terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eclesiastes - Lição 08

Deus Fez o Homem Reto? (Eclesiastes 7)

Introdução: Quando foi a ultima vez que você deu uma boa olhada, de forma direta, na tua vida? Acabo de terminar de ler um livro sobre um homem de meia idade o qual, essencialmente, analisou a sua vida e viu que havia jogado fora boa parte dela. Funerais tendem a nos fazer refletir sobre a vida. O mesmo ocorre com doenças sérias. Salomão nos convida nesta semana a olharmos cuidadosamente para a nossa vida e considerarmos o que vemos. Vamos pular para dentro da nossa lição!

I. Um Bom Nome

A. Leia Eclesiastes 7:1. O que há de bom em um perfume e em um bom nome? (Eles atraem pessoas a você.)

1. É fácil encontrar um perfume fino?

2. É fácil conseguir ter um bom nome?

a. Por que um bom nome é melhor do que um perfume fino? (É a obra de uma vida inteira.)

b. Quantos pecados (ou erros) são necessários para arruinar o teu nome?

B. Vamos pular para Eclesiastes 7:20 e lê-lo. Se todos pecam, como você constrói e mantém o teu nome?

C. Leia Eclesiastes 7:2. O que você e Salomão notam a respeito de funerais? (Quando voe está olhando para o teu amigo ou parente falecido, ou quando está olhando para o buraco no chão, você é atingido pela idéia de que este é o teu destino.)

1. O que há de bom nisto? O que há de melhor em uma casa de luto do que em uma casa de festa? (Se você considera a tua vida, é menos provável que cometa o erro que irá arruinar a tua vida e tua reputação.)

II. Uma Boa Vida

A. Leia Eclesiastes 7:8. Você prefere ser jovem ou ser velho?

1. Se, como espero, a tua resposta foi “prefiro ser jovem”, então como Salomão pode estar certo em dizer que o fim das coisas é melhor que o seu início? (No final da tua vida, no final de uma história, você sabe como as coisas aconteceram.)

2. A morte e o sepultamento do meu pai foram momentos muito tristes para mim. Era a primeira vez que um parente íntimo meu falecia. Lembro-me que, em meio a toda essa tristeza, um pensamento me deu alívio. Pensei que agora não poderia mais desapontar meu pai. Esta havia sido um grande objetivo na minha vida, e agora que o sino final na terra havia soado, este desafio na minha vida havia terminado.

3. Por que a paciência é melhor do que o orgulho? (Leia Provérbios 13:10. A paciência ajuda a construir as coisas, O orgulho não.)

B. Leia Eclesiastes 7:10. Penso no ditado que diz que se esquecermos a história, estamos destinados a repetir os nossos antigos erros. Este ditado contradiz Eclesiastes 7:10?

1. Houve um tempo em minha vida, no final dos anos 60 e começo dos anos 70 quando, claramente, os “velhos tempos” eram melhores. Os carros eram melhores no começo dos anos 60 do que no final dos anos 60 e começo dos anos 70. As taxas de juros estavam em alta no final dos anos 70. As pessoas que tinham aquecimento central estavam voltando a aquecer suas casas usando aquecedores a lenha. Sei que naquela época eu pensava e dizia que as coisas eram melhores nos velhos tempos. O que há de errado com isso? (Precisamos ter cuidado quando fazemos este tipo de afirmações. O tempo pode ter apagado de nossa memória algumas das dificuldades do passado. Além disso, como tais afirmações podem nos ajudar hoje?)

C. Leia Eclesiastes 7:11-12. Você gostaria de herdar muito dinheiro?

1. Se sim, por que?

2. Salomão compara a sabedoria com herdar dinheiro. Por que eles são semelhantes?

3. Por que a sabedoria ajuda a proteger as tuas coisas e a tua vida? (Quando eu era garoto, costumava ver um cartão postal que dizia, “Se voe é tão esperto, por que não é rico?” A idéia é que ser esperto te ajuda a ficar rico. Salomão diz que estas são bênçãos equivalentes. Assim como o dinheiro pode te proteger de algumas das adversidades da vida, assim também a sabedoria.)

4. Como herdar muito dinheiro e ter sabedoria são diferentes? (Você tem pouco controle sobre aquilo que herda. Por outro lado, é possível aprender sabedoria a partir da Bíblia.)

D. Leia Eclesiastes 7:13-14. Isto é confiança ou resignação?

E. Leia Eclesiastes 7:15. Existe uma conexão entre a viver de forma justa e viver bem? (Salomão diz que tempos bom e maus chegam, a melhor coisa é desfrutar os tempos bons quando eles vem, porque a tua justiça não te garante uma boa vida.)

1. Você concordaria com Salomão? Pelo menos, você concorda com ele deste lado do céu? (Um problema consistente com Eclesiastes é que Salomão parece deixar o céu de fora do quadro até chegar ao final do livro.)

2. Leia Romanos 8:18. Como Paulo vê esta questão?

F. Leia Eclesiastes 7:16-18. Barry Goldwater (um eminente político americano) disse uma frase que se tornou famosa: “Extremismo na defesa da liberdade não é vício.” É possível ser justo demais? É possível ser sábio demais?

1. Quando Salomão diz que “é bom reter uma coisa e não abrir mão da outra”, ele quer dizer que é bom apegar-se à retidão e não abrir mão da impiedade?

a. Se sim, como você concilia este pensamento com Mateus 5:48, onde Jesus nos diz para sermos perfeitos como nosso Pai no céu é perfeito? (O comentário Be Satisfied, interpreta estes versos de Eclesiastes como sendo uma advertência contra a justiça própria e o orgulho. Não pense que você é justo demais ou sábio demais.)

G. Leia Eclesiastes 7:21-22. Você está interessado no que as outras pessoas tem a dizer sobre você?

1. Você já ouviu alguém dizendo coisas más sobre você?

2. Você fala coisas más sobre pessoas boas, que você gosta?

a. Se sim, qual é o conselho de Salomão para você? (Você não deveria levar em conta alguns comentários negativos sobre você, porque sabe que já fez comentários negativos sobre outras pessoas boas.)

H. Leia Eclesiastes 7:26. Em qual situação uma mulher seria um laço?

1. Qual é o aspecto negativo de um relacionamento deste tipo? (Ele fere mais do que a morte.)

2. O que significa dizer que as mãos dela são como correntes e seu coração como uma armadilha? (O amor não apropriado te leva a lugares onde você não gostaria de estar. Ele te prende.)

3. Qual é a solução para isto? (Escapar!)

a. Como você pode escapar? (O pecador não escapa, mas a pessoas que deseja agradar a Deus pode escapar.)

III. A Revolta dos Sexos

A. Leia Eclesiastes 7:27-28 e me diga o que o homem mais inteligente que já viveu descobriu?

1. Senhoras, será que deveríamos simplesmente queimar este livro? Ou há uma explicação razoável para as afirmações de Salomão?

2. Senhores, aposto que existam menos do que mil homens em sua classe de estudos bíblicos, então eu deveria ouvir algumas reclamações por parte de vocês, certo? (Esta lição é distribuída semanalmente a cerca de 26.000 pessoas. Se todas elas fossem homens (e, obviamente, não são todas homens), Salomão diria que cerca de 26 deles são justos. Pobres excêntricos, eu diria.)

3. Isto é exatamente o que você ouviria de um homem que possui 1.000 esposas (I Reis 11:3), que o desviaram?

a. Leia o que Salomão disse sobre a esposa em Provérbios 12:4. Ele estava apenas tendo um mal dia quando escreveu Eclesiastes 7:27? Salomão está nos dizendo que muito poucas pessoas são justas – independentemente do gênero.)

B. Leia Eclesiastes 7:29. O que Salomão está tentando nos ensinar sobre a nossa vida? (Conscientize-se de que você não é perfeito. Apenas Deus tem a capacidade de nos tornar no que deveríamos ser.)

C. Amigo, você examinou a tua vida? Se sim, sem dúvida viu teus defeitos de caráter. Jesus Se oferece para cobrir teu caráter imperfeito com Seu caráter perfeito (veja Hebreus 7:26-28). Não é hora de aceitar esta oferta?

IV. Próxima Semana: Deus, o Cristão e o Rei

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: