terça-feira, 7 de outubro de 2008

Na Bonança ou na Tempestade - Lição 13

Yahweh e Israel: Além do Fracasso (Isaías 54; Ezequiel 24; Jeremias 31)

Introdução: Esta é a nossa última lição da série sobre os casamentos no Antigo Testamento. Por que encontramos tantas ilustrações sobre o casamento no Antigo Testamento? Uma resposta é que Deus utiliza com freqüência o casamento para nos contar o Seu lado da história de Seu relacionamento com Seu povo. Quando a Bíblia fala do nosso relacionamento individual com Deus, frequentemente se refere a ele como nosso Pai. Quando a Bíblia fala sobre o relacionamento de Deus com Seu povo, como grupo, frequentemente se refere a um casamento. Por que, dentre todos os tipos existentes de relacionamento, Deus se utilizaria do casamento como ilustração? Vamos mergulhar em nosso estudo e descobrir!

I. Nosso Cônjuge

A. Leia Isaías 54:5. Por que Deus escolheria nos chamar de Sua esposa? Que atributos de um casamento você acha que se aplicam ao relacionamento de Deus conosco?

1. Penso que o contexto pode nos ajudar aqui. Leia Isaías 54:4. Que atributo específico de ser casado Deus diz que traz ao nosso relacionamento com Ele? (Ele nos protege. Ele nos dá um bom nome. Ele assume o lugar de nosso marido que falta. Ele tira a nossa vergonha.)

a. Qual é a vergonha que nós temos? (Este texto reflete o conflito entre o bem e o mal. Deus é o nosso protetor e redentor.)

B. Deixe-me montar o palco para este próximo texto. Babilônia invadiu Judá e levou o povo de Deus cativo. Muitos judeus vivem agora na Babilônia. Se você é um judeu na Babilônia, qual seria o desejo do teu coração? (Retornar à tua terra natal.)

1. De todas as coisas que representam um lar, qual seria a mais importante? (Qualquer um dos teus familiares que ainda morasse lá. A cidade de Jerusalém e o magnífico templo.)

2. Neste contexto, leia Ezequiel 24:20-21. O que está vindo sobre Jerusalém e o povo que restou ali? (Destruição total.)

3. Leia Ezequiel 24:15-17. Que coisa terrível está para vir sobre Ezequiel? (Deus está tirando “o prazer dos seus olhos”.)

C. Leia Ezequiel 24:18-19. Quem era o prazer dos olhos de Ezequiel? (Sua esposa. Deus lhe disse que sua esposa iria morrer.)

1. Por que Deus seria tão duro com Seu profeta Ezequiel? (Não apenas Ezequiel perdeu a sua amada esposa, mas Deus lhe disse que não lamentasse a sua perda. Isto parece ofensivo, até que você trabalhe o fato em tua mente. O verso 19 nos diz que o povo perguntou a Ezequiel por que ele estava agindo daquela forma. Ele lhes diria que isto representava o que aconteceria ap povo de Deus. A seriedade desta situação deveria atrair a atenção de qualquer pessoa racional.)

a. Por que seria necessário tirar a esposa de Ezequiel? Por que não o seu cachorro? (Deus queria mostrar a Seu povo não apenas a seriedade do que iria acontecer em termos de suas próprias vidas, mas também está ilustrando o Seu relacionamento conosco.)

b. Dizemos “Deus me ama”. E se acrescentarmos “Deus me ama como a uma esposa”? Como isto altera a força da declaração?

2. Ezequiel é um homem de Deus. Ele é obediente e está sendo o porta-voz de Deus. O que isto nos ensina sobre uma pessoa justa ser resguardada de todo o sofrimento?

a. A dor é desproporcional ao ponto que Deus está ressaltando? (Se você acredita verdadeiramente que Deus nos ama como a uma esposa, então este é o tipo de dor que vem a Deus toda vez que O rejeitamos e seguimos o nosso próprio caminho.)

(1) Como a morte do cônjuge pode ser melhor do que o divórcio? (Quando o teu cônjuge morre, ele não te rejeitou. A dor de Deus é pior do que a dor de Ezequiel.)

(2) Você vê esta parábola “interpretativa” do sofrimento de Deus em algum outro lugar na Bíblia? (Gênesis 22 – Deus diz a Abraão para sacrificar o seu filho Isaque.)

II. Nosso Deus

A. Leia Jeremias 31:27-28. O que Deus promete para o seu povo no futuro? (Ele reconstruirá a sua nação.)

B. Leia Jeremias 31:29-30. Que mudanças Deus está predizendo no Seu relacionamento conosco?

1. O que Deus quer dizer quando fala de nossos pais terem comido uvas verdes e os dentes dos filhos se embotarem? (As ações dos pais afetam as vidas de seus filhos.)

2. O casamento com uma nação será um simbolismo apropriado para o futuro? (Não. Em vez de o relacionamento com Deus estar centralizado em uma nação (Sua esposa), agora o relacionamento com Deus está sendo centralizado no indivíduo. Deus ainda tem o Seu corpo de crentes (veja Colossenses 1:24), mas a ênfase está no indivíduo, em vez da nação.)

3. Isto é razão para regozijo? Ou você prefere que Deus esteja olhando para o grupo em vez de olhar especificamente para você?

C. Leia Jeremias 31:31-32. Que razão Deus dá para a Sua mudança no Seu relacionamento conosco? (Embora ele fosse o “marido” para o Seu povo, o povo quebrou o contrato com Ele – eles não obedeceram a Deus.)

D. Leia Jeremias 31:33-34. Como esta nova aliança (contrato) é diferente da antiga aliança? (A lei está escrita em nossos corações, em vez de estar escrita na pedra.)

1. O que isto quer dizer? (Penso que se refere à nossa atitude.)

2. Como conseguimos esta atitude? Não faz sentido para mim que Deus diga “OK, vamos fazer um novo acordo aqui. Desta vez vocês terão a atitude certa!” Como acontece esta nova atitude? (A chave está no verso 34 - “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados.”)

a. Leia Mateus 26:27-28. Como Deus perdoa os nossos pecados? (Morrendo por nós!)

E. Leia Hebreus 9:15. (Você deveria tomar algum tempo para ler os capítulos 8 a 10 de Hebreus.) Como este evento (a morte de Jesus) muda a tua atitude? (Você se lembra de como ficamos chocados com o fato de Ezequiel ter perdido a sua esposa para ajudar Deus a ilustrar um ponto? Aqui, o ponto de Deus acerca de Seu relacionamento conosco, o ponto de Deus acerca da terrível natureza do pecado, são vividamente ilustrados na morte de Jesus por nós. Isto deveria mudar a nossa atitude a respeito de Deus e do pecado!)

F. Leia Hebreus 10:19-24. Quais novas atitudes de coração específicas são inspiradas pela morte de Jesus em nosso lugar e Seu papel atual como nosso Sumo Sacerdote? (Certeza, sinceridade, certeza, liberdade da culpa, esperança, confiança, e um desejo de convidar os outros ao amor e às boas obras.)

G. Amigo, você consegue ver como Deus quer ter o relacionamento mais íntimo possível com você? Ele aponta para uma esposa, aponta para um Pai, e dá a Sua vida por nós! Você vai dar o teu coração a Ele? Vai escolher a vida eterna?

III. Na próxima semana vamos começar uma nova série de lições intituladas “O Fogo do Refinador”

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: