domingo, 19 de outubro de 2008

Discipulado Cristão - Lição 09

Seguindo o Mestre: O Discipulado Em Ação (Lucas 5 e 12; Mateus 28)

Introdução:A cada manhã começamos um novo dia, durante o qual podemos contribuir para o avançamento do Reino de Deus. Você está pensando nas possibilidades para o “serviço do discipulado” a cada manhã? Que tipo de oportunidades estão presentes? É suficiente manter os olhos abertos para ver o que podemos fazer para promover a obra de Deus? Ou deveríamos ser mais ativos e buscar novas oportunidades? É possível que, se já estamos fazendo algo, possamos estar fazendo a coisa errada?Vamos mergulhar em nossa lição e observar alguns discípulos em ação!

I. O Paralítico e Seus Amigos

A. Leia Lucas 5:17. Se, em vez de Jesus, fosse você quem estivesse ali, estaria nervoso? (Todos esses líderes importantes vieram de vários lugares para observar a Jesus.)

1. Por que eles estavam presentes? (Alguns comentários que li disseram que eles estavam presentes para observarem de forma crítica e apanhar Jesus fazendo alguma coisa errada. Outro comentário disse que eles tinham o direito e a obrigação de se certificar que não estavam ocorrendo blasfêmias e falsos ensinamentos; assim, estavam fazendo o seu trabalho.)

a. Qualquer que sejam os comentários corretos, qual é o elemento em comum, sobre o qual eles concordam? (Que esses líderes estavam ali para observar atentamente o que Jesus dizia. Esta não era uma visita social.)

b. E você? Deveria estar alerta por causa daqueles que querem te fazer mal porque está promovendo o evangelho? (Sim. Você deveria orar para que Deus te dê sabedoria e bom senso em teu trabalho.)

2. Discutimos a duas semanas atrás a questão de ter “autoridade” para realizar milagres. Quando o texto diz “o poder do Senhor estava com Ele para curar os doentes”, isto quer dizer que havia sido dado “autoridade” a Jesus, para que ele realizasse os milagres e que Ele não possuía autoridade o tempo todo? (O comentário “Word Pictures in the New Testament” (Quadros do Mundo no Novo Testamento) diz que o idioma grego é difícil de ser traduzido para o inglês. O texto não quer dizer que o poder de Jesus era intermitente. Em vez disso, ele coloca os termos “Jeová” e “dinamite” juntos. Meu pensamento é que o “Jesus Dinamite” estava ali, à frente de todos aqueles líderes poderosos. Jesus era um “pacote” de poder .)

B. Leia Marcos 2:2. Vamos ver o que Marcos acrescenta a essa história. Qual você acha que era a primeira prioridade de Jesus: pregar ou curar? (Pregar. Meu sentimento é que Seus atos de cura vinham do seguinte: 1- Seu coração em favor dos que sofriam; 2- Seu desejo de atrair pessoas à Sua pregação; 3- A “prova” de Sua autoridade como Messias aos céticos, como os líderes judaicos. Sua pregação do evangelho deve ter sido a Sua maior prioridade.)

1. E a nossa obra? Você deveria começar com a pregação? Ou ajudar aqueles que estão ao teu redor é a melhor maneira de começar? (Imagine o dano ao evangelho se você é uma pessoa cruel, avarenta e desagradável, e decide pregar o evangelho.)

C. Leia Lucas 5:18-19. Você gosta de ser interrompido quando está falando? Você aprecia quando a tua maior prioridade é interrompida por outras pessoas?

1. Imagine-se pregando e, de repente, começa um grande ruído de cavar e raspar no teto. Este ruído é seguido por entulho caindo sobre a multidão e você. Então, de repente, todos são distraídos por um homem sendo baixado entre você e a tua audiência. Você acharia que essas pessoas que estão quebrando o teto são sem consideração e rudes?

2. Coloque-se no lugar dos amigos do homem paralisado. Você daria uma olhada no tamanho da multidão e decidiria voltar amanhã?

a. O que os motivou a persistir?

(1) Você acha que eles são sem consideração e rudes? Ou são amáveis, cuidadosos e criativos ao ajudar seu amigo?

D. Leia Lucas 5:20. Como Jesus reagiu? Ele ficou irritado pela rudeza deles?

1. Volte por um momento e considere a escavação e a pregação de Jesus. A escavação é uma coisa boa para o que aconteceu em seguida? (Sim. Ela focalizou a atenção das pessoas no que Jesus disse e fez pelo homem paralítico. A escavação foi uma benção inesperada para o ministério de Jesus. Deveríamos ver o aspecto positivo das interrupções.)

2. Em que Jesus se baseou para concluir acerca da fé que eles tinham” (Lucas 5:20)? (A fé deles foi manifestada através da escavação – ela foi demonstrada pela suas obras! Você gostaria de demonstrar a tua fé hoje? Faça alguma coisa!)

3. A quem a Bíblia se refere quando fala da fé “que eles tinham”?

4. Coloque-se no lugar do homem paralisado. Você consegue pensar, ver e falar, mas tem uma limitação importante na tua capacidade de se mover. Então, você está para ser baixado através de um telhado. Se alguém cometer um erro na manipulação da corda, você vai cair da esteira, de cabeça. Você aprovaria isso?

a. E se eles te deixassem cair? Você teria fé que Jesus poderia te curar de qualquer maneira?

b. Talvez a tua experiência de fé em Jesus para o dia de hoje exija que você saia da tua zona de conforto, se exponha a “cair de cabeça”.

E. Vamos olhar Lucas 5:20 novamente. Espere um minuto! O problema é que este homem está paralisado. Coloque-se no lugar dos amigos. Você acaba de passar pela trabalheira e pela vergonha de escavar o teto em frente desta grande multidão. Em vez de curar o teu amigo, Jesus diz “Homem, os seus pecados estão perdoados”. Como você se sente?

1. Por que Jesus está falando sobre pecados? (Leia João 9:1-3. A percepção comum naquela época era que as doenças eram causadas por pecados. Algumas, obviamente, eram. Se a doença do paralítico era realmente causada pelo pecado, ou se ele simplesmente pensava que era causada pelo pecado, aparentemente o pecado era a sua preocupação principal. Jesus cuidou de sua preocupação principal.)

F. Leia Lucas 5:21. As autoridades estão atentas a isso! Os pensamentos deles estão corretos? (Sim. Somente Deus pode perdoar pecados.)

1. Qual é o ponto que Jesus está estabelecendo? (Jesus é Deus.)

G. Leia Lucas 5:22-23. Qual é a resposta para a pergunta de Jesus? O que é mais fácil dizer?

1. Se você disse “Os seus pecados estão perdoados”, você tem certeza?

H. Leia Lucas 5:24-25. Se os mestres da lei não estivessem alimentando pensamentos críticos, este homem paralisado teria sido curado? (Não se esqueça do fato de que Jesus conhece os nossos pensamentos.)

I. Compare o que os mestres da lei estão fazendo para promover o evangelho, comparado com o que fizeram os amigos do homem paralítico? Com qual dos grupos você se parece mais, em teu discipulado diário?

J. Se você estivesse na multidão, teria sido convencido pela lógica de Jesus? É lógico crer que qualquer um que cura também pode perdoar pecados? (É verdade que a cura vem pelo poder de Deus. Mas nem todo mundo que cura é Deus. Penso que Jesus estava estabelecendo um argumento diferente. Os críticos estavam dizendo, “Isto é simplesmente falatório (e blasfêmia). Qualquer um pode dizer qualquer coisa.” Jesus mostra que asa Suas palavras tem poder. Quando Ele diz que pode perdoar pecados, eles precisavam levar as Suas palavras a sério.)

K. Leia Lucas 5:26. Note que as pessoas louvaram a Deus. Por que eles não louvaram a Jesus? (Eles creram que Jesus era o Messias. Eles creram que Jesus era Deus.)

1. Louvar a Deus é parte de nossa obra como discípulos?

II. Fogo e Amigos

A. Leia Lucas 12:47-48. Você não está contente por estar lendo esta lição? Agora, se você não fizer nada, será açoitado mais fortemente! É isso que Jesus está dizendo? (É uma parte. Penso que Jesus tem alguma coisa mais profunda em mente. Quantos de nós olhamos em volta e nos sentimos bem por causa dos pagãos ao redor de nós? Jesus está nos advertindo contra este tipo de atitude. O verdadeiro discípulo está trabalhando para fazer avançar o reino e não ficar com intrigas sobre quem é menos fiel.)

B. Leia Lucas 12:49-51. E aqui estou eu, cantando sobre o “Príncipe da Paz”! Este é um exemplo para nós? Levar divisão onde quer que formos?

1. Compare com João 14:27. Como Jesus pode dizer que está trazendo divisão e paz?

2. Compare com Mateus 17:27. Por que Jesus iria querer evitar ofender as pessoas que ele pretende dividir?

C. Vamos continuar lendo Lucas 12:52-53. Por que Jesus vai trazer divisão para dentro das famílias?

D. Vamos voltar e ver novamente Lucas 12:49-50. Por que Jesus falaria sobre seu próprio “batismo” deste contexto? (Penso que o que Jesus enfrentou é um exemplo ara nós. Jesus não estava tentando criar inimigos. Seu objetivo era a paz. Mas Ele tinha um caminho difícil pela frente, em seu objetivo de trazer paz (com Deus) para nós e trazer paz (no triunfo contra o pecado) para o universo. Não devemos tentar criar divisão. Mas até que nosso objetivo seja alcançado, o evangelho cria divisão. Tenho um colega de trabalho a quem não conheço muito bem. Ele é judeu e se converteu ao cristianismo. Seu pai faleceu recentemente e eu assisti o funeral na sinagoga. Isto me mostrou muita coisa a respeito da questão da divisão na vida.)

III. Instruções Finais

A. Leia Mateus 28:18-20. Por que Jesus começa as Suas instruções dizendo que toda a autoridade Lhe foi dada? (Os discípulos tem algo maravilhoso sobre o qual conversar. Jesus conquistou a vitória sobre o pecado. Agora Ele tem toda a autoridade. Ele é digno de ser seguido.)

1. O que nós devemos fazer, em resposta à vitória de Jesus? (fazer outros discípulos.)

a. O que fazemos com esses discípulos? (Devemos batizá-los e ensiná-los.)

2. Que segurança temos nesta missão? (Que Jesus estará conosco até a Sua Segunda Vinda, quando nos levará para casa com Ele.)

B. Amigo, eu comecei perguntando como você deveria iniciar cada dia. Parece que deveríamos manter os nossos olhos abertos para o que podemos fazer, mas também deveríamos promover deliberadamente o evangelho. Deveríamos ser como os amigos que ajudaram o homem paralítico, em vez dos líderes procurando falhas em Jesus. Deveríamos fazer discípulos, e não criticá-los. Você vai se comprometer a fazer isso hoje?

IV. Próxima Semana: Desvios no Discipulado

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: