terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eclesiastes - Lição 12

O Caminho do Vento (Eclesiastes 11)

Introdução: Se você olhar a prateleira de “auto-ajuda” na livraria, encontrará livros sobre como se relacionar com os colegas de trabalho, como viver bem e como ficar rico. Salomão está nos dando conselhos sobre como sermos bons trabalhadores e nos relacionarmos bem com os outros. Será que Deus também nos daria instruções sobre como ficarmos ricos – tendo em vista o comentário de Jesus em Mateus 19:24, que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar nos céus? Surpresa! Nesta semana, Salomão parece estar nos dando regras sobre como ficarmos ricos. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver se você concorda!

I. Investindo

A. Leia Eclesiastes 11:1. Salomão está falando em jogar a comida na água?

1. Você já jogou um pão de verdade na água? (Eu já fiz isso, alimentando patos. Posso lhes dizer que ele não flutua por muito tempo.)

2. Se Salomão não está falando sobre comida, o que você acha que ele quer dizer com “pão”? Por que ele falaria em “pão”, se quer dizer uma outra coisa? (O pão é essencial para a vida. Quando eu era jovem, “pão” era uma outra forma de chamar o dinheiro. Penso que Salomão está dizendo que você deve lançar fora alguma coisa que valiosa. Algo de que você precisa para a tua sobrevivência.)

3. Por que você jogaria na água alguma coisa que é essencial?

a. Leia Apocalipse 17:15. Este texto nos ajuda a compreender o significado do termo “água”, conforme usado por Salomão? (Todos nós estamos familiarizados com a idéia de jogar alguma coisa que flutua na água, para ver se, eventualmente, o objeto flutua de volta para nós. Salomão pode estar pintando um panorama mundial, para nos ajudar a compreender o processo que ele está defendendo. Em um nível mais profundo, penso que Salomão pretende usar o termo “água” para significar “povos, multidões”.)

4. Vamos agrupar as nossas conclusões: “Dê às pessoas aquilo que é essencial para a vida e depois de muitos dias isto retornará para você.” O que você acha que isto quer dizer?

a. É um conselho de negócios? Se sim, você acha que ele é verdadeiro?

b. É um conselho para fazermos doações de caridade? Se sim, você acha que ele é verdadeiro?

c. É um conselho acerca de relacionamentos interpessoais? Se sim, você acha que ele é verdadeiro? (Penso que é todas as opções acima.Vejo que todos estes conselhos provaram ser verdadeiros em cada uma destas circunstancias.)

d. Se você quer crescer na vida, ser egoísta, ajuda em alguma coisa?

B. Leia Eclesiastes 11:2. Esta é uma continuação dos pensamentos de Eclesiastes 11:1?

1. Se sim, como você aplicaria este conceito aos negócios? (“Lançar o pão” seria investir. Salomão sugere que investir o teu dinheiro de diferentes maneiras (“diversificar o teu portfólio”) ajuda a evitar o desastre.)

a. Explique, como você crê que isto é verdade? (Salomão tem estado argumentando que não podemos predizer o futuro. Se isto é verdade, então você precisa investir em todo tipo de coisas diferentes, porque não pode predizer quais delas serão bem sucedidas no próximo ano ou na próxima década. Quando eu era jovem, por causa dos meus sentimentos sobre o “final dos tempos” estar muito próximo, investi somente em ouro. Esta foi uma escolha muito ruim. Quando tudo ia bem para o ouro, eu estava bem. Quando o desastre atingiu o ouro, me atingiu também.)

2. Este conselho se aplica a ajudar os outros? (Se você ajuda muitas outras pessoas, pode cegar à situação, em algum ponto, que eles estejam em posição se te ajudar.)

3. Por que Salomão escolher os números sete e oito? (O número sete é usado freqüentemente na Bíblia como o número completo ou perfeito. Salomão sugere que sejamos diligentes em diversificar completamente. Vá além da “perfeição” na diversidade – se isto for possível.)

C. Leia Eclesiastes 11:3. Que tipo de conselho o Rei Salomão está nos dando agora? É um conselho sobre o clima? Um conselho sobre o corte de madeira? Ou ele ainda está no assunto de investir e ajudar aos outros? (Ele ainda está no mesmo assunto. Quando “investimos” o nosso dinheiro em negócios ou em outras pessoas, preste atenção ao óbvio. Assim como uma nuvem cheia de água alerta mesmo a pessoa mais “lenta” de que vai chover, também investir o dinheiro em um negócio obviamente ruim ou criar uma dependência em uma pessoa, é uma coisa que deveríamos ser espertos o suficiente para descobrir por nós mesmos. Não podemos predizer o futuro, mas podemos dizer o que é óbvio.)

1. Que mensagem Salomão está nos dando quando fala sobre uma arvora cair onde quer? (Você pode diversificar para evitar o desastre. Pode usar a sabedoria e bom senso ao investir o teu dinheiro ou ao ajudar os outros. Mas algumas coisas ruins podem acontecer, apesar dos teus melhores esforços. Você não pode controlar tudo.)

II. Plantando

A. Leia Eclesiastes 11:4. É possível ser cauteloso demais ao investir o teu dinheiro e ao investir nos outros? (Aparentemente sim. Salomão nos ensina que, se vamos ficar preocupados demais com o vento e as nuvens, nunca plantaremos em nossos campos. Nunca investiremos o nosso dinheiro, nem investiremos em outras pessoas. Preste atenção àquelas nuvens que estão cheias de chuva (Eclesiastes 11:3), mas não se concentre tanto no potencial das coisas ruins que podem acontecer, a ponto de ficar paralisado e inativo por causa dos teus temores.)

B. Leia Eclesiastes 11:5. Deveríamos tentar predizer o vento quando se trata de plantar? (Não. Este texto continua o tema de Salomão a respeito de sermos cautelosos demais. Uma vez que você é humano, e não Deus, estará planejando para o futuro com um conhecimento menos que perfeito. Não seja super-confiante sobre o futuro, e não seja cuidadoso demais, recusando-se a andar em frente até que todas as incertezas sejam removidas.)

C. Leia Eclesiastes 11:6. Salomão tem nos dito para desfrutarmos a nossa vida e a nossa família (Eclesiastes 9:7-9). Por que ele agora está nos dizendo para trabalhar dia e noite? (Esta é a continuação da advertência para não investirmos apenas em um lugar. Somos sábios para investir o nosso tempo em mais de uma atividade, porque não podemos saber qual atividade será melhor sucedida. Invista o teu tempo assim como você investe o teu dinheiro.)

III. Vivendo

A. Leia Eclesiastes 11:7-8. Que vantagem Salomão encontra nos tempos difíceis? (Dias escuros fazem com que apreciemos melhor os dias ensolarados. Tempos difíceis podem nos ensinar lições importantes, uma das quais é como é bom quando não estamos enfrentando tempos difíceis.)

B. Leia Eclesiastes 11:9. Um ditado popular pagão de até a poucos anos atrás era “Simplesmente vá e faça” [N.T. – o autor usou aqui a famosa frase que era o slogan da marca Nike: “Just Do It”]. É isso que Salomão aconselha quando escreve “Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar”? (Anos atrás, tive uma conversa de formatura num final de semana com um grupo de formandos. Disse a eles que, com relação ao seu futuro, deveriam fazer o que gostavam de fazer. Muito provavelmente, você gosta de trabalhar na área para a qual Deus te deu dons naturais e espirituais. Deus tem milhares de formas pelas quais pode nos usar e abençoar o nosso trabalho. A menos que Deus lhe tenha dado instruções específicas com relação ao futuro, siga o teu coração.)

1. Que limite, se é que existe algum, Salomão coloca para seu conselho de “seguir o coração”? (Salomão não está abraçando a filosofia do “Simplesmente vá e faça”. Ele adverte que Deus rara a nossa vida a julgamento. Portanto, ao seguir o nosso coração, deveríamos seguir nosso coração de uma maneira consistente com as instruções de Deus para a nosso modo de vida.)

C. Leia Eclesiastes 11:10. Se seguirmos o conselho de Salomão para a nossa vida, que lugar a preocupação terá em nossa vida? (Se seguimos as leis de Deus para a nosso modo de vida, se compreendemos que o futuro está nas mãos de Deus, então podemos banir as nossas preocupações e lanças fora nossos problemas. Não deveríamos gastar nosso tempo desejando voltar para o tempo quando éramos jovens e livres de preocupações. Podemos ter esta atitude para com a vida agora mesmo.)

D. Amigo, você gostaria de viver uma vida livre de preocupações acerca do futuro? Siga o conselho de Deus com relação ao investimento, trabalho e modo de vida. Você vai se comprometer em fazer isso hoje?

IV. Próxima Semana: Conclusão do Livro

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: