domingo, 19 de outubro de 2008

Maravilhoso Jesus - Lição 05

A Maravilha de Suas Obras (Mateus 7 e 8; Marcos5)

Introdução: Na semana passada estudamos o Sermão do Monte de Jesus e o tipo de atitude ensinado neste sermão, que deveríamos ter, se quisermos ser felizes. Atitudes resultam em ações. Nesta semana veremos o tipo das ações que Jesus demonstrou para conosco. São elas do mesmo tipo que deveríamos demonstrar para com os outros? São elas o resultado natural dos ensinos do Sermão do Monte? Vamos mergulhar em nossa lição e descobrir!

I. Que Obras?

A. Leia Mateus 7:15-18. Creio firmemente que somos salvos pela fé, e não pelas obras. O que este texto nos ensina a respeito do relacionamento das obras com a fé? (Este texto dia que uma vida de fé produz obras alinhadas com esta fé. Obras são a evidência da fé assim como maçãs são evidência de que você tem uma macieira.)

B. Leia Mateus 7:21. O que é insuficiente para a salvação? (Falar.)

1. Leia Romanos 10:13. Como você reconcilia estes dois textos? (Você deve ler o capítulo todo: Romanos 10:1-21. Paulo argumenta que você pode ter atos “religiosos” sem ter a compreensão de Deus. Especificamente, você não compreende a Deus se não crê em Jesus. Paulo nos instrui que devemos colocar a nossa fé em Jesus para sermos salvos.)

C. Leia Mateus 7:22-23. Se maçãs provam que você tem uma macieira, por que milagres, profecias e exorcismos não provam que essas pessoas são pessoas justas?

1. Leia Mateus 12:24-25. Como você pode reconciliar a afirmação de Jesus de que os demônios só podem ser expulsos pelo poder de Deus com a Sua afirmação em Mateus 7:22-23 de que Deus não reconheceu alguns que expulsaram demônios? (O propósito central de Mateus 7 identificar pessoas fiéis através de suas obras. Só posso concluir que essas pessoas ou estão mentindo ou enganaram a si mesmas. Jesus os chama de “[pessoas] que praticam o mal”! Suas vidas refletem atos maus, não os atos de Deus.)

II. O Leproso

A. Leia Mateus 8:1-3. Jesus havia acabado de terminar o Sermão do Monte e, quando desceu do monte, deparou-se com um leproso. Se você fosse um leproso, que tipo de atitude, que tipo de perspectiva teria sobre a vida?

1. Escreva como você se sente. (Eu não teria esperança ou sonhos para o futuro. Saberia que a vida só iria piorar. Minha aparência é feia e só irá piorar. Eu cheiro mal. Ninguém quer ficar ao meu redor. Ninguém me respeita, porque eles pensam que foi o meu pecado que causou a minha doença. Nunca terei uma vida completa; em vez disso, morrerei de forma miserável e sozinho.)

B. Você consegue pensar em algum problema que uma pessoa poderia ter na vida e que não seria, de alguma forma, parte dos problemas de um leproso?

C. O leproso disse. “Senhor, se quiseres...” Coloque-se no lugar de Jesus. Você iria querer ajudar este homem fedorento e feio? E se você pensasse que ao tocar o leproso você poderia pegar lepra e isto faria o teu nariz cair? E o que dizer do problema de se tornar ritualmente “imundo”?

1. Existe algum benefício para Jesus em ajudar o leproso?

2. O Senhor sempre está desejoso de nos curar?

3. Qual bem-aventurança está envolvida nesta situação? (Mateus 5:7 - Bem-aventurados os misericordiosos.)

4. Você conhece alguma vez, no Novo Testamento, quando alguém chegou a Jesus e Ele disse, “Não, Eu não quero te curar”?

a. A árvore da tua vida reflete “maçãs de misericórdia”?

III. O Centurião

A. Leia Mateus 8:5-8. Qual é o significado positivo em este homem ser um centurião? (Ele era um oficial militar romano, que estava no comando de 100 homens. Os centuriões eram a espinha dorsal do exército romano.)

1. Qual é o significado negativo em este homem ser um centurião? (Ele representava o exército de ocupação estrangeiro na terra de Deus. Ele era um gentio.)

2. Você acha que era incomum para o centurião estar pedindo a Jesus que ajudasse o seu servo? (Imagino que o centurião não tinha certeza de como seria recebido por um mestre judeu. O comentarista Barclay diz que, pela lei romana, um escravo era definido como uma ferramenta viva. Ele não tinha direitos.)

3. Um escritor romano, falando sobre o gerenciamento de propriedades recomendou aos fazendeiros que examinassem seus implementos agrícolas a cada ano e jogassem fora aqueles que estavam velhos e quebrados – e que fizessem o mesmo com seus escravos! Neste caso, o escravo estava paralisado – por que simplesmente não matá-lo?

a. O que tudo isso diz a respeito do caráter deste centurião? Ele demonstra o caráter que Jesus recomenda nas bem-aventuranças?

b. Ou é como se o centurião tivesse vindo a Jesus para ter o seu trator consertado?

B. Note que Jesus se oferece para ir até a casa do centurião e o centurião diz a Jesus para não ir. O que está acontecendo? Falta de arrumação na casa? (Leia Atos 10:28. Aqui Pedro está conversando com um centurião romano! Não era apropriado para um judeu visitar a casa de um gentio. Tanto Jesus quanto o centurião sabiam disto e o centurião está tentando poupar Jesus de uma situação difícil.)

1. Se estou correto sobre isso, por que o centurião não trouxe o escravo em uma cama até Jesus? Você acha que Mateus 5:5 (Bem-aventurados os mansos) tem alguma coisa a ver com isso? (Assuma que o centurião esperava que sua autoridade pudesse ter alguma influência. Assim que Jesus lhe deu uma resposta de mansidão (em vez de uma objeção justificada), o centurião imediatamente respondeu com uma resposta de mansidão, de resguardo [da dignidade de Jesus].)

C. Leia Mateus 8:9-10. O centurião está representando uma das bem-aventuranças aqui? (Pode parecer estranho, mas penso que o centurião está representando Mateus 5:9 – ele é um pacificador. Você se lembra que os pacificadores fazem paz entre Deus e o homem? Eles mostram como Jesus é a ponte entre Deus e o homem. Este centurião disse que pode dar ordens à distância a seus homens. Certamente que Deus também pode fazer isso!)

1. O escravo paralisado tinha fé? (Não há indicação disso.)

2. Você pode ser curado com base na fé de outra pessoa? (Parece que sim.)

D. Jesus estava desejoso de curar o escravo? (Sim.)

1. Até que ponto? (Mateus 8:7 mostra que Jesus havia decidido fazer a cura antes de ouvir a grande afirmação de fé por parte do centurião!)

a. Por que? (Penso que isto é uma demonstração de Mateus 5:7. O centurião era misericordioso para com seu escravo. Jesus então mostrou misericórdia para com o centurião e seu escravo.)

IV. Os Doentes e Endemoninhados

A. Leia Mateus 8:16-17. A referência citada é de Isaías 53:4, onde o profeta fala de Jesus levando sobre Si nossas enfermidades e doenças. Isaías também escreve de Jesus tomando sobre Si nosso castigo pelo pecado. O que você entende que isso significa? Podemos pedir por cura física no mesmo sentido que podemos pedir por perdão dos pecados?

1. Ou Jesus está sugerindo que Ele se identifica com os doentes e, portanto, às vezes nós sofremos doenças como parte de nossa existência aqui? (Penso que as duas coisas são verdade. Quando Jesus vier, para destruir permanentemente o pecado e a morte, Ele também destruirá as doenças. Neste meio tempo, faz parte da condição humana sofrer com as doenças.)

V. A Esperança Final

A. Leia Marcos 5:22-24. Coloque-se no lugar deste pai. Que tipo de estado mental ele tem no verso 22 e que tipo de estado mental ele tem no verso 24?

B. Leia Marcos 5:25-32. Que tipo de estado mental o pai tem agora? (Eu estaria pronto para rasgar uma artéria. Minha filha está morrendo, isto é uma emergência, e Jesus está olhando em volta para ver quem O tocou, no meio da multidão!)

C. Leia Marcos 5:33-35. Qual é a razão da morte da filha? (O atraso.)

1. O que isto nos diz sobre o senso de prioridades de Jesus? Ele poderia trabalhar em um pronto-socorro de um hospital?

D. Leia Marcos 5:36. O que se espera que este pai deveria crer? Sua filha acaba de morrer porque Jesus estava olhando em volta, tendo em Suas mãos um caso de emergência!

E. Leia Marcos 5:42-43. O atraso importa agora? Você permitiria agora que Jesus trabalhasse no pronto-socorro de um hospital? (Esta é uma das minhas histórias favoritas da Bíblia, porque é uma parábola de nossas vidas aqui. Acontecem coisas que não fazem nenhum sentido. Deus nos desaponta às vezes. Pensamos que Ele não está prestando atenção aos Seus deveres (pelo menos, no que se refere à nossa vida.) O que aprendemos a partir desta história é “Não tenha medo; tão-somente creia”. Devemos crer que Jesus conquistou a morte. O tempo não importa para Jesus Ele vai consertar todas as coisas. Quando Ele fizer isso, o atraso não importará para você.)

F. Amigo, você vai se comprometer hoje a viver sem medo? Parte das “maçãs” da tua vida será a confiança em Jesus, mesmo embora não possa ver a lógica do que está acontecendo?

VI. Próxima Semana: O Desafio de Suas Declarações

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: