domingo, 19 de outubro de 2008

Mensageiros da Esperança – Grandes Missionários de Deus - Lição 05

Jesus e Seus Discípulos (Mateus 10)

Introdução: Nossa série atual de estudos sobre os grandes missionários está concentrada na vida e nos atos desses missionários. Nosso objetivo? Deduzir como as suas vidas e atos podem ser aplicadas à nossa vida e atos. Nossa lição desta semana começa de forma muito diferente. Em vez de tentar deduzir princípios específicos a partir de nossos exemplos missionários, Jesus simplesmente declara esses princípios para os Seus discípulos. Vamos mergulhar em nossa Bíblia e considerar estes princípios!

I. O Chamado

A. Leia Mateus 10:1. Note que os doze foram chamados e autorizados. Você foi chamado por Jesus? (Leia Romanos 8:28-30. Você quer fazer avançar o Reino de Deus? Responde de forma amorosa ao amor que Jesus demonstrou primeiro quando morreu pelos teus pecados? Se sim, então você foi chamado.)

1. Quando você é chamado, também é automaticamente autorizado a expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades? (O texto dá a impressão que a autorização para fazer essas coisas é um assunto separado.)

2. Quem está autorizado a fazer essas coisas? Passei anos orando por várias pessoas e seus diversos problemas de saúde. Mas nunca expulsei um espírito maligno, nem vi alguém ser clara e instantaneamente curado somente pelas minhas orações. Será que eu não estou autorizado a fazer essas coisas? (Leia João 14:11-14. Estes versos dizem que, seu eu tiver fé, estou autorizado a fazer esses milagres. Não seu se esta é uma questão de falta de fé da minha parte ou se não é da vontade de Deus que eu cure doentes neste momento. Talvez eu não esteja prestando atenção suficiente ao que Deus está fazendo através das minhas orações. Por exemplo, no mês passado eu estava no hospital orando por um homem de 85 anos de idade que havia sido um fumante por toda a vida e que iria passar por um procedimento cardíaco que poderia terminar com a sua vida. Ocorreu que suas artérias estavam completamente limpas. As minhas orações limparam as artérias dele ou elas já estavam limpas?)

II. As Instruções

A. Leia Mateus 10:5-6. Essas instruções se aplicam a nós? (Leia Atos 1:8. Vemos que com o tempo a audiência havia crescido.)

B. Leia Mateus 10:7. Esta é a nossa mensagem? Ou esta era uma mensagem dirigida apenas ao público judeu? Se você olhar em Atos 1:4-7, o discurso que Jesus faz para Seus discípulos pouco antes de partir para o céu, é sobre a restauração do reino. Jesus não disse que eles tinham uma nova mensagem para levar para uma audiência mais abrangente.)

1. O que é o “Reino dos Céus”? O que você acha que os discípulos pensaram que isto significava quando se referiam ao “reino” em Atos 1:6? (De forma bem clara, os discípulos pensavam que Jesus iria estabelecer um reino na terra. A linguagem de Atos 1:6 sobre a “restauração” do reino “a Israel” deixa poucas dúvidas quanto a isso. Jesus se refere ao reino celestial – que é uma outra coisa – pelo menos no curto prazo.)

2. Leia Lucas 17:20-24. Esta vinda do reino era o assunto do momento nos dias de Jesus. Como Jesus descreve o Reino de Deus? (Ele o descreve de duas maneiras. Primeiro, Ele diz que está “entre vocês”. Segundo, Ele o descreve vindo como um relâmpago que ilumina todo o céu. Jesus não apenas estava com eles (Ele trouxe o reino vindouro), mas também estava partilhando o conhecimento do reino com os discípulos. Porém, no final, Jesus voltará e implantará de maneira física o Reino dos Céus.)

3. O que, então, você deveria estar falando com as outras pessoas para cumprir a ordem de dizer aos outros que “O Reino dos Céus está próximo”? (As duas coisas. O Reino dos Céus dentro de nós e a Segunda Vinda.)

C. Leia Mateus 10:8. Como esta instrução sobre curar os enfermos, ressuscitar os mortos e curar problemas de saúde se relacionam com a mensagem de que o Reino dos Céus está próximo? (Todas essas coisas não são soluções do “reino”? Na eliminação da morte, doenças, pranto e dor vemos o Reino de Deus. Apocalipse 21:3-4.)

1. O que Mateus 10:8 está dizendo quando fala que o que foi recebido de graça deve ser dado de graça aos outros? (A mensagem da salvação e a disponibilidade do poder do Espírito Santo. Nós não pagamos por essas coisas; então por que não compartilhar gratuitamente delas com os outros?)

D. Leia Mateus 10:9-10. Por que os esforços missionários deveriam ser financiados? Você deveria pagar pelas tuas próprias despesas? (Não. Você deveria ser pago para fazer isso.)

1. E se você tem o dinheiro, e pode custear as suas próprias despesas? (O texto parece assumir que o discípulo poderia trazer seu próprio dinheiro e roupas extras.)

2. O que você diria de Paulo, que em I Coríntios 9 diz que ele tinha o direito de ser pago para fazer a sua obra missionária, mas que ele de orgulhava (I Coríntios 9:15) de poder ganhar seu próprio sustento? Se Jesus nos diz para não custearmos as nossas próprias despesas, como Paulo pode se orgulhar de custear seu próprio sustento? (Se você olhar I Coríntios 9, verá que Paulo considera o apoio financeiro de outros um direito, do qual ele abriu mão.)

E. Leia Mateus 10:11-13. Que benefícios podemos obter dando hospedagem a um missionário? (A paz repousará sobre a tua casa.)

1. O que você acha que quer dizer ter “paz” repousando sobre a tua casa? (O comentário de Adam Clarke sobre esse texto revela que entre os judeus este termo tinha “um significado abrangente: ele compreendia todas as bênçãos, espirituais e temporais.)

2. Se o missionário tinha esta paz para dar (ou para reter), o que isto sugere sobre a vida do missionário? (Que essas bênçãos faziam parte da vida do missionário!)

F. Leia Mateus 10:14-15. Que lição aprendemos sobre as vezes que as outras pessoas rejeitam a nossa mensagem missionária?

1. Como distinguimos entre desperdiçar o nosso tempo e dar aos outros uma segunda chance?

a. Dar aos outros uma segunda chance é uma perda do nosso tempo – no sentido em que poderíamos estar apresentando o evangelho a uma outra pessoa? (Para mim, construir um relacionamento é importante para compartilhar o evangelho. Se estou construindo um relacionamento e recebo uma resposta de neutralidade, preciso ter certeza de que a minha mensagem não será realmente aceita antes que eu me afaste.)

G. Leia Mateus 10:16. Que papel o Espírito Santo desempenha neste processo de converter aos outros? (João 16:7-9 nos diz que o Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo.)

H. Podemos confundir o nosso papel com o papel do Espírito Santo?

1. O contrário também é possível? (Nossos esforços precisam ser regados de orações e precisamos pedir pela orientação e pelas bênçãos do Espírito Santo. Mas não é aí que as coisas terminam. Jesus nos dia para usarmos a cabeça quando estivermos trabalhando para converter aos outros.)

III. A Advertência

A. Leis Mateus 10:21-22 e Romanos 2:9-10. Como você consegue conciliar esses dois textos? Como podemos ser odiados pos “todos” quando pelo menos alguns serão convertidos? (Penso que Jesus estava advertindo aos discípulos (e a nós, em segundo plano), que não é somente porque estamos fazendo a “obra de Deus”, que isso quer dizer que tudo será calmo e pacífico.)

B. Leia Mateus 10:23. Jesus estava lhes dando uma falsa esperança a respeito de Sua Segunda Vinda? Se eu ouvisse isso, pensaria que, se eu espalhasse a mensagem por todo o meu país, Jesus viria durante a minha vida! (Existem pelo menos duas teorias acerca deste texto. Uma é que a expressão “venha o Filho do homem” se refere à destruição de Jerusalém, que ocorreu cerca de 40 anos mais tarde. Outra é que o texto seria melhor traduzido como dizendo que as cidades seriam “perfeitamente instruídas”. Israel ainda não está perfeitamente instruído. Meu pensamento é que Jesus está enviando os discípulos para um treinamento prático. Tudo isso aconteceu antes que eles houvessem terminado sua obra em Israel.)

C. Leia Mateus 10:32-33. Você tem vergonha de testemunhar? De ser um missionário? Que promessa e que advertência nos são dadas, se recusarmos esta missão?

D. Amigo, e você? Está disposto a ser um missionário? E acerca de simplesmente testemunhar para os teus vizinhos? Se você tem vergonha de se levantar por Jesus, pense na idéia de Jesus ter vergonha de se levantar por você!

IV. Próxima Semana: O Salvador Compassivo

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: