terça-feira, 7 de outubro de 2008

Na Bonança ou na Tempestade - Lição 11

Acabe e Jezabel: Abuso de Autoridade (I Reis 16; 21 e II Reis 9)

Introdução: Algumas coisas são difíceis de avaliar. Quando eu estava namorando, queria me casar com uma garota que tivesse um zelo religioso que fosse como o meu. Lembro-me de uma jovem que namorei e que estava “pegando fogo” por Deus. Seus Sábados eram um turbilhão de atividades religiosas, desde freqüentar a igreja até ir a outras reuniões e visitar doentes à tarde. Parecia que eu era a única atividade “secular” dela! O nível de “fogo” na minha vida religiosa nunca foi tão alto assim – e isto me preocupava. Nesta semana vamos estudar um casal que tinha um problema oposto de temperatura. Ele era frio, no que se referia ao relacionamento com Deus, e ela era gelada. Vamos mergulhar e descobrir mais sobre com quem não devemos nos casar!

I. Acabe

A. Leia I Reis 16:28-30. Que tipo de homem era o rei Acabe?

B. Leia I Reis 16:25-26. Onri era o pai de Acabe. Você está vendo um padrão aqui? (Cada geração fica pior do que a outra!)

C. Leia I Reis 16:31-32. Nossas lições deste trimestre são sobre o casamento. O que a Bíblia sugere a respeito do casamento do rei Acabe com Jezabel? (Este casamento está listado entre seus pecados mais memoráveis!)

1. Sempre pensei que, no que se refere ao casamento, você tem escolhas boas e escolhas ruins. Decisões sábias e decisões tolas. É possível que uma decisão de casamento também possa ser uma escolha pecaminosa?

a. Se sim, como você poderia saber antecipadamente? Com relação a este casamento, qual é o problema de pecado, de acordo com nosso texto? (Com Jezabel, veio a prática da adoração a Baal.)

b. Leia II Coríntios 6:14-16. É pecado ignorar este conselho bíblico? (No mínimo, este é um conselho para nos manter afastados do pecado. O casamento do rei Acabe com Jezabel levou à adoração de Baal – o que, claramente, é pecado. Casar-se com um descrente irá tirar as tuas afeições de Deus e redirecioná-las em outra direção.)

2. Por que os cristãos casam-se com descrentes? (Na situação de Acabe, duvido que tenha sido por amor – embora possa ter havido atração física, em parte. O comentário The Bible Knowledge nos informa que um dos grandes “feitos” do rei Onri foi sua aliança militar com os fenícios (sidônios), a qual foi selada com o casamento de Acabe com Jezabel (filha do rei sidônio). Este casamento trouxe com ele um aumento no poder e autoridade terrestres.)

D. Leia I Reis 18:4 e I Reis 21:25. Jezabel era alguém que simplesmente não acreditava no verdadeiro Deus? (Não. Ela era uma ativista contra Deus!)

II. A Vinha de Nabote

A. Leia I Reis 21:1-3. O rei está fazendo uma oferta razoável? (Certamente. Um rei poderia ser tentado a tomá-la de você – especialmente este rei.)

1. Por que Nabote rejeita a oferta? (Esta terra tinha estado em sua família por um longo tempo.)

a. Nabote está louco? Por que recusar a oferta por razões sentimentais? (Suas razões não são sentimentais. De acordo com Números 36:7, Deus exigia que eles mantivessem a terra que haviam herdado. Portanto, Nabote muito provavelmente considerou uma obrigação religiosa recusar a oferta do rei.)

2. Acabe era um horticultor? Por que ele se preocuparia com o quão distante estava a sua horta, a menos que ele cuidasse dela? (Aparentemente, esta era a casa de verão do rei Acabe. Talvez ele gostasse de trabalhar na horta. Talvez ele apenas quisesse supervisionar mais facilmente os trabalhadores.)

B. Leia I Reis 21:4. Qual é o nível de maturidade emocional de Acabe?

1. Como este tipo de maturidade afeta o casamento?

C. Leia I Reis 21:5-7. Acabe conta a verdade à sua esposa? (Não a verdade completa. Ele omite a razão pela qual a recusa de Nabote é razoável. Ao contrário, a recusa parece totalmente irracional.)

1. Tire da tua mente todo o resto do que você sabe sobre Jezabel. Como ela está agindo como esposa agora? (Ela está fazendo exatamente o que todo cônjuge deveria fazer. Primeiro, ela não está gritando com Acabe, por agir como um garotinho. Em vez disso, ela é simpática, mas ao mesmo tempo o lembra de sua posição de autoridade. Isto parece ser uma repreensão gentil (embora alguns especialistas em hebraico possam discordar). Segundo, ela diz “Vou cuidar do teu problema.” Não seria bom se nossos cônjuges sempre resolvessem os problemas que não conseguimos resolver?)

D. Leia I Reis 21:8-10. O que isto nos revela sobre Jezabel – além do fato de ela ter um plano de ação claro para alegrar seu esposo?

1. Considere que ela é uma adoradora de Baal. Quanto ela sabe a respeito da religião de Acabe? (Ela sabe que a lei exige pelo menos duas testemunhas. (Deuteronômio 19:15) para estabelecer um fato; ela sabe que não era permitido amaldiçoar a Deus ou amaldiçoar o rei (Êxodo 22:28) e ela sabia que a adoração de falsos deuses era punível com o apedrejamento (Deuteronômio 13:6-10).)

2. É provável que ela soubesse que não seria correto para Nabote vender sua terra a Acabe? (Sim.)

E. Leia I Reis 21:11-14. Neste contexto, considere novamente a recusa de Nabote em vender sua terra a Acabe por motivos religiosos. Que tipo de homem era Nabote? Que tipo de pessoas governavam a sua cidade? (Os governantes eram ou muito corruptos e maus ou estavam com medo da rainha Jezabel. Nabote era um notável homem de princípios.)

1. Leia II Reis 9:26. Que elemento maligno é deixado de fora no relato de I Reis 21? (Este plano maligno também levou à morte os filhos de Nabote.)

F. Leia I Reis 21:15-16. O que esta história nos fala sobre o casamento de Acabe e Jazabel, e seu relacionamento? (Nos diz que jazabel tinha um gênio forte e mau. Contudo, ela agiu para agradar seu marido (ou, pelo menos, para preservar a sua autoridade como rei sobre seus súditos). Também nos diz que Acabe era imaturo, de gênio fraco e manipulado por sua esposa.)

G. Sabendo o que você sabe agora, Nabote deveria ter negociado ou vendido a sua terra ao rei Acabe? (Eu votaria “sim”. As leis da terra não eram uma questão moral. Eram regras práticas, para permitir que uma família vivesse da terra através de sucessivas gerações. Aqui, o objetivo prático das leis de Deus foi frustrado pela morte de Nabote e seus filhos.)

1. Deus sempre intervêm para proteger os justos dos maus aqui na terra?

H. Leia I Reis 21:17-19. Que nível de culpa Acabe tem pelos atos de sua esposa? (Este texto mostra que Acabe sabia o que ela estava fazendo.)

1. Até que ponto você é responsável pelos pecados do teu cônjuge?

a. A tua resposta leva em conta o nível de autoridade que você tem sobre o teu cônjuge?

I. Leia I Reis 21:20-24. Se você pratica o mal, Deus vai te encontrar e te punir? (Existe um falso ensinamento de que Deus nunca age como um juiz para executar seus juízos. Este ensinamento diz que, como Deus é amor, Ele não pode executar juízos. Este ensinamento tem muita dificuldade de sobreviver a uma história como esta. Note o paralelismo entre o crime e o castigo. Deus promete acabar com Acabe e seus descendentes, assim como Jazabel acabou com Nabote e seus descendentes.)

1. Dado o que Acabe a Jezabel fizeram, você deseja que o teu Deus execute juízos sobre eles?

J. Leia I Reis 21:27-29. Que quadro este texto pinta de Deus? (Ele á um juiz, mas deseja que nos arrependamos! Seu desejo é salvar, mesmo o mais ímpio, e não de destruir.)

III. Juízo

A. Leia II Reis 9:6-10. Jeú era um comandante do exército, que agora havia sido ungido como o novo rei de Israel! O que você acha deste profeta? (Para entender o contexto, leia II Reis 9:1-3.)

B. Jeú começa a sua tarefa indo em direção ao palácio do filho de Acabe, Jorão. Leia II Reis 9:20. Existe uma ligação entre a tua forma de dirigir e teu sucesso na vida?

C. Jorão sai para encontrar Jeú e Jeú o mata. Jeú havia ouvido falar da profecia contra Acabe, então ele ordena que Jorão seja jogado na terra de Nabote. Então, Jeú continua em direção ao palácio. Leia II Reis 9:30-31. Por que Jezabel “pintou os olhos”?

1. Jaú seria seduzido? Isto era uma vaidade tola de um mulher velha? (Leia II Reis 9:32-33. Jeú não é seduzido. Note a lealdade dos guardas da casa de Jazabel. Eles não perdem tempo em jogá-la pela janela.)

D. Leia II Reis 9:34-37. A justiça foi feita?

E. Amigo(a), faça as escolhas certas, no que se refere a Deus e teu cônjuge. Estas escolhas terão conseqüências aqui e certamente terão conseqüências para a eternidade.

IV. Próxima Semana: Oséias e Gômer: Perdoando a Infiel

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: