terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Doutrina da Expiação - Lição 05

Expiação Anunciada (Gênesis 3 e 22; Êxodo 32)

Introdução: Se você fosse Deus, o que faria quando os seres humanos te rejeitaram? Há duas semanas atrás, estudamos como Adão e Eva pecaram e lançaram a todos nós em uma situação terrível. Na semana passada vimos como Deus planejou fazer para jogar uma corda de salvação para os seres humanos. Nesta semana, vamos progredir para os anúncios aos seres humanos a respeito de Seu grande plano para nos resgatar do desastre. Quão difícil foi esta decisão para Deus? Por que Deus anunciaria antecipadamente o que tinha em mente? Por que não deixar todas as opções abertas? O que isto nos mostra (mais uma vez) acerca do caráter de Deus? Vamos mergulhar em nosso estudo e aprender mais!

I. A Promessa

A. Estamos entrando na história logo depois de Adão e Eva haverem pecado. Vamos ler Gênesis 3:8. Por que Adão e Eva se esconderam? (Isto demonstra uma consciência culpada. Agora eles compreendem o mal.)

B. Leia Gênesis 3:9-10. Esta é uma resposta honesta? (Não. Primeiro, Gênesis 3:7 nos diz que eles não estavam realmente nus. Segundo, eles se esconderam por causa de sua culpa.)

C. Leia Gênesis 3:11-12. O que você acha desta confissão? O que você pensaria se fosse Deus? (Adão culpa a Deus e a Eva pelo seu pecado!)

D. Leia Gênesis 3:13. O que você acha da confissão de Eva? (É melhor do que a de Adão. Ela também está culpando alguém (a serpente) e, portanto,, pode estar culpando a Deus indiretamente. Mas ela diz que foi enganada e admite o ato.)

E. Volte um minuto e coloque-se no lugar de Deus. Eva havia decidido anteriormente que Satanás estava certo – que Deus havia mentido a ela e que Deus não era digno de confiança. Dentro deste contexto, como Deus reagiria à conversa que acabamos de estudar? (Se eu fosse Deus, estaria perplexo. Minha criação pensa que sou um mentiroso. Quando os confronto, eles continuam a mentir (pelo menos Adão) e até culpam a Mim pelo seu pecado!)

1. Você se sentiria tocado a morrer uma morte dolorosa por eles? Dar o seu Filho por eles? Ou será que um rápido relâmpago – que os evaporaria – seria a coisa certa a fazer? Afinal de contas, você os havia advertido acerca disso.

F. Leia Gênesis 3:14:15. Que promessa deus faz acerca da “semente” da mulher? (Esta é uma promessa da encarnação: Jesus vindo do céu para nascer de uma mulher (Maria). Jesus derrotaria Satanás (“ferirá [esmagará] a cabeça”) e Satanás infligiria dor a Jesus (“ferirá o calcanhar”).)

II. Sentido a Dor de Deus

A. Leia Gênesis 22:1-2. Coloque-se no lugar de Abraão. Deus acaba de lhe dizer para matar e queimar o seu filho. Que razão você teria para desobedecer esta ordem de Deus?

1. Note como Deus descreve Isaque nestes três versos. Estas palavras deveriam aumentar a possibilidade de que Abraão obedeceria? (Deus enfatiza que este é (agora) o “único filho” de Abraão, a quem ele “ama”. Isso é que é piorar as coisas!)

2. Leia Levítico 20:1-2 e Jeremias 32:35. Qual é a visão de Deus sobre sacrificar crianças?

a. Por que Deus instruiria Abraão a fazer exatamente o oposto de Seu caráter? Algo sobre o qual Ele diz que “jamais imaginei”?

3. Leia Gênesis 21:12. Como Deus havia dito que seria o futuro de Isaque?

a. O que este texto despertaria na tua mente se você fosse Abraão? (Que Deus havia ordenado que eu mandasse embora meu primogênito (Ismael) quando ele era um adolescente. Eu não queria isto. Eu não esperava isto. Isto quebrantou meu coração. E, Deus mandar Ismael embora parecia ser contrário à promessa que Ele me havia feito em Gênesis 17:20. Deus estaria agora quebrando novamente a Sua promessa para comigo? Me privando do meu único filho restante quando este ainda é bem jovem?)

4. Abraão está com 120 anos de idade, é rico e honrado. Seu filho está prestes a tomar posse de sua fortuna. Tudo está indo conforme o planejado. Deus poderia realmente estar falando sério?

B. Leia Gênesis 22:3-5. Você acha que Abraão contou a Sara antes de partirem?

1. O que ele diria quando voltasse, depois de haver matado o único filho dela?

2. Por que Abraão fez isso tão depressa?

3. Você gostaria de ter uma viagem de três dias apenas para pensar sobre ter que sacrificar o teu único e amado filho?

4. Por que Abraão diz aos seus servos que ele e Isaque voltariam?

C. Leia Gênesis 22:6-8. Você acha que Abraão acredita no que disse a Isaque? Ou Abraão está mentindo para dar algum conforto a seu filho? (Leia Gênesis 18:14. Tenho certeza de que uma luta terrível aconteceu na mente de Abraão. Mas, no final das contas, penso que Abraão simplesmente decidiu que Deus iria arranjar as coisas – nada era difícil demais para Deus.)

D. Leia Gênesis 22:9-10. Em algum ponto Abraão teve que contar a Isaque acerca das instruções de Deus. Como podemos acreditar que foi a reação de Isaque? (Obviamente, ele concordou com isto. Ele poderia ter vencido o seu pai. Ele acreditava que seu pai conhecia a voz de Deus e ele compartilhava da fé de seu pai.)

1. Abraão estava realmente decidido a cometer este ato terrível, que viola toda a lógica, exceto a lógica da obediência a Deus? (Sim. Incrível!)

2. Existe alguma centelha de lógica nisto? Isto foi pura confiança em Deus? (Leia Hebreus 11:17-19. Abraão havia compreendido a lógica de reconciliar as promessas de Deus com esta ordem atual.)

E. Leia Gênesis 22:11-12. Abraão passa pela mais intensa prova de fé. Onde Adão e Eva falharam, Abraão provou ser fiel (em uma prova muito mais terrível). Por que Deus daria a Abraão uma prova tão terrível? Por que Deus faria com que esta prova fosse registrada na Bíblia? Esta é uma prova que poderia dar idéias erradas a algumas pessoas. (Penso que Deus queria que os seres humanos compreendesse, o que (naquele momento do tempo) Ele havia prometido fazer por nós. Ele queria que compreendêssemos a natureza extraordinária de Sua promessa de da Seu Filho por nós.)

F. Leia Gênesis 22:13-14. Você se lembra que eu perguntei se Abraão estava falando a verdade para Isaque em Gênesis 22:8 quando disse “Deus mesmo há de prover o cordeiro”? Deus proveu? (Sim!)

1. Como o cordeiro se compara a Jesus? (Assim como este cordeiro tomou o lugar de Isaque e poupou a sua vida, da mesma forma Jesus toma o lugar de nossos filhos, de nossos pais e de nós mesmos, e nos poupa da morte eterna.)

G. Não temos qualquer relato acerca dos detalhes de como Deus o Pai e Deus o Filho (Jesus) chegaram a um acordo sobre o plano que Jesus morreria por nossos pecados. Quantos desses detalhes você acha que a história de Abraão e Isaque nos fornece?

1. O que a história de Abraão nos ensina a respeito de nosso Pai celestial que não tinha pessoa alguma (exceto Ele mesmo ou Jesus) para segurar a Sua mão quando Seu filho, Jesus, morreu em nosso lugar?

2. Leia Isaías 52:14-15. Esta é uma profecia que aponta para a tortura que Jesus sofreu. Imagine que Abraão tivesse que observar Isaque sendo torturado antes de ser morto. Você acha que Abraão teria passado nesta prova?

III. Caminhando o Caminho de Deus

A. O que a história de Abraão e Isaque nos ensina sobre a importância das obras na nossa salvação pela fé? E se Abraão houvesse se recusado a fazer isso? Tivesse falhado na prova? (Compare Tiago 2:20-22 com Romanos 4:1-3.)

B. Leia Êxodo 32:31-32. Esta é uma conversa entre Deus e Moisés depois que o povo havia criado um bezerro de ouro e começado a adorá-lo. Que tipo de atitude Moisés reflete? (Ele reflete a atitude de Jesus. Ele oferece a sua vida em favor de outros.)

C. Leia Êxodo 32:33-34. É possível para um ser humano fazer expiação por outro? (Não. Nem mesmo um grande homem como Moisés. Jesus é completamente Deus e completamente homem. Apenas Ele poderia morrer por nossos pecados.)

1. Como podemos caminhar no caminho de Jesus e de Moisés se não podemos fazer expiação pelos pecados de outros? (Podemos demonstrar para com eles um amor que se expressa pelo sacrifício próprio. Nossa fé naquilo que Deus tem feito por nós deveria estar refletida em nosso amor que se expressa pelo sacrifício próprio em favor de outros.)

D. Amigo, nossa salvação foi planejada antes da Criação do mundo. Deus anunciou Seu plano imediatamente depois que os seres humanos pecaram. Deus explicou claramente para nós as emoções envolvidas em Seu plano através do relato de Abraão e Isaque. Você pode ter alguma dúvida de que Jesus é o Messias? Você pode ter alguma dúvida acerca do maravilhoso amor de Deus por você? Como Ele te ama! Por que não dedicar a tua vida a Ele hoje?

IV. Próxima Semana: Expiação em Símbolos – I

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: