in the world” (“estranhos no mundo”). Esta expressão deu margem ao comentário deste parágrafo.]

a. Espere um minuto, os cristãos não deveriam parecer diferentes? (Você não precisa ser tão velho quanto eu para poder ver que os estilos de vida geralmente se refletem na aparência das pessoas. Contudo, não creio que Pedro está falando sobre aparência.)

2. Como nos, os eleitos, devemos ser estranhos? (I Pedro 1:2 nos fornece duas figuras: nossos pecados são removidos pelo sangue de Jesus sendo aspergido sobre nós. (lembre-se da nossa discussão sobre o santuário na terra.) O Espírito Santo nos ajuda a irmos em direção à obediência a Jesus. Isto nos prepara para o mundo vindouro.)

B. Leia I Pedro 1:3-5. Note todos os símbolos, todas as metáforas. O último texto se referiu à “aspersão do Seu sangue”. Entre outras coisas, este texto se refere a “regeneração” (novo nascimento) e “herança”. Qual é o tipo de família na qual estamos nascendo? Que tipo de riquezas esta nova família possui? (Os cristãos esperam um novo mundo. Pedro diz que o nosso novo nascimento, agora na família de Deus nos dá uma “esperança viva” de uma herança no mundo por vir. Aquela herança, diferentemente do mercado de ações atual, não perde o valor. Porém ele é um pouco vago nos detalhes.)

1. Podemos fazer esta transição agora? (Sim. Podemos nos juntar à família de Deus agora, quando nascemos de novo (atreves do batismo). Na semana passada aprendemos que optamos por participar do batismo de Jesus quando somos batizados. Veja Romanos 6:4)

C. Leia I Pedro 1:6-7. Somos estrangeiros e sofremos tristezas e todo tipo de provações. Por que Pedro está exultante a respeito disso? (Imagine ser contratado por uma nova empresa para uma posição muito importante. Todos esses novos desafios podem ser muito difíceis, mas eles te ajudam a ser melhor no teu novo emprego. Você não se preocupa com esses desafios, porque está contente por estar nesta nova posição. Nossa alegria por causa do novo nascimento a da nova herança nos ajuda a não levarmos em conta os desafios imediatos. Os desafios reforçam a nossa fé.)

D. Leia I Pedro 1:17. Pedro nos fala para vivermos nossas vidas como estrangeiros aqui. O que você acha que isto significa, do ponto de vista prático? Como um estrangeiro viveria, em comparação a um cidadão comum?

E. Leia I Pedro 1:18-19. Somos estrangeiros redimidos. Do que nós fomos redimidos? (“da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados”.)

1. O que é uma maneira vazia de viver? O que isso significa? (Uma vida sem significado. Uma vida sem futuro.)

2. A idéia de sermos redimidos significa “trazidos de volta”. Aqui, não estamos sendo redimidos com dinheiro, somos redimidos pelo sangue de Jesus. Que tipo de futuro e vida significativa Jesus comprou para nós? (Pense em dois tipos de artesanato. Meu pai fez algumas obras entalhadas em madeira que creio que ficarão na família por gerações. Na praia local, artistas fazem belas esculturas na areia. Estas duram uma semana. Jesus nos permite agora começarmos a construir para a eternidade.)

F. Leia II Coríntios 5:16. Nossa visão também melhorou com este novo nascimento? (Sim.)

1. O que, exatamente, você acha que quer dizer “considera [alguém] do ponto de vista humano”? (Um ponto de vista humano consideraria uma pessoa com base em riqueza, aparência e posição. Nós podemos ser um “FLK” à vista do mundo – mas quando nos convertemos, vemos essas coisas sob uma nova luz. Compreendemos a visão eterna das coisas.)

a. Por que pensaríamos menos em riqueza, aparência e posição, apenas por que nos tornamos cristãos? (Isto nos leva de volta ao ponto de Pedro em I Pedro 1:4 – nosso nova riqueza celestial é completamente segura. Riqueza, aparência, posição na terra, tudo isto perde o valor. Todos nós ficamos velhos e morremos. Nossa nova visão nos ajuda a escolher o que é eternamente importante.)

II. Reconciliação

A. Leia II Coríntios 5:17-18. Quando eu digo que estou “reconciliado” com alguém, isso quer dizer que anteriormente eu tinha alguma discórdia com esta pessoa. Não me lembro de ter tido alguma briga com Deus! Por que eu preciso me reconciliar? (Leia II Coríntios 5:19. Quando pecamos, estamos em conflito com Deus! Jesus nos fornece uma maneira para que nossos pecados não sejam contados contra nós. A fonte da discórdia entre Deus e os seres humanos é resolvida por Jesus.)

B. Leia II Coríntios 5:20-21. Paulo nos diz que está falando em nome de Deus. Está fazendo um discurso de vendas em lugar de Deus. O que ele está vendendo? (Reconciliação. Temos dois mundos opostos – a terra aqui e a terra por vir. Paulo, como um embaixador de Deus e da terra por vir, apela para que aceitemos esta oferta para termos nossos pecados colocados sobre Jesus e Sua justiça colocada sobre nós.)

C. Vamos rever II Coríntios 5:16. Como Paulo nos vê? (Lembre-se que os discípulos pensavam, originalmente, que Jesus estabeleceria um reino na terra. Agora, eles vêem o reino de Jesus como sendo no céu e na nova erra. Quando o Reino do Céus se tornar real para você, verá as outras pessoas não como ricas, poderosas e lindas, mas sim como sendo ou não sendo cidadãos da terra por vir.)

III. Justificação

A. Leia Romanos 3:19-20. Conforme observamos os que são ou não são cidadãos ao nosso redor, aqueles que são “pessoas boas” e bons vizinhos são considerados como cidadãos do mundo por vir? (Não. Ninguém é justo por ser uma pessoa boa. Mesmo aqueles que lêem a palavra de Deus e compreendem o Seu padrão para a vida não são justos – eles simplesmente compreendem mais claramente quão pecadores são!)

B. Leia Romanos 3:21-24. Como nos tornamos justos? Como nos tornamos cidadãos do mundo eterno por vir? (Pela fé na redenção operada em nós por Jesus.)

1. Algum outro fator na nossa vida faz alguma diferença? (Não! Todos os que crêem estão habilitados a aceitar esta redenção. “Não há distinção”.)

C. Leia Romanos 3:25-26. Quando aceitamos o sacrifício de Jesus em nosso favor, quando aceitamos Sua morte como sendo o castigo suficiente pelos nossos pecados, como terminamos? (Justificados! Estamos capacitados para sermos cidadãos do reino eterno por vir.)

D. Amigo, você compreende isto? Por causa do que Jesus fez por você – redenção, reconciliação e justificação – você está capacitado a se tornar um cidadão do Reino de Deus. Pode agregar-se à família que viverá eternamente na terra por vir. Você vai aceitar o que Jesus fez por você e tornar-se hoje um cidadão?

IV. Próxima Semana: Expiação na Cruz

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

terça-feira, 18 de novembro de 2008

A Doutrina da Expiação - Lição 08

Nascido de Mulher – Expiação e Encarnação (Lucas 1; Mateus 3; Mateus 4)

Introdução: Nas duas últimas semanas aprendemos que o cristianismo é a “religião das pessoas pensantes”. O que não discutimos é quanto temos que pensar! Em certo sentido, é fácil e lógico alinhar o sistema do Antigo Testamento para remover o pecado com a vida, morte, ressurreição e ministério celestial de Jesus. Eles simplesmente se encaixam logicamente. Por outro lado, não é tão fácil compreender como o Deus Criador poderia abater-Se para se tornar um ser humano. Mesmo a mecânica de ter um “Deus nascido de mulher” para dar origem a um Deus/humano é muito difícil de entender. Vamos tentar fazer isso, pulando para dentro do nosso estudo da Bíblia!

I. Virgem Maria

A. Leia Lucas 1:26-28. Você se lembra de quando ficou noivo, para se casar? Como você se sentiu? (Foi excitante. Não apenas a vida romântica é um sentimento magnífico, mas as oportunidades da vida estão diante de você.)

1. O que você acharia desta saudação de Deus, dado por Gabriel?

B. Leia Lucas 1:29. Como Maria reagiu a esta saudação? Por que ela reagiria da forma como reagiu? (Esta era uma saudação surpreendente para uma mulher jovem. Por que ela mereceria esta saudação?)

1. Você acha que Maria pode ter pensado que esta saudação era um galanteio desnecessário e que o anjo queria alguma coisa dela?

a. Era um galanteio? (Não! Como veremos, Deus o Pai estava confiando Jesus a um ser humano – e Maria foi aquela que Ele escolheu. Isto não é um galanteio.)

C. Leia Lucas 1:30-34. De todas as coisas maravilhosas que Gabriel disse, qual chamou a atenção de Maria? (Ela não passou do primeiro ponto – aquele que fala sobre ela ter um filho, embora não fosse casada.)

D. Leia Lucas 1:35-37. Se você fosse Maria, esta explicação responderia a tua pergunta?

1. Você entendeu a explicação do anjo?

2. Qual é o ponto mais importante dito por Gabriel, que te ajuda a compreender isto? (Gabriel sabe que ele está dizendo algo que é completamente inconsistente com a experiência humana. Ele aponta para outro milagre (a gravidez de Isabel) e diz que “Nada é impossível para Deus”. Você acha que isto é uma coisa incomum para Deus? Imagine falar e o mundo passar a existir.)

E. Vamos voltar e olhar com mais detalhes a parte da anunciação que não suscitou perguntas por parte de Maria, porque ela ainda estava pensando no primeiro ponto. Leia novamente Lucas 1:31-33. O que o anjo está falando sobre Jesus? Ele diz claramente que Jesus é Deus?

1. Por que o texto diz “será chamado ... Filho de Deus”, em vez de “Ele é o Filho de Deus”? (A posição de Jesus não seria simplesmente declarada por Gabriel, mas seria reconhecida pelos seres humanos.)

2. Leia Romanos 1:14. Por que os seres humanos chamariam Jesus de “Filho de Deus”? (Não apenas por causa das profecias do Antigo Testamento, não apenas por causa de sua concepção incomum, a Sua ressurreição dentre os mortos demonstra Seu poder. Existem várias razões para chamar Jesus de “Filho de Deus”.)

F. Leia Lucas 1:38. Como Maria reage a estas notícias assombrosas e sem precedentes? Transporte-se novamente para o lugar mental onde começamos – como você enxergava a vida quando ficou noivo(a)? Como isto mudaria tuas esperanças, sonhos e planos? (Maria submete-se à vontade de Deus para a sua vida. Você ainda se surpreende por que Deus disse grandes coisas a respeito dela?)

II. O Homem Deus

A. Com base nesta introdução, como você chamaria Jesus? Metade homem, metade Deus? (Leia Colossenses 2:9. A Bíblia nos diz que “toda a plenitude” de Deus habitou em Jesus na forma humana. Jesus era totalmente Deus.)

B. Compare Hebreus 1:1-3 com Hebreus 5:7-10. Como você consegue conciliar essas duas descrições de Jesus? Uma diz que Jesus é “o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser” e a outra diz que “Ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu [e foi] aperfeiçoado, [tornando-se] a fonte da [nossa] salvação”. (Um texto soa como se fosse completamente Deus e outro como se fosse completamente como os seres humanos. Penso que esta é a resposta correta – Jesus era totalmente Deus e totalmente humano.)

C. Leia I Coríntios 15:45-47. Existe uma ligação lógica entre Adão e Jesus? (Leia I Coríntios 15:48-49. A vida cristã demonstra esta ligação. Começamos como seres humanos pecadores (Adão) e somos ressuscitados para a vida eterna através de Jesus.)

III. O Homem Batizado

A. Leia Mateus 3:13-14. Quem tem um argumento melhor aqui, Jesus ou João? (A resposta óbvia é “João”. Por que Jesus, que não tinha pecado, precisava nascer de novo? Como você poderia melhorar o Seu primeiro nascimento?

B. Leia Mateus 3:15. Espere um minuto. Que argumento Jesus está colocando aqui? Este argumento convenceu João; ele te convence? (Você se lembra do conceito de “corporação” que estudamos há duas semanas atrás? Quando Jesus morreu, nós morremos com Ele. Portanto, morremos para os nossos pecados através de Jesus. Jesus está falando da “parte visível” desta mesma idéia. Quando Jesus foi batizado, nós fomos batizados corporativamente. Desta forma, este ato “cumpriu toda a justiça”.)

1. Não há uma falha neste argumento da corporação? Seguindo as instruções de Jesus (Mateus 28:19-20), Seus discípulos mais tarde estavam batizando todas as pessoas que eles conseguiam colocar as mãos. Por que os novos conversos precisariam ser batizados, se já foram “corporativamente” batizados com Jesus? (Em vez de criar um buraco lógico, penso que isto preenche um buraco. Se todos morreram para os seus pecados através de Jesus, então todos estariam salvos. Isto não é consistente com o restante da Bíblia. A ordem de Jesus para batizar demonstra que o modelo corporativo tem um dispositivo de “opção”. Você morreu com Jesus quando O aceitou afirmativamente como Senhor. Você está corporativamente batizado com Jesus quando aceita o batismo.)

C. Leia Mateus 3:16-17. Quem está envolvido no batismo de Jesus (e, corporativamente, no nosso)? (Deus o Pai e Deus Espírito Santo.)

1. Você entende agora por que Jesus deu as instruções que deu para o nosso batismo? (Veja Mateus 28:19. O Seu batismo e o nosso se encaixam perfeitamente.)

IV. O Homem Testado

A. Leia Mateus 4:1-2. Isto acontece imediatamente em seguida ao batismo de Jesus. Por que o Espírito Santo o levaria para a tentação?

1. Quando você pensa em “pontos altos espirituais” na tua vida, onde você coloca o dia do batismo?

2. Qual é o ponto em jejuar? (Leia Ester 4:15-16. Ester concordou em ser a defensora de seu povo e tentar derrotar Hamã, que queria matar os judeus. Para preparar-se para esta reunião decisiva com o rei, ela jejua.)

3. Se você fosse um comandante de uma batalha, escolheria o lugar da batalha ou deixaria o teu oponente escolher? (Penso que essas questões nos levam à explicação desta estranha afirmação de que o Espírito levou Jesus à tentação. Fortalecido pelo batismo e pelo jejum, Jesus é levado pelo Espírito ao combate com Satanás. O Espírito escolhe a hora o lugar e as circunstâncias para a batalha.)

4. Há uma lição nisso para nós? (Precisamos nos preparar contra o pecado guardando os nossos pensamentos. Precisamos nos preparar contra o pecado conhecendo a palavra de Deus. Precisamos ser guiados pelo Espírito. Se sabemos que uma batalha está se aproximando, devemos nos preparar através do jejum.)

B. Leia Mateus 4:3-4. Assuma que você é Satanás e quer levar Jesus a pecar. Quanto tempo e imaginação você empregaria no planejamento da tua tentação inicial?

1. Você acha que Satanás foi apanhado despreparado para esta batalha? (Sim. Ele agora está no terreno de Jesus. Satanás usa o que ele tem à mão – fome – para tentar Jesus na questão do orgulho e confiança em Deus. É difícil de acreditar que transformar pedras em pães sereia a melhor abordagem de Satanás.)

2. Como isto se compara com a tentação de Eva e Adão? (Foi uma questão de orgulho (ser igual a Deus, conhecedor do bem o do mal) e foi uma questão de confiança em Deus (Deus havia escondido de você uma coisa boa).)

3. O que isto nos ensina acerca de nossas fraquezas? (Nos ensina a termos cuidado com o nosso orgulho e nossa falta de confiança em Deus. Estas são armas fundamentais utilizadas por Satanás. Se Satanás as usou contra Jesus, certamente as usará contra você.)

C. Leia Mateus 4:5-6. A resposta de Jesus à tentação dos pães foi uma referência à Bíblia. A próxima tentação de Satanás se apoiou na Bíblia. Esta tentação tem algum paralelo com as tentações na tua vida? Tem algum paralelo com a tentação de Adão e Eva? (Este é o problema oposto – presunção. Saímos da falta de confiança em Deus para a presunção de que Deus irá intervir para nos salvar não importa o que façamos. Adão e Eva presumiram que Deus não faria o que Ele disse que faria.)

D. Leia Mateus 4:8-10. Quão séria você acha que foi esta tentação para Jesus?

1. Que paralelos existem com as tentações na tua vida? (Satanás está oferecendo um atalho a Jesus. Ele pode evitar todos os tipos de problemas e dores se simplesmente tomasse a rota de Satanás. Nossas lições são sobre justificação através de Jesus, mas não podemos nos esquecer da instrução de Jesus em Mateus 5:48, de que devemos buscar a perfeição - sermos perfeitos como é perfeito o nosso Pai celestial. O “atalho” para a santidade foi a terceira tentação de Satanás para Jesus.)

E. Amigo, você é incorporado ao batismo de Jesus e à Sua morte e ressurreição quando escolhe ter fé nEle. Você vai decidir hoje escolher a vida com Jesus – aceitar o poder do Espírito Santo para viver uma vida que agrade a Deus?

V. Próxima Semana: Metáforas da Salvação

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

terça-feira, 11 de novembro de 2008

A Doutrina da Expiação - Lição 07

Expiação em Símbolos – II (Levítico 16; Hebreus 9)

Introdução: Na semana passada aprendemos que apenas o cristianismo, dentre as três principais religiões do mundo que aceitam o Antigo Testamento como a palavra inspirada de Deus, cumpre e segue o padrão do Antigo Testamento para tratar com o pecado. Isso é história. O que podemos dizer sobre hoje e o futuro? O que o sistema sacrifical do Antigo Testamento nos ensina acerca da obra atual de Jesus acerca do problema do pecado? O que Jesus está fazendo pelo nosso pecado? Ou será que o Seu trabalho está completo e agora Ele está aproveitando a aposentadoria? Vamos pular para dentro do nosso estudo da Bíblia e descobrir!

I. Dia da Expiação

A. Leia Levítico 16:1-2. Deveríamos estar preocupados ao nos aproximarmos de Deus em oração? Esses textos estão falando sobre oração? (Não, estes versos estão falando sobre algo bastante diferente. O santuário no qual ocorriam os sacrifícios tinha dois compartimentos. Estes eram o “Santo” e o “Santíssimo”. Uma cortina separava os dois. Deus disse que apareceria no Lugar Santíssimo. Um ser humano morreria na Sua presença.)

1. É dito a Arão para que não entre no compartimento Santíssimo a qualquer hora que desejar. Quando ele pode entrar? (Leia Levítico 23:26-28 e Êxodo 30:10. Existe um “Dia da Expiação”, uma vez ao ano, durante o qual Arão pode (e deveria) entrar no compartimento Santíssimo.)

2. Na semana passada discutimos como o sangue do animal sacrificado fazia expiação pelos pecados da pessoa que o sacrificava. Como este “Dia da Expiação” se encaixa neste quadro?

B. Leia Levítico 16:11-14. Quando o texto diz que Arão iria “para trás do véu”, o que isto significa? (Este capítulo em Levítico fornece os detalhes do Dia da Expiação. Ir para trás do véu é uma referência a entrar no compartimento Santíssimo do santuário no Dia da Expiação. Esta era a única ocasião na qual o Sumo Sacerdote poderia entrar.)

1. Por que este animal era sacrificado no Dia da Expiação? (Era para fazer expiação pelos pecados do Sumo Sacerdote e sua família.)

C. Leia Levítico 16:15-17. O que mais está sendo expiado no Dia da Expiação? (Estes três versos capturam a essência do que estava ocorrendo. Eles capturam as “setas do pecado” (ver Efésios 6:16). Quando uma pessoa sacrifica um animal pelo seu pecado, o sangue do animal – que representa a sua vida – remove (purifica) o pecado daquela pessoa. O sacerdote asperge então o sangue do animal no santuário, e então o pecado é transferido para o santuário. No Dia da Expiação, os pecados do povo (e do Sumo Sacerdote) são transferidos para o compartimento Santíssimo. No final, toda a comunidade e o santuário estão purificados do pecado.)

1. Uma maneira prática de pensar acerca disso é imaginar que você entrou em casa com lama seca sobre você. Você nota a lama, passa uma escova e ela cai sobre o tapete. Você passa o aspirador de pó no tapete e a lama fica no saco do aspirador. Você esvazia o saco na lata de lixo. No final da semana, você leva o lixo para fora da tua casa. O pecado está seguindo um caminho de remoção.

D. Leia Levítico 16:20-22. Qual é o destino final de todo este pecado do ano? Onde a “seta do pecado” termina? (No final, o pecado é transferido para um bode, que é enviado para o deserto. Agora o pecado deixou a comunidade.)

1. Como este bode se encaixa de maneira lógica na idéia da expiação? Este bode nunca era morto. Seu sangue nunca cobria pecado algum. (Leia Mateus 4:1 e Deuteronômio 32:9-10. O deserto ou lugar ermo é uma representação do lugar onde Satanás vive. Um lugar sem Deus. O quadro mental que vejo é que o pecado é “devolvido ao remetente”. O pecado retorna para Satanás – onde ele começou. O bode é como a tua lata de lixo – vai em direção ao depósito de lixo da cidade.)

2. Existem muitos detalhes e simbolismos no que acontecia no Dia da Expiação. Nós apenas arranhamos a superfície de todo esse simbolismo. Em vez de discutirmos todos esses detalhes simbólicos em maior profundidade, vamos seguir em frente para tentarmos compreender o que eles nos ensinam que está acontecendo hoje com Jesus.

II. A Profecia do Dia da Expiação

A. Faça uma leitura de Hebreus 9:1-7, como um resumo do que acabamos de aprender em Levítico. Qual é, segundo Hebreus, o propósito do sistema do Santuário do Antigo Testamento? (Hebreus diz que Deus estava tentando nos ensinar algo sobre o pecado.)

1. O que Ele estava ensinando? (Não podemos chegar ao Dia da Expiação final enquanto o santuário na terra ainda estava em pé.)

2. Como o livro de Hebreus pode dizer que “ainda não havia sido manifestado o caminho para o Santo dos Santos”? Era logo do outro lado do véu! (Você se lembra que Arão foi advertido a não entrar no Lugar Santíssimo a qualquer hora que desejasse, porque Deus estava ali e Arão morreria? Penso que este texto está nos dizendo que o caminho para que nós, seres humanos pecadores, nos aproximemos de Deus ainda não havia sido revelado. Alguma coisa acerca do processo para nos purificar do pecado ainda não havia sido adequadamente compreendido.)

a. O que a destruição do santuário na terra tem a ver com este mistério? (Aprendemos na semana passada que o sistema sacrifical do Antigo Testamento era simbólico do sacrifício de Jesus como o Messias. Aparentemente, o que Jesus veio fazer não podia ser completado enquanto o santuário na terra ainda permanecia em pé.)

b. Isto quer dizer que o cumprimento final do Dia da Expiação não ocorreu até depois que o santuário judaico foi destruído (pelos romanos no ano 70 da nossa era)? (Certamente o texto sugere isso – ou, pelo menos, sugere que os seres humanos não haviam entendido o que estava ocorrendo até depois daquele momento.)

B. Leia Hebreus 9:9-10. Como pode ser isso? Acabamos de aprender como a expiação tratava da questão do pecado, e como os pecados eram finalmente levados ao deserto. Hebreus está dizendo que isto não significava nada? (Hebreus 9:9 nos diz que isto era “uma ilustração para os nossos dias”. Todo o sistema do santuário era para nos ensinar uma lição espiritual.)

1. O que é a “nova ordem”?

C. Leia Hebreus 9:11. Qual é o tabernáculo “não feito pelo homem” – que não é “pertencente a esta criação”? (Leia Hebreus 8:5 e Êxodo 25:8-9. Deus mostrou a Moisés o modelo do santuário na terra. Este foi criado a partir do modelo de um santuário no céu. A idéia de uma “nova ordem” deve se referir a alguma coisa que está acontecendo no santuário no céu.)

1. Espere um minuto! Pensei que o cordeiro simbolizava Jesus. Como pode ser que Jesus seja o Sumo Sacerdote? (Leia Hebreus 9:12. Nesta nova ordem, Jesus é tanto o Sumo Sacerdote quanto o Cordeiro.)

D. Leia Hebreus 9:13. O que Jesus está fazendo por nós no santuário celestial? (Ele está oferecendo Seu sangue para fazer expiação pelos nossos pecados! Esta é a “nova ordem”.)

E. Leia Hebreus 9:23-26. O santuário no céu precisa ser purificado do pecado? (Parece que precisa.)

1. Quando é o Dia da Expiação celestial? Quando o santuário celestial será purificado? (Isto ocorre apenas uma vez. Hebreus 9:8 sugere que isto ocorreu depois do ano 70 da nossa era e Hebreus 9:26 diz que é “no fim dos tempos”. Este é uma período de tempo bastante longo, mas parece óbvio que o tempo não é a questão principal; a questão principal é o que Jesus está fazendo e tem feito para retirar permanentemente os nossos pecados!)

F. Leia Hebreus 9:27-28. Note o paralelo neste capítulo. Os seres humanos morrem e então enfrentam o juízo de Deus. Jesus morreu para fazer expiação pelos nossos pecados e então Ele vem para nos trazer a salvação. Quando Jesus vai fazer isso? (Esta é a Segunda Vinda! Você consegue ver a linha do tempo aqui? Jesus veio à terra, viveu uma vida perfeita, morreu em nosso lugar, ressuscitou e voltou ao céu. No céu, Ele entrou no santuário onde faz expiação por nós com Seu sangue. No Dia da Expiação celestial, Ele remove o pecado. Então, Jesus retorna para nos levar para casa com Ele. Purificados de nossos pecados, podemos ver a face de Deus e vivermos!)

G. Como deveríamos reagir a essas boas notícias? (Leia Hebreus 10:19-22. Primeiro, deveríamos ter confiança acerca da nossa salvação. Seres humanos pecadores morriam se entrassem no Lugar Santíssimo do santuário. Isto significava entrar na presença de Deus. Podemos com confiança entrar na presença de Deus através de Jesus, que tira os nossos pecados.)

H. Leia Hebreus 10:23-25. Qual é a segunda reação que deveríamos ter a essas boas notícias? (Precisamos viver de acordo com o que acreditamos. Precisamos acreditar nesta mensagem. Vemos que o santuário na terra nos revelava a maneira de Deus remover os pecados. Também nos revela que Jesus é o Messias. Nos revela o que Jesus está fazendo por nós agora. Precisamos nos apegar a esta mensagem. Precisamos encorajar a nós mesmos e a outros a demonstrar amor e boas obras. Precisamos adorar juntos e nos encorajar uns aos outros nesta esperança.)

I. Amigo, você está convencido que Jesus está intercedendo por você no santuário no céu? Está convencido de que Jesus expiou os teus pecados? Se sim, vai se comprometer a viver de acordo com isso?

III. Próxima Semana: Nascido de Mulher – Expiação e Encarnação

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A Doutrina da Expiação - Lição 06

Expiação em Símbolos – I (Levítico 4-6 e 17; Romanos 3,5 e 6)

Introdução: No final da tarde do último domingo, eu estava sentado em um banco, olhando o lago próximo à minha casa. O entardecer quieto e lindo levou meus pensamentos para Deus e para o meu lugar em Seu mundo. Pensei sobre porque eu acreditava que Deus existia, o cristianismo era a verdade e Jesus era o Messias. Nossa lição desta semana aborda esses assuntos. Minha razão para acreditar que Deus existe é a ordem que vejo na Criação. Possuir carros e casas me ensinou que as coisas se movem da ordem para a desordem, não ao contrário. Que Deus tenha predito o Messias através dos símbolos da expiação demonstra a Sua ordem. As três principais religiões do mundo acreditam no relato do serviço do santuário, embora apenas o cristianismo possa equiparar este serviço com Jesus, o Messias. Apenas o cristianismo confia nestes símbolos que já encontraram cumprimento para o perdão dos pecados. O cristianismo é uma religião lógica, consistente e racional. Vamos pular direto para dentro de nosso estudo da Bíblia para compreender melhor isto!

I. O Caminho de Escape do Pecado

A. Leia Levítico 6:1-4. Por que quem comete qualquer um desses pecados está “cometendo um erro contra o Senhor”? Não é o fulano ao nosso lado quem ficou sem sua propriedade? (Deus é Aquele quem disse nos Dez Mandamentos que essas coisas são erradas. É o padrão de Deus que está sendo quebrado.)

B. Leia Levítico 6:5. Qual é o primeiro passo para recuperar-se de um pecado sob o sistema do Antigo Testamento? (Embora a lei de Deus tenha sido quebrada, Deus quer que restituamos aquilo que foi tirado. O primeiro passo é admitir o nosso erro e tentar acertar as coisas.)

C. Leia Levítico 6:6. Por que este texto diz “por sua culpa”? Pensei que o quinto acrescentado já era uma penalidade suficiente! (O quinto acrescentado à restituição era pago à pessoa que foi enganada. Esta oferta está sendo apresentada a Deus.)

1. Se o animal é “devidamente avaliado”, o que importa que ele seja “sem defeito”? Por que não matar os animais defeituosos, se eles tiverem valor suficiente para pagar a penalidade?

2. Por que matar o animal, afinal de contas? Você paga penalidades com coisas que funcionam, não com algo que está morto! “Me desculpe por ter roubado tuas calotas (ou rodas), aqui está uma bateria descarregada para acertar as coisas.” Estas duas exigências não fazem sentido sem uma compreensão cristã acerca do Messias.)

D. Leia Levítico 6:7. Até este último ponto no texto temos o que eu chamo de um sistema típico de justiça. O estado tenta tomar o lucro da atividade criminosa, reparar a vítima do crime e exige que uma penalidade seja paga ao estado, para a manutenção da ordem. O que este texto acrescenta, que é incomum? (Tem a ver com o último ponto, acerca do animal morto. Passamos para algo maior do que a atividade criminosa. Estamos nos referindo especificamente à questão do pecado.)

1. Quem este texto fala que faz a expiação? (“o sacerdote fará propiciação por ele”, pelo seu pecado.)

E. Vamos explorar esta idéia da expiação um pouco mais. Leia Levítico 4:27-31. Quem mata o animal? (A pessoa que pecou coloca a sua mão sobre o animal e então o mata.)

1. Note que isto envolve os pecados não intencionais. Este processo te faria ser mais cuidadoso com respeito ao pecado no futuro? (Eu detestaria ter que matar o animal. Para mim, isso evitaria que eu pecasse.)

2. Se você tivesse que ir até uma pessoa sábia e dizer “Eu prejudiquei alguém, o que você acha que eu deveria fazer?”. A resposta provavelmente seria “Tente acertar as coisas e não cometa este erro novamente.” Vimos a idéia da restituição. Matar o animal evitaria que eu cometesse o mesmo erro novamente. Isso é tudo o que há aqui? É isso o que a expiação significa – desencorajar futuras más ações? Que elemento importante está faltando?

F. Leia Levítico 17:11-12. Neste texto e no último, temos toda esta discussão sobre o que fazer com o sangue. Como o sangue se encaixa neste quadro?

1. Por que o sangue é algo que pode fazer expiação? (Leia Gênesis 2:15-17. O resultado do pecado é a morte. Deus diz em Levítico que a vida está no sangue. A morte do animal substituiu de alguma forma a morte causada pelo pecado do homem. O sangue do animal expiou o pecado da pessoa. Isto é algo bem diferente do que restituição ou evitar cometer o erro. Começamos dizendo que pecar é ser infiel para com Deus. É uma violação do Seu padrão. Seu padrão diz que o pecado resulta em morte.

II. A Expiação Como Profecia

A. Consideramos anteriormente o que uma pessoa sábia diria a alguém que houvesse feito algo errado. Penso que seja seguro dizer que um sacrifício de sangue nunca passaria pela mente de uma pessoa sábia. Existe alguma dentre as maiores religiões do mundo que creia em um sacrifício de sangue por causa de erros pessoais (exceto por assassinato)? Há alguma delas que creia ou ensine a expiação?

B. Leia Romanos 3:23-26. Como a Bíblia sugere que o componente da expiação no sistema do santuário predizia Jesus? (O sistema do santuário introduziu uma idéia nova, de que o sangue do animal poderia, de alguma forma, libertar o ser humano de ter que pagar pelo seu pecado com sua vida. A pessoa poderia evitar o resultado final do pecado usando um substituto.)

1. Note que Romanos 3:25 diz que esta idéia de expiação demonstra “justiça”. É assim que você vê isso? Se você fosse um defensor da causa dos animais, estaria chamando este sistema de “injustiça”.

C. O judaísmo não pratica mais sacrifícios de animais porque o templo foi destruído e não foi reconstruído. Esta é uma desculpa razoável para não seguir o procedimento delineado claramente para eliminar o pecado? (Leia Êxodo 20:24-25. O sacrifício não exigia um templo. Ele poderia ser realizado sobre um altar de terra ou de pedras.)

D. O Islamismo, que aceita o Antigo Testamento como sendo revelação de Deus, tem algum ritual que se aproxima da expiação através de alguma outra pessoa que não o pecador?

E. Leia I Pedro 1:18-21. O que Pedro diz que é maneira normal de acertar o que está errado? (Pagar uma penalidade: prata, ouro ou valores de algum tipo.)

1. Como nossos erros são acertados? (Pelo sangue de Jesus.)

2. Note que Pedro se refere ao Cordeiro como sendo sem “sem mancha e sem defeito”. Eu levantei esta questão antes dizendo que, de forma abstrata, isso não fazia sentido. Faz sentido agora? (A razão pela qual Deus exigia um animal perfeito – sem mancha – era para predizer que Jesus, que viveu uma vida perfeita, morreria para expiar os nossos pecados.)

3. Deus estava montando o sistema do santuário conforme ele acontecia? (Não. Este texto diz que Deus tinha este plano em mente antes que o mundo fosse criado. Ele estabeleceu o serviço do santuário como um mecanismo simbólico para nos ensinar a respeito de Seu plano para a salvação dos seres humanos.)

4. Por que não ficar simplesmente com a morte dos animais? Por que Jesus teve que morrer? Como isto pode ser justiça? Se eu fosse Deus, certamente teria usado animais da fazenda, em vez de meu filho! (Este ainda é para mim um conceito difícil de compreender de maneira lógica. O amigo de meu pai, Patrick Stevenson, me ajudou a compreender melhor este assunto. Se eu cometi um crime digno de morte, não poderia oferecer ao tribunal o meu cachorro ou algum outro animal. Não poderia oferecer à corte algum membro da minha família. O tribunal exigiria a minha vida. Nós, de maneira corporativa, caímos em pecado quando Adão e Eva pecaram. Quando nos tornamos cristãos, nos tornamos “em Cristo”. Jesus é o “segundo Adão” e nós, de forma corporativa, nos tornamos parte de Jesus que viveu, morreu e ressuscitou em nosso favor. Assim, nós morremos quando Ele morreu. Contemple Romanos 5:12-19 para compreender melhor este assunto.)

III. Vida Prática

A. O fato de que Jesus expiou nossos pecados nos confere liberdade para pecarmos? (Leia Romanos 6:1-2. Quando morremos com Jesus, morremos para o pecado. Se permanecemos em Jesus, desejaremos ficar longe do pecado.)

1. Se a morte de um animal evitaria que você pecasse no futuro, o que dizer da morte de Jesus?

B. Leia Salmos 51:3-4. Que elemento este texto destaca? (Deus diz que qualquer ato errado é pecado contra Ele. A confissão dos pecados é para Deus, porque é contra Ele, afinal, que agimos errado.)

C. Leia Tiago 5:13-16. Tiago está nos dizendo que precisamos confessar nossos pecados aos outros crentes para sermos perdoados? Como isto é consistente com a idéia de que pecamos contra Deus quando quebramos Suas regras? (Tiago parece estar escrevendo sobre como companheiros cristãos podem ajudar uns aos outros a ficar longe do pecado. Ao permitir que um crente de confiança saiba que você está tendo um problema em uma determinada área, esta pessoa pode ser capaz de te encorajar e aconselhar. Isto pode te ajudar a evitar o pecado. Alguns chamam isto de “parceiros de responsabilidade”.)

D. Amigo, o cristianismo é a religião das pessoas pensantes. Se você aceita o Antigo Testamento como a revelação de Deus aos seres humanos, todo o sistema para se livrar do pecado apontava para um Messias vindouro que morreria para expiar os nossos pecados. Somente o cristianismo aceita este vínculo lógico. Você vai tomar posse, confiantemente, daquilo que Jesus fez por você? Vai viver como tendo crido que Jesus morreu pelos teus pecados?

IV. Próxima Semana: Expiação em Símbolos – II

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================