terça-feira, 21 de outubro de 2008

A Doutrina da Expiação - Lição 04

Expiação e a Iniciativa Divina (Romanos 3, 5 e 8; Efésios 1)

Introdução: Nas duas últimas semanas, estudamos como o pecado entrou no universo e no nosso mundo. Nesta semana voltaremos nossas atenções para o primeiro capítulo da nossa fuga do pecado e da morte eterna. Por que Deus decidiria nos redimir? Qual é o início do nosso caminho para sairmos do pecado? Nas duas últimas semanas aprendemos alguma coisa sobre como evitar o pecado, com base em como o pecado entrou no universo e no mundo. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais acerca dos pensamentos de Deus!

I. Nossa Posição Atual

A. Leia Romanos 3:10-12.Qual é a nossa condição? Somos capazes de fazer melhor do que Adão e Eva e ficar livres de problemas? (Não! Ninguém é justo. Todos pecaram.)

B. Leia Romanos 3:19-20. Se você perguntar para a maioria das pessoas, elas dirão que pensam que vivem uma vida razoavelmente boa. Com base em que elas diriam isso? (A maioria das pessoas baseiam suas afirmações em algum tipo de padrão. Elas são “boas pessoas” porque nunca foram presas, ou porque tratam aos outros decentemente.)

1. É isso o que você pensa sobre a tua vida?

2. O que este texto nos diz sobre pensarmos que somos bons, com base no padrão dos Dez Mandamentos?

3. Existem somente Dez Mandamentos. Quão difícil pode ser guardá-los?

4. Quando lemos Romanos 3:20, o que aprendemos sobre qual é o propósito de Deus em nos dar os Dez Mandamentos? (O texto nos diz que ninguém é salvo por guardar os Dez Mandamentos, ninguém é “suficientemente bom” por suas próprias ações. Pelo menos um dos propósitos dos Dez Mandamentos é mostrar a verdadeira natureza (pecaminosa) dos nossos corações. Quando compreendemos verdadeiramente o que significa guardar a lei (veja Mateus 5:21-22 e Mateus 5:27-28), simplesmente aprenderemos quão ímpios nós somos.)

II. Esperança de Glória

A. Se não podemos alcançar o padrão de Deus através de nossos esforços para guardar a Sua lei, que esperança existe para nós?

B. Leia Romanos 5:1-2. O que é a “esperança da glória de Deus”? (Dica: ela nos dá alegria!)

1. Isto tem algo a ver com fé e graça? (A glória de Deus deve significar estar na presença de Deus. Graça e fé são as chaves para este acesso.)

2. Que papel Jesus desempenha nesta esperança da glória de Deus? (Romanos 5:1 nos fala que “por nosso Senhor Jesus Cristo” somos capazes de “estarmos firmes” na graça. Ter a graça de Deus nos dá esperança de que estaremos com Ele na glória. Esta é a promessa do céu. Nos apegamos a esta promessa pela fé em Jesus.)

3. O que esta esperança em Jesus nos dá? (Ela nos dá (verso 1) “paz com Deus” e (verso 2) uma razão para regozijo.)

C. Leia Romanos 5:3-4. Note esta lista de coisas ruins. As coisas ruins acabam em esperança? Por que esta lista de coisas ruins termina em esperança?

1. Por que mesmo falar sobre essas coisas ruins quando o assunto é o regozijo na presença de Deus? (A realidade da vida é que enfrentamos problemas difíceis de vez em quando.)

2. Você acha que isso é verdade na tua vida – que o sofrimento te leva a ter esperança? (Este texto parece dizer que a coisa boa acerca das coisas ruins é que elas aguçam a nossa esperança, de permanecemos fiéis. Tendo a consciência de como deixamos de alcançar o padrão divino nos leva ao ponto de ter consciência de que devemos confiar na graça e paz que nos é ofertada através de Jesus.)

III. O Plano de Resgate

A. Leia Romanos 5:6. Dada a nossa condição, quando e por que Deus decidiu que Jesus deveria nos resgatar? (A Bíblia diz “no devido tempo”. O “porque” é que éramos “fracos” – precisávamos desesperadamente de ajuda.)

1. Leia Efésios 1:4-6. Quando Deus decidiu acerca deste plano? Foi depois que viu a confusão que Satanás e os seres humanos tinham feito com as coisas? (Este texto nos diz que Deus tinha este plano em mente antes de o mundo ser criado!)

2. Isto significa que Deus nos criou sabendo que faríamos uma confusão generalizada (éramos fracos) e que Ele teria que limpar tudo? (É difícil chegar a qualquer outra conclusão.)

B. Leia Romanos 5:7-8. O que motivou Deus a engajar-se nesta forma extraordinária de conduta com relação aos seres humanos que haviam voltado as costas para Ele? (Amor. Deus fez uma coisa que nenhum de nós faria. Ele fez isso porque tem um amor que é superior a qualquer coisa que podemos imaginar. Deus não esperou até que nos tornássemos bons, justos ou dignos.)

1. Você conhece alguém que está fora da igreja porque não é “bom o bastante”? O que este texto diz para estas pessoas?

C. Leia Romanos 8:32. Romanos 5:7-8 nos disse que o sacrifício de Deus por nós é notável. O que Romanos 8:32 acrescenta a este pensamento? (Não apenas o sacrifício de Jesus por nós é notável, mas ainda mostra que Ele nos ama mais do que tudo!Isto quer dizer que Deus não reteve de nós nenhuma coisa boa. O “porque” do plano de resgate é que Deus nos ama. Isto é maravilhoso!)

D. Leia Romanos 8:33-34. O que mais Jesus faz por nós? (Jesus está no céu intercedendo por nós. Assim como no tempo do antigo Israel, quando o Sumo Sacerdote no Dia da Expiação intercedia pelo povo, também Jesus intercede agora por nós no santuário celestial.)

1. Assim, temos uma total compreensão da lista de envolvidos: Quem é que lança acusações contra nós? Quem nos condena? (Apocalipse 12:10 nos fala que o nosso acusador foi “lançado fora”. Há duas semanas atrás estudamos Apocalipse 12:9 e determinamos que o ente que foi lançado fora é Satanás. Aquele que nos trouxe o pecado foi derrotado, mas ele ainda levanta acusações contra nós!)

2. O que acontece com a tua esperança quando as pessoas te condenam e levantam acusações contra você?

3. Quem vence no conflito entre Jesus e Satanás? (O texto do “lançado fora” nos fala que Satanás está na lona. Satanás está no chão e Jesus é o vencedor. As denúncias e acusações contra nós terão o mesmo fim do acusador.)

E. Veja novamente Romanos 8:34. Por que Jesus venceu por nós? (Este verso nos fala que o nosso Intercessor tem a atenção de Deus. Ele está à direita do Pai. Jesus seguiu o amoroso plano divino e viveu, morreu, e ressuscitou por nós. Agora Ele tem um lugar especial junto ao Pai, onde está falando bem de nós. Está falando bem para um Pai que já nos ama. Eu gosto deste plano!)

F. Leia Romanos 8:35. O texto pergunta: “Quem nos separará do amor de Cristo?” O que pode levar-nos a perder o plano de Deus e o cumprimento de Deus da Sua parte neste plano?

1. Este texto fornece várias causas possíveis para a nossa separação do amor de Deus. O que todas essas causas tem em comum? (Todas elas são ruins. Mas, mais do que isto, todas elas tem uma fonte externa. Elas vem de fora de nós.)

2. Considerando as várias causas possíveis para esta separação, o que isto sugere sobre a resposta para a pergunta do verso 35? (Que nada que seja externo a nós pode nos separar do amor de Deus. Isto sugere que nós somos os únicos que podemos separar a nós mesmos do amor de Deus.)

G. Leia Romanos 8:37. Quem nos dá a vitória sobre todos esses problemas externos? (Jesus nos torna “mais do que vencedores”.)

1. Você se sente como um vencedor?

H. Os vencedores sentem que, com o tempo, acabam perdendo a sua habilidade de derrotar seus oponentes. Leia Romanos 8:38-39. O que nos dá esperança de que isto não acontecerá conosco? (Este texto nos fala que nada, em toda a criação, terá poder o bastante para nos separar de Deus. Louvado seja Deus!)

I. Amigo, você vê por que interveio para te salvar? Seu amor está além da nossa imaginação. Embora o nosso dia a dia possa te fazer enfrentar problemas, se você decidir aceitar o sacrifício de Jesus e Sua vistoria por você, não há coisa alguma em toda a criação que possa te separar de Seu amor. Por que não decidir aceitá-Lo agora mesmo?

IV. Próxima Semana: Expiação Anunciada

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: