terça-feira, 7 de outubro de 2008

Na Bonança ou na Tempestade - Lição 04

Jacó e Raquel: Trabalho por Amor (Gênesis 29-31)

Introdução: Na semana passada, quando terminamos nossa história, tudo estava indo ladeira abaixo. Jacó e sua mãe conspiravam para que Jacó recebesse o direito da primogenitura através do engano. Isto enraiveceu tanto seu irmão mais velho, Esaú, que Jacó foge de sua casa para evitar de ser morto por Esaú, por tê-lo roubado do direito de primogenitura. A desculpa para a história da fuga de Jacó é que ele iria em busca de uma esposa. Vamos mergulhar em nossa história e ver o que Jacó encontra!

I. Jacó Chega

A. Gênesis 29 registra que Jacó foge para a área em que a família de sua mãe mora e encontra uma jovem bonita chamada Raquel. Raquel é a filha de seu tio Labão (O irmão da mãe de Jacó). Vamos acompanhar essa história lendo Gênesis 29:10-13. Por que você acha que Jacó chora quando encontra Raquel? Isso faz com que ele pareça ser um “bom partido” para ela? (Jacó passou por muito stress devido à sua fraude, a ameaça à sua vida, ter que deixar sua casa e a esperança de encontrar seus parentes. Agora ele encontrou seus parentes e a sua recepção calorosa é um grande alívio para ele.)

B. Leia Gênesis 29:14-15. Com base na declaração de Labão, que tipo de homem você acha que ele é? (Ele parece ser muito justo e honesto. Um homem assim não tiraria vantagem de um parente.)

1. Olhe mais perto. É apropriado tratar seu próprio sobrinho como um empregado comum?

C. Leia Gênesis 29:16-18. Quanto tempo levou para que Jacó se apaixonasse por Raquel? (Um mês!)

1. Por que Jacó se apaixonou por Raquel? (Ela tinha um belo corpo e um lindo rosto.)

a. Por que você acha que a Bíblia menciona isto?

b. Esta é uma base apropriada para apaixonar-se por alguém?

2. O que você acha do “acordo” que Jacó ofereceu a Labão?

a. Leia Gênesis 31:14-15. O que Raquel e Lia pensavam deste “acordo”?

b. Leia Gênesis 29:19. O que Labão pensava deste “acordo”?

c. O que é incomum a respeito deste casamento? (Jacó fez o contrato, e não seus pais.)

II. Os Casamentos

A. Leia Gênesis 29:20-25. O que, neste texto, nos lembra da vida passada de Jacó? (Ele enganou seu pai, substituindo seu irmão. Agora Labão o engana, substituindo uma irmã.)

1. Raquel e Lia faziam parte desta fraude?

B. Leia Gênesis 29:26. O que você acha da defesa legal de Labão?

1. O que você teria dito em resposta, se estivesse no lugar de Jacó? (Eu estou aqui há sete anos e você nunca me revelou este “costume”, nem sequer mencionou que ele tornava o nosso contrato impossível.)

C. Leia Gênesis 29:27-29. Que tipo de festa de casamento foi dada a Raquel? (Parece que ela não teve nenhuma festa.)

D. Considere o impacto da fraude de Labão:

1. Sobre Raquel;

2. Sobre Lia; e,

3. Sobre Jacó.

E. Qual é o ponto de vista de Deus sobre tudo isso? (Leia Levítico 18:18.)

1. O que este texto sugere que é o problema aqui? (Rivalidade!)

F. Que tipo de pessoa é Labão? (Ele só pensa em si mesmo.)

1. Você consegue ver alguma justificativa para as ações de Labão? (Casamentos arranjados provavelmente eram normais. Jacó planeja casar-se por amor, mas Labão decide “arranjar” um casamento para ele. Ele vai dar a Jacó o que este deseja, mas vai arrancar um pouco mais de trabalho dele (porque Lia vale isso.). Se as filhas são tratadas como posses, lê não pode estar muito preocupado com os sentimentos delas.)

2. O que isto nos ensina acerca dos méritos relativos dos casamentos arranjados? (Ao contrário das expectativas, os pais podem ser tão “cabeças-duras” quanto seus filhos, ao escolher um par. Os melhores casamentos são aqueles nos quais os pais e os filhos estão orando para que Deus os guie na busca de um cônjuge.)

G. O que teria ocorrido se Jacó não tivesse escolhido Raquel com base em sua aparencia e em seu corpo? O que teria acontecido se Jacó houvesse simplesmente aceitado a decisão de Labão e não tivesse casado com Raquel?

III. A Vida de Casado com Esposas Rivais

A. Leia Gênesis 29:30-35. Que tipo de atitude Lia tem acerca de sua situação?

1. O que Deus fez, e que Jacó deveria ter feito? (Deus está tentando tornar a situação mais justa. Para ajudar Lia a ser amada.)

B. Leia Gênesis 30:1-2. Um corpo bonito, um lindo rosto; que tipo de personalidade Raquel possui?

C. Leia Gênesis 30:3-6. Você acha que Deus fez justiça a Raquel? (Raquel fez justiça a Raquel.)

1. O que ela deveria ter feito? (Reveja Gênesis 28:13-14; Gênesis 25:21; Gênesis 16:1-2. Tanto Jacó quanto Raquel estão se esquecendo da história. Deus havia feito promessa a Jacó acerca de seus descendentes. Jacó deveria ter seguido o bom exemplo de seu pai e sua mãe, em vez de seguir o mau exemplo de Abraão e Sara.)

D. Leia Gênesis 30:14-18. Mandrágoras, que se parecem com pequenas maçãs amarelas, são consideradas como uma poção da fertilidade. O que esta pequena história revela acerca do relacionamento entre as duas mulheres?

1. Deus havia recompensado Lia? (Precisamos ser cuidadosos com aquilo que atribuímos a Deus.)

E. Leia Gênesis 30:22-24. Raquel está satisfeita? (Ela quere mais filhos.)

IV. Vida de Trabalho

A. Leia Gênesis 30:25-28. Jacó está pronto para se demitir? (Seus 14 anos de serviço estão terminando.)

1. Por que Labão quere que Jacó fique? Ele está preocupado em perder suas filhas e os filhos delas?

2. Labão parece estar sendo generoso? (Sim: “Diga o quanto você quer ganhar e eu pagarei!”)

B. Leia Gênesis 30:29-34. Descreva o “acordo” feito para o salário de Jacó e me diga, o que você acha dele? (Vários comentaristas dizem que as ovelhas orientais normalmente são brancas os bodes são normalmente pretos ou marrons. Jacó estava pedindo uns poucos rejeitados.)

C. Leia Gênesis 30:35-36. O que o “Sr. Honestidade” faz para se assegurar de que Jacó receba o salário prometido a ele? (Labão remove todos os animais que deveriam pertencer a Jacó e os separa do restante do rebanho apascentado por Jacó, de forma que quando eles se reproduzirem, serão propriedade de Labão.)

1. Em Gênesis 30:27 aprendemos que Labão acreditava que ele havia sido abençoado por causa da presença de Jacó. Como você acha que ele justificou esta última fraude?

D. Leia Gênesis 30:37-40. Você concorda com Gênesis 30:43? Jacó tornou-se rico por causa de seu plano genial de mostrar ao rebanho pedaços de madeira que se pareciam com as crias que eles teriam? (Mulheres grávidas: certifiquem-se de olhar apenas para homens bonitos e mulheres lindas!)

1. O que há de errado com o plano de Jacó? (Ele tem um estratagema, em vez de confiar em Deus.)

E. Vamos saltar à frente por um momento. Leia Gênesis 31:10-12. Conforme o que este texto revela, qual era a parte de Deus neste plano? (Deus revelou a Jacó o Seu “plano de negócios”.)

1. Existe uma lição nisto para nós?

F. Jacó finalmente deixa Labão para voltar para casa. Vamos dar uma olhada no juramento que Labão pede para Jacó fazer. Leia Gênesis 31:48-50. O que este texto nos ensina a respeito de Labão – que ele é um pai preocupado cuidadoso? (A Bíblia revela somente que Labão abusou de suas filhas. Ele causou o problema da “esposa extra” e esta ação causou todo tipo de problemas. A Bíblia não revela que Jacó tenha abusado de suas esposas. Acusar alguém de seus próprios pecados e suas fraquezas não é novidade.)

G. Amigo, às vezes o casamento não é perfeito por causa de fatores que estão fora de nosso controle – tais como a fraude de Labão sobre Jacó. Às vezes, os problemas do casamento refletem erros de julgamento que cometemos no princípio. Jacó foi enganado assim como enganara seu pai com respeito ao direito da primogenitura. Qualquer que tenha sido a fonte do problema em nosso casamento, precisamos nos tornar parceiros de Deus para minimizar o problema. Você vai fazer disto o teu objetivo?

V. Próxima Semana: Moisés e Zípora: Relações Familiares

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: