domingo, 19 de outubro de 2008

Mensageiros da Esperança – Grandes Missionários de Deus - Lição 08

O Apóstolo Pedro – I (Marcos 14; João 18 e 21)

Introdução: Você consegue pensar em um cristão que não é uma boa testemunha de Jesus? Não estou me referindo a alguém que somente fala que é um cristão. Estou me referindo a alguém que é um cristão sério, mas que não tem um senso muito bom de sociabilidade. O mundo chama a facilidade para se relacionar com os outros de “inteligência emocional”, a Bíblia chama isso de “sabedoria”. Nosso estudo desta semana é sobre o apóstolo Pedro, que tinha muito para desenvolver na área da inteligência emocional. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender sobre Pedro e como melhorar a nossa inteligência emocional!

I. Fiel Até a Morte: A Promessa

A. Na semana passada estudamos como Simão Pedro e João se tornaram discípulos de Jesus. Vamos agora nos mover até os últimos dias que eles estiveram com Jesus nesta terra. Leia Marcos 14:26-29. Por que Jesus disse o que disse e por que Pedro disse o que disse? (Jesus está citando a Bíblia (Zacarias 13:7) e aplicando o texto a Si mesmo e aos Seus discípulos. Pedro discute se a profecia (e a afirmação de Jesus) se aplica a ele. Ele acredita que é melhor, mais fiel do que os outros.)

B. Leia Marcos 14:30. O que Jesus faz para reforçar a verdade daquilo que disse? (Jesus acrescenta agora Sua própria profecia, e ele inclui um período curto de tempo e detalhes específicos – naquele dia, antes que o galo cantasse duas vezes, Pedro negaria a Jesus três vezes.)

C. Leia Marcos 14:31. Que traços do caráter de Pedro vemos aqui? (Orgulho. Determinação.)

1. Que emoções podemos ver?

2. Leia Provérbios 12:15-16. Este é um dos textos sobre a inteligência emocional baseada na Bíblia. Que regras você encontra aqui, e como Pedro as violou? (Por duas vezes Jesus havia advertido Pedro acerca do futuro, e Pedro rejeitou a advertência. Pedro demonstra toda a sua irritação.)

a. Como o futuro teria sido diferente se Pedro tivesse dito, “Senhor, como isto acontecerá, e o que posso fazer para evitá-lo?”

3. Leia Provérbios 13:10. Como o orgulho e a inteligência emocional para aceitar conselhos estão em conflito entre si? Isto era verdade no caso de Pedro? (Como o orgulho e a arrogância de Pedro não o permitiam pensar que ele poderia negar a Jesus, ele não podia aprender de Jesus.)

D. Vamos continuar com esta história, a partir de outro evangelho. Leia Lucas 22:35-26. Este trecho vem imediatamente depois da discussão de Jesus com Pedro acerca de sua iminente deslealdade. Por que uma espada agora é mais importante do que uma capa?

II. Fiel Até a Morte: A Luta

A. Leia João 18:1-3. As palavras de Jesus para Pedro a respeito de sua deslealdade foram há algumas horas atrás. Me diga o que está se passando pela mente de Pedro quando ele vê Judas e os soldados? (Isto confirma a predição de Jesus de que Ele seria traído por um de Seus discípulos. Sem dúvida, Pedro está pensando “Esta é a prova!”)

B. Leia João 18:10. Quem estava certo na questão da lealdade: Jesus ou Pedro? (Parece que Pedro está provando o que disse – que ele estava disposto a morrer por Jesus. Ele ficou bem ali, e não negou a Jesus; ele puxou a sua espada, para que pudesse lutar pelo seu Senhor e desferiu um golpe na direção do representante do sumo sacerdote!)

III. Fiel Até a Morte: A Confusão

A. Leia João 18:11. O que está passando pela mente de Pedro agora? (Ele deve estar confuso. Ele havia acabado de provar que Jesus estava errado acerca de sua fidelidade, e Jesus agora o está repreendendo! Ele se lembrou do conselho de Jesus para ter uma espada e não apenas a tem, mas a está usando!)

1. Sobre o que Jesus está falando quando se refere ao “cálice que o Pai me deu”? (Jesus estivera falando sobre um cálice (Marcos 14:20-24) ao mesmo temo que falou sobre ser traído e a deslealdade de Pedro. Imagine todos esses pensamentos correndo em volta da cabeça de Pedro!)

B. Leia Marcos 8:31-33. O que levou Pedro a ter problemas aqui? (A mesma falta de inteligência emocional que ele demonstrou mais tarde. Seu orgulho e arrogância levaram-no a rejeitar as afirmações de Jesus acerca do futuro.)

1. Será que Pedro esqueceu deste evento em sua confusão sobre o que ele deveria fazer para ser leal a Jesus? (Esta é uma lição importante para nós. Pedro resistiu à idéia de que Jesus veio para morrer. Ele queria que Jesus governasse. Como ele se recusou a abrir mão de suas próprias idéias, pensou que ser leal significava lutar para que Jesus pudesse governar.)

IV. Fiel Até a Morte: A Falha

A. Vamos continuar com a nossa historia em João 18:12-16. Como Pedro pôde entrar no pátio da casa do Sumo Sacerdote? (O “outro discípulo” (João) falou com a moça encarregada e ela deixou Pedro entrar.)

B. Leia João 18:17. Pedro esperava que a tentação para negar a Jesus viesse a ele desta forma? (Ela viria com soldados, quando ele tinha uma espada em sua mão. Não viria através de uma “moça encarregada” sem nome.)

1. Pedro poderia dizer que isso não era justo? Quando ele sacou da espada para lutar, isto não era o “fim de jogo” para a questão de se ele negaria a Jesus?

2. Leia Provérbios 19:20-21. Como essas regras de inteligência emocional teriam ajudado Pedro? (Se, da primeira vez que Jesus repreendeu Pedro a respeito da visão de Pedro sobre o futuro (Marcos 8:31-33), Pedro tivesse aceitado o conselho de Jesus, ele teria compreendido o propósito de Jesus e como ele poderia desempenhar um papel neste plano. Se Pedro houvesse aceito o conselho de Jesus acerca de sua negação futura, teria buscado sabedoria acerca de como poderia evitar ser desleal. Este texto em Provérbios nos ensina que, qualquer que sejam os nossos planos, o propósito de Deus é o que prevalecerá. Podemos evitar muitos problemas e confusão se prestarmos atenção a Deus.)

V. Fiel Até a Morte: A Redenção

A. Que diferença, se existe alguma, você vê na atitude de Pedro? (Jesus permite que ele se compare aos outros discípulos dizendo que ele ama mais do que os outros discípulos. Compare com Marcos 14:29. Pedro não diz que ele é melhor do que os outros no que se refere a amar a Jesus.)

B. Leia João 21:16. O que é sugerido pelo fato de Jesus fazer a Pedro esta pergunta pela segunda vez? (Sugere que Jesus não tem certeza da verdade da primeira resposta de Pedro.)

1. O que você estaria pensando se fosse Pedro? (Eu teria imediatamente pensamentos de culpa pela minha infidelidade passada. Eu saberia que Jesus está pensando em minha falha e isto rasgaria o meu coração.)

C. Leia João 21:17. O texto confirma que Pedro se sentiu magoado e culpado. Que argumento Pedro usa para convencer Jesus de que agora ele será fiel? (Ele realmente não tenta construir um argumento, mas simplesmente fala “Senhor, tu sabes todas as coisas”. Portanto, tu sabes se estou falando a verdade ou não. Tu sabes se serei fiel ou não. Eu te amo e pretendo ser fiel.)

D. Leia João 21:18-19. O que o Pedro dos primeiros dias teria dito? (Para ter uma pista, leia novamente Marcos 8:31-33. Jesus disse a Pedro que ele seria morto pelas mãos de outras pessoas. A expressão “estenderá as mãos” sugere a crucifixão. O comentário “Wycliffe Bible Commentary” diz que “A tradição da igreja primitiva apóia esta forma de morte para Pedro.” O Pedro de ontem teria repreendido a Jesus – ninguém aqui vai morrer – todos irão governar!)

E. Amigo, e você? Você segue as regras da Bíblia acerca da inteligência emocional, de forma que possa abandonar o orgulho e acatar os conselhos? Você aceita a palavra de Deus em vez dos teus próprios objetivos e preferências? Ou será necessário uma falha espiritual para que você aprenda as lições que Pedro aprendeu?

VI. Próxima Semana: O Apóstolo Pedro – II

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: