terça-feira, 7 de outubro de 2008

Na Bonança ou na Tempestade - Lição 09

Jó e Esposa: Convivendo com as Perdas (Jó 1-2)

Introdução: Minha esposa dá aulas para os primeiros anos do ensino fundamental. Certo ano, havia um menino que estava sofrendo problemas em sua vida. Ele chorava para a minha esposa, “Não sei por que isso está acontecendo comigo, eu dou o dízimo!” Você já falou algo assim no passado: “Deus não sei por que isto está acontecendo comigo, eu sou fiel a Ti”? A tragédia é perturbadora. A reação do teu cônjuge é importante para a tua capacidade de lidar com a tragédia. O teu cônjuge vai te consolar ou te culpar? Será um conforto ou uma acusação? Vamos pular para dentro de nossa lição e olhar a história do Sr. e Sra. Jó.

I. Jó, o Homem

A. Leia Jó 1:1-3. Que fatos importantes aprendemos a respeito de Jó? Vamos listar todas as coisas que aprendemos sobre ele.

1. Ele era “o homem mais rico do oriente”.

2. Ele morava em Uz (Em Edom, a sudoeste do Mar Morto.)

3. Ele era íntegro. A palavra hebraica significa, literalmente, “completo”.

4. Ele era justo. A palavra hebraica significa, literalmente, “correto”.

5. Ele temia a Deus (reverenciava a Deus).

6. Ele evitava o mal. (Literalmente, “afastava-se” do mal.)

a. Quantos de nós podemos dizer que “nos afastamos” do mal, em vez de “nos ligarmos” ao mal?

7. Ele era rico (7.000 ovelhas; 3.000 camelos; 500 juntas de boi; 500 jumentos).

8. Ele foi abençoado por Deus e teve sete filhos e três filhas. (Um número completo. Note que isto também é verdade para seus animais, os quais, somados, resultam em múltiplos de 10.)

B. Leia Jó 1:4-5. Que tipo de pai era Jó? (Ele tinha uma real preocupação acerca do bem-estar espiritual de sua família – um homem que acreditava em “valores de família”.)

1. Você intercede com Deus acerca do bem-estar espiritual dos teus filhos?

C. Você gostaria de ser como Jó? Ele não tinha uma bela vida?

II. A Tragédia Se Abate

A. Leia Jó 1:13-15. Que tipo de desastre é descrito aqui?

1. Como você acha que isto afetaria Jó? (Metade de sua riqueza em gado simplesmente desapareceu. Apague os bois e os jumentos do inventário.)

2. O texto nos dá alguma pista acerca dos filhos de Jó, quando diz que estavam celebrando uma festa durante um dia de trabalho? Eles não deveriam estar fora, dirigindo o trabalho dos empregados?

B. Leia Jó 1:16. Qual é o significado do fato de que o primeiro mensageiro ainda estava falando quando o segundo chegou com seu relato? (Jó não tinha tido a chance de se recuperar da primeira notícia terrível.)

1. Que tipo de desastre é descrito aqui? Como ele afetaria Jó? (Apague as ovelhas e os empregados do inventário. Jó havia perdido provavelmente mais de 3/4 de sua riqueza.)

2. O que é este fogo de Deus? É um juízo direto da parte de Deus? (O servo provavelmente esta descrevendo relâmpagos, os quais incendiaram a grama.)

a. Este fogo era realmente da parte de Deus? (Vamos espiar por trás da cortina e ler Jó 1:6-12. Este texto mostra que Satanás, e não Deus causou estes relâmpagos.)

b. Considere a capacidade de Satanás de controlar os relâmpagos. Quanta habilidade ele tem hoje para causar desastres naturais?

c. Note também que a obra de Satanás é atribuída a Deus. Quanto disso você acha que acontece hoje?

C. Leia Jó 1:17. Note que o segundo mensageiro ainda está falando. Que tipo de desastre é descrito aqui? (Agora, risque do inventário os camelos; o equilíbrio da riqueza de Jó.)

D. Leia Jó 1:18-19. Considerando a lista que fizemos anteriormente acerca de Jó, e considerando como seria ser igual a ele, o que se foi? (Quase todas asa suas bênçãos. Seus bens materiais e seus filhos se foram.)

1. Me diga qual você acredita que é o impacto da perda de todos os seus filhos para um homem cujo costume regular (Jó 1:5) era oferecer sacrifícios por cada um deles? (Obviamente, Jó se preocupava muito com seus filhos. Seu amor e preocupação diária continuaram, mesmo depois de eles haverem crescido. Esta é uma tragédia inacreditável.)

2. Mais uma vez, note como eles morreram – uma perturbação da natureza que, aparentemente, pode ser controlada por Satanás.

E. Vamos trazer isto para o campo real e pessoal: imagine que nos últimos vinte minutos você perdeu: teu emprego; todo o teu dinheiro na conta corrente, na poupança e outros investimentos; todas as tuas outras fontes de renda; e todos os teus filhos foram mortos.

1. Como você reagiria?

2. O que você diria a respeito de Deus se a maior parte das perdas fossem devido a eventos sobrenaturais?

F. Leia Jó 1:20-21. Como Jó reagiu? (Que homem de confiança!)

G. Jó não disse, “Que má sorte eu tive hoje: mau tempo e vizinhos indisciplinados!” Quão próximo Jó está da verdade? Qual papel a sorte e Deus tiveram aqui?

H. Leia Jó 1:22. Por que a Bíblia faz este comentário?

1. Seria a coisa mais natural do mundo culpar a Deus?

a. Jó está atribuindo a perda a Deus, mas sendo um “bom esportista” acerca disso? (Ele diz que “o Senhor o levou”.)

2. Quais evidências Jó teria, além dos relâmpagos e do vento, de que essas tragédias tiveram uma fonte sobrenatural? (Nestes quatro desastres que se abateram sobre Jó, note a precisão do trabalho. Por quatro vezes, apenas uma pessoa sobreviveu: apenas o número exato necessário para levar a notícia da tragédia até Jó. Na tempestade de vento, todos os dez filhos de Jó foram mortos, nenhum sobreviveu, nenhum ficou apenas ferido. Isto não me parece obra do acaso. Aparentemente, isto atingiu Jó de alguma forma.)

3. Uma vez que sabemos que isto foi obra de Satanás, e não de Deus, sugiro que, se a precisão dos desastres não te deixa amedrontado, a tua cabeça precisa ser examinada. Precisamos estar muito certos de que não estamos colocando voluntariamente a nossa vida e nosso bem-estar nas mãos de Satanás, ao fazermos a sua vontade.

4. Finalmente, Deus seria o responsável final por estas tragédias, já que Ele as “autorizou”?

a. Jó teria cometido pecado, se tivesse culpado a Deus por elas? (O texto sugere que isto seria pecado.)

III. O Segundo Teste

A. Leia Jó 2:7-8. O que é tirado de Jó desta vez? (A sua saúde.)

B. O que é notável acerca desta doença de pele? Que ela é dolorosa.)

1. Ele podia andar?

2. Dormir?

3. Satanás tem o conhecimento e a capacidade de destruir a tua saúde também?

C. Por que Jó está se raspando com um caco de louça? Que tipo de tratamento é este? Onde está a sua esposa? (O comentário de Matthew Henry, um comentário muito antigo, tem uma observação interessante a respeito do tratamento de Jó. Ele diz que outros estariam cobrindo as chagas de Jó com ungüento. Mas Jó não podia pagar um médico; seus filhos e empregados estão mortos e a sua esposa não se importa. Jó não consegue fazer um bom trabalho ao cuidar de si mesmo.)

IV. A Esposa

A. O que havia restado para Jó? (Sua vida, sua esposa e seus amigos.)

B. Vamos falar sobre o “bombardeio de precisão” de Satanás por um momento. Por que Jó ainda tem a sua vida? (Jó 2:6 – o Senhor impediu que satanás a tirasse.)

C. Por que Jó tem a sua esposa? Satanás foi impedido de tirar a sua esposa?

D. Leia Jó 2:9-10. Como a esposa de Jó parece ver a Deus?

1. Você a culpa? (Se ela acreditasse (como provavelmente era o caso) que as suas bênçãos vieram como resultado de Jó seguir a Deus, teria que concluir que ou o seu marido a desapontara (e isto havia custado a vida de seus filhos), deixando de obedecer a Deus, ou Deus os desapontara, ao permitir que essas tragédias acontecessem. Ela está culpando ou a Jó, ou a Deus.

2. Jó está atacando as suposições de sua esposa? (Sim. Ele está dizendo que simplesmente porque ele serve a Deus, isto não quer dizer que tudo de bom aconteceria com ele. Ele diz que sua esposa é tola ao fazer uma suposição em contrário.)

3. Qual seria o ponto em amaldiçoar a Deus? (Todo aquele que está em falta, receberia a sua devida recompensa. Amaldiçoar a Deus seria “dar o troco” a Deus. Amaldiçoar a Deus provavelmente causaria a morte de Jó – fazendo, desta forma, “justiça” e tirando-o desta miséria.)

4. Será que eu deveria perguntar de novo por que Satanás deixou a esposa de Jó viva?

a. Quem, no conflito cósmico, queria que Jó amaldiçoasse a Deus e morresse? (Satanás! Leia Jó 2:4-5. Isto era precisamente o que satanás havia previsto que Jó faria. Se Jó seguisse o conselho de sua esposa, estaria fazendo a vontade explícita de Satanás.)

b. Como você compararia Jó a Adão?

5. O que isto nos ensina acerca do casamento e nossos cônjuges hoje em dia? (O teu cônjuge pode estar dando um conselho que nem sempre é de Deus. Dor, inclinações pessoais, ira, podem corromper o conselho de uma pessoa.)

E. Leia Jó 42:13. O que este texto nos diz sobre o futuro de Jó e sua esposa? (Eles passaram bem por tudo isso.)

F. Amigo, parte do casamento é colocar a Deus em primeiro lugar, e testar o conselho do teu cônjuge à luz dos conselhos de Deus. Adão falhou neste teste. E você?

V. Próxima Semana: Davi e Bate-Seba: Adultério e Conseqüências

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: