domingo, 19 de outubro de 2008

Maravilhoso Jesus - Lição 10

O Significado de Sua Morte (Mateus 16; Romanos 3, 5 e 6)

Introdução: Se você lê estes comentários regularmente, já sabe que eu sempre considero a lógica do texto bíblico. Se eu estivesse no lugar das pessoas que estavam escutando Jesus, como eu reagiria? Qual é, logicamente, a mensagem de Deus? Uma mensagem com a qual historicamente eu tive grandes dificuldades é a lógica da salvação. Por que a morte do meu Deus me dá a vida eterna? Por que ela satisfaz a pena de morte imposta a mim pelo meu pecado? A lógica da justiça americana é completamente contrária. Quando estava na faculdade de direito, me ensinaram o velho ditado que diz “ É melhor deixar 1.000 pessoas culpadas livres do que executar uma pessoa inocente.” Por que Deus teria um plano no qual o Inocente é torturado e morto? Como, do ponto de vista lógico, isto pode acrescentar algo que pague a minha culpa? Vamos mergulhar em nossa lição e ver o que podemos descobrir na Bíblia!

I. O Resgate

A. Leia Mateus 16:21-22. Por que Pedro discutiu de forma tão forte com Jesus? (Leia Atos 1:6). Jesus está para voltar para o céu e Seus discípulos ainda acham que o objetivo imediato de Jesus é estabelecer um reino na terra! Obviamente, Pedro tinha pensamentos sobre o “reino” quando corrigiu Jesus. Como Jesus pode morrer se Ele vai reinar?)

B. Leia Mateus 16:23. que “coisas dos homens” Pedro tinha em mente? (Reinar com Jesus. Pedro Queria ser um governante terreno também. Como Pedro poderia governar se o Seu Mestre não estivesse governando?)

C. Leia Mateus 16:24-26. O que, exatamente, Jesus está nos dizendo que é o plano de Deus para a nossa vida? (Seguir a Jesus negando a nós mesmos.)

1. Negar o que? Lembre-se que o contexto é a discussão sobre a morte próxima de Jesus versus o Seu governo. (Negar o nosso objetivo de ganhar o mundo. Este era precisamente o plano de Pedro – governar com Jesus. Este é um choque de cosmovisões. Pedro queria governar e, neste caso, outros o serviriam. Jesus queria que Pedro servisse aos outros.)

2. O que quer dizer tomar a cruz de Jesus? Não dê respostas “automáticas”. O que você vai fazer nesta próxima segunda-feira para tomar a cruz de Jesus?

a. O que você diz sobre o fato de que quando Jesus tomou a Sua cruz, Ele estava a caminho da morte?

D. Logo após outra conversa com os discípulos sobre eles se tornarem governantes, Jesus falou mais uma vez sobre a Sua morte. Leia Marcos 10: 42-45. O que este texto sugere que deveríamos fazer para negar a nós mesmos e tomar a nossa cruz? (Servir aos outros.)

1. Jesus usa um termo muito estranho. Ele diz que Sua vida é um “resgate por muitos.” Para quem este resgate está sendo pago?

a. Isto faz algum sentido lógico para você? (Na introdução escrevi sobre como o governo procura nunca executar uma pessoa inocente. Porém, compreendo a lógica de ladrões e seqüestradores que exigem o pagamento de resgate para libertar alguém.)

b. Jesus comparou ser um servo com pagar um resgate. Você pode ver alguma lógica nisso? Quando eu sirvo outra pessoa, abro mão de alguma coisa para tornar a vida daquela pessoa melhor. Esta é uma forma de ver um resgate. Você abre mão de alguma coisa para ajudar uma outra pessoa. Já há algum tempo, tenho aparado a grama de meus vizinhos idosos. Isto usa o meu tempo (que é escasso) e meu dinheiro (em gasolina para o aparador de grama). Claramente, eu abro mão de alguma coisa para beneficiar este casal. Um gramado aparado melhora a vida deles – e a minha, uma vez que eles são meus vizinhos imediatos.

c. Uma vez que resgates são exigidos por pessoas más, é errado que Deus exija que sejamos servos de outras pessoas?

(1) Não seremos mais servos de outras pessoas em um mundo perfeito? (Em nosso mundo mau, somente pessoas más exigem resgates. Imagine um mundo no qual todos nós servimos unas aos outros voluntariamente. Penso que este é o objetivo de Deus para o Seu povo. Deus ilustrou isto morrendo por nós.)

E. Eu compreendo até certo ponto a lógica do resgate. Compreendo a “cosmovisão” de servir aos outros. O problema em pagar um resgate é que isto encoraja as pessoas más a fazerem mais mal para mais pessoas. E, ainda tenho o problema lógico com a “matemática” de como a morte de Jesus paga pelo meu pecado. Manos explorar isto em seguida!

II. A Morte de Si Mesmo

A. Leia Romanos 6:8 e II Timóteo 2:11. Você acha que nós morremos quando Jesus morreu? Nenhum dos que estão lendo este comentário era nem mesmo nascido quando Jesus morreu. Como a Bíblia pode dizer que nós “morremos” com Jesus?

B. Leia Hebreus 7:1-9. Como pode ser dito que Levi deu o dízimo a Melquisedeque? Levi ainda não era nascido.

C. Leia Romanos 5:12-14 e I Coríntios 15:22. Como eu pude morrer quando Adão morreu? Eu ainda não havia nascido! (Um dos velhos amigos de meu pai, Patrick Stevenson, entrou em contato comigo recentemente e me explicou a teoria que emerge desses textos. Quando Jesus morreu por nossos pecados, nós morremos com Ele. Stevenson chama isto de teoria da “identidade corporativa”. Esta teoria fez um perfeito sentido lógico para mim. Por que? Porque ele faz com que eu – o culpado – morra pelos meus pecados “corporativamente” através de Jesus. (Se há algum erro em minha explicação da teoria de Stevenson, sem dúvida é por minha culpa, e não por culpa dele.))

D. Uma das minhas preocupações a respeito desta explicação da identidade corporativa é que isto quer dizer que todos são salvos – uma idéia que entre em conflito com muitos textos bíblicos. Se nem todos são salvos, como podemos ser incluídos na morte “corporativa” pelo pecado? Como temos a nossa “conta de pecado” marcada como “paga”? (Leia Romanos 6:3-4. A Bíblia nos diz que quando somos batizados, somos “batizados em Sua morte”. Quando aceitamos Jesus como nosso salvador e somos batizados, aceitamos a Sua morte como sendo a nossa morte.)

E. O que isto quer dizer para o restante da tua vida nesta terra? O que deveria ser diferente depois que você descobre que morreu com Jesus – além de dar um grande suspiro de alívio? (Leia Romanos 6:1-2. No batismo morremos com Jesus e somos ressuscitados para uma nova vida com Jesus. Morremos para a velha vida. Nosso objetivo deveria ser a santidade. Vamos explorar isto um pouco mais.)

III. A Vida Santa

A. Leia Romanos 3:10-12. Bem, a minha idéia de viver uma vida santa certamente durou pouco. Somos destinados a sermos “inúteis”, embora tenhamos morrido para o pecado?

B. Leia Romanos 3:20. Qual é o benefício para mim em viver com o fato de que sou inútil? Como isto melhora a minha conscientização da minha culpa? (A lei de Deus mostra o imenso abismo entre minha vida e a Sua lei perfeita.)

1. Mas, isto é bom para mim – ter consciência de quão inútil eu sou? Quando eu estava crescendo, li os escritos de Ellen White. Ela acredita na santidade. Quando vi o padrão que ela estabelecia para mim, isto quase me fez querer desistir. Não havia forma pela qual eu pudesse alcançar este padrão. De maneira alguma.

C. Leia Romanos 3:21-23 e Romanos 3:27-28. Você pode alcançar o padrão de Deus? (Louvado seja Deus, sim! Assim como morremos corporativamente com Jesus, da mesma forma somos justificados corporativamente com Jesus. A fé é o que nos salva e nos torna perfeitos.)

1. Então, como eu deveria viver? Ellen White está certa em sua ênfase em uma vida santa? (Sim. Leia novamente Romanos 6:1-2 e leia novamente Hebreus 10:26. Precisamos trabalhar constantemente (sim, eu quero dizer trabalhar) para tomarmos as decisões certas. Nós “confirmamos a lei” (Romanos 3:31) pela nossa determinação em viver uma vida santa. Quando fiquei tão desanimado por causa de Ellen White, eu pensava que a vida perfeita era essencial para a salvação. Agora tenho consciência de que minha salvação é pela fé em Cristo. Escorregar no caminho para a santidade não me exclui da graça de Deus. O que me exclui de Sua graça é quando paro de me preocupar com a jornada para santidade. Quando permaneço deliberadamente em pecado, começo a me afastar do alcance de Deus.)

D. Amigo, e você? Você merece morrer por causa do que tem feito. Mas você pode morrer pelos teus pecados, confessando-os a Deus e aceitando Jesus e Sua morte pelos nossos pecados através do batismo. Pode ser justificado e ressuscitado para a vida eterna aceitando a ressurreição de Jesus para uma nova vida em teu favor. Com a certeza da salvação, você pode começar a jornada para uma vida santa. O que você vai dizer? Vai aceitar a Jesus agora?

IV. Próxima Semana: O Poder de Sua Ressurreição

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: