domingo, 19 de outubro de 2008

Maravilhoso Jesus - Lição 11

O Poder de Sua Ressurreição (Mateus 27-28)

Introdução: Você alguma vez já recebeu uma notícia realmente boa, mas que era uma notícia muito ruim para alguma outra pessoa? Se estivesse na presença desta pessoa, como você reagiria? Se você tem inteligência emocional, provavelmente vai se conter a respeito da boa notícia para você e vai dizer algumas palavras de conforto para a outra pessoa, acerca da má notícia que ela recebeu. Nesta semana o nosso estudo é sobre a ressurreição de Jesus. Esta foi uma excelente notícia para nós, porém foi uma terrível notícia para Satanás e seus anjos. Neste caso, não precisamos ser bem educados ou demonstrar inteligência emocional. Podemos celebrar em voz alta. Por que? Porque o objetivo de Satanás era te matar e te manter morto. Agora que Jesus ressuscitou, sabemos que se O aceitarmos, seremos ressuscitados, para estarmos com Ele pela eternidade. Vamos mergulhar no nosso estudo para descobrir mais sobre esta notícia realmente boa para nós e a luta para mantê-la em segredo.

I. Mantendo Jesus na Sepultura

A. Leia Mateus 27:57-58. Jesus acabara de ser crucificado pelos romanos. Qual seria a dificuldade para José de Arimatéia pedir o corpo de Jesus? A vida dele estaria em perigo?

1. Leia João 19:38-39 e Marcos 15:43. O que os fatos adicionais revelados por João e Marcos nos dizem a respeito da situação de José? (O homem era ousado, rico e membro do Concílio Judaico. Uma vez que ele não era conhecido como um seguidor de Jesus, poderia pedir o corpo a Pilatos e Pilatos poderia pensar que seria um tipo de pedido “oficial”. O fato de que ele estava acompanhado por Nicodemos, outro membro muito rico do concílio governante judaico, provavelmente reforçou este ponto de vista para Pilatos.)

B. Leia Mateus 27:59-61. Por que José rolou uma grande pedra em frente à tumba? Você acha que José estava esperando que Jesus se levantasse dentre os mortos? (Estas ações com certeza parecem contrárias a esta expectativa. Note que a pedra havia sido posicionada de forma que José sozinho pudesse rolar esta pedra para a entrada da tumba.)

C. Leia Mateus 27:62-64. Este texto sugere que os líderes judaicos estavam prestando muita atenção ao que Jesus dizia para os Seus próprios discípulos?

1. Como você acha que os líderes judaicos reagiram quando descobriram que os membros do concílio José de Arimatéia e Nicodemos tinham solicitado o corpo e que o tinham colocado na tumba de José? (Meu palpite é que isto os deixou ainda mais preocupados. Se você não pode confiar nem mesmo nos membros do seu próprio concílio, quem sabe o que esses discípulos podiam ter escondido em suas mangas! Havia em poder e uma influência inesperadas ao lado dos discípulos de Jesus.)

2. Que dia era este em que os líderes judaicos estavam fazendo este pedido ao governo e fazendo arranjos de medidas preventivas contra fraudes? (O dia seguinte ao “Dia da Preparação” seria o Sábado! Estes homens estavam violando as suas próprias crenças religiosas ao fazer pedidos ao governador na sexta-feira à noite (o começo do Sábado).)

D. Leia Mateus 27:65-66. Que razão pilatos teria para dar esta ordem? (Vamos assumir que Pilatos havia pensado que o grupo de José e Nicodemos estava fazendo um pedido oficial. Agora que os principais sacerdotes apareceram, ele se deu conta de que não era este o caso. Está acontecendo alguma coisa estranha. Isto o levaria a dar algum crédito ao que os principais sacerdotes estavam sugerindo que poderia acontecer. Além disso, você gostaria que ver alguém que você acaba de condenar à morte voltando de entre os mortos para te assombrar?)

II. A Falha em Manter Jesus na Sepultura

A. Leia Mateus 28:1. Que dia da semana era este? (Domingo pela manhã.)

1. Note a fidelidade destas mulheres. Elas estavam ali na sexta-feira (Mateus 27:61) e agora lemos que elas estão ali na madrugada do domingo.)

B. Leia Mateus 28:2-3. Como você acha que ele decidiram no céu quem faria este trabalho? Se você fosse um anjo, teria sido voluntário?

1. Como você acha que este terremoto aconteceu? Será que este anjo estava se movendo na velocidade-anjo mais alta possível e não conseguiu parar a tempo, e isso causou o terremoto? Você já ouviu um estouro sônico (que ocorre quando um avião ultrapassa a barreira do som)? O que você acha que acontece quando você ultrapassa a velocidade da luz? (Eu sei que a teoria humana diz que isso é impossível.)

2. O anjo se assenta na pedra. Será que eles estava cansado por ter voado tão rápido e batido tão forte? (Imagine a indignação no céu pelo tratamento dado a Jesus. Que privilégio ser escolhido para ser aquele que tiraria a pedra da tumba de Jesus. Posso ver o anjo assentando-se ali em triunfo, dizendo “Alguém quer me desafiar?”)

a. O anjo só precisava se preocupar com os seres humanos?

C. Leia Mateus 28:4. Que erro os principais sacerdotes cometeram? (Eles estavam ouvindo a Jesus melhor do que os Seus discípulos, mas não acreditaram que Ele era Deus. Eles trouxeram uma faca para uma luta com armas de fogo. É claro, os líderes judaicos hostis nunca poderiam ter reunido um poder suficiente para manter Jesus na tumba; e nem Satanás poderia fazer isso.)

D. Leia Mateus 28:5. Que tipo de atitude o anjo demonstra para com as duas Marias? (Aqui há uma lição para escolhermos estar ao lado de Deus. A atitude do anjo com relação às mulheres é de pura bondade. A atitude com relação aos outros parece ser “não se meta comigo”.)

E. Leia Mateus 28:6-7. O pessoal de relações públicas fala sobre manter-se “no assunto”. Considere cuidadosamente as palavras deste anjo. Que pontos específicos sobre “o assunto” ele está colocando? (Primeiro, o anjo as lembra que Jesus prometeu que ressuscitaria dentre os mortos. Segundo, o anjo oferece para que elas olhem, de forma a verem em primeira mão que Jesus não está naquela tumba que anteriormente estava guardada. Terceiro, o anjo promete que Jesus encontrará os discípulos em um local específico. Todos estes pontos são provas de que Jesus está vivo!)

F. Leia Mateus 28:8-10. Por que Jesus aparece para as mulheres em vez de subir direto para o céu? (Compare com João 20:17. Este texto mostra Seu coração de amor por elas. Este é um momento de uma mistura de intensas emoções para elas (“amedrontadas e cheias de alegria”), e Jesus vem até elas para confortá-las e dar-lhes segurança.)

1. Um assunto com o qual os cristãos se defrontam é se esta história e suas testemunhas foram totalmente inventadas pela igreja apostólica. Que provas neste relato refutam a idéia de que este é um relato forjado? (O comentário “IVP Bible Background Commentary” nos diz que o testemunho das mulheres nesta cultura era totalmente sem valor. Em uma hostória forjada, Jesus teria aparecido a Nicodemos ou a José de Arimatéia – homens proeminentes, ricos, cujo testemunho seria naturalmente revestido de grande crédito.)

G. Leia Mateus 28:11-13. Compare com Mateus 27:63. Quem é o enganador? Qual é o tamanho desta conspiração para fornecer um relatório falso?

1. Coloque-se no lugar de um dos principais sacerdotes. Quando ouviu esta história dos guardas pela primeira vez, você pensaria que os guardas pudessem ter dormido e que os discípulos tivessem roubado o corpo? (Não. Se você pensasse no que aconteceu, insistiria que os guardas fossem executados por falha no cumprimento do dever (veja Atos 12:19). Você só pagaria uma “grande soma de dinheiro” se pensasse que os guardas estavam falando a verdade acerca do anjo.)

2. Se você pensou que os guardas estavam falando a verdade – um ser angelical abriu a tumba e Jesus estava vivo – por que tentar encobrir isso? Por que não se converter simplesmente? (Pense no passado, em alguma ocasião na qual você faz alguma coisa errada, que queria manter em segredo e você ficou em um dilema terrível, porque pensou que poderiam descobrir tudo. O que aconteceria com você se tudo fosse revelado? Então, multiplique este sentimento pelo número de vezes que você acha que seria apropriado se você tivesse matado o Messias-Deus.)

a. Em vez de dizer que o corpo foi roubado, por que não negar simplesmente que ele tivesse desaparecido? (Porque este ponto era óbvio – o corpo não estava lá.)

b. Quão verossímil é a história de que todos os guardas estavam dormindo e que a grande pedra tenha sido rolada e o corpo de Jesus levado? Qual é a probabilidade de dormir durante a remoção da pedra? Como você saberia o que aconteceu, se todos (!) estavam dormindo?

H. Leia Mateus 28:14-15. Você teria pegado o dinheiro? Que opiniões os soldados tiveram? (Eu ficaria feliz por não estar a caminho da execução.)

I. Leia Mateus 28:16-17. “Alguns duvidaram.” Os chefes dos sacerdotes duvidaram? Eles tanto acreditaram que Jesus havia ressuscitado que pagaram uma “grande soma de dinheiro”. Como algum dos discípulos poderiam duvidar?

1. Por que a Bíblia registraria esta dúvida? (Esta é mais uma prova de que o relato é digno de confiança. Se você estivesse tentando criar uma história “à prova de balas”, certamente não diria que alguns dos seguidores de Jesus, na verdade, duvidaram!)

III. Vitória

A. Leia Mateus 28:18-20. Que tipo de autoridade foi dada a Jesus?

1. Que tipo de autoridade foi dada a você e a mim? (Jesus, a autoridade sobre o céu e a terra, nos resgatou da morte eterna. Nossa responsabilidade é compartilharmos isso com outras pessoas.)

B. Amigo, você vai aceitar esta comissão de Jesus e agir de acordo?

IV. Próxima Semana: A Eficácia de Seu Ministério Sacerdotal

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: