terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eclesiastes - Lição 07

"Correr Atrás do Vento" (Eclesiastes 6)

Introdução: O que você mais gosta na vida? O que você acha que faz com que a vida valha a pena ser vivida? Você desfruta da tua prosperidade? Mais uma vez, o rei Salomão está irado contra como a vida pode ser triste, mas o nosso objetivo desta semana é considerarmos o que Salomão diz e descobrirmos o que podemos aprender disto para melhorarmos a nossa vida e nossa perspectiva de vida. Vamos mergulhar direto na nossa lição!

I. Desfrutando dos Nossos Bens

A. Leia Eclesiastes 6:1-2. Salomão diz que existe um certo mal, um mal que está deixando muitas pessoas deprimidas. Qual é este mal? (Deus dá riquezas, bens e honra a uma pessoa, mas esta pessoa não pode desfrutar delas.)

1. O texto diz que “outro” desfruta essas coisas. Como outra pessoa pode desfrutar a tua riqueza, bens e honra? (Esta pessoa [de quem Salomão fala] não deve ter filhos. Talvez outra pessoa assume a companhia e desfruta da reputação e dos lucros da companhia.)

2. Se esta pessoa não tem falta de nada do que seu coração deseja, como ela pode não desfrutar dessas bênçãos? (Morte, doença, demência.)

3. Você concorda com Salomão de que isto é um mal?

a. Este é um mal que te deprime?

b. Se sim, que reposta você tem para evitar esta verdade deprimente? (A vida eterna.)

B. Leia Eclesiastes 6:3. Qual significado você encontra no fato de este homem não ter um local apropriado para ser enterrado? (Ele tem cem filhos, mas nenhum deles tem amor ou cuidado suficiente para assegurar-se de que ele seja sepultado dignamente.)

1. Quem é o culpado por isto? O pai ou os filhos? (Deve ter alguma coisa errada com o “papai”, se ele não consegue se conectar de forma significativa com pelo menos um ou dois de seus cem filhos. Como alguém poderia produzir cem filhos maus? Quando Salomão diz cem filhos, deve estar exagerando, para destacar um ponto.)

2. Salomão utiliza esta frase, “desfrutar as coisas boas da vida”. O que você acha que Salomão quer dizer quando escreve “desfrutar as coisas boas da vida”?

a. Ele está falando sobre sermos contentes?

b. Ele está falando sobre tomar tempo para “parar e cheirar as rosas”?

c. Ele está falando sobre prestar atenção àquilo que é realmente importante na vida: por exemplo, teus 100 filhos?

d. Ele está falando sobre uma personalidade que está satisfeita?

e. Ele está falando sobre uma pessoa que entende o plano de Deus para a vida, e assim compreende o que significa a vida?

C. Leia Eclesiastes 6:4-6. Como este texto descreve uma criança que nasce morta (abortada voluntária ou involuntariamente)? (Esta criança vem e vai nas trevas. Ela nunca teve oportunidade de ter um significado na vida. A referência ao nome ficar escondido nas trevas é uma referência à prática judaica de não dar nomes a bebês nascidos mortos, na suposição de que isto permite aos pais superar a dor mais facilmente.)

1. O que este homem desafortunado e uma criança que nasce morta têm em comum?

2. Salomão nos diz que os dois têm o mesmo destino. Você concorda?

3. Salomão diz até (Eclesiastes 6:3) que a criança que nasce morta está melhor. Você concorda? (Salomão diz que não ter significado na tua vida, ou ter um significado negativo, é pior do que nunca ter vivido. Nunca ter vivido te dá “descanso”. Eu perguntaria a Salomão: “De quanto descanso você precisa? A pessoa que nasceu tem todas as oportunidades para ter uma vida significativa”.)

II. Vantagens na vida

A. Leia Eclesiastes 6:7. Isto é verdade para você? (Em algumas regiões do mundo o motivo principal para o trabalho é prover comida. Embora uma porcentagem pequena do que eu ganho seja gasta em comida, isto é verdade para muitas regiões do mundo.)

B. Acrescente a tua mente à afirmação de Salomão. “Todo o esforço do homem é feito para a sua boca e sua mente”. Esta afirmação modificada de Salomão é verdadeira para você? (Todo o trabalho é para a auto-gratificação e a tua auto-gratificação nunca se satisfaz.)

1. Se todo o teu trabalho é para satisfazer os teus anseios – os quais nunca são satisfeitos – o que há de errado com isso? Isso faz de você um cidadão produtivo, certo? (Você nunca chega a um ponto onde fala, “Que bom eu ter conquistado meus objetivos”.)

C. Leia Eclesiastes 6:8. Que razão você teria para se portar de forma apropriada diante de pessoas cultas? (Você não quer ser envergonhado por parecer que tem falta de algo: classe, educação ou cultura. Mesmo se você não tem estas coisas, não quer que isto fique óbvio, porque esta falta faria com que as outras pessoas te olhassem com desprezo.)

1. Agora responda a pergunta de Salomão: o que você ganha por saber como se portar diante dos outros? (Você consegue a aprovação das outras pessoas e evita situações embaraçosas.)

a. E daí? Por que você se preocuparia com a aprovação daqueles que são seus “superiores” em nível educacional ou social? (Penso que o ponto de Salomão é que, se você está em paz consigo mesmo e com a tua “posição” na vida, não estará se esforçando para impressionar outras pessoas de “posição” mais alta.)

D. Leia Eclesiastes 6:9. Como você compara o que vê com o que gostaria de ver? (Esta é a versão de Salomão do velho ditado, “é melhor um pássaro na mão do que dois voando”. O que você pode ver agora é melhor do que aquilo que você gostaria de ver.)

1. Esta é a resposta de Salomão para as perguntas de Eclesiastes 6:8? (Sim. Sua mensagem é que devemos estar satisfeitos com aquilo que temos.)

2. Qual é a diferença entre ser preguiçoso e não ter objetivos, e estar satisfeito? (Estou naquele ponto da vida em que estou vendo o “final do jogo”. Eu poderia parar, ou simplesmente ir levando, agora mesmo e qualquer pessoa diria que tive uma vida produtiva e significativa. O problema é que ainda tenho esperanças, sonhos e objetivos. Salomão pode pensar que isto é um problema, e talvez eu concorde com ele algum dia. Mas, neste momento, estou feliz de que minhas perspectivas não tenham mudado desde que eu tinha 25 anos de idade.)

E. Leia Eclesiastes 6:10. Salomão nos diz que tudo o que existe já recebeu nome. Ele está certo?

1. Qual é o ponto de Salomão? (Que, se sai para explorara e “dar nomes” às coisas à tua volta, isto já foi feito. Esqueça a idéia de que você construirá um nome para si mesmo.)

2. Por que Salomão escreve sobre lutar contra alguém que é mais forte que você? (Novamente, este é um conselho para não lutar por grandes objetivos.)

3. Minha leitura de Salomão é que ele está dizendo “Não tente mudar as coisas. Aceite as coisas da maneira como são e se contente com isto.” Você concorda? (Eu não concordo. Se eu estivesse me rebelando contra a forma como Deus ordena as coisas, concordaria com Salomão. Mas, se estou tentando tornar o mundo um lugar melhor, então a atitude de Salomão é um desperdício desta vida, de dinheiro, de força e de cérebro. Me faça novamente esta pergunta quando eu estiver para morrer.)

III. Fórmula de Vida

A. Leia Eclesiastes 6:11. Ao longo dos anos que tenho praticado a advocacia, tenho notado uma coisa incomum: os tribunais querem ouvir cada vez menos os advogados. Nos tribunais federais americanos, eles tem limites de número de páginas para as dissertações e eles estão ficando cada vez menores. Poucos casos são defendidos oralmente. É possível defender um caso até a sua conclusão e nunca ver o juiz! Será que os juízes estiveram lendo Eclesiastes 6:11? O que você acha que Salomão está tentando nos dizer? (Ser forçado a encurtar uma dissertação faz com que você seja mais cuidadoso com a sua organização. Dá mais trabalho escrever alguma coisa de forma sucinta.)

B. Leia Eclesiastes 6:12. O comentário “Be Satisfied”, cita o poeta britânico Joseph Addison, que disse: “As coisas mais essenciais para a felicidade nesta vida são algo para fazer, alguém para amar, e algo pelo qual esperar.” É a resposta para a pergunta de Salomão: “Quem sabe o que é bom para o homem, nos poucos dias de sua vida?” “O Sr. Addison!”

1. Qual é a resposta à pergunta final: “uem poderá contar-lhe o que acontecerá debaixo do sol depois que ele partir?” (Já que estudamos recentemente o livro de Daniel, o profeta Daniel é uma resposta.)

a. Importa o que acontecerá na terra, depois que você morrer? (Se você deixar para trás pessoas que ama, a resposta é que, assim como você confiou a Deus a tua vida, então poderá confiar a Deus as vidas daqueles que você ama e deixou para trás.)

C. Amigo, a conclusão de Salomão é que voe deve ficar satisfeito com a tua vida. Eu sugiro que um pouco de descontentamento, uma esperança por um futuro melhor, torna o acordar pela manhã mais excitante. O que você diria?

IV. Próxima Semana: Deus Fez o Homem Reto?

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: