domingo, 19 de outubro de 2008

Discipulado Cristão - Lição 07

Preparação Para o Discipulado (Marcos 3; Atos 1; Romanos 12; Mateus 10)

Introdução: Nas ultimas duas lições aprendemos que todas as pessoas são aptas a se tornarem discípulos. O que precisamos aprender em seguida para nos prepararmos para sermos discípulos? Para nos prepararmos para liderar? Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir!

I. Os Doze Escolhidos

A. Leia Marcos 3:13-15. Você consegue imaginar a cena na tua mente? Traga a cena para os dias de hoje. (“O Chefe” chama o teu nome e você sai da multidão e entra no escritório dEle. Ele explica que deseja te promover. Isto é exatamente o que você acha que você quer, então você concorda em ser um apóstolo.)

1. Qual é a descrição do cargo de ser um apóstolo? (1. Estar com Jesus. 2. Estar disponível para pregar. 3. Ter autoridade para expulsar demônios.)

a. Vamos nos concentrar por um minuto neste último aspecto da descrição do cargo. Você precisa ser autorizado para fazer este tipo de trabalho? (É difícil ler o texto e pensar de forma diferente.)

2. Que lição aprendemos para os nossos dias a partir deste relato da escolha dos doze discípulos? (Muitos estavam seguindo na Jesus, mas Ele escolheu apenas alguns para estarem em posição de autoridade.)

II. Escolhendo Você

A. A questão de como os doze foram escolhidos é bastante “preto-no-branco”. Como nós somos escolhidos hoje por Jesus?

1. Um bom lugar para começar a procurar é em Atos 1:21-26. Jesus havia voltado para o céu, e a igreja primitiva está no processo de substituir a Judas. Vamos ler este relato. Qual é o elemento essencial desta escolha? (A igreja usa a sua sabedoria. Ele procura por alguém com a experiência necessária. Escolhe dois homens. Ora por direção divina e lança sortes – de forma que Deus tenha a palavra final.)

2. Você seria capaz de escolher a si mesmo para a liderança? (Lembro-me de um homem que estudou para que pudesse ser o “Primeiro Ancião”. Ele estava pronto e esperando ser escolhido pela igreja. Quando não foi escolhido, saiu da igreja. Claramente, a igreja fez a escolha certa. Todos nós podemos (e deveríamos) escolher ser discípulos de Jesus. Mas as posições de liderança não deveriam ser “auto-escohidas”.)

B. Leia Romanos 12:3-5. O que isto nos ensina a respeito do nosso papel na igreja? (Todos nós temos algo a fazer. Mas não temos todos a mesma função. Ou seja, não temos todos o mesmo trabalho.)

1. Temos algum papel na escolha da nossa função? (Temos um papel em sermos realistas acerca do nosso trabalho. Quando a Bíblia diz “tenha um conceito equilibrado”, quer dizer que devemos ser realistas sobre aquilo que estamos aptos a fazer.)

2. Além de sermos realistas, como estas funções são determinadas? (Leia Romanos 12:6-8. A “graça que nos foi dada” parece referir-se às bênçãos de Deus e ao poder do Espírito Santo. Considere quais dons Deus tem te concedido. Onde você de destaca em Sua obra? Este é o teu lugar na igreja.)

C. Considerando o que estudamos até aqui, qual é o primeiro passo n preparação para o discipulado? (Descobrirmos o nosso papel na obra. Nosso papel pode mudar com o tempo, mas o que é essencial permanece: 1-Busque a direção de Deus. Ela pode vir através dos dons que deus te deu e das oportunidades de liderança apresentadas pela igreja. 2-Seja realista acerca dos teus dons e talentos.)

III. O Trabalho

A. Leia Mateus 10:1,5-6. Estas instruções são para nós? (Sim e não. Sabemos que as limitações da missão não são para nós, porque na semana passada aprendemos que Pedro e Cornélio foram claramente guiados por Deus para se encontrarem, de forma que os gentios pudessem receber a mensagem do evangelho. Contudo, o princípio subjacente é que deveríamos estar concentrados em nossa missão.)

1. Que lição deveríamos aprender com o fato de Jesus ter “chamado” os discípulos? (A preparação para ser um discípulo exige que nos aproximemos de Jesus. Fazemos isso através do estudo da Bíblia e da oração.)

2. Que lição existe em receber autoridade específica para “expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades”?

a. O comentário de Adam Clarke diz isto: “Aquele cujo ministério não é acompanhado com cura às almas doentes, nunca foi chamado por Deus.” Você concorda? (Não estou certo se Adam Clarke se refere ao exorcismo ou às conversões. Se um ministro nunca converte pessoa alguma, isto seria um problema. Voltando à “lista de autoridades” do verso um, a maior parte dos ministros que eu conheço não executa curas instantâneas e miraculosas.)

b. Leia Efésios 4:11-12. Nesta lista os “apóstolos” (que eram doze em Mateus 10) são diferentes dos “evangelistas” e dos “pastores”. O que este texto diz acerca dos pastores terem a mesma autoridade que os apóstolos? O que o texto fala sobre a necessidade deles exorcizarem e curarem?

B. Leia Mateus 10:7-8. Quais dessas instruções você acha que se aplicam à nossa preparação para o discipulado? (A mensagem deveria ser a mesma. Se estamos autorizados a fazer as outras coisas, deveríamos fazê-las.)

1. O que quer dizer “Vocês receberam de graça; dêem também de graça”? (Se Deus te deu um dom, se Ele te autorizou com um determinado poder divino, então use-o gratuitamente para ajudar aos outros.)

C. Leia Mateus 10:9-10. O que este texto quer dizer? A pobreza é parte da preparação para o discipulado? (Exatamente o oposto. Note que eles estão deixando seu dinheiro, malas, ternos extras, sapatos e gravatas em casa.)

1. Como estas instruções podem fazer algum sentido? (Jesus diz que aqueles que se beneficiam em ouvir o evangelho deveriam prover essas coisas para você!)

2. O que aconteceu com o “Vocês receberam de graça; dêem também de graça”?

3. Nos primeiros cinco anos destas lições, eu mesmo custeei todas as despesas. Todos os tradutores dão voluntariamente seu tempo e despesas. Há cerca de cinco anos atrás, meu filho começou a colocar anúncios do Google em nosso web site para que pudéssemos recuperar os nossos custos. Eu deveria estar recebendo dinheiro de vocês, em vez dos anunciantes do Google? (Nem todos seguiram esta regra. Paulo mantinha a si mesmo (Atos 20:34).) [Nota do Tradutor – Este tradutor continua fazendo um trabalho exclusivamente voluntário.]

D. Leia Mateus 10:11-13. Vamos começar com o verso 11. Que lição para o discipulado aprendemos nestes versos? (A tua base para a missão depende em parte do teu trabalho (“procure”), da disposição de alguém local para ajudar (“alguém digno”), e de uma parceria contínua entre vocês dois (“fiquem em sua casa até partirem”). Eu não deixaria a direção do Espírito Santo de fora disso, porque Jesus, outro membro da Divindade, é quem está dando as instruções.)

1. Que lição você encontra no verso 12? (Seja respeitoso e simpático com a família local que está trabalhando com você.)

2. Que lição você encontra no verso 13? (Se eles forem úteis, abençoe-os.)

E. Leia Mateus 10:14-16. O que você deveria fazer se as pessoas não te ouvirem? (Ir embora.)

1. Esta instrução sobre ir embora deveria ser uma direção para a nossa obra evangelística hoje? E para o nosso trabalho com ex-membros da igreja?

a. Se os ex-membros disserem “não”, deveríamos tentar novamente?

b. Ou este é uma instrução somente para os doze discípulos que tinham uma tarefa enorme e um tempo limitado?

2. Por que você acha que Mateus 10:15 é verdade? Apenas se recusar a ouvir é pior do que ser um estuprador (Gênesis 19:4-5)? Como pode ser isso? (Leia Mateus 11:23-24. O comentário Barnes’ Notes sugere que isto tem a ver com a “luz” disponível a você. Aparentemente Ló, o seguidor de Deus em Sodoma, não era um evangelista muito bom. Os sodomitas não tinham uma visão muito boa de Deus. Por outro lado, as pessoas que estavam sendo enviadas em Mateus 10 eram os doze discípulos! Quem poderia explicar o evangelho melhor do que eles? (Na verdade, conforme estudamos no início desta série, a compreensão que os discípulos tinham neste ponto acerca de sua missão não era muito boa. Aparentemente, foi muito melhor do que o trabalho de Ló!)

3. Quando Jesus diz “sejam astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas”, que lição Ele quer que Seus discípulos aprendam? (Use o bom senso! Use a cabeça! Alguns cristãos reclamam dos cultos voltados àqueles que “buscam”, sobre usar técnicas comerciais para divulgar a igreja e torná-la atrativa para o mundo. A visão deles é que os cultos empoeirados, cansativos são mais espirituais – Deus trará as pessoas certas (não importa que poucos, se é que houve alguém, tenha entrado nos últimos anos). Nosso Senhor diz que quando se trata de evangelizar o mundo, devemos ser “como as serpentes”.) [(**) - Veja Nota do Tradutor, logo abaixo]

F. Amigo, você vai dar os passos para encontrar o teu papel com um discípulo eficiente?

IV. Próxima Semana: A Experiência do Discipulado

(**) – [Nota do Tradutor sobre o item III-E-3] – Este tradutor é um destes cristãos que “reclamam”, mantendo um web site exclusivamente sobre a questão da Música Sacra e Adoração, com base nos conceitos e princípios bíblicos (veja em http://www.musicaeadoracao.com.br ). Apesar de respeitar profundamente a opinião do Dr. Bruce Cameron, devemos notar que o contexto imediato de Mateus 10:16 não autoriza a conclusão a que o Dr. Cameron chegou. O início do verso indica a razão pela qual Jesus está dizendo isto (“Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos.”), enquanto que os versos subseqüentes (v. 17-20) detalham os problemas que os discípulos enfrentariam. Portanto, Jesus não está se referindo aqui a métodos de evangelismo, mas á cautela que os discípulos deveriam ter ao pregar o evangelho em meio a um ambiente hostil.

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: