terça-feira, 7 de outubro de 2008

Na Bonança ou na Tempestade - Lição 03

Isaque e Rebeca: Criando Rivais (Gênesis 24-27)

Introdução: Como você pode encontrar um cônjuge? Como você sabe quando é a pessoa certa? Uma vez que você está casado, quais regras básicas deveriam ser seguidas?A história da busca de uma esposa para Isaque relata sobre outro tempo e outra cultura. Mas há importantes lições que podemos aprender para o dia de hoje. Vamos pular direto para dentro da nossa lição e descobrir o que podemos aprender!

I. Encontrando uma Esposa

A. Leia Gênesis 24:1-4. Isaque deveria ter, nesta época, por volta de 45 anos. Você acredita que ele teria notado esposas em potencial entre as cananitas?

1. Por que Abraão as rejeitaria? (Elas não eram seguidoras de Deus.)

2. O que diz a respeito de Abraão, Isaque e Eliezer o fato de que Abraão pede a Eliezer para que encontre uma esposa para Isaque e Isaque concorda com isto? (Eliezer tinha estado cuidando da casa de Abraão por décadas. Aparentemente ele era um homem muito competente, inteligente e sábio, que seguia a Deus. Isaque tem um histórico de confiar na capacidade de julgamento de seu pai (Veja Gênesis 22, quando Isaque esteve disposto a ser sacrificado por seu pai.))

a. Que lições apreendemos a partir deste relato para os casamento da atualidade? (Duas coisas. Primeiro, é importante buscar casar-se com alguém que seja de um contexto religioso compatível. Segundo, ao buscar um par, você deve prestar muita atenção aos pontos de vista daqueles que são maduros e sábios seguidores de Deus. Tomar conselhos é fundamental.)

B. Leia Gênesis 24:10-14. De que Eliezer depende para conseguir achar a esposa correta? (Ele fez as coisas práticas – como trazer presentes. Mas, antes de tudo, orou para que Deus o guiasse até a mulher certa.)

1. Que lições podemos aprender para os dias de hoje sobre como encontrar o cônjuge certo? (Presentes e os aspectos normais da corte são importantes. Mas, a coisa mais importante é buscar a orientação de Deus na busca pelo cônjuge certo. Tenho estado orando por muitos anos para que Deus dirigisse meus filhos para o cônjuge certo. Nesta semana, meu filho Blake (que é meu parceiro em colocar esses estudos na Internet) está se casando com uma garota que, claramente, é a resposta às minhas orações. Você está orando pela orientação de Deus para o casamento dos teus filhos?)

2. O que você acha do “teste” que Eliezer estabeleceu para determinar a orientação divina neste assunto? (Eliezer está procurando por alguém que seja graciosa, ponderada e trabalhadora. Parece ser uma abordagem inteligente.)

C. Leia Gênesis 24:15-19. O que você acha da resposta de Deus à oração de Eliezer? (Deus responde imediatamente! Não apenas isso, Ele mostra uma mulher que não apenas se encaixa nas exigências do teste de Eliezer, mas também é muito bonita!)

D. Eliezer explica ao pai e ao irmão de Rebeca a sua missão, os “bens de família”, a riqueza de Abraão e Isaque e a direção do Senhor na seleção de Rebeca. Leia Gênesis 24:50-51. O que a reação do pai e do irmão nos diz a respeito deles? (Que eles também eram seguidores de Deus e criam em Sua divina liderança nos assuntos de Seus seguidores. Existe algum debate se este seriam Betuel, o pai de Rebeca ou se o seu pai havia morrido e este seria um filho que herdara o nome do pai. De qualquer forma, as “autoridades” adequadas da família deram o seu consentimento.)

1. Leia Gênesis 24:55-58. Qual é a visão de Rebeca acerca deste casamento arranjado? (Ela parece concordar, porque está disposta a partir imediatamente.)

a. Rebeca é amada por sua família? (Parece que sim – porque eles queriam alguns dias para se despedir.)

b. Por que você acha que Rebeca está tão desejosa de partir imediatamente? (Penso que ela está ansiosa a respeito de sua nova vida e desta nova aventura, e está pronta para ir! Talvez permanecer por um tempo adicional apenas prolongaria a tristeza da partida.)

E. Leia Gênesis 24:59-60. Eles oraram pedindo uma benção sobre Rebeca. Você vê algum significado nesta oração? (Ela sugere que Eliezer havia explicado a promessa de Deus, de fazer de Abraão uma “grande nação”.)

II. O Casamento

A. Leia Gênesis 24:61. Rebeca era pobre? (A família dela tinha posses, porque ela tinha mais de uma serva.)

B. Leia Gênesis 24:62-63. Penso que existe muito significado nestes dois versos. Isaque está morando em casa? (Ele não estava morando com o seu pai. Isto sugere que ele estava estabelecendo um lugar dele próprio, aprontando-se para a sua nova esposa.)

1. Por que Isaque retorna para a casa de seu pai? (Creio que ele havia calculado cuidadosamente o tempo, a distância, a velocidade dos camelos, e pensava que sua nova esposa deveria aparecer por aqueles dias. Então, ele quer estar presente para esta grande ocasião.)

2. Isaque saiu para “meditar”. Pensava que isto poderia significar orar, mas não parece ser este o caso. A palavra significa “ficar pensativo”. Sobre o que você acha que ele estaria pensando? (Sua nova esposa, é claro!)

a. Sua meditação foi recompensada? (Sim. Lembro-me de quando meus pais estavam vivos e eles vinham nos visitar. Uma visita deles era uma coisa bastante rara, então eu ficava em pé, do lado de fora da minha casa, ou começava a andar pelo caminho, para vê-los chegar. Isaque vê os camelos à distância e suas esperanças começam a aumentar.)

C. Leia Gênesis 24:64-65. Há uma antiga canção, da qual eu gosto, que diz: “Em alguma noite encantada, você verá um(a) estranho(a), você verá um(a) estranho(a), através da multidão de uma sala. E, de alguma forma, você saberá, saberá mesmo então, que você verá aquele(a) estranho(a) muitas outras vezes.” Esses dois viram um ao outro através de um campo vazio. Gosto muito deste quadro mental.)

1. Por que Rebeca desceu de seu camelo para pedir que Eliezer confirmasse a identidade de Isaque? (Seria refinado começar a gritar, “Eliezer, é ele?” Uma vez que ela suspeita que é Isaque, seria indelicado permanecer sentada no camelo quando ele estava andando. Mais ou menos o contrário de um homem ficar em pé quando uma mulher se aproxima.)

a. Que boa notícia Rebeca recebe quando vê Isaque? (Ele está interessado na vinda dela. Ele não está fora, em uma viagem de caça, ou numa aventura de negócios com ovelhas. Ele está esperando.)

2. Por que ela se cobriu com o véu? Este era o costume das mulheres hebréias? (Não, não era. Considere Gênesis 12:14 e Gênesis 24:16. Comentaristas diversos tem diferentes respostas. Um sugere que uma mulher hebréia usaria um véu no momento do casamento, o que explicaria como (mais tarde) o filho de Isaque e Rebeca poderia se casar com a mulher errada e não saber. Outro disse que uma mulher prometida a um homem permanecia coberta com o véu até o casamento. Outro disse que o véu era um sinal de “reverência e sujeição” ao seu marido. Estou certo que Isaque deu uma olhada em seu rosto quando ela estava sobre o camelo – uma vez que a visão dele provavelmente era melhor do que a de Eliezer e Eliezer o reconhecera. Assim, ela deixou que Isaque visse a sua beleza, e então se cobriu, esperando pelo casamento. Gosto muito dessa história.)

D. Leia Gênesis 24:66-67. Deus guiou o trabalho de Eliezer ao selecionar uma esposa para Isaque – assim como Eliezer pedira. Como a fidelidade de Eliezer em sua parceria com Deus operou? (Deus operou. Isaque amou Rebeca. Note a inversão da ordem dos casamentos modernos: “fez dela sua mulher, e a amou”.)

1. Você entende como o casamento de Isaque poderia consolá-lo pela perda de sua mãe? (Meu filho e minha filha nasceram antes de meu pai haver morrido. Isto ajudou a amenizar a dor. Sem dúvida, a morte de Sara ajudou na decisão de Abraão em tomar a iniciativa para conseguir um filho para Isaque. Abraão queria que isso estivesse resolvido antes de sua morte.)

III. Filhos

A. Leia Gênesis 25:20-21.Que tipo de problema Rebeca tinha e que parecia ser um problema comum na família? (Ela também não tinha filhos – assim como Sara.)

1. Como Isaque lidou com isso? Compare sua forma de agir com as ações de seu pai. (Isaque voltou-se para Deus em vez de tramar planos.)

B. Leia Gênesis 25:22-23. Onde Rebeca foi para ter as suas perguntas respondidas? (Ele dirigiu-se a Deus! Este é um casal religioso!)

1. O que ela soube, que é contrário à ordem normal das coisas? (O mais velho serviria o mais novo.)

C. Leia Gênesis 25:27-28. A história até aqui do casamento de Isaque e Rebeca parece perfeita. Que problema se introduz neste casamento? (Eles tinham preferências com relação aos seus filhos.)

1. Se você está lendo isto, já foi criança um dia. A menos que você tenha sido filho único, o que o favoritismo faz com uma família? (Meus pais sofreram por causa de favoritismo quando estavam crescendo, Eles decidiram nunca demonstrar qualquer favoritismo quando fossem pais.)

2. A Bíblia coloca a comida como sendo a base da preferência de Isaque por Esaú. Você vê alguma outra razão? (Esaú é um homem de aventuras. Ele não ficava ao redor das tendas!)

D. Leia Gênesis 25:29-34. O que este texto revela a respeito do caráter de Esaú de Jacó? (Estes versos não dizem nada de bom sobre qualquer um deles.)

E. Nosso história entra em um curso descendente a partir daqui. Gênesis 27 descreve como Rebeca e Jacó conspiram para enganar Isaque em sua velhice e retirar de Esaú o direito da primogenitura. Por que Rebeca sentia que este engano era justificado? (Lembre-se de que antes de seu nascimento, a predição de Deus em Gênesis 25:23 era que Esaú serviria a Jacó.)

1. Por causa deste engano, Jacó é forçado a fugir de sua casa. Ele nunca mais vê seu pai ou sua mãe novamente.

F. Amigo, que coisa maravilhosa era quando Isaque e Rebeca dependiam de Deus. Quando suas vidas se voltaram para o favoritismo e o engano, isto desestruturou a família. Você vai decidir viver de acordo com as regras de Deus?

IV. Próxima Semana: Jacó e Raquel: Trabalho por Amor

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Lição 03 - Isaque e Rebeca: Criando Rivais (Gênesis 24-27)

Introdução: Como você pode encontrar um cônjuge? Como você sabe quando é a pessoa certa? Uma vez que você está casado, quais regras básicas deveriam ser seguidas?A história da busca de uma esposa para Isaque relata sobre outro tempo e outra cultura. Mas há importantes lições que podemos aprender para o dia de hoje. Vamos pular direto para dentro da nossa lição e descobrir o que podemos aprender!

I. Encontrando uma Esposa

A. Leia Gênesis 24:1-4. Isaque deveria ter, nesta época, por volta de 45 anos. Você acredita que ele teria notado esposas em potencial entre as cananitas?

1. Por que Abraão as rejeitaria? (Elas não eram seguidoras de Deus.)

2. O que diz a respeito de Abraão, Isaque e Eliezer o fato de que Abraão pede a Eliezer para que encontre uma esposa para Isaque e Isaque concorda com isto? (Eliezer tinha estado cuidando da casa de Abraão por décadas. Aparentemente ele era um homem muito competente, inteligente e sábio, que seguia a Deus. Isaque tem um histórico de confiar na capacidade de julgamento de seu pai (Veja Gênesis 22, quando Isaque esteve disposto a ser sacrificado por seu pai.))

a. Que lições apreendemos a partir deste relato para os casamento da atualidade? (Duas coisas. Primeiro, é importante buscar casar-se com alguém que seja de um contexto religioso compatível. Segundo, ao buscar um par, você deve prestar muita atenção aos pontos de vista daqueles que são maduros e sábios seguidores de Deus. Tomar conselhos é fundamental.)

B. Leia Gênesis 24:10-14. De que Eliezer depende para conseguir achar a esposa correta? (Ele fez as coisas práticas – como trazer presentes. Mas, antes de tudo, orou para que Deus o guiasse até a mulher certa.)

1. Que lições podemos aprender para os dias de hoje sobre como encontrar o cônjuge certo? (Presentes e os aspectos normais da corte são importantes. Mas, a coisa mais importante é buscar a orientação de Deus na busca pelo cônjuge certo. Tenho estado orando por muitos anos para que Deus dirigisse meus filhos para o cônjuge certo. Nesta semana, meu filho Blake (que é meu parceiro em colocar esses estudos na Internet) está se casando com uma garota que, claramente, é a resposta às minhas orações. Você está orando pela orientação de Deus para o casamento dos teus filhos?)

2. O que você acha do “teste” que Eliezer estabeleceu para determinar a orientação divina neste assunto? (Eliezer está procurando por alguém que seja graciosa, ponderada e trabalhadora. Parece ser uma abordagem inteligente.)

C. Leia Gênesis 24:15-19. O que você acha da resposta de Deus à oração de Eliezer? (Deus responde imediatamente! Não apenas isso, Ele mostra uma mulher que não apenas se encaixa nas exigências do teste de Eliezer, mas também é muito bonita!)

D. Eliezer explica ao pai e ao irmão de Rebeca a sua missão, os “bens de família”, a riqueza de Abraão e Isaque e a direção do Senhor na seleção de Rebeca. Leia Gênesis 24:50-51. O que a reação do pai e do irmão nos diz a respeito deles? (Que eles também eram seguidores de Deus e criam em Sua divina liderança nos assuntos de Seus seguidores. Existe algum debate se este seriam Betuel, o pai de Rebeca ou se o seu pai havia morrido e este seria um filho que herdara o nome do pai. De qualquer forma, as “autoridades” adequadas da família deram o seu consentimento.)

1. Leia Gênesis 24:55-58. Qual é a visão de Rebeca acerca deste casamento arranjado? (Ela parece concordar, porque está disposta a partir imediatamente.)

a. Rebeca é amada por sua família? (Parece que sim – porque eles queriam alguns dias para se despedir.)

b. Por que você acha que Rebeca está tão desejosa de partir imediatamente? (Penso que ela está ansiosa a respeito de sua nova vida e desta nova aventura, e está pronta para ir! Talvez permanecer por um tempo adicional apenas prolongaria a tristeza da partida.)

E. Leia Gênesis 24:59-60. Eles oraram pedindo uma benção sobre Rebeca. Você vê algum significado nesta oração? (Ela sugere que Eliezer havia explicado a promessa de Deus, de fazer de Abraão uma “grande nação”.)

II. O Casamento

A. Leia Gênesis 24:61. Rebeca era pobre? (A família dela tinha posses, porque ela tinha mais de uma serva.)

B. Leia Gênesis 24:62-63. Penso que existe muito significado nestes dois versos. Isaque está morando em casa? (Ele não estava morando com o seu pai. Isto sugere que ele estava estabelecendo um lugar dele próprio, aprontando-se para a sua nova esposa.)

1. Por que Isaque retorna para a casa de seu pai? (Creio que ele havia calculado cuidadosamente o tempo, a distância, a velocidade dos camelos, e pensava que sua nova esposa deveria aparecer por aqueles dias. Então, ele quer estar presente para esta grande ocasião.)

2. Isaque saiu para “meditar”. Pensava que isto poderia significar orar, mas não parece ser este o caso. A palavra significa “ficar pensativo”. Sobre o que você acha que ele estaria pensando? (Sua nova esposa, é claro!)

a. Sua meditação foi recompensada? (Sim. Lembro-me de quando meus pais estavam vivos e eles vinham nos visitar. Uma visita deles era uma coisa bastante rara, então eu ficava em pé, do lado de fora da minha casa, ou começava a andar pelo caminho, para vê-los chegar. Isaque vê os camelos à distância e suas esperanças começam a aumentar.)

C. Leia Gênesis 24:64-65. Há uma antiga canção, da qual eu gosto, que diz: “Em alguma noite encantada, você verá um(a) estranho(a), você verá um(a) estranho(a), através da multidão de uma sala. E, de alguma forma, você saberá, saberá mesmo então, que você verá aquele(a) estranho(a) muitas outras vezes.” Esses dois viram um ao outro através de um campo vazio. Gosto muito deste quadro mental.)

1. Por que Rebeca desceu de seu camelo para pedir que Eliezer confirmasse a identidade de Isaque? (Seria refinado começar a gritar, “Eliezer, é ele?” Uma vez que ela suspeita que é Isaque, seria indelicado permanecer sentada no camelo quando ele estava andando. Mais ou menos o contrário de um homem ficar em pé quando uma mulher se aproxima.)

a. Que boa notícia Rebeca recebe quando vê Isaque? (Ele está interessado na vinda dela. Ele não está fora, em uma viagem de caça, ou numa aventura de negócios com ovelhas. Ele está esperando.)

2. Por que ela se cobriu com o véu? Este era o costume das mulheres hebréias? (Não, não era. Considere Gênesis 12:14 e Gênesis 24:16. Comentaristas diversos tem diferentes respostas. Um sugere que uma mulher hebréia usaria um véu no momento do casamento, o que explicaria como (mais tarde) o filho de Isaque e Rebeca poderia se casar com a mulher errada e não saber. Outro disse que uma mulher prometida a um homem permanecia coberta com o véu até o casamento. Outro disse que o véu era um sinal de “reverência e sujeição” ao seu marido. Estou certo que Isaque deu uma olhada em seu rosto quando ela estava sobre o camelo – uma vez que a visão dele provavelmente era melhor do que a de Eliezer e Eliezer o reconhecera. Assim, ela deixou que Isaque visse a sua beleza, e então se cobriu, esperando pelo casamento. Gosto muito dessa história.)

D. Leia Gênesis 24:66-67. Deus guiou o trabalho de Eliezer ao selecionar uma esposa para Isaque – assim como Eliezer pedira. Como a fidelidade de Eliezer em sua parceria com Deus operou? (Deus operou. Isaque amou Rebeca. Note a inversão da ordem dos casamentos modernos: “fez dela sua mulher, e a amou”.)

1. Você entende como o casamento de Isaque poderia consolá-lo pela perda de sua mãe? (Meu filho e minha filha nasceram antes de meu pai haver morrido. Isto ajudou a amenizar a dor. Sem dúvida, a morte de Sara ajudou na decisão de Abraão em tomar a iniciativa para conseguir um filho para Isaque. Abraão queria que isso estivesse resolvido antes de sua morte.)

III. Filhos

A. Leia Gênesis 25:20-21.Que tipo de problema Rebeca tinha e que parecia ser um problema comum na família? (Ela também não tinha filhos – assim como Sara.)

1. Como Isaque lidou com isso? Compare sua forma de agir com as ações de seu pai. (Isaque voltou-se para Deus em vez de tramar planos.)

B. Leia Gênesis 25:22-23. Onde Rebeca foi para ter as suas perguntas respondidas? (Ele dirigiu-se a Deus! Este é um casal religioso!)

1. O que ela soube, que é contrário à ordem normal das coisas? (O mais velho serviria o mais novo.)

C. Leia Gênesis 25:27-28. A história até aqui do casamento de Isaque e Rebeca parece perfeita. Que problema se introduz neste casamento? (Eles tinham preferências com relação aos seus filhos.)

1. Se você está lendo isto, já foi criança um dia. A menos que você tenha sido filho único, o que o favoritismo faz com uma família? (Meus pais sofreram por causa de favoritismo quando estavam crescendo, Eles decidiram nunca demonstrar qualquer favoritismo quando fossem pais.)

2. A Bíblia coloca a comida como sendo a base da preferência de Isaque por Esaú. Você vê alguma outra razão? (Esaú é um homem de aventuras. Ele não ficava ao redor das tendas!)

D. Leia Gênesis 25:29-34. O que este texto revela a respeito do caráter de Esaú de Jacó? (Estes versos não dizem nada de bom sobre qualquer um deles.)

E. Nosso história entra em um curso descendente a partir daqui. Gênesis 27 descreve como Rebeca e Jacó conspiram para enganar Isaque em sua velhice e retirar de Esaú o direito da primogenitura. Por que Rebeca sentia que este engano era justificado? (Lembre-se de que antes de seu nascimento, a predição de Deus em Gênesis 25:23 era que Esaú serviria a Jacó.)

1. Por causa deste engano, Jacó é forçado a fugir de sua casa. Ele nunca mais vê seu pai ou sua mãe novamente.

F. Amigo, que coisa maravilhosa era quando Isaque e Rebeca dependiam de Deus. Quando suas vidas se voltaram para o favoritismo e o engano, isto desestruturou a família. Você vai decidir viver de acordo com as regras de Deus?

IV. Próxima Semana: Jacó e Raquel: Trabalho por Amor

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: