terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Fogo do Ourives - Lição 08

Vendo o Invisível (João 14)

Introdução: Você alguma vez já disse, “Aqueles personagens do Antigo Testamento tinham uma vantagem real sobre mim, porque Deus falava diretamente com eles.” Você às vezes sente que a tua fé poderia ter um impulso real se Deus falasse com você diretamente? Você gostaria de ter alguma prova tangível da presença de Deus? O que você acha de ver realmente a Deus? O “capítulo da fé” (Hebreus 11) começa com “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” Acontece que a verdadeira fé é construída sobre a falta de provas visíveis. Existe uma maneira de ver o invisível? Vamos mergulhar em nosso estudo para aprendermos mais acerca de “Ver o Invisível”!

I. Como Ver o Pai

A. Leia João 14:1. Jesus está falando com Seus discípulos durante a “Última Ceia”. Por que os discípulos estariam perturbados? (No capítulo anterior, João 13, Jesus lhes disse que seria traído por um deles e que estava partindo para um lugar para onde eles não poderiam segui-Lo (pelo menos neste momento). João 13:21,23.)

B. Leia João 14:1-3. Qual era a cura para o medo dos discípulos? (Confiar em Jesus. Ele virá e os levará para o lar de Seu Pai, de forma que todos estarão juntos.)

C. Leia João 14:4-5. Tomé está preocupado acerca de ficar confuso com relação ao caminho e acerca de ser deixado para trás. Por que ele estaria preocupado? Jesus não disse (João 14:3) “voltarei e os levarei para Mim”? (Jesus também disse que eles “conheciam o caminho” e Tomé não vai ficar quieto acerca de sua ignorância sobre este ponto importante.)

D. Leia João 14:6-7. Esta é uma resposta à pergunta de Tomé?

1. Jesus disse que estava indo para a casa do Pai. Tomé responde “Não temos o endereço – e precisamos ter certeza de que chegaremos lá”. Jesus dá o endereço da casa do Pai? (Sim. Em João 14:6 Jesus diz que o único caminho para o Pai é “por Mim”. Jesus os ensina que se conhecem a Jesus, conhecem o Pai. O “caminho” para a casa do Pai, o caminho para conhecer o Pai, é conhecer a Jesus.)

a. O que você acha da resposta de Jesus? Tomé estava pedindo um endereço físico: “Na 29ª palmeira, vire à esquerda e continue até a fonte. A casa estará à esquerda. Jesus está dando a Tomé este tipo de resposta? (Começamos a compreender o que é “ver o invisível”. Jesus é físico (eles podiam vê-Lo), e Seu Pai tem uma localização física (o céu), mas chegar lá fisicamente não é como virar à esquerda na 29ª palmeira.)

E. Leia João 14:8. Felipe se junta a João neste questionamento. Ele quer ver o Pai. Mas ele acha que tem um pedido mais fácil: “Você não precisa me dar o endereço real do Pai (diferente de Tomé), apenas me permita encontrar com Ele e será suficiente.” Felipe está pedindo menos?

F. Leia João 14:9-11. Felipe viu o Pai?

1. Jesus está irritado com a pergunta de Felipe?

2. Voltando ao tema “vendo o invisível”, Jesus está mostrando a eles “o invisível”? (Jesus disse que se eles “conhecem” a Jesus, ver a Jesus á igual a ver o Pai. Ver a Jesus é a mesma coisa que ver o Pai invisível.)

a. Como isto funciona? Jesus se refere ao Pai como um ser separado, mas diz que ver um é a mesma coisa que ver a todos. Como você explicaria isso? (Leia João 14:10-11 novamente. Jesus não está falando acerca de uma imagem, está falando sobre algo muito maior do que isso. Deus tornou-Se conhecido através de Jesus. Deus revelou-Se em Jesus.)

b. Quanto uma simples imagem te conta acerca de alguém? Me mostre uma fotografia da tua namorada ou namorado, do teu esposo ou esposa, dos teus filhos. Quanto esta foto poderá revelar?

(1) E se você morasse com uma pessoa que usasse uma máscara por dois meses? E se esta pessoa usasse um saco na cabeça e luvas, de forma que todo o seu corpo estivesse coberto? Quanto você conheceria, depois de morar com esta pessoa mascarada?

(2) Você consegue ver o que Jesus quer dizer quando fala “Quem me vê, vê o Pai.”?

II. Obtendo os Pincéis e a Tinta para o Quadro

A. Leia João 14:12-14. Jesus nos diz que dois deles (o Pai e Jesus) são um. Portanto, Felipe viu o Pai e Tomé sabe como encontrar o Pai. Por que Jesus ponta (verso 11) para os milagres como evidência desta conexão? (Porque somente Deus poderia realizá-los).

1. Neste contexto Jesus diz “eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.” Quando Jesus fala “o que vocês pedirem” Ele quer dizer “qualquer coisa”? Você quer uma nova Mercedes? Simplesmente peça! (O tema geral desta série de conversas é o relacionamento entre o Pai e o Filho. O tema é “ver a Deus”. Isto me faz pensar que “qualquer coisa” quer dizer “qualquer coisa” que promova a compreensão humana de Deus. Qualquer coisa que promova a confiança em Deus. De fato, a sentença continua “para que o Pai seja glorificado no Filho.”)

B. Leia João 14:14. Penso que Jesus tinha acabado de dizer que poderíamos “comandá-Lo” – simplesmente peça e nossos desejos são ordens para Ele. Por que agora ele está falando sobre obedecermos aos Seus mandamentos? (Esta é uma prova adicional da minha teoria: Jesus não está dizendo “Eu lhes darei qualquer coisa.” Ele está falando que se estamos cooperando com Ele para promover o Reino de Deus, Ele nos dará qualquer coisa que pedirmos para promover este objetivo.)

III. Pintando uma Imagem de Deus

A. Leia João 14:16-17. Que tipo de relacionamento devemos ter com o Espírito Santo?

1. Este é o mesmo relacionamento que Jesus tem com o Pai? (Jesus coloca as coisas nos mesmos termos. Compare com João 14:10-11.)

2. Por que o “mundo” não aceita o Espírito Santo? (Porque não O vê nem O conhece.)

a. Este não é o mesmo problema que estivemos discutindo – ver a Deus? Ter fé no invisível?

b. Qual é a solução para a incapacidade do mundo em ver o Espírito Santo? (Note o paralelo! Jesus diz aos Seus discípulos que eles têm visto o Pai e que conhecem o Pai por terem visto e conhecido a Jesus. “[Eu] estou no Pai e que o Pai está em mim” (João 14:11) Então, Jesus diz que podemos ter o mesmo relacionamento com o Espírito Santo (“Ele vive com vocês e estará em vocês” (João 14:17).) O propósito para isto é que o mundo possa ver a Deus. Eles vêem o invisível através de você!)

B. Leia João 14:18-21. Que tipo de relacionamento podemos ter com Jesus? (Ele diz a mesma coisa a respeito do nosso relacionamento com Ele: “vocês [estão] em mim, e eu em vocês.”)

1. Por que esta discussão acerca do nosso relacionamento com a Trindade e nosso papel em tornar visível o invisível está entremeado em estas referências a ter e obedecer aos mandamentos de Deus? (Os cristãos que são salvos pela graça e que (portanto) crêem que não têm qualquer obrigação de obedecer à lei estão realmente confundindo a mensagem! O “mundo” vê a Deus através de você. Como o mundo poderia obter uma imagem clara se você não presta atenção às regras de Deus para a nossa vida? O mundo certamente verá alguma coisa, somente que isto não será o Deus invisível.)

C. Leia João 14:22. Boa pergunta! Por que Deus depende de nós para dar ao mundo uma imagem de Deus? (Leia João 14:23-24. Obviamente somos um “agente avançado”, operando com o Espírito Santo para levar ao mundo a imagem de Deus. Deus se revelará a todo o que vem a Ele.)

IV. Ajuda com o Retrato

A. O pensamento sobre o teu papel para a promoção do Reino de Deus é opressivo? Está além da tua capacidade? Leia Isaías 41:13. Que oferta Deus faz a nós?

B. Leia I Pedro 5:7. Que cura Deus oferece para a nossa ansiedade?

C. Amigo, assim como Jesus revelou Seu Pai, devemos revelar a Trindade. Esta não é uma obra que devemos fazer em nossa própria força. Jesus provê o Espírito Santo e Se oferece para segurar a nossa mão. A questão é, você vai aceitar a tarefa? Vai estudar a Deus a Seus mandamentos, para que possa apresentar uma imagem honesta de Deus?

V. Próxima Semana: Uma Vida de Louvor

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: