quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

O Dom Profético - Lição 01

Meios de Comunicação do Céu

Introdução: Já houve momentos em que você desejou poder se assentar na mesma sala com Deus e conversar com ele sobre a tua situação? A maior parte dos cristãos sem dúvida diria “Sim, eu gostaria muito de poder conversar diretamente com Deus!” E se perguntássemos a Deus a mesma coisa e Ele respondesse “Sim, eu gostaria muito de poder ter dar uma orientação melhor!” Isso levanta uma nova questão? Há algum aspecto da tua vida no qual você está completamente satisfeito em “não ter certeza” no que diz respeito á opinião de Deus? Este é a primeira de uma série de lições nas quais aprenderemos mais acerca das maneiras pelas quais Deus se comunica com os seres humanos. Nosso objetivo é ajudar a ampliar a nossa consciência da vontade de Deus. Vamos mergulhar na nossa lição!

I. Revelação Direta

A. Leia Gênesis 3:8-13. Você gostaria de estar no lugar de Adão e Eva exatamente neste momento?

1. Ele tinham alguma dúvida acerca daquilo que Deus queria que eles soubessem?

a. Eles preferiam não conhecer os pensamentos de Deus?

2. Qual era a razão pela qual Deus queria falar com eles?

B. Leia Apocalipse 12:7-9. Por que Satanás e seus seguidores foram lançados fora do céu? (Houve uma guerra – um conflito entre Deus e eles.)

1. Qual seria o teu melhor palpite com relação ao período relativo entre Apocalipse 12 e Gênesis 3? Uma vez que Satanás tentou Eva, logicamente a batalha e a “expulsão” de Apocalipse 12 ocorrem antes da tentação no jardim.)

C. Volte um momento e pense sobre isto. Se você fosse Deus, e teu inimigo está rodeando o mesmo planeta que você acaba de criar, você gostaria de ter linhas de comunicação bem definidas com a tua criação?

1. Por que Deus nos colocaria junto com Satanás e seus anjos? (Eu não sei. Claramente Deus quer ter linhas de comunicação bem definidas e claramente este mundo é o campo de batalha entre o bem e o mal.)

D. Leia Êxodo 33:17-20. Deus e o homem ainda estão em comunicação?

1. O que aconteceu entre o tempo de Adão e Eva e o tempo de Moisés, impossibilitando a conversação face a face com Deus? (O pecado entrou no mundo. Parte do juízo sobre a humanidade parece ser que em sua condição pecaminosa eles não podiam mais ver a face de Deus.)

E. Leia Êxodo 3:1-6. Como você pode resolver este conflito? Este texto faz parecer que Moisés poderia ter visto a Deus Na sarça em chamas. (Leia João 1:18. Depois que os seres humanos foram banidos do Jardim do Éden, Deus nunca mais fala diretamente a eles em Sua gloriosa “forma de Deus”. Deus aparece ou em forma humana (como fez em Jesus) ou na forma de um anjo.)

F. Leia II Samuel 23:1-3. O rei Davi diz que Deus falou a ele e através dele. O que este texto sugere acerca de outras formas pelas quais Deus Se revelou? (Deus deu mensagens aos seres humanos através do rei Davi. Além disso, Deus está falando diretamente a Davi de alguma forma que não apresenta a gloriosa “forma de Deus”.)

1. Leia I Crônicas 28:11-12. Como este texto nos mostra que Deus falou ao rei Davi? (Através do Espírito Santo.)

G. Leia João 16:7, 12-13. Você tem que ser um profeta para que o Espírito Santo fale a você? (Não. O Espírito Santo pode falar diretamente a nós ou através de outra pessoa. Ele fala a todo o mundo, para nos convencer do pecado.)

H. Como você resumiria a transição entre a forma de Deus falar diretamente aos seres humanos depois do pecado? (Deus nunca mais fala conosco face a face em Sua forma gloriosa. Porém, Ele fala diretamente a nós através de outros membros da Trindade – Jesus e o Espírito Santo.)

1. Se Deus o Pai falar conosco, ou Jesus ou o Espírito Santo, todas estas formas são revelação direta? (Sim. Se você acredita na doutrina da Trindade, então qualquer uma destas formas de comunicação é uma revelação direta de Deus.)

II. Revelação Indireta

A. Temos visto que Deus fala através de outros seres humanos. A lei classifica a confiabilidade da informação. Quando está determinando qual é a verdade, a alei prefere ouvir algo diretamente da pessoa que fala, em vez de ouvir indiretamente. Qual é o problema potencial de falar através de outras pessoas? (No tribunal, o testemunho direto é sempre melhor do que o testemunho indireto, porque é mais preciso.)

B. Leia II Timóteo 3:16-17. Que outra fonte de aprendizado acerca da vontade de Deus encontramos neste texto? (A Bíblia.)

1. O que significa ser “inspirada por Deus”? (Leia Atos 1:15-16. Isto nos leva de volta à nossa discussão sobre falar através do rei Davi. Este é um exemplo da Bíblia sendo composta de escritos de homens que encontraram sua fonte no Espírito Santo.)

a. A Bíblia é uma revelação direta ou indireta? (A menos que a pessoa esteja agindo somente como uma pena ou meramente como alguém que transcreve, então a lei veria isto da mesma forma que qualquer outra comunicação indireta. Este é um assunto que discutiremos com mais detalhes nas semanas seguintes.)

C. Que forma de comunicação lhe daria uma informação mais precisa acerca da vontade de Deus para você: 1) Ler a Bíblia para ver o que Deus revelou acerca da tua situação; ou, 2) Deus falando a você através de um mensageiro acerca da tua situação? (Se Deus tivesse dado uma mensagem específica para você, aquela seria, logicamente, mais precisa porque não haveria o problema de você ter que descobrir qual dos conselhos bíblicos melhor se aplica à tua situação.)

D. Leia Atos 16:6. De que outra forma este texto sugere que Deus pode se comunicar com os seres humanos? (Acertando as circunstâncias para impedir certas ações.)

III. Entendendo a Revelação

A. Considerando as maneiras que aprendemos que Deus pode falar com os seres humanos, como você as classificaria em termos de confiabilidade?

1. Você concordaria que a conversação face a face é a maneira mais confiável de receber a instrução de Deus?

2. Você concordaria que a forma seguinte na lista é a revelação direta – O Espírito santo falando diretamente a você?

3. Você concordaria que a forma seguinte na lista é Deus falar a mensagem para que outro ser humano a dê especificamente a você? OU que um “impedimento” silencioso seria a próxima na lista de confiabilidade?

4. Você concordaria que a última forma na lista é Deus falando a um mensageiro, que então escreve as palavras de Deus para que outros a apliquem à tua situação específica? Por exemplo, a Bíblia?

B. Você está confortável com esta classificação lógica? Muitos cristãos (incluindo a mim neste ponto do estudo) consideram que uma afirmação clara na Bíblia é muito mais persuasiva do que o que alguém me diz que Deus lhes falou. Exceto pela conversação face a face, tenho sido condicionado a aceitar a Bíblia como a mais alta forma de comunicação de Deus.

1. Leia I Reis 13:18. Fique à vontade para ler toda esta impressionante história. O ponto para nós é que um profeta mentiu a outro sobre o que Deus disse. O que isto faz com a nossa classificação? (Sempre que se supõe que Deus falou através de outros ser humano, isto acrescenta o problema da qualidade do mensageiro.)

2. Leia Jeremias 23:25-26. Além da mentira deliberada, que outra questão de confiabilidade surge a partir desta revelação indireta? (Estes profetas são chamados de mentirosos, mas o texto sugere que eles estão iludidos – significando que podem não se dar conta que estão mentindo.)

3. Leia Jeremias 17:9. O que este texto nos diz que é um problema em potencial com a revelação direta? Por exemplo, o Espírito Santo falar conosco? (Nossos corações são enganosos. Seríamos inclinados a distorcer o que ouvimos.)

a. Leia Isaías 6:9-10. O que surge a partir do problema do coração enganoso? (Temos problemas em ouvir ou compreender a mensagem que nos é dada, porque queremos ouvir uma mensagem diferente.)

4. Leia Gênesis 3:1-5. Vamos assumir o que poderia ser igualmente possível, que a serpente não tivesse aparecido, e que houvesse apenas uma voz. Que novas questões surgem acerca da revelação direta do Espírito Santo? (Você tem que conhecer quem está falando com você. Se você tem um coração enganoso (como todos nós temos), então podemos ser facilmente enganados a pensar que o Espírito Santo está falando quando, de fato, é Satanás quem está falando.)

C. Esta é apenas uma introdução ao nosso estudo para o resto deste trimestre. Não vamos resolver hoje quais são os melhores métodos de comunicação. Porém, antes de terminarmos, quero que vejamos outra forma de comunicação.)

IV. Revelação Geral

A. Leia Salmos 19:1-3. A Bíblia nos diz que isto é comunicação. Que tipo de comunicação é esta? (Esta seria uma “revelação geral”.)

1. Qual é o propósito da revelação geral? (Para mim, a maior importância é provar a existência de Deus. Que realmente existe um Deus que gostaria de comunicar-Se conosco.)

B. Amigo, você gostaria de conhecer a vontade de Deus? Se sim, vamos continuar com este estudo, para determinarmos os melhores meios pelos quais Deus Se comunica conosco.

V. Próxima Semana: O Dom Profético

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: