terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eclesiastes - Lição 09

Deus, o Cristão e o Rei (Eclesiastes 8)

Introdução: Você é muito esperto? É esperto o suficiente, certo? É suficientemente esperto para querer ser sábio? É suficientemente esperto para considerar se existe algum benefício na sabedoria? Se há, qual é o benefício da sabedoria? Você concordaria que ela nos ajuda a viver melhor, não apenas nos ajudando a evitar problemas, mas nos ajudando também a vencer os problemas quando eles chegam? Nesta semana, o rei Salomão nos dá um vislumbre de seu ponto de vista sobre os benefícios da sabedoria. Vamos mergulhar sabiamente em nosso estudo!

I. Parecendo Esperto e Vivendo como Esperto

A. Leia Eclesiastes 8:1. O que significa ser sábio? (Um dos significados é que você pode explicar as “coisas”.)

1. Você consegue distinguir um homem (ou uma mulher) sábio?

2. Se não, você consegue distinguir um homem (ou uma mulher) tolo? (Salomão sugere que ser sábio é refletido na tua face. Ele diz que a sabedoria torna a face menos carregado ou mais “brilhante”. O comentário The New Bible Commentary diz que uma “face brilhante” significa um semblante gracioso.)

a. Você sabe do que Salomão está falando? Já viu esta “aparência” da sabedoria? (Certamente eu sei sobre o que Salomão está escrevendo.)

II. Obediência aos Senhores Terrenos

A. Leia Eclesiastes 8:2. Que juramento você fez ao rei? (Como advogado, eu fiz um juramento de defender a constituição dos Estados Unidos. Administradores públicos fazem juramentos. Membros das forças armadas fazem juramentos. Pessoas que se recebem a cidadania dos Estados Unidos (que não nasceram cidadãos) fazem um juramento de lealdade.)

1. Qual é a importância destes juramentos? (Salomão diz que se você dá a tua palavra, então, por esta razão, você deve obedecer ao rei.)

B. Leia Eclesiastes 8:3-4. Este conselho se aplicaria ao tratamento com o teu chefe? (Ele se aplicaria a qualquer pessoa que tem o controle absoluto sobre alguma parte da tua vida.)

1. O que quer dizer “nem se levante em favor de uma causa errada”? (O contexto faz parecer que se você se opõe ao rei (ou ao chefe) isto é, por definição, uma “causa errada”.)

a. O que dizer da idéia de se levantar em prol do que é direito? (Leia Atos 5:29. Precisamos obedecer a Deus, em vez dos homens. Contudo, Atos se refere a assuntos nos quais obedecer “ao rei” envolve questões morais. Você pode expressar ao “rei” o teu ponto de vista, mas deveria evitar entrar em rebelião contra o rei, a menos que seja um assunto que envolva pecado.)

b. Qual é a diferença entre ser um inovador e um rebelde no teu trabalho? (Às vezes, esta é uma linha tênue. Mas, quando você está se opondo diretamente à pessoa que tem a autoridade final, está sendo tolo.)

C. Leia Eclesiastes 8:5-6. Se nos é dito que a obediência ao “rei” não nos causará mal algum, por que Salomão continua a se referir à “hora e a maneira certa”? (Existe uma hora e uma maneira certa para sugerir que o rei está indo na direção errada. A rainha Ester (Ester 7) é um exemplo disto.)

1. Por que Salomão, neste contexto, escreve sobre o “sofrimento” pesando muito sobre a pessoa? (Você pode não estar muito satisfeito enquanto espera pela hora e maneira certas para mudar as coisas junto ao rei.)

III. Aceitando O Que Não Pode Ser Mudado

A. Leia Eclesiastes 8:7-8. Além da dificuldade em controlar “o rei”, que outros aspectos da tua vida estão fora do teu controle? (Não podemos realmente controlar os eventos futuros na nossa vida ou a data da nossa morte.)

1. Quando o rei Salomão cita que a “maldade” não nos livra, o que ele está sugerindo sobre a nossa capacidade de controlar o futuro? (Alguns aspectos de nosso futuro simplesmente não estão em nossas mãos. Temos o poder de influenciar outros aspectos do nosso futuro – pelo menos até certo ponto no tempo. Evitarmos a maldade nos mantém longe das garras de Satanás – o qual só quer nos fazer mal. Vivermos de forma inteligente (saudável) nos dá vantagens. Porém, se entrarmos na maldade, desencadearemos uma série de eventos que não podemos controlar. Se você quer um futuro mais agradável, evite fazer o mal.)

B. Leia Eclesiastes 8:9-10. A maldade alcançará a pessoa durante sua vida? (Às vezes sim, às vezes não. Salomão aponta para o homem ímpio que freqüentava a igreja regularmente e que foi louvado em seu funeral.)

IV. Incentivos Para Um Viver Justo

A. Leia Eclesiastes 8:11-13. Ns Estados Unidos, as sentenças criminais raramente executadas rapidamente. São permitidos numerosos apelos. Indivíduos sentenciados à morte por crimes terríveis vivem, às vezes, por muitos anos no “corredor da morte”. Como isto afeta a nossa taxa de crimes, de acordo com Salomão?

1. Mesmo se os malvados não sejam apanhados, ou não sejam imediatamente punidos, o crime compensa? (Salomão afirma que uma pessoa temente a Deus geralmente tem uma vida melhor.)

B. Leia Eclesiastes 8:14. Como Salomão pode dizer que receber a recompensa errada na vida é sem sentido? Se você é bom e sofre como os maus, isto não diz algo importante sobre o nosso Deus? (“Sem sentido” é a palavra hebraica “hebel”, que significa, entre outras coisas, “transitório”. Assim, as coisas podem não acontecer de forma exatamente certa aqui na terra, mas Deus as tornará certas no céu.)

C. Leia Eclesiastes 8:15. “Comamos, bebamos e nos alegremos, porque amanhã morremos.” Isto resume a filosofia do rei Salomão? (Não exatamente. Ele já disse que, de forma geral, vivemos melhor se obedecemos a Deus. Dentro do contexto do que Salomão está escrevendo, eu parafrasearia este verso, dizendo “Confie em Deus, faça o que é certo, coma, beba e alegre-se na vida e nas oportunidades que Deus tem te dado, pelo tempo que Deus te der.”)

D. Leia Eclesiastes 8:16-17. O que você diria se a vida não fizer sentido? O que você pensaria acerca de Deus se a tua vida não fizer sentido? (Um tema da Bíblia é que Deus é Deus e nós somos meramente humanos – e não nos esqueçamos disso. Salomão diz, “Olhe, nem mesmo o cara mais esperto pode explicar tudo na vida. Deixe algumas coisas com Deus.”)

E. Amigo, a sabedoria de Deus torna a nossa vida melhor. Deus compartilha conosco algumas coisas de sua sabedoria. Outras, estão além de nós. Você vai buscar a sabedoria de Deus e ficar satisfeito quando a sabedoria não for suficiente para compreender e resolver todos os problemas da vida?

V. Próxima Semana: "Tudo Quanto Te Vier à Mão"

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: