domingo, 19 de outubro de 2008

Mensageiros da Esperança – Grandes Missionários de Deus - Lição 02

“Tudo Para com Todos”: Paulo Prega Para o Mundo (I Coríntios 9 e 10)

Introdução: “Por que usaríamos a abordagem do mundo? Tudo o que precisamos é o Espírito Santo!” Alguns líderes da igreja vêem o evangelismo do mundo como uma campanha de negócios qualquer. Se uma estratégia funciona para os negócios, então deveríamos tentar isso na igreja. Outros parecem pensar que não necessitamos de uma estratégia moderna, deveríamos depender somente do Espírito Santo para trazer novos membros. E.M. Bounds disse: “Os homens procuram melhores métodos, mas Deus procura melhores homens. Os homens são os métodos de Deus.” Isto faz algum sentido? Melhores homens não procurariam por melhores métodos? E se o Espírito Santo nos disser para usarmos as melhores estratégias? Você estaria disposto a mudar o teu culto na igreja como uma estratégia para atrair novos membros? E os membros que pensam que as mudanças são pecaminosas? Vamos mergulhar na nossa lição e descobrir o que o Espírito Santo diz através do missionário Paulo a respeito de converter o mundo!

I. Tudo Para com Todos

A. Leia I Coríntios 9:19. Sobre qual trabalho Paulo está falando quando diz “para ganhar o maior número possível de pessoas.”? (Ele está falando sobre converter pecadores. Ele está falando sobre evangelização.)

1. Quando Paulo diz que está fazendo a si mesmo de escravo, o que você entende que isso quer dizer? (Ele está abrindo mão daquilo que seria sua preferência fazer. Ele está subordinando os seus desejos aos desejos de outros.)

B. Leia I Coríntios 9:20-22. Paulo está sendo hipócrita quando diz que age como se estivesse sujeito à Lei para alguns e não estivesse sujeito à Lei para outros? (Ele tem uma regra que é constante – tentar entrar em contato com todas as pessoas.)

1. A obediência à lei é uma questão moral? A salvação somente através da fé é uma questão moral?

a. É sobre isso que Paulo está falando quando diz “sujeito à Lei”? (Se ele não está falando sobre obediência e salvação, certamente que cheira como se estivesse!)

b. Se essas não são questões morais, existe pelo menos um assunto no qual você poderia dizer que um grupo está teologicamente correto e o outro lado está teologicamente incorreto? (Sim. Para diversão e confusão sobre este assunto, leia Gálatas 2:11-14.)

c. Se você concorda que existe uma resposta certa e uma errada para a questão de estar sujeito à lei, Paulo está dizendo que converter pessoas é mais importante do que estar teologicamente correto? (Ele diz que é teologicamente correto “estar em contato”. Porém, note I Coríntios 9:21, onde ele diz que está sujeito à Lei de Deus/Cristo. Ele está limitado por princípios morais.)

II. Decisões na Vida Real

A. Vamos discutir algumas aplicações reais na tua igreja. Quando me apresento no tribunal, sempre uso paletó e gravata. Acredito que deveria demonstrar para com Deus a mesma honra, usando paletó e gravata para ir à igreja. Um dia alguém sugeriu que a maior parte das pessoas não usa paletó e gravata e que, talvez, eu estava desencorajando as pessoas a virem a igreja, se elas não possuem um paletó e uma gravata. Assuma que eu estou certo em usar uma gravata diante de Deus se eu a uso diante de um juiz humano. O que Paulo usaria se ele pensasse que usar uma gravata desencorajaria novas pessoas a virem à igreja?

1. Recentemente, ouvi alguns sermões do pastor da igreja de Mars Hill. Eles eram excelentes. O pastor usava jeans rasgados e uma camiseta. Eu nunca sonhei em usar isso na igreja – especialmente se eu fosse pregar. O que você acha que o pastor de Mars Hill está fazendo? Ele está certo?

B. Eu gosto de músicas de louvor contemporâneas. Levi Tavares, meu brilhante tradutor para aqueles que lêem Português, gosta dos hinos antigos, mas não gosta das músicas de louvor contemporâneas. Se minha igreja estivesse localizada em uma comunidade cheia de pessoas como o Levi, eu deveria parar de cantar músicas de louvor contemporâneas, para trazer essas pessoas como o Levi para assistir à igreja?

1. E se o Levi descobre que a sua comunidade está cheia de pessoas como o Bruce, que gostam das músicas de louvor contemporâneas? Ele deveria jogar fora seu hinário e começar a cantar músicas de louvor contemporâneas para trazer essas pessoas para assistir à igreja?

C. E se a maior parte das pessoas vão à igreja aos Domingos, e você acredita que o Sábado é o sétimo dia e o verdadeiro dia de adoração: você deveria acrescentar um culto adicional no Domingo, até que pudesse ensinar às pessoas a respeito do Sábado?

1. Se você disse “Não seja tolo!”, o que você acha que Paulo quer dizer quando fala “tornei-me como sem lei” (I Coríntios 9:21)?

D. E se a metade dos membros atuais abandona a igreja porque o pregador começa a usar jeans rasgados, a música muda e a igreja começa e fazer cultos no dia errado? O objetivo de Paulo de “salvar alguns” exclui os membros atuais?

III. Consenso Sobre Princípios

A. Tenho certeza de que isto sacode um ninho de vespas. Se o princípio é “fazer qualquer coisa” para atrair novos membros, então deveríamos fazer isso. Porém, se não é isso o que Paulo está ensinando, precisamos compreender seus ensinos, para que possamos tomar decisões baseadas em princípios com relação ao nosso evangelismo. Vamos ver algumas das aplicações nos dias de Paulo para tentarmos compreender os princípios subjacentes a este ensino.

B. Leia I Coríntios 10:25-26. Quais questões de consciência este tema envolve? (Se você ler I Coríntios 10, verá que Paulo está escrevendo sobre a adoração de ídolos. Ele diz para não adorar ídolos e não fazer sacrifícios a um ídolo. Contudo, se você não sacrifica carne a um ídolo, e está comprando carne de origem desconhecida, não precisa se preocupar se alguma outra pessoa ofereceu esta carne para um ídolo.)

C. Leia I Coríntios 10:27-29. Que novas regras Paulo nos dá para a alimentação? (Embora não seja errado comer carne oferecida a um ídolo, se alguém tem algum problema com isso, você não deveria comer “carne de ídolo” na frente desta pessoa.)

D. A posição da igreja era que se podia comer carne sacrificada a ídolos? (Não. Leia Atos 15:23-29.)

1. Com qual autoridade esta decisão foi tomada? (A autoridade dos primeiros líderes da igreja, sob orientação do Espírito Santo.)

2. Isto quer dizer que Paulo estava violando uma regra moral quando comeu carne que poderia ter sido oferecida a um ídolo? (Meu voto é que Paulo não pensava assim, mas é claro que outros poderiam argumentar que Paulo estava violando uma regra moral.)

E. Leia I Coríntios 9:22. Qual é a regra principal de Paulo? (Salvar outros para Cristo.)

1. Isto inclui não ofender os fracos que você já tem na igreja? (Leia I Coríntios 10:31-33. Sim, não queremos nos tornar “motivo de tropeço”, mesmo para aqueles que já estão na igreja.)

F. O que aprendemos até aqui para os nossos esforços missionários? Volte e aplique todos esses princípios às situações que discutimos: 1)Vestimenta na igreja; 2) Música na igreja; 3) Dia não tradicional de adoração. (Estas são claramente áreas de discussões teológicas, nas quais deveríamos “limitar a nossa liberdade” para converter outros. Isto, por outro lado, é limitado por aqueles membros que são “fracos”, e que acham que uma questão moral está envolvida, mesmo que não esteja.)

G. Isto quer dizer que estamos simplesmente paralisados? Queremos fazer coisas novas para trazer pessoas novas, mas os membros fracos nos impedem de fazer isso? (Leia Romanos 15:20. Lembre-se que Paulo está viajando de um grupo novo para outro. Você pode ter que começar um novo serviço de cultos na tua igreja ou iniciar uma nova igreja para fazer algo diferente para atrair novos membros.)

H. Amigo, não creio que Paulo nos diz para violarmos princípios morais em nossos esforços para ganhar outros para Cristo (I Coríntios 9:21). Porém, ele certamente nos fala que deveríamos limitar nossa própria liberdade em assuntos que são altamente discutíveis. Se a tua igreja está estagnada, você vai orar para que Deus te mostre o que é preciso mudar para trazer novas pessoas? Também vai orar para que Deus dê aos membros da tua igreja a habilidade de distinguir entre suas preferências pessoais e questões morais reais?

IV. Próxima Semana: João Batista: Preparando o Caminho Para Jesus

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: