terça-feira, 7 de outubro de 2008

Na Bonança ou na Tempestade - Lição 07

Boás e Rute: Firmes Fundamentos (Rute 1-4)

Introdução: Às vezes, a vida nos trata com dureza. Nestes momentos, você se pergunta onde está Deus? Por que ele permite que coisas tão terríveis aconteçam comigo? Nesta semana vamos ver mulheres cujas vidas foram destroçadas pela morte de seus esposos. Será que permanecer fiel a Deus vale a pena? Força de vontade e determinação seriam úteis? Vamos mergulhar em nossa lição e descobrir!

I. Desastre

A. Leia Rute 1:1-5. Este era uma época terrível para se viver. Não havia governo em Israel (Juízes 17:6), as pessoas faziam o que queriam. Aparentemente, também não havia chuva, e então Elimeleque decidiu levar a sua família para outro país, onde havia comida. O que você acha da decisão de Elimeleque? (Ela coloca o físico acima do espiritual. Embora Israel não estivesse seguindo a Deus da forma como deveria, o deus de Moabe era Camos (I Reis 11:7; II Reis 23:13).)

1. Foi errado Malon e Quilion terem se casado com mulheres moabitas? (O casamento com esta nação não havia sido especificamente proibido (Deuteronômio 7:1-3, mas não era uma boa idéia, porque elas adoravam a outros deuses.)

2. A mudança melhorou a situação de Noemi? (Aconteceu que a tentativa do marido em melhorar a situação da família acabou piorando as coisas.)

B. Noemi ouviu dizer que a fome em Israel havia terminado, e então decidiu voltar para casa. Leia Rute 1:8-13. Que tipo de mulher era Noemi? (Ela está amargurada com relação a Deus, mas tem sentimentos altruístas com relação às suas noras. Elas haviam sido boas esposas para seus filhos e ela está pensando no futuro delas.)

C. Leia Rute 1:14-15. Noemi consegue convencer a Orfa acerca do melhor caminho para o seu futuro, mas Rute decide ficar. Qual é a situação espiritual de Noemi neste momento? (Ela está em rebelião contra Deus. Em sua opinião, Deus a prejudicou, e não a ajudou. Portanto, ela recomenda que Orfa e Rute voltem para seu povo e para seus deuses.)

1. Noemi sempre havia sido assim – rebelde contra Deus? (Leia Rute 1:16-18. A família de Elimeleque converteu Rute ao serviço do Deus verdadeiro. Embora Rute tenha perdido seu esposo, ela não tem esta atitude de rebeldia em relação a Deus. Em vez disso, Rute demonstra seu caráter forte ao discordar do “conselho prático” para o seu futuro e, em vez disso, permanecer fiel a Noemi e ao Deus de Israel. Noemi deve ter mantido alguma fé, porque Rute se refere ao “teu Deus”.)

II. As Bênçãos de Deus Sobre Rute

A. Leia Rute 2:1-4. O que aprendemos acerca de Boaz? (Ele é um parente de Elimeleque, é proeminente na comunidade, é proprietário de terras e fazendeiro, é temente a Deus e tem um bom relacionamento com seus trabalhadores.)

1. Que fato adicional aprendemos sobre Rute? (Ela não é preguiçosa.)

2. Note que Rute 2:3 diz que “casualmente entrou justo na parte da plantação que pertencia a Boaz.” Este texto soa como se fosse uma questão de sorte. É assim que você vê isso? (Deus está dirigindo as ações desta jovem trabalhadora!)

B. Leia Rute 2:5-7. Rute chama a atenção de Boaz. Que recomendações o capataz dá acerca dela? (Ele fala três coisas importantes. Primeiro, diz a Boaz que é uma parente (ou pelo menos está com um de seus parentes). Segundo, que ela pediu permissão para “recolher espigas” (o que era seu direito, de acordo com Levítico 23:22). Terceiro lugar, que ela é uma boa trabalhadora.)

1. O que você acha que Boaz pode ter ouvido anteriormente acerca da “moabita que voltou de Moabe com Noemi”? (Noemi tinha uma história muito triste. O único ponto positivo em sua situação era esta jovem moabita, a qual não apenas deixou o seu país para ajudar Noemi, mas também se converteu ao Deus de Israel. Minha opinião é que o povo tinha um conceito muito favorável de Rute.)

C. Leia Rute 2:8-10. Rute tinha a mesma pergunta que acabei de fazer: por que Boaz está sendo tão gentil com ela? Uma coisa é permitir que ela recolhesse espigas – o que era o seu direito – e outra coisa é dizer a ela que recolhesse apenas na sua propriedade, prometer a sua proteção pessoal e fazer com que ela tomasse parte juntamente com os “da casa”. Por que? (Leia Rute 2:11-12. Ocorre que eu estava certo a respeito da reputação dela. Então, quando ela “casualmente” apareceu em seus campos, ele estava ansioso para ajudá-la.)

1. Em vez de desejar que ela fosse “ricamente recompensada pelo Senhor”, por que Boaz simplesmente não lhe deu esta rica recompensa?

D. Leia Rute 2:13. O que você acha desta resposta? E se ela tivesse dito, “Você está certo, estou fazendo muita coisa por Noemi! Esse negócio de recolher espigas não fica bem com o meu estilo. Você é rico, que tal me ajudar um pouco mais? Eu mereço esta ajuda. Você pode dá-la.”

E. Leia Rute 2:14-16. Além de alimentá-la o que você acha que Boaz está tentando fazer por Rute? (Ele quer que ela se sinta aceita e que seja aceita por seus empregados. Não quer que ela se sinta envergonhada por estar recolhendo espigas. Ele a vê como uma pessoa especial. Uma pessoa que, se as circunstâncias fossem diferentes, não estaria recolhendo espigas.)

1. Que princípios acerca de ajudar os pobres encontramos em nossa história até aqui? (Boaz não deu, simplesmente, dinheiro e comida para Rute. Segundo o plano de Deus para a colheita, o pobre tinha que trabalhar por sua comida. Por outro lado, Boaz compreende as infelizes circunstâncias de Rute e dá passos para evitar que ela fique envergonhada, mantê-la segura e tornar sua a coleta de comida um pouco mais fácil.)

F. Leia Rute 2:17-18. Que traços de caráter vemos em Rute? (Vemos novamente que ela é uma boa trabalhadora. Também descobrimos que ela é generosa.)

III. Boaz e Rute

A. Leia Rute 2:19-20. Nossa história introduz um fato novo. Boaz é “um de nossos resgatadores.” O que é isso? (Vamos ler alguns textos: Levítico 25:25; Levítico 25:47-49; e Deuteronômio 25:5-10. A família era muito importante em Israel. A idéia de um membro da família “redimir” alguém que passou por momentos difíceis estava escrita na lei. Isto se estendia até a “lei do levirato”, na qual um irmão de um homem morto deveria casar-se com a viúva do irmão, para que esta pudesse ter um filho que desse continuidade ao nome do morto. Rute e Noemi não somente tinham entrado em grandes dificuldades financeiras, mas ambas tinham perdido seus maridos.)

1. Que outros princípios a respeito de ajudar os pobres podemos aprender nestes textos? (A família tem uma responsabilidade primária.)

B. Leia Rute 3:1-4. Você se lembra que Noemi argumentou que Rute deveria permanecer com o seu povo, para que pudesse encontrar um marido. O que Noemi está pretendendo agora? Ela está tentando fazer com que Rute seduza Boaz? (Não. Noemi está fazendo a “sua obrigação”, como mãe para arranjar um casamento para Rute. Boaz não faz qualquer movimento no sentido de casar-se com (resgatar) Rute; então Noemi vai ajudar a movimentar as coisas, dizendo à garota que se lave, se perfume e deite perto de Boaz quando ele estivesse dormindo. O cheiro do perfume entraria pelas narinas sonolentas de Boaz e ele poderia começar a sonhar com o casamento. Quando seus pés esfriassem, ele acordaria e ali estaria Rute – bonita e cheirando bem! Vamos ver como este plano funcionou!)

C. Leia Rute 3:5-9. Vamos comparar os textos um pouco. Noemi disse a Rute (Rute 3:4) que quando Boaz acordasse, ele “lhe dirá o que fazer”. Quem está dizendo a quem o que fazer em Rute 3:9? (Rute está dizendo a Boaz que ela deseja que ele seja o seu resgatador (se case com ela)! E isto porque ela deveria esperar que ele tivesse a idéia!)

1. Que lições as moças solteiras podem aprender sobre o casamento? (Ouvir os conselhos de seus pais, usar roupas bonitas, ser limpas, cheirar bem e ser agressivas! De outro modo, o teu Boaz pode muito bem ficar dormindo o resto da vida.)

2. Rute e Noemi estão assumindo esta postura agressiva sem qualquer encorajamento por parte de Boaz?

D. Rute agora se colocou “na berlinda”. Ela poderia ser rejeitada, não apenas como esposa, mas como recolhedora de espigas. Se Boaz não quiser se casar com ela, pode não a querer por perto, constantemente lembrando-o daquilo que Noemi considera ser o sua obrigação. Leia Rute 3:10-13. Funciona! Esta idéia já estava na cabeça de Boaz? (Sim! Ele já tinha considerado o problema do parente mais próximo.)

1. O que Boaz precisa fazer a respeito deste problema em potencial? (Boaz precisa fazer um pouco de “trabalho legal” para colocar tudo em ordem.)

E. Leia Rute 3:16-18. Qual é a sábia avaliação que Noemi faz da situação? (Boaz irá fazer o que estiver ao seu alcance para acertar as coisas.)

F. Leia Rute 4:1-6. Que nota você daria para Boaz como negociador? Ele menciona qual viúva faria parte do negócio com as terras? Qual delas seria a escolha lógica?

G. Leia Rute 4:9-10. As exigências da lei foram cumpridas? (Sim.)

H. Leia Rute 4:13-16. Como Noemi passou de uma mulher infeliz com Deus para a avó de quem foi o avô do rei Davi? (Foi uma mistura de acontecimentos. Uma decisão de voltar para o povo de Deus. A lealdade, comprometimento e trabalho árduo de Rute. A lei de Deus, A mão de Deus guiando Rute até o campo de Boaz. A bondade de Boaz. Todas essas coisas boas operando juntas criaram resultados muito especiais para Boaz, Rute e Noemi (e agora, o pequeno Obede).)

I. Amigo, quando você segue as regras de Deus, quando você trabalha duro, Deus se lembrará de você e te abençoará, mesmo quando as coisas parecem ser muito difíceis.

IV. Próxima Semana: Elcana e Ana: Cumprindo Um Voto

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: