domingo, 19 de outubro de 2008

Mensageiros da Esperança – Grandes Missionários de Deus - Lição 03

João Batista: Preparando o Caminho Para Jesus (Lucas 1 e 3; Mateus 11)

Introdução: Você gostaria que Jesus falasse coisas boas sobre você? E se Ele dissesse “Entre a raça humana, ninguém foi maior do que [coloque o teu nome].” Nada poderia ser melhor, certo? O problema, é claro, é que você é uma pessoa pecaminosa, cuja fé às vezes falha. Você sabia que Jesus fez esta observação sobre João Batista (veja João 11:11)? Claramente João foi um grande missionário, sem absolutamente nenhum problema de fé, certo? Ou errado? Que tipo de pessoa era João? O que podemos aprender com a sua vida, para nos consolar em nossas falhas? Vamos mergulhar na nossa lição e descobrir!

I. João, O Anunciado

A. Leia Lucas 1:5-7. O que você pode aprender sobre este casal nesses dois versos? (Eles eram pessoas justas, que tinham uma descendência religiosa superior. Ambos eram descendentes de Arão, o que quer dizer que faziam parte da família dos sacerdotes.)

1. Que problema eles tinham? (Eles não tinham filhos. A possibilidade de terem um filho era pequena, por causa da sua idade. A paternidade os havia evitado.)

B. Lucas continua a discutir o que aconteceu um dia, quando Zacarias estava servindo como sacerdote no templo. Leia Lucas 1:11-17. Eles haviam orado por um filho? (Sim!)

1. Que tipo de filho eles estavam recebendo? (Um que seria como Elias e traria o povo de volta para Deus e os prepararia para o seu Senhor! Uau. Seria um filho e tanto!)

II. João e Sua Obra

A. Leia Lucas 3:2-3. O que João fez para que o povo se voltasse para Deus? (Deus falou através dele. Ele pregou um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.)

1. Este é o nosso primeiro passo ao nos tornarmos missionários? Pregar aos outros que se arrependam de seus pecados? (Não. Você notou que em Lucas 1:15 o texto diz que João seria cheio do Espírito Santo desde seu nascimento? Lucas 1:80 sugere que João morou no deserto enquanto o Espírito Santo o preparava para a sua missão. Tenha certeza de que o teu coração está cheio do Espírito e preparado de forma apropriada antes de começar a chamar outras pessoas ao arrependimento de seus pecados. Veja, por exemplo, em Lucas 3:7-8, o tipo de discurso utilizado por João.)

B. Vamos continuar, lendo Lucas 3:4. Há quanto tempo Deus havia planejado a obra de João? (Isaías profetizou a respeito de João! Esta profecia foi confirmada ao pai de João antes de João ser concebido! (Lucas 1:13-17 e Lucas 1:23-24) Antes de abortar um filho, considere os planos de Deus para aquele bebê.)

C. Leia João 1:29-31. João cumpriu a sua missão na vida? (Sim!)

D. Leia João 1:32-34. Como João sabia que sua missão havia sido completada e que Jesus havia vindo para batizar as pessoas com o Espírito Santo? (Deus havia lhe dito.)

III. João, o Homem

A. Leia Lucas 3:18-20. Você acha, considerando as profecias sobre ele, que João esperava terminar na prisão? O que aconteceu com Elias em uma situação semelhante? (Em I Reis 19 aprendemos que Elias foi capaz de escapar para o deserto para evitar de ser preso e morto pela rainha Jezabel. João poderia, de forma razoável, esperar a mesma coisa.)

1. Você acha que João teve alguma dúvida de que Deus estava com ele quando estava preso?

B. Leia Mateus 11:2-3. O que está acontecendo com a fé de João enquanto ele está na prisão? Anteriormente, Deus havia lha dito que Jesus era Aquele para quem ele estava preparando o caminho. Ela havia visto Jesus face a face. Por que João duvidaria agora?

C. Vamos voltar um pouco e considerar algo que havíamos passado por cima antes. Vamos ler o que o Espírito Santo levou o pai de João, Zacarias, a profetizar acerca de seu filho e acerca de Jesus. Leia Lucas 1:67-79. Conforme você olha esta profecia, parece que os versos 68-75 são acerca de Jesus e os versos 76-79 são a respeito de uma combinação entre João e Jesus. Assumindo que Zacarias e João conversaram sobre o que Deus havia revelado ao pai, o que você acha da sua compreensão da obra de Jesus? (Lucas 1:72-74: para lembrar a aliança com Abraão e para resgatá-los da mão dos seus inimigos, para que pudessem servir a Deus sem medo de outras pessoas. Jesus iria arrancar o jugo dos romanos e devolveria a terra aos judeus para que eles pudessem adorar a Deus de forma apropriada!)

1. Se Jesus deveria supostamente derrotar os romanos, como o aprisionamento de João se encaixa neste quadro? (Seria lógico esperar que Jesus “Seu Elias” na prisão. Ao contrário, João deveria ser honrado e uma parte importante no novo reino judaico.)

2. O que Jesus estava fazendo para derrotar os romanos?

3. Todo essa questão da profecia sobre João e sua obra havia sido um grande mal entendido? Deus não seria digno de confiança? João teria gasto a sua vida pregando no deserto por nada?

D. Leia Mateus 14:6-11 e II Reis 2:11. Deus havia prometido a João um destino melhor?

1. Por que Elias seria transladado para o céu e o segundo Elias, João, seria decapitado na prisão?

a. O problema aqui está com João?

IV. A Lição de João Para Nós

A. Leia Mateus 11:4-6. Tendo em vista o que João esperava, a prova que Jesus ofereceu satisfez o questionamento de João?

1. O que Jesus quis dizer quando falou em Mateus 11:6 “Feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa”?

a. João estava em perigo de “se escandalizar” de Jesus?

(1) Se você diz que “sim”, por que? (João estava em perigo de desanimar. João esperava um Jesus diferente. A prova de que Ele era o Messias consistia de grandes milagres que dificilmente poderiam representar a obra de um mero profeta. Estes milagres demonstravam que o inimigo (Lucas 1:74) de quem Jesus estava resgatando o povo não era meramente humano (os romanos), mas sim Satanás e a morte, nossos verdadeiros inimigos.)

B. Leia Mateus 11:11-13. Lembre-se que eu iniciei o estudo perguntando se você gostaria que Deus dissesse que “Entre a raça humana, ninguém é maior do que você!” Deus disse isso a respeito de João, mas agora Jesus diz que você é maior do que João. De que forma você é maior do que ele?

1. Mateus 11:12 é um verso muito difícil de compreender. Leia-o em várias traduções diferentes. A versão Almeida diz assim: “E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto.” Este verso tem algo a ver com o assunto anterior de João ter duvidado se Jesus era o Messias e as razões de João para esta dúvida? (Não vi qualquer comentário que concordasse comigo, mas creio que tem algo a ver. Lembre-se de que João começou a duvidar porque ele esperava que o Messias usasse a força para restaurar a nação judaica e derrotar os romanos. Jesus diz que o reino era, anteriormente, baseado em força e violência (conquista), mas mão seria mais assim. Se você compreende que o Reino do Céu é sobre Jesus entregar a Sua vida para derrotar o pecado e a morte, você é maior no entendimento do que aqueles (como João) que pensam que o Reino de Deus é acerca de conquistas terrenas.)

C. Que lição deveríamos aprender de João Batista? Que mesmo o maior homem pode se confundir e duvidar? Que a nossa vida pode tomar rumos inesperados e desagradáveis? Que o reino de Deus tem a ver com sacrifício próprio – e isto inclui você e eu? (Todas as alternativas acima!)

D. Amigo, você vai manter o teu coração e a tua mente abertos para a direção do Espírito Santo? Vai determinar confiar em Deus mesmo se as coisas não caminharem da forma como você espera? Vai ser maior do que João Batista e dar boas vindas à batalha espiritual do Reino de Jesus?

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: