terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Fogo do Ourives - Lição 03

A Gaiola (Êxodo 14)

Introdução: Às vezes a vida é desanimadora. Na semana passada fui o defensor em um caso importante de liberdade religiosa. O juiz não queria ouvir os argumentos que eu havia levado horas para preparar. Em vez disso, ele queria que eu desse respostas do tipo “sim ou não” a uma série de perguntas que só poderiam ser danosas ao meu cliente. Pior, envolviam argumentos favoráveis à parte contrária, os quais ela nunca havia levantado – e que, em minha opinião, não eram, necessariamente, parte do caso. Muitas pessoas estavam orando por mim neste caso – eu o considerei como um desastre. Por que é que você faz a coisa certa e mesmo assim vem o desastre? Vamos mergulhar na Bíblia e considerar a história que ilustra este problema!

I. Fazendo a Curva Errada?

A. Você se lembra que o povo de Deus estava em escravidão por centenas de anos. Deus operando através de Moisés e Arão, força o faraó do Egito a libertar o povo de Deus. Vamos acompanhar esta história lendo Êxodo 13:17-18. O que o povo de Deus esperava? (Eles esperavam que talvez tivessem que lutar antes de alcançar a terra prometida. Eles estavam armados para a batalha.)

1. O que Deus esperava? (Ele esperava que Seu povo pudesse mudar de idéia se encontrassem resistência armada. Assim, Deus parecia adotar a estratégia de evitar batalhas.)

B. Leia Êxodo 13:20-22. O que deu ao povo a confiança de que estava indo na direção correta?

1. Você gostaria que Deus fosse tão claro assim ao guiar a tua vida?

C. Leia Êxodo 14:5-9. O povo de Deus estava pronto para a batalha. Eles estavam prontos para enfrentar uma força deste tamanho e com tal sofisticação militar?

1. Parece estranho a você que Deus dissesse que os estava dirigindo de forma a evitar uma guerra, e então, permitisse que os Egípcios alcançassem Seu povo, enquanto tentavam escapar?

D. Leia Êxodo 14:1-12. Deus estava certo em Sua previsão de como o povo reagiria?

1. Coloque-se no lugar do povo de Deus. Eles tinham estado seguindo as instruções de Deus. Deus sabia que eles não poderiam enfrentar os egípcios. Por que Deus permitiu que esta coisa assustadora acontecesse? Por que Deus permitiria que eles pensassem que iriam morrer?

2. Leia Êxodo 14:13-14. Esta é uma resposta do porque Deus permitiria isto, quando sabia que eles não eram páreo para os Egípcios?

a. Esta mesma resposta é aplicável a nós em nossas circunstancias desanimadoras?

3. Esta é a resposta completa à nossa pergunta sobre por que Deus permitiria isto – que seu povo precisava aprender a confiar em Deus e permitir que Ele cuidasse de suas batalhas? (Leia Êxodo 14:1-4 e Êxodo 14:15-18. A resposta principal é que esta situação difícil e amedrontadora daria glória a Deus.)

a. Considere isto por um momento: quantas das tuas situações difíceis e desanimadoras envolvem um ataque à “tua glória”? Não à glória de Deus, mas à tua glória?

b. Você está confortável com qualquer solução para um problema, quando esta solução traz glória a Deus?

(1) E se a glória de Deus parece ocorrer às tuas custas e às custas da tua família?

E. Vamos ler novamente Êxodo 14:13-14. Se o teu objetivo primário na vida é trazer glória a Deus, como isto afetaria o teu medo? (Nossa atitude faz toda a diferença. Se sabemos que o objetivo da nossa vida, e de cada situação, é trazer glória a Deus, então podemos nos sentir confortáveis com o resultado. Especialmente, nesta situação vemos que Deus lhes promete proteção sem que eles tenham que lutar!

1. A disposição de Deus para lutar, enquanto Seu povo “fica firme” e observa, é uma situação que se aplica apenas aqui? Ou isto se aplica a todos os nossos problemas na vida? (Esta é a coisa maravilhosa acerca da “glória de Deus”. Se é a glória de Deus que está em jogo, e não a nossa glória, então Deus vai assumir a batalha para proteger a Sua glória. Se você parasse de se preocupar com a tua glória, e deixasse que Deus lutasse a batalha por Sua glória, teus “nervos” estariam muito melhor. A tua vida seria muito mais pacífica.)

II. Os Espectadores da Fé

A. Leia Êxodo 14:19-20. Que paralelo você vê para a solução dos teus problemas atuais? (Se queremos conhecer a Deus, Ele dará luz para a nossa vida diária. Se formos hostis a Deus, permaneceremos na escuridão. O resultado é que nenhum dos dois “podem aproximar-se”. Você está muito à frente dos teus inimigos.)

B. Leia Êxodo 14:21-22. Em minha casa nova, a rodovia principal mergulha em um túnel por baixo de um grande canal. Em um momento, você está olhando a superfície da água; em seguida, você está embaixo da superfície da água. Este túnel fica congestionado com freqüência. Quando estava conversando com uma pessoa que mora aqui sobre isso, ela sugeriu que os motoristas ficam nervosos com o “mergulho” por baixo da superfície da água. Que tipo de sentimentos você teria se estivesse vendo uma enorme parede de água de cada lado?

1. Pintei um quadro do povo de Deus como sendo espectadores desta luta. Este é um quadro justo? (Apenas com relação à luta. Foi-lhes ordenado que “seguissem avante”. Era exigido que eles exercitassem a fé em Deus.)

2. A nossa experiência de fé é como a deles – que se não seguirmos adiante, podemos esperar ser capturados pelos “inimigos”?

a. Esta equação deveria ser parte de cada decisão de fé?

C. Leia Êxodo 14:23-25. A quem os egípcios creditam os seus problemas?

1. Deveríamos orar para que os nossos inimigos fiquem “em confusão” e que “as rodas” dos seus empreendimentos comecem “a soltar-se”?

D. Leia Êxodo 14:26-28. Os Egípcios agora eram “crentes” (Êxodo 14:25). Por que afogá-los? (O comentário Barnes’ Notes aponta que em todos os monumentos egípcios o faraó representado como liderando o exército. Também aponta que Salmos 136:15 diz que o faraó morreu com o seu exército. A destruição total do faraó e do seu exército significava que o povo de Deus não seria ameaçado pelo poderio do Egito em sua jornada para Canaã.)

1. O que isto sugere acerca do livramento que Deus finalmente trará ao Seu povo? (Os ímpios, mesmo aqueles que crêem em Deus, serão total e permanentemente destruídos.)

E. Leia Êxodo 14:29-31. O que fez a diferença entre esses versos e Êxodo 14:10-12?

1. Qual é a razão, segundo o que estes versos sugerem, para as dificuldades e momentos de desânimo na tua vida? (Quando você vê o livramento de Deus, isto reforça a tua fé e confiança nEle!)

F. Amigo, em cada problema, cada evento desanimador, temos a oportunidade de colocar a nossa fé em Deus e permitir que Ele lute a batalha para a Sua glória. Se a batalha é para a nossa glória, estamos na batalha errada! Quando o objetivo da nossa vida é promover a glória de Deus, então um sentimento de paz e confiança vem à nossa vida, pois sabemos que Deus está “à frente” na batalha. Nosso trabalho é simplesmente segui-Lo.

III. Próxima Semana: Vendo a Face do Ourives

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: