domingo, 19 de outubro de 2008

Mensageiros da Esperança – Grandes Missionários de Deus - Lição 10

Mulheres Em Missão (João 4; Atos 16)

Introdução: Nossa cultura não nos permite compreender a dificuldade de ser uma “mulher em missão” durante a época de Jesus. Nós nem mesmo compreendemos claramente os problemas que Jesus e Seus discípulos enfrentaram ao ministrar às mulheres. Os rabinos judaicos do tempo de Jesus diziam “É melhor que as palavras da Lei sejam queimadas do que entregues a uma mulher!” (Comentário The Bible Exposition Commentary acerca de Atos 16:13.) Jesus e Seus discípulos, se fossem seguir as normas culturais da época, deveriam ter ignorado as mulheres no que se tratava da pregação do evangelho. Eles não fizeram isso. Ao contrário, nosso estudo demonstra que Jesus as usou como missionárias. Vamos mergulhar em nosso estudo e aprender mais!

I. A Mulher Samaritana

A. Leia João 4:1-2. Por que você acha que os fariseus ficavam fazendo cálculos dos discípulos de Jesus e de João?

1. Leia Mateus 3:7-8 para ver o que João disse acerca dos fariseus. O que isto sugere a respeito do relacionamento?

2. Leia João 1:24-27 para ter uma idéia do que os fariseus estavam pensando sobre João e Jesus. O que este texto sugere?

B. Leia João 4:2-3. Qual você acha que é o ponto importante para Jesus: que os fariseus estavam pensando erroneamente que Ele estava batizando ou que Jesus estava conquistando mais discípulos? (Os fariseus eram líderes religiosos. Algum rival (João) havia surgido fora de Jerusalém. João prega que eles não estão moralmente aptos para liderar e diz que alguém maior que ele estava vindo em suas pegadas. Isto lança um bocado de atenção indesejada sobre Jesus no início do Seu ministério, então Ele decide Se retirar.)

C. Leia João 4:4-6. Jesus queria passar através de Samaria? (Os judeus e os samaritanos não gostavam uns dos outros. Samaria ficava entre Jerusalém e a Galiléia. A rota mais curta era ir direto através de Samaria. Contudo, alguns judeus davam a volta ao redor de Samaria para evitar os samaritanos.)

1. A hora é provavelmente meio-dia. O que aprendemos sobre o corpo humano do nosso Deus? (Jesus ficou cansado!)

D. Leia João 4:7-8. Jesus está flertando com esta mulher? (Você diria “Não seja ridículo”. Mas creio que esta mulher pode haver pensado isso. O comentário IVP Bible Background Commentary sugere que é assim que o comentário de Jesus pode ser tomado, especialmente pelo fato do contexto da vida desta mulher e pelo fato de ela estar sozinha. As mulheres normalmente iam a um poço em grupos. O fato de esta mulher estar sozinha nos dá a pista de que ela era impopular. Também era estranho que um homem judeu dirigisse a palavra a uma mulher samaritana.)

E. Leia João 4:9. Esta mulher está respondendo ao flerte? Ela está sendo desagradável? O que você acha que ela está realmente dizendo? (Um homem judeu, especialmente um rabi, não falaria com uma mulher samaritana. Ela não acredita que Jesus está somente pedindo água para beber. Ela quer saber por que Jesus está falando com ela. Isto reforça a conclusão de que ela esteja perguntando (entre outras coisas) se Jesus está flertando com ela. Esta é, simplesmente, uma conduta estranha para um judeu.)

F. Leia João 4:10. Jesus esclarece a questão?

1. Por que Jesus responde desta forma? (Ele quer a atenção dela. Certamente isto é uma coisa fora do comum.)

a. Há alguma lição aqui para os nossos esforços missionários?

b. Cartazes de conferências evangelísticas adornados com bestas do Apocalipse se encaixam neste padrão?

G. Leia João 4:11-12. Que tom de voz você acha que esta mulher está usando? (Todos nós conhecemos pessoas que são simplesmente arrogantes. Porém, também conhecemos pessoas que são arrogantes “fracos”. Eles sabem que não se dão bem na vida, e ficam alimentando um ressentimento contra aqueles que se deram bem. Neste texto, ouço uma pessoa fraca falando de forma desafiadora.)

1. Qual é a resposta para a pergunta da mulher? (Sim, Jesus é maior do que Jacó!)

H. Leia João 4:13-15. Jesus está oferecendo água encanada em casa? (A mulher responde como se estivesse.)

I. Leia João 4:16. O que teria passado pela tua mente se você fosse esta mulher? (Uma parte de mim teria pensado que Jesus é maluco e isto me daria a oportunidade de simplesmente ir embora. Outra parte de mim teria pensado que eu deveria responder, mas não iria querer admitir que não tenho marido – a menos que eu pensasse que este sujeito estava flertando.)

J. Leia João 4:17-19. Quão importante é o fato de ela haver respondido e respondido honestamente? (Este diálogo parece ter dois propósitos. Um é testar a honestidade dela. O segundo é impressioná-la com o fato de que ela não está falando com um lunático, está falando com alguém que é capaz, de uma forma sobrenatural, de saber sobre a sua vida.)

1. Se Jesus sabia que ela era imoral, por que se preocuparia em testar a sua honestidade?

K. Leia João 4:20-26. Me dê todas as razões pelas quais Jesus não deveria revelar a esta mulher que Ele era o Messias. (Ela não foi exatamente agradável com ele quando começaram a conversar. De uma forma fundamental, ela não era apenas uma mulher, era uma samaritana! Acrescenta a isso o fato de que ela era uma mulher impopular, sexualmente permissiva.)

1. Então, por que Jesus fez isso? Não acredito em acaso – especialmente aqui. Por que Jesus escolheria esta mulher para ser uma discípula? (Uma pequena razão é que se ela foi honesta com Ele, deveria ter uma reputação na cidade como sendo uma pessoa honesta.)

2. Por que Jesus escolheria mercadores para ser Seus discípulos?

3. Por que Jesus teria um ministério especial para aqueles que cometeram (provavelmente) mais de um erro sério na vida? (Estou lendo “O Que Há de Tão Grandioso No Cristianismo” de Dinesh D’Souza. Ele aponta que as culturas Grega e Romana tinham um ponto de vista do “grande homem”. Escravos, trabalhadores, as massas, existiam para permitir aos “grandes homens” da sociedade pensar, planejar e liderar. As pessoas comuns eram como abelhas operárias – elas não importavam, exceto para apoiar os líderes. Jesus atacou diretamente esta forma de pensar. Jesus falou sobre líderes servos (Mateus 13:11) e se concentrou na importância das pessoas “mais baixas” da sociedade. Ele achava que valia o tempo que passava compartilhando o evangelho com as mulheres. O movimento anti-escravatura, a democracia para todos os cidadãos, “servidores públicos”, todos estes conceitos não vieram da cultura Grega ou Romana, mas dos ensinamentos revolucionários de Jesus.)

L. Leia João 4:28-29 e João 4:39. O que Jesus fez por esta mulher? O que Ele fez pelas mulheres em geral? Ele escolheu esta mulher para ser Sua representando do evangelho em sua cidade. Ele mostrou que as mulheres são dignas, não apenas de ouvir a Sua mensagem, mas de pregar a Sua mensagem.)

II. Lídia

A. Leia Atos 16:12-13. Paulo e seus companheiros estão em uma viagem missionária que os leva até Filipos. Qual é a estratégia deles para a pregação do evangelho? (Eles estão procurando por pessoas que possuam uma mentalidade espiritual. No sábado, eles procuraram por um “lugar de oração”.)

1. Você acha que eles ficaram desapontados quando encontraram apenas mulheres orando? (Provavelmente. Mas note que isto não os impede de compartilhar o evangelho com elas.)

a. O que isto nos ensina? (Nos ensina que o interesse por assuntos espirituais é mais importante do que o gênero, no que diz respeito à pregação do evangelho.)

B. Leia Atos 16:14. Que tipo de mulher é Lídia? (Ela conhecia a religião judaica e adorava a Deus.)

1. Qual é o seu negócio? (Ela parece ser uma importante mulher de negócios. Ele é uma comerciante de tecidos de púrpura de uma outra cidade, Tiatira. Esta cidade era famosa por seus tecidos de púrpura (uma cor real – que era vendida aos ricos). O comentário The Bible Exposition Commentary assinala que ela “provavelmente estava no comando de uma filial de sua cooperativa em Filipos.”)

2. Qual é o segredo do sucesso da mensagem de Paulo para Lídia? (Ele estava disposto a pregar para as mulheres e o Espírito Santo “abriu seu coração”.)

C. Leia Atos 16:15. Como Lídia foi uma bênção para os esforços missionários de Paulo? (Primeiro, ela tinha servos (os de sua casa), nos quais ela havia criado interesse pelos assuntos espirituais. Eles foram batizados. Segundo, ela tinha uma casa que era grande o bastante para hospedar Paulo e seus companheiros. Ela não foi apenas batizada, mas tornou-se uma patrocinadora dos esforços missionários de Paulo.)

1. Como esta história teria sido diferente se Paulo tivesse se recusado a ensinar às mulheres?

2. Você especularia comigo por um momento acerca dos esforços missionários de Lídia? A quem ela testemunhou? (Provavelmente somente (ou principalmente) pessoas ricas compravam tecidos de púrpura para suas roupas. Lídia naturalmente poderia compartilhar o evangelho com eles. Por cause de Paulo haver compartilhado com uma mulher (uma pessoa de baixo status na sociedade) ele terminou atingindo em sua missão os mais altos níveis da sociedade.)

D. Amigo, você permite que barreiras culturais fiquem no caminho dos teus esforços missionários? Se sim, vai decidir hoje simplesmente permitir que Deus o dirija na pregação de Sua palavra?

III. Próxima Semana: Daniel e Companhia

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: