domingo, 19 de outubro de 2008

Mensageiros da Esperança – Grandes Missionários de Deus - Lição 01

O Apóstolo Paulo (Atos 22)

Introdução: Você já notou o padrão na Bíblia que indica que Deus gosta de operar através da fraqueza? As batalhas do Antigo Testamento são vencidas por estar usando menos soldados (Juízes 7) ou por ir para o combate tendo à frente um coral (II Crônicas 20). E I Coríntios 1:27-29 Deus diz claramente que usa as coisas loucas e fracas da terra para derrotar as coisas sábias e fortes dos homens. Por que? Deus não quer que os seres humanos se confundam sobre quem é o responsável pela vitória. Se você é um cristão e se considera, de forma geral, um fraco ou um louco, estas são boas novas. E para o resto de nós, que, na maior parte do tempo, não gostamos de pensar que somos fracos ou loucos? Esta é a boa notícia ao estudarmos a vida do apóstolo Paulo. Ele era inteligente e sofisticado e Deus fez grandes coisas através dele. Vamos mergulhar no nosso estudo sobre Paulo e descobrir mais!

I. Paulo – Os Primeiros Dias

A. Leia Atos 22:2-3. Onde Paulo foi criado? (Ele diz “nesta cidade”. Atos 21:31 mostra que se tratava de Jerusalém.)

1. Quem foi o principal mestre de Paulo? (Gamaliel.)

a. O que sabemos sobre ele? (Ele era “respeitado por todo o povo” (Atos 5:34). Era um mestre famoso. Essencialmente, Paulo freqüentou uma escola de “primeira linha”.)

B. Leia Gálatas 1:14. Como Paulo se compara com outros judeus de sua idade? (Ele era um jovem líder rabi.)

C. Leia Atos 22:4-5. Quem Paulo conhecia? (Ele não apenas conhecia o sumo sacerdote e o Concílio (o Sinédrio), mas era um representante autorizado para erradicar os seguidores de Jesus.)

1. Quão ambicioso era Paulo? (Ele diz que era zeloso e que matava cristãos. Você não ia querer que este estivesse te perseguindo!)

II. Paulo – O Escolhido

A. Leia Atos 22:6-8. Por que Paulo (Saulo) chamaria a voz que vinha da luz de “Senhor”? (Claramente, Paulo pensou que isto era um evento sobrenatural. Não era a queda de um relâmpago, nem Paulo ficou enjoado e tonto.)

B. Leia Atos 22:10. Conforme você lê essa história, o que faz você pensar que ela é verdadeira (além do fato de ela estar na Bíblia)? O que faz você achar que isto realmente aconteceu com Paulo? (Imagine que você teve a melhor educação, era um dos homens mais conceituados da tua geração em tua área de atuação, conhecia todos os detentores do poder e era o seu representante autorizado. Você simplesmente deixaria tudo isso? É claro que não. Paulo acreditou que Jesus falou com ele e lh deu uma nova missão e direção na vida.)

1. Qual seria o equivalente americano moderno disso? (Você se forma na Universidade de Direito de Yale, passa a fazer parte do pessoal da Casa Branca e se torna conselheiro do presidente. Um dia quando você está em viagem, em uma missão para o presidente, algo sobrenatural acontece e você acha que deve ser um missionário no Iraque – uma coisa muito fora da tua zona de conforto (e segurança)!)

C. Na introdução, falamos sobre como Deus tem um histórico de escolher as coisas fracas e loucas como Seu instrumento para derrotar os homens maus da terra. Por que Ele escolheria Paulo? (A boa notícia é que você não precisa ser fraco ou louco para fazer grandes coisas para Deus. (Embora talvez primeiro você precise ser jogado para fora do cavalo.) A razão pela qual Deus escolheu Paulo era porque ele era “zeloso” pelas coisas de Deus. Ele só estava mal direcionado.)

III. Paulo – A Missão

A. Leia Atos 22:17-18. Coloque-se no lugar de Deus apenas por um momento. Se você está designando uma missão para Paulo, porque não o enviar para onde ele conheça o território, tenha bons contatos, e estivesse completamente familiarizado com a religião local? (Deus diz que o que Ele está fazendo parece ser ilógico à primeira vista, porque Ele conhece os locais que não aceitariam o testemunho de Paulo.)

1. Leia Atos 22:19. Paulo discutiu isso com Deus? (Eu leio a resposta de Paulo desta forma: Paulo diz, “Espere um minuto. Essas pessoas me conhecem e sabem que eu estava do lado delas. Elas me ouvirão.”)

B. Leia Atos 22:21. Deus discute isto com Paulo? (Não. Ele simplesmente diz “Vá!”)

1. O que aconteceu com toda a vantagem mundana que Paulo tinha? Existe uma lição nisso para nós? (Paulo era um homem talentoso e educado, mas Deus deixou muitas de seus “antigos relacionamentos” para trás. Ele estava indo para um novo território. Quando Deus diz claramente “Vá”, deveríamos ir, mesmo quando não compreendemos alógica por trás desta ordem.)

C. Leia Atos 22:22. Olhando para essa história que Paulo está contando em Atos 22:1-21, qual ponto dela levou os judeus a decidirem que Paulo era repulsivo e que deveria ser morto? (A “gota d’água” parece ser quando ele fala que foi enviado como missionário aos gentios.)

1. Por que isto os deixaria tão furiosos? (A parte da declaração profética de Paulo de que os judeus não o aceitariam provavelmente não os estava deixando furiosos. Ele realmente não o estavam aceitando. Não há o que discutir aqui. Isto quer dizer que o que os deixou furiosos foi a idéia de que ele iria aos gentios para compartilhar com eles o conhecimento de Deus.)

a. Se isto enfureceu tanto os judeus, o que isto nos fala sobre o que Paulo, durante toda a sua vida, pensou deste assunto? (Isto nos diz que anteriormente ele pensava que esta era uma má idéia.)

b. Que lição podemos encontrar nisto para a nossa vida e nossa obra para Deus? (Deus havia dado a Paulo uma tarefa a qual ele não teria escolhido e que não estava nos seus planos de carreira até este momento. Esta não é somente uma lição prática para nós, mas também apóia ainda mais a veracidade desta história.)

c. Paulo parou de pegar o evangelho para os judeus? (Leia Atos 13:43-47. Paulo foi “primeiro” aos judeus. Mas ele compreendeu que a sua missão era ser uma “luz para os gentios”.)

(1) Isto faz sentido? Por que não se concentrar primeiro na missão? (Fazia sentido, uma vez que o cristianismo não era uma nova religião completamente nova – longe disso. Paulo pregava que Jesus era o Messias profetizado. Ele era o cumprimento das profecias e práticas de adoração do Antigo Testamento. Os judeus, mas do que qualquer outro povo, deveriam compreender isto mais facilmente. Você não teria que “começar do zero” com um judeu.)

IV. Paulo – O Humano

A. Leia Atos 15:36-40. Os heróis da Bíblia sempre concordavam? (Aparentemente não.)

1. Isso está certo?

2. Quem estava errado aqui? (Leia II Timóteo 4:11. Neste e em outros textos vemos que Marcos trabalha com Paulo mais tarde, quando Paulo era de mais idade. Agora, Paulo diz que Marcos é “útil para o ministério”.)

a. Que lição aprendemos disto? (Que grandes líderes de Deus podem discordar e até estar errados!)

B. Leia Romanos 7:14-17. Paulo sempre estava contente com o seu comportamento? (Não.)

C. Leia Romanos 7:18-20. O que separa Paulo de uma pessoa má comum? (Ele deseja fazer o bem.)

D. Leia I João 3:7-9. João quer que compreendamos isto muito bem. Se Paulo tem uma atitude correta, mas continua a pecar, ele é “do diabo”?

E. Leia Romanos 7:21-25. Esta é a vida do cristão, ser miserável? (Paulo fala da possibilidade de uma “libertação”.)

F. Leia Romanos 8:1-4. Como pode ser que as “justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós [pecadores]”? (Através da vida e da morte de Jesus.)

G. Leia Romanos 8:5-8. Se Jesus viveu a vida perfeita por nós, importa aquilo que fazemos? Importa o que pensamos? (Paulo ensina que se temos a mente voltada “para o que o Espírito deseja”, nossa ações serão uma conseqüência disso.)

H. Considere o teu relacionamento com outros membros da igreja. Qual tem sido a tua preocupação principal: o que você fez ou o que você pensou? (Pensamos que são as nossas ações que são mais importantes. Mas a Bíblia nos ensina que o que está em nossa mente é o mais importante.)

1. Se a tua mente é o que há de mais importante, que passos você deveria tomar para “voltar” a tua mente “para o que o Espírito deseja”?

I. Amigo, a vida de Paulo demonstra que Deus pode usar pessoas talentosas, além das pessoas com menos talentos. Mas quando Deus diz “Vá!”, precisamos obedecer mesmo quando não vemos a lógica desta ordem. Se Deus te deu ou não uma missão tão grande quanto a de Paulo, Ele te deu a missão de voltar o teu coração e a tua mente na direção correta. Você vai decidir hoje a, como Paulo, seguir a direção de Deus?

V. Próxima Semana: Paulo Prega Para o Mundo

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: