terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eclesiastes - Lição 02

Nada de Novo Debaixo do Sol? (Eclesiastes 1)

Introdução: Meu chefe dos últimos 30 anos continua a trabalhar, embora tenha mais de 80 anos. Estou certo de que ele não trabalha porque ama ou precisa de dinheiro. Em vez disso, trabalha porque é isso o que ele quer fazer. Você já considerou quais atividades na tua vida te dão maior alegria? Há algum tempo, tenho pensado nisso, e considerado se a escolha do meu chefe é a escolha certa para mim. Uma das coisas que me dá a maior alegria é fazer a diferença, ser significativo para os outros. Salomão quer nos convencer que nada na vida tem sentido. Ele está certo, ou está deprimido? Vamos mergulhar em nosso estudo e decidir!

I. Trabalho Inútil

A. Leia Eclesiastes 1:1-2. Na semana passada vimos este texto como parte da nossa introdução ao livro de Eclesiastes. Depois do estudo, um dos membros da minha classe veio até mim e me disse que ele tinha uma objeção à forma que a Nova Versão Internacional traduziu a palavra hebraica “hebel”. Hebel é traduzida na maioria das Bíblias como “vaidade”, mas é traduzida na NVI, neste texto, como “inutilidade”. Esta pessoa disse que pensava que este termo tinha o significado de soprar a poeira da palma da mão. Será que este significado para hebel se encaixa melhor no ensinamento básico da Bíblia? (Penso que sim. Respiração, vapor, sopro, são significados amplamente aceitos para a palavra hebel. Todos nós concordamos que a vida aqui na terra é transitória. É mais difícil aceitar que seja inútil!)

B. Leia Eclesiastes 1:3. Qual é a tua melhor resposta a esta pergunta?

1. Tenho ouvido dizer que nenhuma pessoa bem sucedida nos negócios diz, em seu leito de morte, “Eu gostaria de ter passado mais tempo no escritório”. Você concorda? Salomão concordaria?

2. Volte o relógio. Quantas pessoas que estão para se aposentar dizem, “Eu gostaria de ter passado mais tempo no escritório (ou ganhando dinheiro)”? (O que a maioria de nós pensa sobre ganhar, com relação ao trabalho, é dinheiro.)

3. O que, além de dinheiro, você pode ganhar com teu trabalho? (Sustentar a família. Fama. Respeito. Tornar a vida de outras pessoas melhor. Um lugar nos livros de história.)

a. Por que um lugar nos livros de história é importante? (Porque você está morto – o qual, penso ser o ponto de vista de Salomão, a respeito do trabalho ser inútil.)

II. Mundo Inútil

A. Leia Eclesiastes 1:4-6. Quando você olha para a tua vida, as coisas mudam, ou permanecem as mesmas?

1. O que você me diz sobre o lugar em que você cresceu? Ele mudou ou permanece o mesmo?

2. O que Salomão está sugerindo a respeito das mudanças? (Salomão diz que o ciclo da vida, o ciclo do universo, os padrões climáticos, tudo isto permanece o mesmo. Isto é verdade, mas não é aí que a maioria de nós vive. Nossas vidas lidam com detalhes, não com os movimentos gerais da terra e do céu.)

3. Que verdade positiva você pode encontrar na observação de Salomão sobre o universo continuar o mesmo? (Que você e eu não somos realmente importantes no esquema geral das coisas. Nós vimos e vamos, mas a terra permanece a mesma.)

4. A sociedade moderna promove a idéia da importância do indivíduo. Nós tentamos aumentar a nossa auto-estima. Esta é uma boa idéia? É uma idéia bíblica? (O mundo está cheio de arrogantes, cheios de importância própria. Ao mesmo tempo, temos indivíduos que causam dano a si mesmo, porque acham que não tem importância. O remédio para estes dois erros de pensamento é que somente o nosso relacionamento com Deus nos dá a verdadeira importância. A criação de Deus é muito maior do que nós e ela é completamente independente das atividades humanas.)

B. Leia Eclesiastes 1:7. Salomão está acrescentando um ponto adicional aos argumentos em Eclesiastes 1:4-6. Que ponto adicional você vê aqui? (Quando Salomão diz que o mar nunca se enche, mesmo com os rios continuamente derramando mais água nele, está dizendo que a terra se auto-regula (ou que Deus a regula), sem a necessidade de qualquer ação por parte dos seres humanos.)

1. Você concorda? Se sim, que ponto prático para a tua vida Salomão está defendendo? (Este texto ponto reforça o ponto de que, em uma escala maior, a minha vida não é muito importante.)

C. Quando Salomão escreve sobre a atividade do sol, o vento e a água, que semelhanças ele encontra com o teu trabalho? (Há muita atividade, mas ela nunca produz qualquer mudança. Assim, Salomão está dizendo que o nosso trabalho é inútil e a atividade da natureza também é inútil, porque nada muda.)

III. Vida Inútil, Tediosa

A. Leia Eclesiastes 1:8. Se você nunca se cansa de ouvir e ver as coisas, por que você ficaria entediado? (Salomão diz que sempre estamos interessados em ouvir e ver coisas novas, mas todas elas terminam sendo tediosas.)

1. Você fica entediado com “coisas novas”?

B. Leia Eclesiastes 1:9-10. Isto é verdade hoje? (Sou uma pessoa que gosta de carros. Recentemente, estava assistindo a um leilão de carros de 30 anos e devo admitir que eles são bastante parecidos com os carros novos. Alguns fabricantes americanos de carros tentam especificamente fazer com que os carros novos se pareçam com os carros que eles faziam há 30 anos atrás. Porém, o que Salomão diz não é verdade com relação aos eletrônicos. Nós não tínhamos televisões ou telefones há 100 anos atrás. Não tínhamos copiadoras, scanners, faxes ou a Internet há 40 anos. Agora eu tenho um telefone que carrego comigo no meu bolso, que tem acesso à Internet e recebe cópias de documentos e imagens. Isto é novo!)

1. Há novas idéias hoje sobre como viver?

C. Leia Eclesiastes 1:11. Quantos graus acima você consegue traçar a árvore genealógica da tua família? Quanto você conhece acerca dos teus avós? E dos teus bisavós?

D. Como você resumiria o argumento de Salomão até aqui, em uma sentença ou duas? (A tua vida não faz diferença: você não muda a terra ou seus ciclos, você não cria qualquer coisa nova e, rapidamente, as pessoas nem mesmo se lembrarão que você existiu, muito menos que fez qualquer coisa importante.)

1. Isto é verdade para você?

a. Se sim, como isto faz você se sentir?

E. Leia Eclesiastes 1:12-15. Qual é o escopo do estudo de Salomão? Qual é a perspectiva dele? (O escopo dele é limitado a “debaixo do céu” e “debaixo do sol”. Isto sugere que ele está vendo as coisas somente por um ponto de vista humano.)

1. Se excluirmos a Deus deste cálculo, você concordaria com Salomão que o que é torto não pode ser endireitado e que tudo é como correr atrás do vento?

IV. Se Você Fosse Mais Esperto, Ficaria Desanimado

A. Leia Eclesiastes 1:16. Qual é a escala de comparação para a sabedoria de Salomão? (Os outros governantes de Jerusalém. Ele diz, “Sou o cara mais esperto que já governou este reino. Eu sei muitas coisas, então tenho base esclarecida para te dizer que nada aqui realmente importa.)

B. Leia Eclesiastes 1:17-18. Você já leu o ditado, “quanto mais você sabe, menos você pensa que sabe”? Este é o ponto de vista de Salomão?

1. Moro na área servida pelo jornal Washington Post. De vez em quando, a atitude dos repórteres deste jornal com relação aos cristãos conservadores vaza para a página impressa: os cristãos tem baixo grau de educação, são tolos e felizes. Se os cristãos soubessem mais coisas, não estariam tão certos acerca de sua política ou de sua fé. Salomão concordaria com isto? (Pelo menos parcialmente. Ele parece dizer, “quanto mais você sabe, mais problemas você vê”.)

a. Por que uma das pessoas mais inteligentes que já viveu concordaria com o Washington Post? (Porque eles olham a vida a partir da perspectiva de “tudo debaixo do céu”, e não da perspectiva do céu. Compare com o que Paulo diz sobre este assunto em I Coríntios 1:20-31.)

C. Amigo, você prefere ser feliz ou triste? Você prefere pensar que vive uma vida significativa ou uma vida inútil? Salomão nos lembra que, se queremos paz, e um senso de significado para a nossa vida, precisamos caminhar no caminho de Deus. De outra forma, tudo é completamente inútil.

V. Próxima Semana: "Tudo Quanto Desejaram Os Meus Olhos"

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: