terça-feira, 7 de outubro de 2008

Na Bonança ou na Tempestade - Lição 12

Oséias e Gômer: Perdoando a Infiel (Oséias 1-3)

Introdução: Meus pais foram criados em uma situação na qual lhes parecia que eles não eram os filhos favoritos. Os casais que passam por momentos difíceis ou divórcio, por causa de adultério, em uma visão em primeira mão do que significa ser considerado(a) em “segundo lugar”. Deus se sentiu assim em Seu relacionamento com Seu povo, Israel. Ele estava infeliz porque eles não O colocaram em primeiro lugar em seus corações. Nesta semana nosso estudo é sobre um casal que demonstra este problema. Vamos mergulhar em nosso estudo e descobrir mais!

I. As Instruções Para o Casamento

A. Leia Oséias 1:1-3. O que Oséias é e há quanto tempo ele está nesta função? (Ele é um profeta novato. Deus estava começando a falar através dele.)

B. Qual é uma das primeiras coisas que Deus revela a Oséias? (Ele deve casar-se com uma mulher adúltera e ter filhos ilegítimos.)

1. Como um profeta novato, estas instruções podem fazer com que você questione o teu dom?

a. Certamente que estas são instruções estranhas, vindas de um Deus que condena o adultério! Por que Deus disse que Oséias deveria fazer isso? (Deus quer ilustrar o Seu ponto de vista a respeito da maneira como Seu povo O está tratando.)

2. Gômer (a esposa de Oséias) era uma “mulher adúltera” antes ou depois de seu casamento? (A Bíblia não é clara a este respeito. Como você poderia saber que a tua esposa cometeria adultério? Minha opinião é que Oséias queria casar-se com Gômer (Acho que o primeiro erro foi se casar com alguém com este nome... (estou brincando).) e ela provou ser, conforme Deus havia predito, infiel a Oséias.)

II. Jezreel

A. Quel é o pai do primeiro filho de Gômer? (Oséias.)

B. Leia Oséias 1:4-5. Deus dia a Oséias para dar ao filho um nome profético. Que futuro o nome Jezreel prediz? (Pense na lição da semana passada, onde estudamos o que Acabe fez em Jezreel – e o castigo de Deus sobre a esposa de Acabe (Jezabel) e seu filho (Jorão).)

1. Quem é o “bonzinho” ao executar os juízos de Deus sobre a esposa de Acabe e seu filho? (Jeú!)

2. Como Deus poderia punir Jeú por ter feito aquilo que Deus lhe havia ordenado fazer (II Reis 9:6-9) sendo que Deus, mais tarde, elogiou Jeú por haver feito isto (II Reis 10:30)? (Leia II Reis 10:31. Jeú continuou a adorar ídolos. Ele não guardou a lei de Deus de todo o seu coração. Essencialmente, Jeú estava envolvido nos mesmos pecados pelos quais ele havia punido a família de Acabe.)

a. Qual é a vantagem em executar os juízos de Deus sobre a cada de Acabe quando você está cometendo o mesmo pecado?

b. Isto sugere que o motivo de Jeú para fazer a vontade de Deus foi, principalmente, auto-promoção?

3. Imagine um cônjuge que faz quase tudo o que você pede, mas é infiel.

a. Você seria feliz com um cônjuge como este?

b. Você é um cônjuge assim?

c. Mais importante: você é um cristão assim? Você geralmente obedece a Deus, mas por motivos que não são puros e não dá a Deus o primeiro lugar no teu coração? Você é assim?

III. Lo-Ruama

A. Leia Oséias 1:6. Oséias é o pai de Lo-Ruama? (Quando se refere ao primeiro filho a Bíblia diz especificamente que Oséias é o pai. Esta afirmação não existe aqui.)

1. Lo-Ruama significa “não amada”. Maridos, este nome seria natural para um filho que foi concebido enquanto você está casado, mas que não é teu?

a. Por que você teria sentimentos não amáveis com relação a este filho? Não é culpa da criança. (O filho é uma lembrança do teu status de “segundo lugar”.)

b. O que lembrava a Deus do seu status de segundo lugar? (Os ídolos que o povo continuava adorando.)

c. Coloque-se no lugar do povo no tempo de Oséias. Por que eles continuariam a manter esses ídolos? (Eles não confiavam em Deus. Um comentário aponta que a adoração a Baal misturava religião com sexo. Portanto, tinha um apelo sensual para o povo.)

(1) Quais são os teus ídolos hoje? O que você faz (ou deixa de fazer) para demonstrar que não confia em Deus?

(2) Quais práticas sensuais você coloca acima da tua obediência a Deus?

2. E o teu casamento? O que você faz ou deixa de fazer para mostrar ao teu cônjuge que ele está em “segundo lugar”?

a. Se você continuar com essas coisas, poderá culpar o teu cônjuge por ter a mesma reação que Deus teve: “Não mais mostrarei amor [nem irei] perdoá-la(o)?”

IV. Lo-Ami

A. Leia Oséias 1:8-9. Este filho é de Oséias? (Novamente, a Bíblia não diz de forma positiva, sugerindo assim que não é dele.)

1. Lo-Ami significa “não meu povo”. Esta seria uma descrição clara de um filho que não é teu – mas existe um significado mais profundo aqui? (Este é o último estágio do rompimento de um relacionamento. Você chega a um ponto em que diz “não estou mais nem aí” – e realmente pensa assim.)

B. Quando você chega a este ponto no teu casamento, ainda existe alguma esperança? Quando você chega a este ponto no teu relacionamento com Deus, existe alguma esperança?

V. O Caminho de Volta

A. Oséias 2:1-15 nos conta como Deus punirá Israel por sua infidelidade. Basicamente, estes versos falam de todas as coisas que Deus irá tirar de Seu povo. Esta forma de agir fará o teu cônjuge infiel retornar para você?

1. Se o teu cônjuge retornar, isto significa que você é amado pelas “coisas” que você tem? (Isto me parece com a abordagem do “amor firme”. Deus quer trazer Seu povo a pensar na situação, tirando Suas bênçãos. Normalmente, cada cônjuge traz alguma coisa para o casamento. Todos nós trazemos “coisas”. Se as retiramos, o outro cônjuge pode parar de considerar como certa esta contribuição.)

B. Leia Oséias 2:14-15. Que mudança de rumo você vê aqui?

1. Esta mudança de curso faz sentido para voe? Se sim, por que? (O objetivo é restaurar o relacionamento, não apenas punir a esposa. Você consegue ver o curso dos pensamentos de Deus? Primeiro ele adverte Sua “esposa”. Então, quando o comportamento não muda, Ele retira Suas bênçãos de Sua esposa. Então, quando consegue atrair a atenção da esposa e (é o que se espera) o bom senso retorna, Deus a atrai de volta para Si.)

2. Estes são os estágios que você deveria usar para restaurar o teu casamento?

3. O que, especificamente, Deus faz para “atrair” Israel?

a. Qual é o simbolismo de “levá-la para o deserto”? Isto é igual a levá-la para a praia? (A expressão significa estar a sós. Talvez um novo começo.)

b. Qual é o simbolismo de “falar-lhe com carinho”? (Não ficar irado nem parecer irado. Falar com palavras carinhosas, encorajadoras, sensíveis, sensuais.)

c. Qual é o simbolismo de “devolver a ela as suas vinhas”? (Por um lado, significa presentes. Vinhas, uvas, vinho, tem um significado especial na Bíblia. Penso que significa uma ligação espiritual, saúde física, prazer e alegria.)

C. Leia Oséias 2:16. Que mudança de atitude ocorre no casamento?

D. Em algum ponto deste processo Deus parou de amar Seu povo? (Leia Oséias 3:1. Deus nos diz que continuou a amar Seu povo através do período de sua infidelidade. Ele é um Deus grande e constante.)

E. Amigo, Considere a abordagem de Deus ao problema do pecado.Deus deseja ter um relacionamento com você. Isto pode levar a uma pequena “sacudida” no teu mundo. Mas o objetivo de Deus é chegar perto de você e te amar, não te ferir. Você vai voltar para Ele?

VI. Próxima Semana: Yahweh e Israel: Além do Fracasso

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: