terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Fogo do Ourives - Lição 06

Lutando Com Toda a Energia (Lucas 13; Colossenses 1; Romanos 7 e 8; Mateus 5)

Introdução: Lutando. Que palavra difícil. Hebreus 12:4 fala da “luta contra o pecado”. É isso que Deus quer de nós, que lutemos? Isto é tudo o que Ele quer? Sinto-me tão mal, porque Deus tem que perdoar meus pecados vez após vez. Eu ensino outras pessoas, porque ainda estou lutando? Deus se oferece para suportar os nossos fardos, eu deveria ignorar meu pecado e deixar que Deus cuide dele? Se isto é verdade, como a Bíblia pode falar em “luta” contra o pecado? Quando Lucas 13:24 nos fala “Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque ... muitos tentarão entrar e não conseguirão” isto soa como uma coisa séria. Acredito na justificação pela fé, e não na justificação pelas obras. Como esses textos podem ser verdade? Vamos mergulhar na Bíblia e ver o que podemos aprender acerca da luta do cristão!

I. Luta de Uns Poucos

A. Leia Lucas 13:22:23. Que pergunta é feita para Jesus?

1. Que resposta você acha que Jesus daria?

B. Leia Lucas 13:24. Qual é a resposta de Jesus? Ele diz “Sim, serão apenas uns poucos”? (Ele não fala assim. Ele diz que “muitos” tentarão, sem sucesso, entrar. Assim, parece que mais pessoas não entrarão do que as que entrarão. Mas Jesus não diz que apenas uns poucos entrarão. É uma porta estreita e muitos não conseguirão entrar.)

1. Como podemos entrar nesta porta? (Isto envolve “esforço” da nossa parte. “Esforcem-se para entrar pela porta estreita”.)

C. Leia Lucas 13:25. O que este texto nos diz a respeito de entrarmos pela porta estreita? Qual é a primeira exigência em nosso “esforço”? (Agir prontamente. Esta é uma oferta de tempo limitado, porque “quando o dono da casa se levantar e fechar a porta” será tarde demais.)

1. Que exigência o proprietário faz para entrar por esta porta, além de estar pronto? (O proprietário precisa conhecer a pessoa que quer entrar. Isto faz sentido. Quem quer estranhos dentro de sua casa?)

a. Uma vez que isto é, obviamente, uma parábola acerca de Deus, o que o Deus que tudo sabe precisa conhecer? O que significa “não sei de onde são vocês”? (O dono da casa diz que não conhece a informação mais básica acerca dessas pessoas. Ele não conhece nem o contexto de onde vieram.)

D. Leia Lucas 13:26. As pessoas corrigem o dono da casa? Este é apenas um caso de falta de lembrança?

E. Leia Lucas 13:27. O proprietário admite que isto é uma questão de falta de lembrança? (Não. Aparentemente, simplesmente estar ao redor do dono da casa não é suficiente para conhecê-Lo. Ele não nega que ensinou em sua vizinhança ou que comeu com eles. Veja novamente Lucas 13:24, que diz que “muitos tentarão entrar e não conseguirão”. Este texto nos pinta um quadro de pessoas que querem entrar. Pessoas que fazem algum tipo de esforço para entrar. As pessoas rejeitadas ouviram o ensinamento do dono da casa, mas o texto não diz que eles seguiram o ensino. Em vez disso, o dono da casa os chama de pessoas “que praticam o mal”.)

F. Leia Lucas 13:28-30. O que NÃO é exigido para entrar? (Você não tem que ser judeu (ou parte de um grupo definido). Não é uma “coisa em grupo”. Pessoas de toda parte tem permissão de entrar. Você não precisa ser o “primeiro” aqui na terra para entrar. Não é uma coisa que tenha a ver com o status no mundo.)

G. Este texto é uma mensagem somente para a nação judaica do tempo de Jesus? Ou estão declarados aqui princípios eternos?

1. Se você diz que são “princípios eternos”, qual seria, de acordo com estes versos, a chave para entrar? (Ter certeza de que o dono da casa te conhece. Fazer todos os “esforços” para entrar pela porta. Não ser classificado entre os “que praticam o mal”.)

H. Leia Romanos 1:21-23, 28. O que estes textos sugerem sobre a idéia de conhecer a Deus e fazer com que Deus nos conheça? (Apenas ter o conhecimento não é suficiente. Temos que pensar em não “desprezar o conhecimento de Deus”, temos que ser agradecidos por este conhecimento e usá-lo para glorificar a Deus.)

I. Que tipo de ligação você pode ver entre “lutar” e ser conhecido pelo dono da casa?

II. O Significado da Luta

A. Leia Romanos 7:21-24. Isto se parece com uma luta? Em caso afirmativo, a respeito do que é a luta?

B. Leia Romanos 7:25. Jesus nos resgatará. A questão é: Ele vai nos resgatar da luta ou de alguma outra coisa? (Jesus nos resgata “do corpo sujeito a esta morte”.)

C. Leia Romanos 8:1-3. De que estes versos sugerem que nós somos resgatados? (Somos resgatados da condenação.)

D. Leia Colossenses 1:19-23. O que devo fazer para me libertar da acusação? (A morte de Cristo em meu lugar me permite ser apresentado como “santo”, “inculpável e livre de qualquer acusação”. Aqui, somos resgatados da “acusação”.)

1. Que coisa gloriosa! Somos resgatados por Jesus tanto da acusação quanto da condenação! Qual é o final disto? (O texto nos leva em direção ao futuro. “Desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho”. Ser salvo é um dom gratuito. Viver a fé cristã é uma parceria com Deus.)

E. Leia Colossenses 1:24-29. Qual é a luta de Paulo? (Leia Colossenses 1:28-29 várias vezes. Paulo está trabalhando com o poder do Espírito Santo (“conforme a Sua força”) para promover o evangelho. Ele é um parceiro de Deus em executar a obra. Minha imaginação vê Paulo, como um bombeiro, segurando uma mangueira de incêndio, com uma tremenda pressão de água. É necessário uma parceria para realizar o melhor trabalho possível para extinguir o incêndio do mal em nossa vida e na vida de outros.)

III. Luta da Vida

A. Leia Mateus 5:27-30. Esta é a última palavra em matéria de luta – cortar fora partes do corpo! Vamos assumir por um momento que você tem regularmente pensamentos de luxúria acerca do sexo oposto. Você arrancaria teu olho direito para resolver o problema?

1. E se você tem uma compulsão por roubar? Cortar fora a tua mão direita faria você parar de roubar? (Suponho que arrancar ambos os olhos e cortar fora as duas mãos pode nos refrear um pouco – mas essas coisas são, primariamente, assuntos da mente.)

2. Se Jesus não está pedindo para que cortemos partes do corpo – e eu não creio que Ele esteja – o que Ele quer dizer com esta linguagem? (Ele está nos chamando para uma ação radical para evitarmos o pecado. Se você tem uma fraqueza por um pecado em particular, deveria evitar de fazer coisas que podem não ser pecado, mas que te levam mais perto do teu pecado favorito.)

B. Deixe-me fazer uma pergunta difícil. Se a salvação é um dom gratuito de Deus, então como Jesus pode se referir a nos “esforçarmos” para entrar pela porta estreita e cortar partes do corpo para evitar de sermos mandados para o inferno (ou seja, errar a porta estreita)? (Não podemos conquistar a salvação. Nossa leitura de Colossenses 1:22 nos diz que não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. Mas, nossa vida cristã não termina com a salvação. Deus espera que nos esforcemos em parceria com Ele. A parceria exige esforço da nossa parte para resistir aos nossos defeitos de caráter e para promover o evangelho.)

1. Então, o que dizemos sobre a minha luta com os mesmos pecados? E sobre você e a tua luta com os mesmos pecados? (Penso que é isto que significa a vida cristã. Quando você para de lutar, está morto – eternamente. Romanos 7 e 8 são essenciais para esta questão. Se você não está familiarizado com estes capítulos, leia-os. Agora, leia Romanos 8:12-14. Penso que é aqui onde está a luta na vida do cristão. Devemos “pelo Espírito” fazer “morrer os atos do corpo”. Também lutamos para levara o evangelho a outros.)

C. Amigo, e você? Já dedicou a tua vida a Deus? Decidiu colocar a tua mente naquilo que Deus exige, em vez de naquilo que a tua natureza exige? Está seriamente comprometido a, através do poder de Deus e Sua parceria, fazer morrer os atos do corpo? Deus nos chama a volver os nossos corações e nossas mentes a Ele para vivermos uma vida de acordo com a Sua vontade.

IV. Próxima Semana: Esperança Indestrutível

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: