terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Fogo do Ourives - Lição 09

Uma Vida de Louvor (Atos 16)

Introdução: Durante a minha infância e adolescência, eu cantava hinos na escola, na igreja e em casa. Todas essas repetições gravaram as palavras (ou, pelo menos, algo que soava como as palavras reais) em minha mente. Cantava sobre “lançar os olhares em torno de mim”, “se dispor a ir” e salvar “a todo semelhante meu”, tendo “a minha fé e o meu amor firmados” “bem junto a Cristo” e se apegando àquela “rude cruz”, ao “rude lenho [que] se ergueu”. [N.T. – As citações originais foram alteradas para hinos familiares aos brasileiros]. O tema de muitos dos antigos hinos é acerca daquilo que eu faço. Eu lanço, me disponho, firmo, me apego. Estas são coisas boas sobre as quais cantar, mas tenho uma forte preferência pelos cânticos contemporâneos de louvor, porque, em geral, eles louvam a Deus. Estão focados em Deus, em vez de estarem focados em meus problemas. [* - veja Nota do Tradutor ao final deste comentário] Isto é possível? Podemos olhar para trás, para os nossas dores pessoais e louvarmos a Deus? Vamos mergulhar em nosso estudo e ver o que podemos descobrir!

I. Bloqueado e Desapontado

A. Leia Atos 16:6-10. Paulo dá de cara com uma porta fechada! Por que o Espírito Santo impediu que Paulo pregasse na Ásia? (Deus tinha um plano de pregação diferente em mente.)

1. Se você fez planos para abrir um novo território para o evangelho e Deus bate a porta na tua cara, como você se sente? (Desapontado.)

B. Leia Atos 16:12-15. O que há de incomum nestes espectadores de Paulo? (São todos mulheres! Em Atos 16:9 foi um homem que suplicou a Paulo para ir à Macedônia, mas quando Paulo e seus companheiros chegam lá, só encontram mulheres.)

1. Como você acha que Paulo se sentiu sobre isto? (A coisa toda parece estranha. Deus os conduz a uma direção diferente, e quando ele chega, encontra somente mulheres. De acordo com o comentário The Bible Exposition Commentary, a atitude contemporânea dos rabis era refletida por esta declaração: “É melhor que as palavras da Lei sejam queimadas do que entregues a uma mulher.” Presumo que Paulo não teve esta atitude (Gálatas 3:28), mas certamente que não era um início inspirador para Paulo estar falando apenas para mulheres.)

II. Indignado e Frustrado

A. Leia Atos 16:16-17. Aqui está uma mulher com um “espírito” que podia predizer o futuro e promover o reino do céu, fazendo relações públicas para Paulo. Este espírito está exatamente no lugar ara onde o Espírito Santo levou Paulo a ir. Consistentemente com o que ocorreu antes, é uma mulher. Esta é uma coisa boa ou má? Um espírito bom ou mau?

1. Se você respondeu que é “mau” (como deveria ter feito), como explicar o fato de que esta mulher/este espírito estava promovendo o reino de Deus?

a. O que este fato te ensina sobre fazer julgamentos precipitados sobre se uma pessoa está motivada pelo Espírito Santo ou pelo espírito de Satanás?

b. O Comentário de Adam Clarke tem um grande ponto de vista sobre a razão por que isto era ruim para o ministério de Paulo. Ele diz que os judeus sabiam que deveriam se afastar desta mulher por causa da advertência do Antigo Testamento contra “espíritos familiares”. Seria uma ruína para a obra de Paulo entre os judeus se parecesse que Paulo e seus amigos estavam em conluio com espíritos maus. Seria uma ruína para a obra de Paulo entre os gentios se estes ficassem confusos, pensando se a obra de Paulo não seria apenas uma extensão da obra desta mulher possuída pelo demônio. Assim, as coisas estavam ficando piores, e não melhores, para Paulo e seus companheiros.

B. Leia Atos 16:18. Paulo está irritado por causa do barulho ou está indignado pela diluição do evangelho? (Várias traduções utilizam o termo “indignado”, o qual parece ser, para mim, mais do que simplesmente infeliz por causa da diluição da mensagem do evangelho. Paulo está irritado com esta mulher.)

1. Por que Paulo não expulsou os demônios logo no início? Por esperar vários dias? Por que esperar até que a paciência se esgotasse? (A resposta está em nosso texto seguinte.)

III. Tratado Injustamente e Espancado

A. Leia Atos 16:19-21. Analise as acusações apresentadas contra Paulo e Silas. Eles “se encaixam” neste “crime”?

1. Existe uma tentativa de causar um preconceito diante da multidão? (Sim, eles os chamam de “judeus”. Atos 18:2 revela que o Imperador Cláudio havia expulsado os judeus de Roma.)

2. Paulo e Silas estão perturbando a paz? (Parece que a “garota deles” é quem estava perturbando a paz com a sua gritaria.)

3. Que costumes ilegais Paulo e Silas estavam propagando? (Muito provavelmente esta acusação é que eles estavam promovendo uma religião ilegal. O comentário The Bible Knowledge Commentary aponta que os oficiais locais provavelmente não sabiam a diferença entre judaísmo e cristianismo, mas nenhuma das duas era uma religião aprovada por Roma. Era contra a lei tentar fazer prosélitos entre os cidadãos romanos.)

4. Por que não dizer simplesmente, “Estes homens estão interferindo com o nosso negócio, arruinando a nossa ledora de sortes”? (Este não era um comércio comum. Era uma coisa “de outro mundo”. Neste contexto, os governantes poderiam pensar que se tratava de um conflito entre duas religiões não aprovadas. Se a coisa chegasse a este ponto, se poderia ver que Paulo e Silas tinham um Deus mais poderoso. Por que entrar nesta confusão, quem quer se opor a um Deus que pode ser poderoso?)

B. Leia Atos 16:22-23. Isto é justo? (Esta é a lei da multidão. A multidão se ajuntou e, sem qualquer audiência, Paulo e Silas foram despidos e açoitados. Não se tratava de um processo legal justo.)

1. Leia Atos 16:37-38. Compare com Atos 22:25-29. Por que Paulo não mencionou sua cidadania romana antes do açoitamento, em vez de vários versos depois? (Sem dúvida ele teria feito isso, se pudesse. A turba estava no controle.)

2. Quão sério foi o açoitamento deles? (A Bíblia diz que eles foram “severamente açoitados”. Eles foram feridos muito gravemente.)

C. Leia Atos 16:24. Há alguma justificativa para isto? (A coisa toda é ridícula, do ponto de vista humano. Eles não tinha feito na perigoso. Foram severamente açoitados sem um julgamento. Foram tratados como criminosos perigosos. O carcereiro, é claro, não sabia que não era assim. Ele estava apenas seguindo ordens.)

D. O que poderia fazer com que toda esta terrível seqüência de eventos tivesse algum sentido lógico? (Paulo tinha atacado um dos demônios de Satanás. Neste contexto, a cruel punição fazia sentido. As forças de Satanás inspiraram o tratamento cruel.)

E. Imagine a carne das tuas costas e quadris severamente lacerada. Então, teus pés são amarrados no tronco, de forma que você não pode se mover. Isto deve te forçar a se deitar na sujeira, sobre as tuas costas gravemente feridas. Como você se sente?

IV. O Poder do Louvor em Momentos Terríveis

A. Leia Atos 16:25. Você teria vontade de cantar? De louvar a Deus?

1. Estaria culpando a Deus por este tratamento cruel?

2. Leia Jó 35:9-10. Pense nisto por um minuto. Toda esta viagem é um grande erro. Você queria ter ido para outro lugar. Deus te guiou até esta cidade. Ali, você encontra apenas mulheres. De qualquer forma, você está obedecendo e espalhando o evangelho. Acusações completamente falsas são levantadas contra você. O teu “julgamento” é muito injusto. O castigo é pior. Por que Deus te colocaria neste lugar terrível e depois se esqueceria de você?

a. Isto seria motivo para louvor ou para reclamação?

b. Você estaria pedindo a Deus que executasse Seus juízos sobre aqueles que te feriram?

c. Você estaria perguntando a Deus acerca de Seus planos?

3. Por que eles estavam cantando e louvando? O comentário “A Commentary, Critical and Explanatory, on the Old and New Testaments” sugere, com base na palavra grega utilizada, que eles estavam cantando o mesmo hino que Jesus e os discípulos cantaram na Última Ceia. Este hino consistia de, pelo menos os salmos 113:1-118:29. Tire alguns minutos e leia estes Salmos. Eles estavam se regozijando por sofrerem como seu Mestre. Estavam olhando adiante, para a vitória de Deus.)

B. Leia Atos 16:26-28. Exatamente quando eles estavam louvando a Deus na pior situação, Deus entra em cena. Por que Paulo e Silas não tomaram isto como um sinal de Deus de que deveriam fugir correndo? (Eles poderiam ter feito isso, mas Paulo ainda estava concentrado em salvar almas. Isto incluía a alma de seu cruel carcereiro.)

1. Por que o resto dos prisioneiros ainda estavam “todos ali”? (Note, em Atos 16:25, que eles estavam ouvindo Paulo e Silas cantar louvores. Aparentemente, Paulo tinha atraído a atenção deles.)

C. Leia Atos 16:29:34. Quem mais estava, aparentemente, ouvindo Paulo e Silas? (O carcereiro e sua família!)

D. Amigo, pense por um minuto como as coisas teriam sido diferentes se Paulo e Silas tivessem ficado deitados no chão reclamando! Você vai decidir que, não importam as circunstâncias, irá louvar a Deus?

V. Próxima Semana: Mansidão no Crisol

[* Nota do Tradutor] – Como editor do sítio virtual “Música Sacra e Adoração” ( http://www.musicaeadoracao.com.br ), este tradutor discorda fortemente deste ponto de vista, tendo levantado junto ao autor, Dr. Bruce Cameron, as suas objeções. O autor tomou alguns hinos, e se esqueceu de vários outros grandes hinos de louvor e adoração direta a Deus, ao Filho, à obra de Deus por nós e em nós. O lapso de memória ou a memória seletiva do autor não pode ser impingida a uma falha nos nossos hinários. Na verdade, a maior parte das canções contemporâneas, ao contrário do que o autor afirma, é mais acerca de mim do que acerca de Deus, se não tanto por causa das letras, mas mais por conta do estilo popularesco de suas músicas, feita de forma a agradar às massas, não levando em conta os princípios bíblicos de adoração e louvor.

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: