terça-feira, 7 de outubro de 2008

Na Bonança ou na Tempestade - Lição 02

Abrão e Sara: Fé testada e Provada (Gênesis 12; 15-17)

Introdução: Hebreus 11:11-12 celebra a fé de Abraão na promessa de que ele teria muitos descendentes. A realidade do casamento entre Abrão e Sara e o relacionamento deles com Deus, parece ser um pouco diferente deste quadro perfeito de fé. Isto nos faz coçar a cabeça. O que deveríamos concluir disto? Que o autor de Hebreus estava usando tapa-olhos? Ou que Deus é mais misericordioso e generoso conosco em nossas decisões no casamento e em nosso relacionamento com Ele do que imaginamos? Vamos mergulhar no nosso estudo desta semana e descobrir!

I. A Espera

A. Leia Gênesis 12:2-3. Abrão tinha 75 anos de idade (Gênesis 12:4) quando recebeu pela primeira vez a promessa de Deus de que se tornaria “um grande povo”. Coloque-se nas sandálias de Abrão: quando você esperaria que esta promessa fosse cumprida? (Logo, devido à tua idade!)

1. Qual a importância que você acha que uma promessa como esta tinha na cultura de Abrão? (Muito grande.)

B. Leia Gênesis 15:1-3. Se você deve dinheiro a alguém, fica consciente disso quando vê esta pessoa? É a primeira coisa que vem à tua mente?

1. Abrão tem agora 85 anos, dez anos se passaram desde que Deus lhe prometera (aos 75 anos) tornar-se “um grande povo”. Por que Deus, sem dúvida lembrando-Se de Sua promessa, diz a Abrão que sua fidelidade a Deus receberia uma “grande recompensa”?

2. Avalie a resposta de Abrão: esta é a resposta da fé? Abrão fala imediatamente que Deus não havia cumprido a Sua promessa e que já haviam sido feito arranjos para que seu servo principal herdasse a “grande recompensa” de Abrão. (Existem dois níveis de fé. O primeiro é aceitar e esperar pacientemente. O segundo é desafiar a Deus para que Ele mantenha a Sua promessa. Ambos enxergam a Deus como o Único que tem o poder de realizar. A resposta “sem-fé” é simplesmente ignorar a Deus porque não pensa mais nele como um fator na equação.)

C. Leia Gênesis 15:4-6. O que Deus diz a Abrão, e que revivei a fé dele na promessa?

D. Leia Gênesis 17:15-17. Quantos anos se passaram agora sem que Deus tivesse cumprido Sua promessa? (25 anos!)

1. Que estágio de “fé” Abraão alcançou agora? (Ele estava no limite de simplesmente ignorar a Deus. Ele ri da promessa porque, aparentemente, ela não tinha mais valor.)

2. O que promessas quebradas fazem a um casamento?

3. Por que Deus esperaria tanto? Qual é o propósito em um atraso de mais de 25 anos? (Esta é uma daquelas áreas nas quais difícil (pelo menos para mim) entender a mente de Deus. Um filho, Isaque, nasceria deles. O nome Isque significa “riso”, e assim, era uma lembrança perpétua a Abraão e Sara (que também havia rido em desprezo (Gênesis 18:10-12) da confiabilidade (se não da velocidade) das promessas de Deus a eles.))

a. Leia Hebreus 11:12. O fato de que Deus tivesse esperado até que o casal estivesse praticamente “liquidado”, para então dar-lhes o filho prometido ajuda a explicar a espera? (Este é um padrão recorrente no trato de Deus com os seres humanos. Ele espera até que seja impossível, e então, realiza o impossível – para que ninguém fique em dúvida sobre qual é o papel de Deus na questão.)

E. Leia Gênesis 17:18-21. O que Deus faz aqui para tornar a promessa mais real? (Ele realmente dá o nome do filho que Abraão e Sara terão e dá um período de tempo específico.)

II. A Obra

A. Leia Gênesis 16:1-2. Abraão estava com 85 anos, então este verso acontece dez anos depois da promessa de Deus de um filho, e quinze anos antes do nascimento de Isaque. O que você acha da afirmação de Sara de que “o Senhor me impediu de ter filhos”? (À primeira vista, esta frase parece estar completamente contrária à promessa de Deus. Mas volte e reconsidere a promessa que Deus havia feito a Abraão até aqui. Deus não menciona quem será a mãe – apenas menciona que Abraão será o pai!)

1. Considerando que Sara não havia sido citada como a mãe, sob que tipo de luz isto coloca a oferta dela? (Uma vez que Deus a havia impedido de cumprir a promessa (ou assim parecia para ela), “talvez” Deus tenha em mente alguma outra mulher para cumprir a promessa. Sara parece ser altruísta, impaciente e desejosa de ajudar a Deus.)

2. Leia Provérbios 3:5-6. Como a sugestão de Sara vem de encontro a este provérbio? (O comentário bíblico “Be Obedient” (Sede Obedientes) diz que “fé é viver sem montar esquemas”. O padrão de Deus é que Ele trabalha com os seres humanos para cumprir Sua obra na terra. A linha entre ser um “auxiliar de Deus” e “montar esquemas” nem sempre é uma linha muito clara.)

B. Leia novamente Gênesis 16:2. Lembre-se de que na semana passada Adão ouviu a Eva e comeu do fruto. Que lição vemos repetida aqui? (Ouvir o conselho da tua esposa pode ser contrário à vontade de Deus e danoso para a tua saúde espiritual.)

1. Vamos fazer um pequeno desvio aqui. Leia Gênesis 12:10-20. De quem foi a grande idéia de mentir para o Faraó? (De Abraão!)

2. Que lição aprendemos para nossos casamentos, a respeito dos conselhos dados por esses dois? (Nosso cônjuge é nosso ajudador e nosso amigo humano mais íntimo. Mas, isto não significa que deveríamos desligar o nosso cérebro quando ele/ela oferece um conselho. Precisamos estar seguros de que as nossas decisões sejam consistentes com o conselho do Amigo celestial mais íntimo!)

C. Leia Gênesis 16:3-4a. Neste ponto Abraão e Sara estão se felicitando por fazerem a vontade de Deus? (O conselho de Sara funcionou. Sem dúvida, durante os momentos de “pedidos de oração e agradecimentos” na igreja eles devem ter se levantado e contado como fizeram uma parceria com Deus para ter este maravilhoso filho.)

D. Leia Gênesis 16:4-5. O que aconteceu com a atitude altruísta de Sara?

1. Sara está certa? Abraão é responsável pela “afronta” que Sara estava sofrendo?

2. Como você acha que seria o julgamento de Deus entre os dois?

E. Leia Gênesis 16:6. Avalie as ações deste casal agora. (Abraão abree mão de sua posição de liderança. Sara abusa de Hagar. Nenhum dos cônjuges está agindo como um seguidos de Deus.)

F. Leia Romanos 4:18-21. É assim que você teria descrito esta seqüência de eventos?

1. Como você explica a declaração de Paulo? (O comentário “The New Bible Commentary” diz que o ponto de Paulo “não é que Abraão era uma pessoa perfeita ou que jamais tenha tido uma dúvida, mas sim que a atitude do seu coração era consistentemente uma atitude de fé e esperança na promessa de Deus”.)

III. A Promessa Cumprida

A. Leia Gênesis 21:1-3. O texto é sobre o nascimento de Isaque. Mas que outro fato continua sendo repetido nestes versos? (Que Deus cumpriu a Sua promessa.)

1. O que isto nos ensina sobre confiar em Deus? (O tempo de Deus pode ser muito diferente do nosso. Porém, Ele cumpre as Suas promessas.)

2. O que estes versos nos ensinam sobre o casamento? (Permaneça fiel ao teu cônjuge e ao teu Deus. Isto pode parecer difícil, mas as alternativas são piores.)

B. Leia Gênesis 21:6-7. Que tipo de atitude Sara tem? (Ela se sente vingada. Contra todos os obstáculos, ela finalmente tem um filho.)

IV. Testado Novamente

A. Leia Gênesis 21:8-10. Que tipo de atitude vemos em:

1. Ismael? (Ismael era invejoso e zombava de Isque. Não estou surpreso.)

2. Sara? (Agora que ela tem um filho, não vai permitir que ninguém questione a sua autoridade ou fique em seu caminho.)

B. Gênesis 21:10 contém mais conselhos de Sara. Você os seguiria se fosse Abraão?

C. Leia Gênesis 21:11-13. Como você se sentiria se fosse Abraão agora?

1. Você acha que ele deseja nunca ter tido Ismael?

2. Deus, surpreendentemente, apóia as exigências de Sara. O que Deus diz a Abraão para confortá-lo? (Que Ismael viverá e será uma grande nação.)

D. Leia Gênesis 22:1-2. Coloque-se no lugar de Abraão. Que impacto o destino de Ismael tem em tua forma de pensar? (É aqui que o nome de Abraão se habilita para estar escrito no “capítulo da fé” (Hebreus 11). Eu estaria muito preocupado porque Deus permitiu que Ismael fosse embora. Meu coração ficou partido por causa daquilo! Agora esta ordem!)

1. Leia Hebreus 11:17-19. Como Abraão lidou com isto em sua mente? (Imaginando que Deus ressuscitaria Isaque.)

E. Amigo, às vezes o nosso cônjuge nos dá bons conselhos. Às vezes, não. Nosso Pai celestial está sempre conosco – mesmo quando parece que não está. Você vai confiar nEle?

V. Próxima Semana: Isaque e Rebeca: Criando Rivais

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: