terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Fogo do Ourives - Lição 07

Esperança Indestrutível (Romanos 5; Jó 1, 38-41; Jeremias 29)

Introdução: Recentemente, minha filha e eu estávamos discutindo sobre depressão e suicídio. Desse a ela que se algum dia eu chegasse ao ponto de pensar que deveria me matar por causa de meus problemas, simplesmente me mudaria para a Flórida e me candidataria como algum tipo de ajudante em um barco. Lembro-me dos dias em que eu tinha um emprego simples – eu simplesmente voltaria para algo assim, em um lugar com sol e clima agradável. Esta resposta não impressionou minha filha como uma solução global em potencial para a depressão e o suicídio. A resposta dela foi que a depressão faz com que um tipo de névoa de escuridão se forme ao teu redor, de forma que você não consegue ver além dela. Você não consegue imaginar o barco ao sol da Flórida. Pareceu a mim que a diferença entre os dois pontos de vista era a esperança. (Não que minha compreensão da depressão seja realista!) A minha solução possuía esperança, e ela descreveu uma situação sem esperança. Nossa lição desta semana é acerca da esperança, então vamos esperançosamente mergulhar dentro dela!

I. Dois Tipos de Esperança

A. Leia Romanos 5:1-2. Estes dois versos traçam um caminho para o regozijo. Qual é ele? (Se compreendemos e acreditamos na justificação pela fé em Jesus, isto (primeiro) nos dá paz. Mas não para aí. Esta paz leva (segundo) à “esperança da glória de Deus”. Penso que a glória de Deus é a nossa expectativa do céu, de uma nova vida, e da eterna companhia com Deus. A esperança espiritual nos dá alegria.)

B. Leia Romanos 5:3. Aparentemente, a esperança espiritual não é o fim do quadro da nossa vida. O que entra em nossa vida e nos cria problemas? (O sofrimento.)

C. Leia Romanos 5:3-5. Qual pode ser o resultado do sofrimento? (Paulo nos diz que o sofrimento pode produzir perseverança, que pode nos levar a um caráter aperfeiçoado, e este caráter aperfeiçoado pode nos dar esperança.)

1. Que tipo de esperança é essa? É do mesmo tipo que a esperança espiritual (“esperança da glória de Deus”) sobe a qual aprendemos em Romanos 5:1-2? (Penso que estamos discutindo dois conceitos ligeiramente diferentes.Os dois primeiros versos de Romanos 5 nos ensinam que podemos ter alegria pela nossa recompensa eterna. Mas, enquanto isso, vivemos no terceiro verso de Romanos 5 – que são as “tribulações” da vida. Essas tribulações também levam à esperança, mas me parece que não é tanto a esperança pelo céu, mas uma esperança que existe “porque Deus derramou seu amor em nossos corações”.)

D. Leia Romanos 5:6-8. Paulo mudou de assunto, ou esta discussão está ligada a Romanos 5:3-5? (É uma explicação adicional. Nossa esperança em nossas tribulações é o amor de Deus. O amos de Deus por nós é demonstrado pela Sua disposição em morrer por nós.)

E. Note o que está acontecendo aqui. Quando se trata da “esperança” de Romanos 5:1-2, vemos a solução lógica do céu – vivendo além dos problemas deste mundo. Mas, a esperança de Romanos 5:3-5, a esperança para as pessoas sofrendo aqui e agora, é que Deus sofreu por elas – provando o Seu amor. Esta não é uma cura “lógica” para o sofrimento. O texto simplesmente diz (no caso em que você duvide por causa das tuas tribulações) que Deus te ama! Ele não te abandonou, Ele morreu por você.)

II. A Esperança de Jó

A. Leia Jó 1:1, 8-12. Como este homem íntegro e reto entrou em problemas? (Por ser íntegro e reto! Foi por causa de uma disputa entre Deus e Satanás que os problemas começaram para Jó.)

B. O livro de Jó consiste da busca humana por uma explicação para o sofrimento. Os amigos de Jó o acusaram de agir de forma errada – o que havia causado seus sofrimentos. Jó nega que tenha feito qualquer coisa para merecer isto e pede para confrontar a Deus, para que ele possa ser ouvido acerca da justiça de sua situação. Leia Jó 38:1-3. Deus finalmente se mostra, mas ao invés de debater com Jó, Ele pede a Jó que responda a algumas perguntas. Isto te parece uma atitude justa e amorável?

C. Leia Jó 38:4-7. O restante deste capítulo e Jó 39-41 seguem a mesma linha de raciocínio. Que argumento Deus está colocando diante de Jó? (Eu sou Deus, e você não é!Quem é você para Me questionar?)

D. Leia Jó 40:1-2. Se você fosse Jó e estivesse sofrendo, isto seria uma resposta encorajadora da parte de Deus?

E. Leia Jó 40:3-5 e Jó 42:1-6. Aparentemente, esta resposta foi o bastante para Jó! Como esta resposta se encaixa no que Paulo nos fala em Romanos 5:3-6, que a esperança em nossas tribulações é o amor que Deus derramou por nós? (Os dois textos se encaixam, porque nenhum deles Deus explica a razão do nosso sofrimento. Em Romanos 5 Deus fala “Eu te amo, e Eu sofri por você.”Em Jó 38-41 Deus diz “Eu sou Deus, e você não é. Considere o julgamento de quem você está questionando.”)

F. Teria sido tão simples para Deus explicar exatamente o que estava acontecendo no caso de Jó. Ele nunca deu qualquer explicação para Jó. Por que? (Jó é uma lição perfeita para nós. Temos a cortina sendo afastada e vemos as razões para o terrível sofrimento de Jó. Estas são razões que Jó nunca teria adivinhado. Contudo, Deus nunca revelou essas razões para Jó – Ele simplesmente diz “Confie em Mim, Eu sou Deus.” Uma vez que temos o quadro completo na situação de Jó, podemos ver que Deus está certo. Porém, como Jó, nós geralmente não temos o quadro completo, com relação ao nosso sofrimento pessoal. O que nos dá esperança é sabermos que Deus estava agindo de forma racional com Jó e que Ele estava agindo com um amor incrível quando morreu por nós.)

G. Você precisa de uma resposta específica para o teu sofrimento, para ter esperança? Você precisa conhecer a razão específica para o teu sofrimento? (Simplesmente sabermos que um Deus amorável, vigilante, lógico, está no controle deveria ser o suficiente.)

III. Esperança Realística

A. Leia Jeremias 29:1-3. Que tipo de tragédia e sofrimento está por trás dessas palavras? (O povo de Deus tinha sido derrotado pelos babilônios. Seu templo tinha sido destruído, Jerusalém tinha sido destruída e a maior parte do povo tinha sido levada prisioneira para Babilônia.)

1. Imagine que o teu país foi derrotado em batalha, teu lar foi destruído e você e a tua família foram capturados e arrastados para a terra do teu inimigo.

a. Como você se sentiria? (Minha vida seria completamente virada de cabeça para baixo! Nada daquilo que eu apreciava no passado seria parte da minha vida agora.)

b. Quais seriam os teus pensamentos se você acreditasse que Deus era o líder do teu país – e que asa pessoas que acabaram de te capturar eram pagãs (veja Habacuque 1:1-7), que se opunham ao teu Deus? (Como Deus poderia permitir isso? Certamente Ele iria corrigir isto.)

B. Leia Jeremias 29:4-9. O que Deus quer dizer quando fala “Não deixem que os profetas e adivinhos que há no meio de vocês os enganem”? (Alguns deles estavam dizendo que Deus iria consertar o problema imediatamente.)

1. Como você descreveria a “solução” de Deus para este terrível problema? (Tire o melhor disso. Assuma a tua nova situação e tente fazer a tua vida ser tão normal quanto possível. Quando Deus diz “busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei”, está dizendo “Olhem para a frente, não para trás. Não se lamentem pelos velhos tempos, façam o melhor para criar bons tempos em sua nova situação.”)

2. Este conselho se aplicaria para as nossas tribulações hoje? (Algumas pessoas se lamentam sobre como as coisas eram no passado. Nesta situação em particular, Deus prometeu que “consertaria” o problema no futuro, trazendo Seu povo de volta para suas casas – dali a 70 anos! (Jeremias 29:10). Obviamente isto era “tarde demais” para essas pessoas. Seus filhos ou netos seriam resgatados. Deus tem um período de tempo em mente para tudo. Em vez de ficar se lamentando sobre a nossa situação e almejando pelo ontem, precisamos fazer o nosso melhor hoje, sabendo que Deus nos ama e que Ele, no final, endireitará as coisas neste mundo.)

C. Amigo, alguma forma de sofrimento será parte da tua vida em algum momento. Deus nos promete a vida eterna. Mas Ele não nos promete que explicará ou consertará nossos problemas neste instante. Às vezes Ele diz “Eu te amo completamente, confie que Eu sei o que estou fazendo.” Às vezes Ele diz “Faça o melhor na situação em que está.” Você vai descansar na esperança que Deus te ama e que Ele cuida de você? Se Ele consertar os problemas deste mundo (e da tua vida) agora ou mais tarde, sempre estará fazendo o que é melhor. Você pode ter certeza disto, porque Ele morreu por nós. Não há amor e compaixão maior do que este!

IV. Próxima Semana: Vendo o Invisível

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: