segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A Doutrina da Expiação - Lição 02

Crise Cósmica: Ruptura da Ordem Universal (Ezequiel 28; Isaías 14; Gênesis 3; Jó 1)

Introdução: Muitas pessoas perguntam “Como o pecado pode surgir da perfeição?” Como duvido que eu possa compreender isso com minha mente humana, prefiro perguntar “Por que o pecado nasceu em um lugar perfeito?” Se descobrirmos isto, pode nos ajudar a ficarmos mais alertas para o problema do pecado em nossa vida. A Bíblia nos dá algumas fortes indicações acerca da razão principal pela qual o pecado surgiu. O que você acharia se descobríssemos que a causa raiz do problema do pecado não é considerada como um pecado sério atualmente? Vamos pular direto para dentro de nosso estudo da Bíblia e aprender mais!

I. Como o Pecado Começou

A. Leia Isaías 14:12-14. Sobre quem este texto está falando? (Se você olhar em Isaías 14:3-4 verá que este texto se refere a “[zombaria] do rei da Babilônia.”)

1. Veja novamente Isaías 14:12. Alguma vez o rei da Babilônia esteve no céu? Como o verso pode dizer que ele foi “atirado à terra”, se ele vivia aqui?

B. Leia Ezequiel 28:12-17. Sobre quem este texto está falando? (O verso 12 diz que é um “lamento a respeito do rei de Tiro”.)

1. Veja novamente Ezequiel 28:13. O rei de Tiro estava no Jardim do Éden, com Adão e Eva?

2. Veja novamente Ezequiel 28:14. O rei de Tiro foi alguma vez um “querubim guardião” que viveu no céu? (Esta pessoa realmente passeia por aí!)

C. O pecado começou com os reis de Babilônia e Tiro? Em nosso estudo a respeito da origem do pecado, por que estamos nos preocupando com os reis da Babilônia e Tiro? (Duas coisas: Primeiro, os comentaristas da Bíblia normalmente ligam estes textos a Satanás. Alguns fazem isto sem se preocupar em reconhecer a ligação a estes reis terrestres. Porém, as questões que discutimos demonstram que estes versos não podem simplesmente se referir a reis terrestres. Segundo, parece razoável concluir que estes textos se referem ao poder que está por trás destes tronos terrestres. Este poder é Satanás.)

1. Por que a Bíblia não diz claramente “Este é Satanás”? (Deus quer que pesquisemos o significado mais profundo na Bíblia. Pedro das uma coisa semelhante quando explica que os comentários do Rei Davi – os quais são principalmente sobre ele próprio (Salmos 16:9-11) – referem-se a Jesus (Atos 2:25-32). Assim como Jesus era o poder por trás do trono de Davi, da mesma forma, Satanás era o poder por trás do trono dos reis da Babilônia e Tiro.)

D. Uma vez que estes textos em Isaías se referem a Satanás, vamos olhar para eles com maior atenção. Compare Ezequiel 28:12-14 com Isaías 14:12. Que tipo de posição Satanás tinha no céu? (Ezequiel 28:12-14 nos diz que ele era um “querubim guardião” “no monte santo de Deus”. Isto deve significar que ele assumia uma posição muito elevada no céu. Ele trabalhava, ao que parece, na sala do trono.)

1. Satanás era um ser criado? (Sim. Veja Ezequiel 28:13.)

2. Que tipo de ser era Satanás? (Ezequiel 28:12 nos diz que ele era “o modelo da perfeição”. Que ele era “cheio de sabedoria e de perfeita beleza”. Ele deve ter sido algo muito especial porque Isaías 14:12 o chama de “estrela da manhã, filho da alvorada”.)

E. Compare Isaías 14:13-14 com Ezequiel 28:15 e 17 para ver o que podemos aprender sobre como o mal iniciou. Como o mal teve início em um ser perfeito, de elevada posição, em um mundo perfeito? (Parece ser orgulho. Ezequiel nos diz especificamente que a beleza e a sabedoria de Satanás levaram o seu coração a tornar-se orgulhoso. Isaías nos diz que Satanás decidiu que ele tinha o direito de ser como Deus.)

II. A Tentação de Eva

A. Leia Gênesis 3:4-6. Na próxima semana iremos discutir a queda dos seres humanos em maiores detalhes. Porém, vendo como o pecado ocorreu na terra pode nos dar uma pista sobre como ele começou no céu. Que sentimento está subjacente na tentação de Eva? (Orgulho – especificamente, querer se tornar como Deus.)

1. Por que Satanás tomaria esta abordagem junto a Eva? (Isto me diz que Satanás reconhece agora a natureza de seu pecado. Se ele pecou por causa do orgulho, por que não apelar para o orgulho destes seres humanos?)

a. O que isto me diz sobre o pecado do orgulho? (Parece que o orgulho é a causa raiz do pecado.)

2. Alguém na tua igreja já foi disciplinado por causa de orgulho? Ou você faz das pessoas orgulhosas os líderes da tua igreja?

B. Podemos reconhecer o pecado do orgulho? Quais são os exemplos? Você consegue pensar em algum exemplo na tua vida?

1. Você já disse alguma vez “Eu sei o que a Bíblia diz, mas sou muito sofisticado e moderno para seguir este conselho”?

C. Quando eu era jovem, o debate na igreja a respeito de usar jóias estava apenas começando. Quando me tornei ancião da igreja, lembro-me de haverem me pedido para evitar de usar meu anel de casamento nas reuniões de comissão da igreja. Eu aceitei, para evitar “ofender” aqueles que eram obviamente os irmãos “fracos” (Veja Romanos 14). Leia novamente Ezequiel 28:13. Quem deu a Satanás todas estas “jóias”? (Deve ter sido Deus!)

1. Qual foi o efeito delas na vida dele? (Aumentou o seu orgulho.)

2. O debate sobre jóias na nossa igreja acabou, e as jóias ganharam. Você acha que o debate foi muita coisa por nada? (Se você usa as tuas jóias para mostrar que é melhor (mais rico) do que os outros, então esta é uma questão importante – é parte do pecado mortal do orgulho.)

3. Deveríamos discutir as nossas casas, carros e roupas? Ou será que é “interferência” demais para apenas uma lição?

III. A Rebelião

A. Leia Apocalipse 12:7-9. Temos novamente uma referência a ser lançado à terra. A que levou o orgulho de Satanás? (Primeiro o levou a converter outros anjos aos seus pontos de vista rebeldes e orgulhosos. Depois que ele tinha bastante seguidores, ele lançou-se em uma guerra aberta contra Deus.)

1. Qual era o objetivo de Satanás? (Assumir o governo do universo! Veja Isaías 14:13-14.)

2. Como um ser criado poderia pensar que seria capaz de fazer isto? (Ele sabia mais do que Deus. Você já viu pessoas assim hoje em dia? Já examinou a tua própria vida, para ver se você não tem esta atitude?)

B. Leia Jó 1:8-11. Qual é, realmente, a acusação de Satanás contra Deus? (As pessoas servem a Deus por causa daquilo que recebem.)

1. Este é um motivo errado? Antes de responder. Dê uma olhada em Deuteronômio 28, Malaquias 3:10-12, João 14:2-3, Mateus 19:27-29. Por que Deus apelaria para o nosso senso de “coisas” se isto é errado?

C. Satanás tira todas as coisas de Jó. Vamos ver como Jó reage. Leia Jó 1:20-22. O que a Bíblia sugere que seria pecado para Jó? (Pensar que Deus havia feito alguma coisa de errado ao permitir que as “coisas” de Jó fossem tiradas.)

D. Considere tudo isso. Deus apela para nós com coisas. Satanás diz “Eles Te servem por causa das coisas.” Quando Jó perde suas coisas, o céu vê a questão como se Deus houvesse feito algo de errado. O que isto nos ensina que é o verdadeiro teste para Jó? (Se ele confia em Deus.)

IV. Escolhendo Lados

A. Vemos discussões, debates e rebelião o tempo todo. A Bíblia foi escrita do ponto de vista de Deus. Como eles dizem, “os vencedores escrevem os livros de História”. Como podemos saber que Deus estava certo e Satanás estava errado? É possível que o orgulho de Satanás estivesse baseado em uma capacidade genuína de tornar as coisas melhores?

B. Leia Gênesis 4:1-8. Este é o primeiro acontecimento importante depois que Adão e Eva escolheram Satanás ao invés de Deus. Como Deus age com relação à desobediência de Caim?

1. Como Caim age com relação a seu irmão obediente, Abel? (Esta história demonstra a diferença entre os dois lados. Deus argumenta com Caim. Caim mata Abel como resultado de ira e orgulho. Quando Satanás assume o controle, a morte é o resultado. Jesus quebrou este ciclo ao morrer em nosso lugar.)

C. Leia Mateus 22:37-40. Qual é a própria descrição de Deus da regra primária de Seu reino? (Amor. Não a morte. Não a ira. Não o orgulho.)

D. Amigo, você consegue ver o fio da lógica através da rebelião cósmica? Orgulho é confiar em si mesmo. O orgulhoso Satanás pensou que poderia ser melhor do que Deus. Ele não confiou em Deus. Quando foi dito a Eva que Deus havia retido conhecimento dela, ela não confiou em Deus. Seu orgulho disse que ela tinha o direito de ser como Deus. Quando Jó perdeu tudo, a verdadeira questão era se ele confiaria em Deus. Orgulho versus confiança. Você vai colocar a tua fé em Deus e confiar nEle, aconteça o que acontecer? Vai confiar nEle quando a bolsa de valores (americana) cai 777 pontos?

V. Próxima Semana: Queda em Pecado

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: